“Avanços e desafios na implementação da Política de Assistência Social” Fátima Valéria Ferreira de Souza Professora Adjunta/UFRJ.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Seminário Nacional Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes: Novas Estratégias de Enfretamento Brasília, 20 e 21 de maio de 2010.
Advertisements

À CONVIVÊNCIA FAMILIAR E COMUNITÁRIA
CENTRO DE REFERÊNCIA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL - CRAS
SISTEMA ÚNICO DE ASSISTENCIA SOCIAL – SUAS:
A intersetorialidade no contexto do SUAS e do Brasil sem Miséria
Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social Lei nº 16
TRAJETÓRIA DA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL NO BRASIL DE 2003 A 2010
Desafios da integração de políticas intersetoriais para o enfrentamento das desigualdades sociais Jeni Vaitsman Dpto. de Avaliação e Monitoramento Secretaria.
COMISSÃO INTERGESTORES TRIPARTITE
A CONVIVÊNCIA FAMILIAR E COMUNITÁRIA NA BAHIA LENTIDÃO NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DAS AÇÕES: MOBILIZAÇÃO E ARTICULAÇÃO DA REDE INSUFICIENTE; AÇÕES.
BUSCA ATIVA NO SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
A POLÍTICA NACIONAL DO IDOSO
1 PROGRAMAS FEDERAIS DE ASSISTÊNCIA SOCIAL. Transferência de Renda –Bolsa Família Sistema Único de Assistência Social – SUAS –Proteção Social Básica –Proteção.
REORDENAMENTO E QUALIFICAÇÃODOS SERVIÇOS SOCIOASSISTENCIAIS
Atividades (Como?) Atividades que promovam o desenvolvimento do convívio familiar, grupal e social; mobilização para a cidadania; Estimulem e potencialize.
SEMAS Secretaria Municipal de Assistência Social.
INCENTIVOS PARA A MUDANÇA DE GESTÃO
VIII CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ARACAJU Julho
Plano Integrado de Capacitação de Recursos Humanos para a Área da Assistência Social “Resolução CNAS nº. 16/2010”
Protocolo de Gestão Integrada
A ATUAÇÃO DA FAS NAS POLÍTICAS PÚBLICAS VOLTADAS AO SOCIAL
Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família
As modalidades de proteção social previstas no SUAS e os serviços socioassistenciais correspondentes Sandra Mancino Curitiba, 04/04/ ui9jiouiioiouiio.
Reunião da CIT Brasília, 1º/03/2012
PROGRAMA NACIONAL DE CAPACITAÇÃO DO SUAS - CapacitaSUAS -
IMPLANTAÇÃO DA NOB SUAS BRASILIA / JULHO DE 2013
O MP E A FISCALIZAÇÃO DO SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
POLÍTICA ESTADUAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
A Política Nacional de Assistência Social na Perspectiva do Sistema Único - SUAS
Proteção Social Básica
Sistema Único de Assistência Social
SECRETARIA DE ESTADO DA ASSISTÊNCIA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL - SEADES ANÁLISE DOS 102 PLANOS MUNICIPAIS DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DO ESTADO DE ALAGOAS
Reordenamento Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos
Seminário “Instituições de Longa Permanência para Idosos” POLÍTICAS PUBLICAS PARA IDOSOS: EXPERIENCIA DO PARANÁ DENISE RATMANN ARRUDA COLIN Coordenadora.
PRONATEC: PERSPECTIVAS E DESAFIOS
Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais
Assistência Social Avanços e Desafios na implantação do SUAS
Integração de Políticas Públicas e seus desafios
Rede de atenção Intersetorial
PLANO DE ASSISTENCIA SOCIAL – 2014/2017 QUADRO DE ATUALIZAÇÃO DE METAS
TransFormação: Habilidades para Produtividade
Secretaria de Assistência Social - SEAS Em abril de 2014, a SEAS assinou termo de aceite junto ao MDS, pactuando o reordenamento de 90 vagas para o acolhimento.
XII Congresso da Rede Mineira das APAE´s
POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
A IMPLEMENTAÇÃO DO SUAS NA PRÁTICA COTIDIANA
SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
Governo do Estado do Piauí Secretaria da Assistência Social e Cidadania - SASC CENTRO DE REFERENCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIALPAIF.
PROTEÇÃO SOCIAL BÁSICA Tem como foco de atuação a ação preventiva, protetiva e proativa, reconhecendo a importância de responder as necessidades humanas.
Política de Assistência Social
O que é Política de Assistência Social?
SUAS - Sistema Único da Assistência Social
IEDA CASTRO - Secretária Nacional de Assistência Social
Vigilância Socioassis-tencial Proteção Especial Gestão de Benefícios Vigilância Socioassis-tencial Proteção Básica NOB/SUAS/2012.
Questão Social Expressa as contradições sociais, políticas, econômicas e culturais presentes no modelo de desenvolvimento capitalista; Traduz as desigualdades.
EIXO 4: GESTÃO DOS SERVIÇOS, PROGRAMAS E PROJETOS IX CONFERÊNCIA ESTADUAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL ARABELLA MENDONÇA ASSISTENTE SOCIAL.
Centro de Referência de Assistência Social
DISCIPLINA: SEGURIDADE SOCIAL I (POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL)
OS DEZ DIREITOS SOCIOASSISTENCIAIS
Ações pactuadas por situação no Eixo da Assistência Social – out./ Inclusão.
CONSOLIDAR O SUAS DE VEZ RUMO A 2026
CRAS nas PECs.
SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL, TRABALHO E HABITAÇÃO.
MISSÃO Coordenar e implementar a política de assistência social no município para a proteção de famílias e indivíduos em situação de risco e vulnerabilidade.
POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
20 ANOS DO ECA E POLÍTICAS PÚBLICAS: CONQUISTAS E DESAFIOS Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Secretaria Nacional de Assistência Social.
GESTÃO ADMINISTRATIVA DO SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL SUAS Tânia Mara Garib Apresentação: Tânia Mara Garib.
GESTÃO DA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL EM MATO GROSSO DO SUL Tania Mara Garib Apresentação: Tania Mara Garib.
DIREITO À ASSISTÊNCIA SOCIAL E PESSOA IDOSA
Política Nacional de Assistência Social Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social/GPSE/SAS.
Transcrição da apresentação:

