GESTÃO DO CONHECIMENTO

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Regina Santos Silva Tonini, Msc. SBGC-BA Diretoria de Projetos GESTÃO DO CONHECIMENTO: O Grande Desafio.
Transcrição da apresentação:

GESTÃO DO CONHECIMENTO Porto Alegre Outubro/2008

BAYARDO MORALES Formação Atividades Recentes Administração de Empresas/ Pública - UFRGS Especialização em Gestão de Sistema de Informação - UFRGS Atividades Recentes Ex-Chefe da Escola Fazendária na Secretaria da Fazenda- RS Coordenador de Relações com o Governo pela Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento – SBGC-RS Consultor – Login Aprendizagem Organizacional

Inscrição não-autorizada em prédio da UFRGS Para que(m) serve o teu conhecimento? Inscrição não-autorizada em prédio da UFRGS Zero Hora - 25.09.08

GESTÃO DO CONHECIMENTO USP IPEA UnB FGV UNICAMP UCB Ambiente Acadêmico Embrapa Fiocruz Petrobras Ambiente Empresarial Brasken Siemens Serpro

O QUE É GESTÃO DO CONHECIMENTO?

PARA QUE SERVE A GESTÃO DO CONHECIMENTO?

COMO SE FAZ A GESTÃO DO CONHECIMENTO?

GESTÃO DO CONHECIMENTO Contexto Histórico/Cultural Nem a Gestão e nem o Conhecimento são “coisas” novas na sociedade e na cultura humanas. Acompanha a evolução cultural da humanidade: tudo o que é produzido, aprendido e compartilhado pelos indivídos e pelos grupos.

GESTÃO DO CONHECIMENTO Alguns aspectos evolutivos Mitologia Astrologia Alquimia História Astronomia Química

Sociedade Pós-industrial Vantagem Competitiva Sustentável ERAS ECONÔMICAS Sociedade Industrial Terra/Trabalho/Capital Sociedade Pós-industrial Informação/Conhecimento Vantagem Competitiva Sustentável

GESTÃO DO CONHECIMENTO Visão Linear Dados interpretados, contextualizados. DADO INFORMAÇÃO CONHECIMENTO Descrição, registro de fatos, eventos. Informação com valor agregado pela mente humana.

GESTÃO DO CONHECIMENTO Visão Linear Ampliada Sabedoria Contexto O porquê Conhecimento Como Informação Conhecimento O que, quando, onde. FONTE: Bellinger, Gene, 2004 Dado

GESTÃO DO CONHECIMENTO Visão Não Linear AQUISIÇÃO DO CONHECIMENTO APLICAÇÃO DO CONHECIMENTO CONHECIMENTO Dados, Informações, Crenças, Valores, Experiências, Insights, Capacidades, Habilidades, Atitudes , Emoções.

Metáfora da Janela da Gestão do Conhecimento SABEMOS o que NÃO sabemos Intranets, Portais, Taxonomias, Esquemas, Classificatórios e Benchmarking Provisão de acessos às informações e facilitação do compartilhamento do conhecimento Busca de informação direcionada Proporção de criação do conhecimento Inteligência Competitiva, Pesquisa & Desenvolvimento, Pesquisa de Mercado. SABEMOS o que SABEMOS NÃO sabemos o que NÃO sabemos NÃO sabemos o que SABEMOS Monitoração ambiental Descoberta do conhecimento Planejamento de cenários, prospecção do futuro, diálogo. Auditoria de Informações Mapeamento do Conhecimento Comunidades de Prática, Redes de Conhecimento. FONTE: Janela de JOHARI - Adaptado de CHOO, 2002.

GESTÃO DO CONHECIMENTO Visão Sistêmica GC Capital Intelectual Aprendizagem Organizacional Comunidades de Prática Gestão de Processo Tecnologia de Informação e Comunicação Gestão de Competências Ambientes Virtuais de Aprendizagem Educação a Distância E-learning Planejamento Estratégico Gestão de Mudanças Gestão da Inovação Bibliotecas

Mapeamento Conceitual da Gestão do Conhecimento FONTE: Adaptado de SOUZA & ALVARENGA NETO (2003).

GESTÃO DO CONHECIMENTO Modelos de Gestão Gestão de Competências Gestão do Capital Intelectual Gestão da TICs GC Gestão Estratégica Gestão de Processos

Mapeamento Conceitual Integrativa da GC FONTE: Rivadávia de Alvarenga Neto (2008).

