Reunião Diretores e Pedagogos

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Transcrição da apresentação:

Reunião Diretores e Pedagogos NRE Wenceslau Braz Reunião Diretores e Pedagogos 25/04/11.

SEED + NRE EM FUNÇÃO DA ESCOLA FLÁVIO ARNS

UM PÉ NO NRE E OUTRO NA ESCOLA FLÁVIO ARNS

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ PLANO DE METAS 1º SEMESTRE DE 2011 SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ

CARTA DO SECRETÁRIO Caros diretores e diretoras, A melhoria da qualidade do ensino é o nosso desafio na Secretaria de Estado da Educação do Paraná. Um desafio que envolve o trabalho de diretores(as), professores(as), funcionários(as), pais, mães, comunidade escolar e de todos aqueles que estão comprometidos com uma educação de qualidade. Sabemos que para alcançar esse objetivo iremos enfrentar inúmeros desafios. Assim, é necessária a mobilização da sociedade paranaense a fim de unir forças e propor metas para a construção de uma política pública de educação que assegure o acesso, a permanência e, principalmente, a qualidade do ensino. Todos nós já fomos estudantes e sabemos que a escola precisa ser tratada com respeito e atenção. Portanto, neste clima de união e de solidariedade, e tratando a educação como prioridade, é que podemos transformar o Paraná no estado que oferece o ensino com melhor qualidade no Brasil. Contamos com todos vocês nesta caminhada! Flávio Arns. Secretário de Estado da Educação

CARTA DA SUPERINTENDENTE Educação, prioridade absoluta! É nessa perspectiva que estamos trabalhando firmemente para transformar a educação do Paraná na melhor do Brasil. As propostas, apresentadas neste material, foram construídas com base no Plano de Metas 2011-2014, do Governo Beto Richa e Flávio Arns, denominado: Nossas ideias para um novo Paraná. Trata-se de um plano de ações para o 1º sementre de 2011, que apresenta caminhos para se obter qualidade do ensino, considerando a avaliação, a organização do ensino, a formação em ação, a gestão compartilhada, a gestão da informação, a melhoria dos espaços e a inclusão social. Cabe à Secretaria de Estado da Educação (SEED) e aos Núcleos Regionais de Educação (NREs) assessorar, auxiliar, acompanhar e apoiar os estabelecimentos de ensino no desenvolvimento dessas ações, respeitando a rotina escolar; e, às escolas, manter um ambiente acolhedor e participativo, que favoreça o sucesso do processo educativo por meio de uma gestão democrática e articulada com a comunidade. Com muito entusiasmo iniciamos este trabalho, para juntos efetivarmos a qualidade do processo de ensino, garantir a eficiência na gestão da educação e favorecer a integração da escola com a comunidade por meio de um diálogo aberto e constante. Vamos em frente! Meroujy Giacomassi Cavet Superintendente da Educação

AVALIAÇÃO

Avaliação de aprendizagem 1. Estabelecer critérios de avaliação, verificação e potencial de aprendizagem, para o processo de ensinar e aprender, dos alunos da Rede Estadual.

2. Acompanhar pedagogicamente a aplicação, correção e divulgação de resultados dos processos avaliativos da Prova Brasil, Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Sistema de avaliação estadual

1. Realizar consultas públicas para implantar sistema de avaliação de rendimento escolar para os alunos do 6º ano (5ª série) e 9º ano (8ª série) do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio.

Recuperação paralela ao processo

1. Implantar ações pedagógicas de apoio escolar e de recuperação paralela ao processo de ensino-aprendizagem.

2. Organizar ações de acompanhamento pedagógico às situações de distorções idade/série.

ORGANIZAÇÃO DO ENSINO

Educação Básica 1. Organizar o Ensino Fundamental de 9 anos em regime de colaboração entre o Estado e os Municípios.

2. Articular pedagogicamente o ingresso do aluno no 6º ano (5ª série) do Ensino Fundamental e sua transição das séries iniciais.

3. Monitoramento e análise dos resultados do Ensino Médio em blocos.

4. Expandir a oferta do Ensino Médio diurno considerando as salas ociosas.

5. Ampliar a oferta do Curso de Formação de Docentes em nível médio para atender a nova realidade de expansão da Educação Infantil.

6. Orientar e acompanhar as escolas de Educação Básica na modalidade Especial, pedagógica e administrativamente, incluindo-as em todos os programas destinados às escolas comuns.

Educação Profissional

1. Ampliar a oferta de qualificação profissional aos alunos do Ensino Médio da Rede Estadual, de acordo com as características regionais, assegurando melhores e maiores oportunidades de trabalho e estabelecendo parcerias para o Ensino Médio concomitante e subsequente.

2. Criar incentivos destinados aos alunos para ingresso, frequência, aproveitamento e conclusão do Ensino Médio concomitante, para continuidade dos estudos e fortalecimento das condições de trabalho.

Educação Integral

1. Estabelecer processo de monitoramento e análise de resultados das atividades realizadas em contraturno (Atividade Complementar Curricular, Sala de Apoio, Hora Treinamento, Mais Educação, etc.).

2. Ampliação de parcerias com o Governo Federal e iniciativa privada para a organização de atividades complementares em contraturno, de apoio ao processo de ensino-aprendizagem, iniciação profissional e a inclusão social e cultural para todas as escolas da Rede Estadual.