“Avanços e desafios na implementação da Política de Assistência Social” Fátima Valéria Ferreira de Souza Professora Adjunta/UFRJ

Princípios Éticos para a oferta da Proteção Socioassistencial no SUAS A NOB-SUAS (2012) em seu Art. 6° XI-Garantia incondicional do exercício do direito à participação democrática dos usuários, com incentivo e apoio à participação.

Por que, na assistência social, a participação ainda está muito restrita aos Conselhos e Conferências?

O que é assistência social O que é assistência social? Quais as especificidades da assistência social?

Objetivos da Assistência Social Proteção Social: resguardar os sujeitos em situações específicas de vulnerabilidades e riscos sociais, com provisões que alcancem a dimensão preventiva e proativa. Vigilância Socioassistencial: conhecer o território por meio de diagnósticos que indiquem necessidades e potencialidades e assegurar convergência entre demandas e ofertas. Defesa de Direitos: ampliar o acesso a direitos sociais, e informações sobre direitos e sobre quais órgãos devem ser buscados em caso de ameaça ou violação.

Seguranças socioassistenciais Segurança de Sobrevivência; Segurança de Acolhida; Segurança de convívio ou vivência familiar e comunitária.

Vulnerabilidades Sociais, decorrentes: ciclo de vida; situação de pobreza; das barreiras enfrentadas pelas pessoas com deficiências; da falta de acesso às políticas públicas; da falta de infraestrutura nos territórios; da ocorrência de discriminações e apartações. Riscos pessoais e sociais, decorrentes vivência de situações que impliquem na violação de direitos humanos e ameacem a integridade física, psíquica e relacional; Violência intrafamiliar; Abuso e exploração sexual,; Trabalho infantil; Abandono; Isolamento; Situação de rua, dentre outras.

Serviços socioassistenciais Proteção Social Básica: 1. Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF); 2. Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos; 3. Serviço de Proteção Social Básica no domicílio para pessoas com deficiência e idosas. Média Complexidade: 1. Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI); 2. Serviço Especializado em Abordagem Social; 3. Serviço de Proteção Social a Adolescentes em Cumprimento de Medida Socioeducativa de LA e PSC 4. Serviço de Proteção Social Especial para Pessoas com Deficiência, Idosas e suas Famílias; 5. Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua. Alta Complexidade: 1.Serviços de Acolhimento: Institucional; República; Família Acolhedora. 2. Serviço de Proteção em Situações de Calamidades Públicas e de Emergências.

Avanços da Assistência Social Após 25 anos de Constituição Federal, 20 anos de LOAS, 9 anos de PNAS e 8 anos de SUAS Dados do MDS

Legislação e normatização; Definição das especificidade de atribuições; Gestão com comando único e organicidade das ações; Sistema com oferta de Serviços, Programas, Projetos e Benefícios; Gestão do Trabalho; Financiamento Público; Participação e controle social.

Gestão do trabalho e Educação Permanente; Incentivo ao aprimoramento da gestão – IGD SUAS/ IGD PBF; Ampliação da cobertura de atendimento; Ampliação de serviços para atendimento às especificidades: Centro Pop, Centro Dia, Abordagem Social, Residências Inclusivas, Lanchas, Equipes Volantes; Adequação de desenhos de oferta de serviços e programas (Reordenamento): Serviços de Acolhimento, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos; PETI;

Avanços na Assistência Social Atenção socioassistencial a populações “invisíveis” – Busca Ativa, Lanchas, Equipes Volantes, Serviços para Pop Rua; Lei do CEBAS Acessuas Trabalho, BPC Trabalho e Pronatec (MEC); Acompanhamento Familiar qualificado e continuado; NOB/SUAS 2012: melhoria do desempenho e resultados, com aprimoramento da gestão e qualificação do atendimento, integrando planejamento e monitoramento;

