UNIDADE 1 OS ANTECEDENTES DO MODERNISMO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÌ Comp. Curricular: Ciência Política e Teoria do Estado Professor: Dr. Dejalma.
Advertisements

O romantismo I – Contexto Histórico.
Roteiro de estudo Caros alunos, nossa trimestral será no dia 27 de novembro. Para uma revisão significativa você, agora, deve formar uma dupla e iniciar.
ESTÉTICA 1.
A Psicologia Sócio-Histórica
DIALÉTICA DO CONCRETO POR: KAREL KOSIK. A Dialética A dialética trata da coisa em si, do concreto. Mas a coisa em si não se manifesta imediatamente aos.
Estética é a área da filosofia que estuda racionalmente o belo - aquilo que desperta a emoção estética por meio da contemplação - e o sentimento que ele.
A Concepção Objetiva da Arte
5 ASPECTOS DA FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA
O I L U M N S Professora: Marta.
O ILUMINISMO.
O I L U M N S Professora: Marta. O I L U M N S Professora: Marta.
QUEM DETERMINA O QUE É ARTE?
CIDADANIA.
Renascimento : “o rei queria se imortalizar, a nobreza queria sua casa mais bonita e a burguesia , status.” Renascimento Idade Média.
O que é o conhecimento Capítulo 7.
A atitude e a experiência filosófica
Pensamento Medieval A cultura medieval se caracterizava pela religiosidade. A Igreja Católica, como vimos, controlava as manifestações culturais e dava.
GERAL E DO BRASIL 2.ª edição José Alves de Freitas Neto
ESTÉTICA Arte e realidade
ÉMILE DURKHEIM ( ): TEORIA DOS FATOS SOCIAIS
A EDUCAÇÃO RENASCENTISTA
JEAN JACQUES ROUSSEAU (1712 – 1778)
FUNDAMENTOS POLÍTICOS-ECONÔMICOS DA EDUCAÇÃO
FUNDAMENTOS POLÍTICOS-ECONÔMICOS DA EDUCAÇÃO
Em busca de uma compreensão
A TRANSIÇÃO DO SÉCULO XVIII PARA O SÉCULO XIX
Aula 9 Teoria do Conhecimento Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez.
UTILITARISMO – cap 20. pag 254. “FAZ AQUILO QUE BENEFICIA, FUNDAMENTALMENTE, OS OUTROS, OU O MAIOR NÚMERO DE HOMENS”. JEREMY BENTHAM.
RENASCIMENTO Movimento cultural, artístico e filosófico ocorrido na Europa, principalmente durante os séculos XIV, XV e XVI.
A formação da sociedade moderna.
Psique revivida pelo beijo de Eros – Antonio Canova – Museu do Louvre
Profª. Taís Linassi Ruwer
Professora Elane Carneiro de Albuquerque
Augusto Comte e o Positivismo
Profª Karina Oliveira Bezerra
Revisão para a prova – 7º ano Grupo 9 – Filosofia e História Grupo 10 – O século das luzes Grupo 11 - Iluminismo ATENÇÃO: Essa revisão não é suficiente.
Psique revivida pelo beijo de Eros – Antonio Canova – Museu do Louvre
Neoclassicismo.
Max Weber ( ) Nasceu em Erfurt – Alemanha Estudou Filosofia – História e Sociologia Berlim 1895 (Heidelberg) Participou da constituição da República.
Immanuel Kant.
O belo e a questão do gosto Arte e Técnica A função social da arte
ESTÉTICA 1.
ROMANTISMO.
IDEOLOGIA.
UNIDADE 1 OS ANTECEDENTES DO MODERNISMO
Romantismo (1) 2ª Geração.