3. Viabilizar a implantação da educação em tempo integral em conformidade com o plano de metas do governo.

FORMAÇÃO EM AÇÃO

1. Organizar a Formação em Ação de maneira a propiciar uma formação continuada de qualidade presencial e a distância para todos os profissionais da educação, em todos os níveis e modalidades.

2. Aprimorar, ampliar e efetuar a proposta pedagógica do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE).

3. Organizar e implantar formação para gestores públicos considerando o processo de eleição nas escolas.

GESTÃO COMPARTILHADA

1. Trazer a família para a escola favorecendo a sua participação no processo educativo, debatendo necessidades e resultados.

2. Fortalecer as ações compartilhadas entre Conselhos Escolares, Associação de Pais, Mestres e Funcionários, Grêmios Estudantis, Redes de Proteção, para acompanhamento e aplicabilidade de recursos (Plano de Ações Articuladas, Programa Dinheiro Direto na Escola, Programa de Desenvolvimento Educacional – Escola, descentralização de recursos, etc.).

3. Aprimorar e fortalecer a construção coletiva e a execução do Projeto Político-Pedagógico, Proposta Pedagógica Curricular e Regimento Escolar.

4. Implantar, concomitantemente, sistema de avaliação institucional e reformular o sistema de avaliação de desempenho dos profissionais da Rede.

5. Promover consultas públicas com os profissionais da educação possibilitando o amplo debate das condições de trabalho.

6. Provocar discussões referentes ao processo de escolha de diretores nas escolas da Rede Estadual.

GESTÃO DA INFORMAÇÃO

1. Criação de ambientes online para apropriação de conhecimentos dos conteúdos, com aprimoramento do Portal Dia-a-Dia Educação.

2. Elaborar instrumentos socioeducacionais de acompanhamento e monitoramento pedagógico (Ficha de Comunicação do Aluno Ausente – FICA, Notificação Obrigatória – NO, Conselho de Classe, etc.).

3. Analisar quantitativamente as informações e os dados educacionais disponibilizados com o objetivo de subsidiar a formulação de políticas públicas (Censo, Ideb, Distorção aluno/série).

4. Implantar o acompanhamento pedagógico e o assessoramento à gestão por meio de ambiente online/ chat de interação e atendimento 0800.

MELHORIAS DOS ESPAÇOS

1. Preparar as escolas para a acessibilidade física, pedagógica e de comunicação, criando um ambiente acolhedor para o processo educativo.

2. Ampliar a Rede de Bibliotecas Escolares nas unidades da Rede Estadual.

3. Otimizar os espaços existentes nas unidades da Rede Estadual para atividades físicas e culturais.

4. Promover discussões para normatizar o porte das escolas, suprindo profissionais da educação de acordo com o número de turnos, turmas e matrículas e espaço físico (área livre e construída).

INCLUSÃO SOCIAL

Respeito às necessidades, especificidades e diversidades 1. Promover a educação na escola comum e escola especial, ampliando o atendimento aos alunos com deficiência, com a participação efetiva em políticas e programas públicos.

2. Consolidar e articular pedagogicamente as políticas públicas que assegurem e que prevejam ações protetivas em combate ao uso de drogas, de enfrentamento da violência, das situações de abuso sexual e de atendimento de jovens em conflito com a lei.

3. Atender às demandas educacionais no âmbito da educação indígena, educação do campo e educação de afrodescendentes.

Avaliação psicoeducacional

1. Aprimorar o processo de avaliação psicoeducacional, considerando o contexto escolar, buscando parcerias.

Todos na escola

1. Consolidar e articular pedagogicamente as políticas públicas que assegurem os direitos e deveres das crianças e dos adolescentes nas escolas por meio de ações de combate à evasão/abandono/repetência em parcerias com órgãos públicos e setor privado.

2. Universalizar a oferta da Educação de Jovem e Adulto (EJA), ampliando programas específicos.

Compromisso escolas/colégios NRE Wenceslau Braz. Encaminhamentos enviar para NRE até 13/05/11.

1- Apoio escolar e recuperação paralela. (pag.7) 2- Sala de apoio acompanhada pela equipe pedagógica (permanência e frequência)

3- Distorção idade/série verificar PP e Regimento, fazer levantamento e repassar ao NRE até 13/05. 4- Ensino 9 anos fazer levantamento, verificar PP e Regimento, estudar legislação. (enviar até 13/05)

5- 5ª série orientação pedagógica aos professores, acompanhamento, cursos. 6- Ensino médio por blocos discussão sobre eficácia

7- Educação profissional acompanhamento dos trabalhos das coordenações e dos estágios. 8- Efetivação da atividade complementar curricular

9- Propiciar momentos de confraternização, reuniões informativas, momentos de escuta da comunidade escolar, avisar o NRE.

10- Fortalecer as ações compartilhadas entre Conselho Escolar, APMF, Grêmio Estudantil, etc. 11- Disponibilizar em mural Regimento escolar, prestação de contas, etc.

12- No local de hora atividade deve ter cópia da PP, do Regimento Escolar e demais documentos coletivos. 13- Designar um responsável pela biblioteca escolar – curso. (Enviar até 13/05)

14- Metas para 2012 de cada escola.(enviar até 13/05/11) 15- Criar uma equipe interna para acompanhar casos de faltas, abandono, desistência (professores, alunos, funcionários, comunidade)(enviar até 13/05/11)