Avanços em números Fonte: MDS

Proteção Social Básica Programas Intersetoriais Rede Cofinanciada 2013 SERVIÇO Cenário pós aceite na Expansão 2013 Proteção Social Básica PAIF 7.507 CRAS em 5.527 municípios, com capacidade de atendimento a 5.238.167 famílias Lanchas 113 lanchas Equipes Volantes 1.198 equipes volantes em 1.031 municípios. Programas Intersetoriais Acessuas Trabalho/BPC Trabalho 739 municípios CapacitaSUAS 27,37 milhões para o Programa CapacitaSUAS, podendo apoiar a capacitação de até 30 mil trabalhadores do SUAS, a depender da adesão dos estados a esta nova etapa do Programa.

Rede Cofinanciada 2013 SERVIÇO Cenário pós aceite na Expansão 2013 CREAS/PAEFI 2.318 CREAS em 2.073 municípios, com capacidade de atendimento 236.070 famílias/indivíduos Reordenamento do Serviço de Convivência 5.035 municípios, com capacidade de atendimento a 1.649.019 indivíduos (crianças/adolescentes/idosos) PETI 288 municípios e 26 Estados Serviço Especializado para População de Rua 291 Centro POP em 246 municípios com capacidade de atendimento a 38.700 indivíduos/famílias Serviço Especializado em Abordagem Social 530 equipes em 262 municípios. Serviço de Acolhimento População de Rua 23.100 vagas de serviços de acolhimento em 246 municípios Residência Inclusiva 204 residências inclusivas em 143 municípios Serviço de MSE 900 municípios, com capacidade de atendimento a 69.320 adolescentes Serviço de Acolhimento para Criança/Idoso 40.520 vagas de Serviço de Acolhimento para Crianças e Adolescentes, em 10 Estados e 828 municípios Centro Dia 27 Centros-Dia em 27 municípios

Evolução de Beneficiários do BPC - 1996 a 2013 Fonte: Suíbe e Síntese/Dataprev. Elaboração: DBA/SNAS/MDS.

Programa Bolsa Família Famílias cadastradas com renda per capita mensal de até 1/2 salário mínimo - Agosto de 2013    23.308.940 Quantidade de famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família  - Agosto de 2013    13.765.514 Valor total de recursos financeiros pagos em benefícios às famílias – Agosto de 2013 R$ 2.102.688.653,00 O contingente da população atendida pela política de assistência social não permite considerá-la, no Brasil, uma política focalizada (Sposati, 2009)

Evolução de Beneficiários do Bolsa Família - 2004 a 2013 O valor total do PBF teve aumento real de 60% entre 2010 e 2014

REDUÇÃO DA EXTREMA POBREZA EM TODAS AS FAIXAS ETÁRIAS (especialmente entre crianças e adolescentes) Do Caderno de Gráficos do BSM 2 anos - Bolsa Família – Redução da extrema pobreza em todas as faixas etárias, especialmente entre crianças e adolescentes - gráfico Fonte: Senarc/MDS. Simulação elaborada a partir do Cadastro Único e folhas de pagamento do Bolsa Família

PRONATEC Brasil Sem Miséria 1,17 milhão de matrículas em cursos de qualificação profissional 67% de matriculas encaminhas pelo Acessuas Trabalho Fonte: SISTEC/MEC, 15 de maio de 2014.

Programa Acessuas Trabalho e BPC Trabalho Pessoas em situação de vulnerabilidade e, ou risco social. Articulação, mobilização, acompanhamento e encaminhamentos, visando a preparação e inclusão no mundo do trabalho. Meta de Mobilização 2013: 1.388.740, em 738 municípios e DF Desafio: Fortalecer as estratégias intersetoriais para a inclusão no mundo do trabalho (inclusão produtiva, intermediação de mão de obra, etc.). BPC Trabalho: Programa interministerial (MDS, MEC, MTE e SDH). Público: Beneficiários do BPC com deficiência, de 16 a 45 anos. Objetivo: Identificar público potencial, áreas de interesse e barreiras existentes para alcançarem a qualificação/ingresso no mundo do trabalho.

Por que, apesar dos avanços, a assistência social ainda não é conhecida, como política pública, pela população?

Normatização X Implementação 1º. Direito Recente Normatização X Implementação

2º. Convivência no mesmo território com práticas caritativas, religiosas, filantrópicas, etc. Assistência Assistencialismo Assistência Social

Público alvo x público usuário 3º. Em decorrência do histórico processo de desigualdade social, o público alvo é muito amplo e diversificado. Público alvo x público usuário

Desafios: Tornar a assistência social reivindicável pela população Melhorar a qualidade dos serviços (acesso e atendimento) Recursos Humanos O papel da universidade: graduação, pós-graduação - Capacitasuas

Parabéns ao CMAS! Obrigada pela atenção! fatimavaleria@ess.ufrj.br