OBJETIVOS DA GESTÃO DO CONHECIMENTO Organização Privada Inovação Vantagem Competitiva Lucro Posição no Mercado Satisfação do Cliente

Realizações Socioeconômico-Ambientais OBJETIVOS DA GESTÃO DO CONHECIMENTO Organização Pública Inovação Realizações Socioeconômico-Ambientais Melhorias de Indicadores (IDH, Segurança e Transparência) Bem-estar social

OBJETIVOS DA GESTÃO DO CONHECIMENTO Criação Criatividade Processo Cognitivo Inovação Processos Organizacionais (mercado) Invenção Processos Tecnológicos (Laboratório)

Gestão do Conhecimento Conhecimento Explícito Conversão Criatividade (Processo Cognitivo) Conhecimento Tácito Inovação (Processos Organizacionais) Invenção (Processos Tecnológicos) Conhecimento Explícito

DEFINIÇÃO TEÓRICA DE GESTÃO DO CONHECIMENTO Gestão do Conhecimento é o processo sistemático de criação, renovação e aplicação dos conhecimentos estratégicos de uma organização. Envolve também um conjunto de práticas , técnicas e ferramentas com as mesmas finalidades.

DEFINIÇÃO PRÁTICA DE GESTÃO DO CONHECIMENTO Gestão do Conhecimento é a conversão do conhecimento tácito em conhecimento explícito visando alcançar os objetivos estratégicos da organização.

DEFINIÇÃO PROVISÓRIA DE GC DA SBGC-RS Gestão do Conhecimento é o processo sistemático, integrado e transdisciplinar que permeia a organização, compreendendo criação, identificação, seleção, organização, compartilhamento, disseminação, utilização e proteção de conhecimentos estratégicos, gerando valor para as partes interessadas.  

DEFINIÇÃO “MATEMÁTICA” DE GESTÃO DO CONHECIMENTO Equação Fundamental da Informação/Conhecimento K (S) + Δ K = K¹ (S+ Δ S) Δ I K: Conhecimento Inicial S: Estado de Conhecimento Δ: Incremento K¹: Novo estado de Conhecimento I: Informação

CONHECIMENTO INDIVIDUAL CONHECIMENTO ORGANIZACIONAL EVOLUÇÃO DO CONHECIMENTO CONHECIMENTO INDIVIDUAL CONHECIMENTO ORGANIZACIONAL CONHECIMENTO SOCIAL

Gestão do Conhecimento Abordagem Estrutural Gestão do Conhecimento P R O C E S D N G Ó I Δ BENEFÍCIOS E RESULTADOS TANGÍVEIS Processo Organizacional Valor Intangível

OBJETIVOS/ RESULTADOS GESTÃO DO CONHECIMENTO Abordagem Empírica Aprendizagem Organizacional Gestão do Conhecimento Educação Corporativa Ambientes Virtuais de Aprendizagem Inteligência Empresarial Gestão do Capital Intelectual Comunidades Virtuais OBJETIVOS/ RESULTADOS Práticas de CG

“A teoria é quando nós sabemos tudo, mas nada funciona; a prática é quando tudo funciona, mas não sabemos por quê. Quando a teoria e a prática são reunidas, nada funciona e ninguém sabe por quê.” Autor Anônimo

DEFINIÇÃO DE GESTÃO DO CONHECIMENTO NO ÂMBITO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Conjunto de Processos e Práticas sistematizados, articulados e intencionais, capazes de incrementar as habilidades dos gestores públicos em criar, organizar e compartilhar as informações e conhecimentos estratégicos que podem servir para a tomada de decisões e condução da gestão de políticas públicas.

BENEFÍCIOS/RESULTADOS DA GESTÃO DO CONHECIMENTO Criação e compartilhamento de novos conhecimentos e informações Inovação/Invenção Solução de problemas Aprendizagem Continuada (pessoal/organizacional) Redesenho de processos e funções Otimização do processo decisório Minimiza ou elimina a redundância de esforços (retrabalho) Minimiza a perda de Conhecimento (aposentadorias)

DUAS DIMENSÕES DO CONHECIMENTO Tácito (Subjetivo) Explícito (Objetivo) Conhecimento da experiência Conhecimento simultâneo Conhecimento analógico Conhecimento da racionalidade Conhecimento seqüencial Conhecimento digital Prática Teoria

CONVERSÃO DO CONHECIMENTO Principal foco da Gestão do Conhecimento Conhecimento Explícito Conhecimento Tácito

OBJETIVOS PRÁTICOS DA GESTÃO DO CONHECIMENTO Processamento da Informação/Conhecimento Interpretação da Informação (ambientes/cenários) Dar significação e relevância do que acontece e do que se faz Cria novos conhecimentos (aprendizagem, inovação) Promove a tomada de decisão

MODOS DE CONVERSÃO DO CONHECIMENTO Socialização (mestre – aprendiz) Externalização Combinação Internalização (professor – aluno) tácito explícito

CONTEÚDO DO CONHECIMENTO Socialização Conhecimento Compartilhado Externalização Conhecimento Conceitual Combinação Conhecimento Sistêmico Internalização Conhecimento Operacional

ESPIRAL DO CONHECIMENTO

ABORDAGEM PEDAGÓGICA DA GC Conhecimento Individual APRENDIZAGEM Conhecimento Organizacional Pedagogia

PEDAGOGO E A GC Atuação: Aprendizagem Organizacional (T&D; Educação Corporativa; etc.) Gestão de Competências Programas de Qualidade (PGQP) Planejamento Estratégico ... Papel: Pedagogo Consultor/Assessor Analista de RH ...