Introdução e contextualização histórica
CIÊNCIA E CIENTIFICIDADE
Kant O que posso saber? (teoria do conhecimento)
Ética contemporânea (Séculos XIX e XX)  A reflexão ética cotemporânea se desdobrou numa série de concepções distintas acerca da moral e a sua fundamentação;
Nova concepção do homem e do mundo
Neoclassicismo e Romantismo
O Estado como garantia de Liberdade SPINOZA. Objetivos “ Trabalhar a questão do Estado como garantidor da Liberdade que nasce da própria natureza humana.
Estruturas epistêmicas e práticas discursivas
A Crítica Do Juízo A posição da terceira Crítica em relação às duas anteriores.
A sociologia pré- científica. O Renascimento Inicia o processo de abertura e expansão comercial e marítima. Inicia o processo de abertura e expansão comercial.
(...)os homens não nascem humanos, mas humanizam-se por apropriação da cultura (Leontiev, 1978).
FUNÇÃO TEÓRICA E FUNÇÃO PRÁTICA DA FILOSOFIA
Positivismo Observação e Experiência. Uma reação contra aos grandes sistemas idealistas do século XIX: –Idealismo: Primazia da ideia; O homem é espírito,
O conhecimento Spinoza.
O CONTEXTO HISTÓRICO DO NASCIMENTO DA SOCIOLOGIA
Pesquisa, produção de conhecimento e Serviço Social Profª Camila Taquetti Pesquisa e Serviço Social I.
Estética Antiga Objetivos do texto:
O belo e a questão do gosto Arte e Técnica A função social da arte
Estética SCHROEDER ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DO DESNVOLVIMENTO REGIONAL GERÊNCIA DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUPERVISORIA.
Teoria do Gosto. O belo não é uma ideia inteligível, ou uma qualidade dos objetos, mas aquilo que nos provoca um sentimento de prazer desinteressado.
INDÚSTRIA CULTURAL. Cultura de massa É um tipo de produção cultural que tem sua força devida ao fato de que seus consumidores, de alguma forma, precisam.
Transcrição da apresentação:

UNIDADE 1 OS ANTECEDENTES DO MODERNISMO CLÁSSICO E ROMÂNTICO QUANDO SE FALA DA ARTE QUE SE DESENVOLVEU NA EUROPA E MAIS TARDE NA AMÉRICA DO NORTE DURANTE OS SÉCULOS XIX E XX, COM FREQUÊNCIA SE REPETEM OS TERMOS CLÁSSICO E ROMÂNTICO. ELES SE REFEREM A DUAS GRANDES FASES DA HISTÓRIA DA ARTE: O CLÁSSICO ESTÁ LIGADO À ARTE DO MUNDO ANTIGO, GRECO-ROMANO, E ÀQUELA QUE FOI TIDA COMO SEU RENASCIMENTO NA CULTURA HUMANISTA DOS SÉCULOS XV E XVI ; O ROMÂNTICO, À ARTE CRISTÃ DA IDADE MÉDIA E MAIS PRECISAMENTE AO ROMÂNICO E AO GÓTICO. JÁ SE PROPÔS TAMBÉM UMA DISTINÇÃO POR ÁREAS GEOGRÁFICAS : CLÁSSICO SERIA O MUNDO MEDITERRÂNEO, ONDE A RELAÇÃO DOS HOMENS COM A NATUREZA É CLARA E POSITIVA ; ROMÂNTICO, O