TIPOS DE PRÁTICAS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO Gestão de Competências: está relacionado à criação, disseminação e aplicação de informações que facilitam o conhecimento; Processos de Negócios: facilita a estruturação do conhecimento organizacional; Tecnologia da Informação: Focada na estrutura dos aplicativos e ferramentas que facilitam a captura, difusão e colaboração.

PRÁTICAS RELACIONADAS À GESTÃO DE COMPETÊNCIAS Fóruns (presenciais e virtuais) Comunidades de Prática (virtuais) Educação Corporativa (presencial e virtual) Lições aprendidas Mentoring Coaching

PRÁTICAS RELACIONADAS A PROCESSOS DE NEGÓCIOS Melhores Práticas Benchmarking interno e externo Memória Organizacional/Banco de Conhecimentos Sistema de Gestão de Competências Banco de Talentos Árvores do Conhecimento Gestão do Capital Intelectual (Ativos Intangíveis)

PRÁTICAS RELACIONADAS À TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Portais Corporativos Sistemas de Workflow Gestão Eletrônica de Documentos Gestão de Conteúdos Data Warehouse Data Mining Sistemas de Apoio a Decisão Sistemas Operacionais/Gerenciais Sistemas de Planejamento/BSC

Soma de Conhecimentos Individuais e Organizacionais ATIVOS INTANGÍVEIS Soma de Conhecimentos Individuais e Organizacionais Capital Intelectual: Capital Humano: Fonte de invenção, inovação e renovação. Competências individuais. Capital Estrutural Ou Organizacional: Pertence à organização como um todo: publicações, tecnologias, patentes, sistemas, práticas, rotinas, procedimentos... Capital de Relacionamento: É o valor dos relacionamentos de uma organização com os seus clientes.

GESTÃO DO CONHECIMENTO Evolução de novos modelos de trabalho organizacional Estruturas formais, hierárquicas, de aquisição e difusão de informações, idéias, conhecimentos. Grupos interfuncionais Grupos intersetoriais Equipes de trabalho Tarefas, resultados. Estruturas complementares às anteriores, não- hierárquicas, que consolidam o compartilhamento de conhecimentos e propiciam a aprendizagem e a inovação. Trabalho, aprendizagem, mudança, inovação. Comunidades de Prática

Novos e Melhores Produtos e Serviços CONTEXTO DA GESTÃO DOCONHECIMENTO Aprendizagem Organizacional Criação do Conhecimento Organizacional Invenção / Inovação Vantagem Competitiva Novos e Melhores Produtos e Serviços

BARREIRAS NA IMPLANTAÇÃO DA GESTÃO DO CONHECIMENTO Resistência cultural Resistência Organizacional Resistência a mudanças: novos conhecimentos, novos processos Falta de Comprometimento da Administração Superior Falta de Capacitação dos facilitadores Perda do Controle de Informações Poucas oportunidades de Aprendizagem

“O homem nada sabe, mas é chamado a tudo conhecer.” Hermes – O Trimegisto – O mensageiro dos deuses, ±2.700 a.C. no antigo Egito

“Mais difícil do que convencer alguém a aceitar novos conceitos é convencer alguém a se livrar dos velhos conceitos.” John Maynard Keynes

GESTÃO DO CONHECIMENTO Modelo de Gestão do Conhecimento GESTÃO DO CONHECIMENTO Implementação/Implantação Mapeamento Organizacional Mapeamento de Processos/Projetos Mapeamento de Conhecimentos Mapeamento de Competências Mapeamento de Práticas Mapeamentos de TICs Projeto-Piloto de Gestão do Conhecimento Áreas Estratégicas Processos de Conhecimentos Práticas/Ferramentas

Devo ensinar-lhe, Tsu-lu, no que consiste o conhecimento Devo ensinar-lhe, Tsu-lu, no que consiste o conhecimento? Quando você sabe alguma coisa, reconhecer que sabe; e, quando você não sabe alguma coisa, reconhecer que não sabe. Isso é conhecimento. Confúcio (Século IV A.C)

Software Livre (ferramenta) para produzir e gerenciar atividades educacionais na Intra/Internet. AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem. Ambientes virtuais de Cooperação e Colaboração (Comunidades de Prática).

BIBLIOGRAFIA BROOKES,B. The Foundation of Information Science. DAVENPORT & PRUZAK – Conhecimento Empresarial. NONAKA & TAKEUCHI - Criação do Conhecimento na Empresa. SENGE, Peter – A Quinta Disciplina. WENGER, Etienne – Comunidades de Prática. TERRA, José Cláudio – Gestão do Conhecimento - O Grande Desafio Empresarial. CHOO, C.W. – A organização do Conhecimento. SVEIBY, Karl – A Nova Riqueza da Organização. SBGC-RS

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