MUNDO NÓRDICO, ONDE A NATUREZA É UMA FORÇA MISTERIOSA, FREQUENTEMENTE HOSTIL. SÃO DUAS MITOLOGIAS DIVERSAS, QUE TENDEM A SE OPOR E A SE INTEGRAR À MEDIDA QUE SE DELINEIA NAS CONSCIÊNCIAS, COM AS IDEOLOGIAS DA REVOLUÇÃO FRANCESA E DAS CONQUISTAS NAPOLEÔNICAS, A IDÉIA DE UMA POSSÍVEL UNIDADE CULTURAL, TALVEZ TAMBÉM POLÍTICA, EUROPÉIA. É A PARTIR DA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XVIII QUE OS TRATADOS DO RENASCIMENTO E DO BARROCO SÃO SUBSTITUÍDOS, A UM NÍVEL TEÓRICO MAIS ELEVADO, POR UMA FILOSOFIA DA ARTE. COM ESTA FILOSOFIA DA ARTE (ESTÉTICA), A ATIVIDADE DO ARTISTA NÃO É MAIS CONSIDERADA COMO UM MEIO DE CONHECIMENTO DO REAL, DE TRANSCENDÊNCIA RELIGIOSA OU EXORTAÇÃO MORAL. O ILUMINISMO FRUTO DO PENSAMENTO RACIONALISTA DO SÉCULO XVIII, ELEVA O ARTISTA A UMA NOVA CATEGORIA. A NATUREZA NÃO É MAIS A ORDEM REVELADA E IMUTÁVEL DA CRIAÇÃO, MAS O AMBIENTE DA EXISTÊNCIA HUMANA ; NÃO É MAIS O MODELO UNIVERSAL, MAS UM ESTÍMULO A QUE CADA UM REAGE DE MODO DIFERENTE ; NÃO É MAIS A FONTE DE TODO O SABER, MAS O OBJETO DA PESQUISA DO CONHECIMENTO. O QUE ERA VALOR A PRINCÍPIO E ABSOLUTO DA NATUREZA, COMO CRIAÇÃO E MODELO DE TODA INVENÇÃO HUMANA, É SUBSTITUÍDO PELA IDEOLOGIA COMO IMAGEM FORMADA PELA MENTE, COMO ELA GOSTARIA QUE FOSSE TAL REALIDADE. O FATO DO CAMPO IDEOLÓGICO, QUE TANTAS VEZES SE TRANSFORMA EM EXPLICITAMENTE POLÍTICO, OCUPAR O LUGAR DO PRINCÍPIO METAFÍSICO DA NATUREZA-REVELAÇÃO, TANTO NA ARTE NEOCLÁSSICA, QUANTO NA ARTE ROMÂNTICA, MOSTRA QUE AMBAS APESAR DA APARENTE DIVERGÊNCIA, PERTENCEM AO MESMO CICLO DE PENSAMENTO. A DIFERENÇA CONSISTE SOBRETUDO NO TIPO DE POSTURA (RACIONAL OU PASSIONAL) QUE O ARTISTA ASSUME EM RELAÇÃO À HISTÓRIA E À REALIDADE NATURAL E SOCIAL.

UNIDADE 1 OS ANTECEDENTES DO MODERNISMO ESTE PERÍODO TAMBÉM É SUBDIVIDIDO EM TRÊS ASPECTOS : UMA PRIMEIRA FASE PRÉ-ROMÂNTICA, COM A POÉTICA INGLESA DO SUBLIME E DO HORROR E COM A POÉTICA ALEMÃ UMA FASE NEOCLÁSSICA COINCIDENTE COM A REVOLUÇÃO FRANCESA E O IMPÉRIO NAPOLEÔNICO UMA REAÇÃO ROMÂNTICA, COINCIDINDO COM A INTOLERÂNCIA BURGUESA ÀS RESTAURAÇÕES MONÁRQUICAS, COM OS MOVIMENTOS DE INDEPENDÊNCIA NACIONAL, COM AS PRIMEIRAS REIVINDICAÇÕES OPERÁRIAS. PITORESCO E SUBLIME DIZER QUE UMA COISA É BELA É UM JUÍZO ; A COISA NÃO É BELA EM SI, MAS DO JUÍZO QUE A DEFINE COMO TAL. O PENSAMENTO DO ILUMINISMO NÃO CONSIDERA A NATUREZA COMO UMA FORMA OU FIGURA CRIADA DE MODO DEFINITIVO E SEMPRE IGUAL A SI MESMA, QUE SE PODE APENAS REPRESENTAR OU IMITAR. A NATUREZA QUE OS HOMENS PERCEBEM COM OS SENTIDOS, APREENDEM COM O INTELECTO, MODIFICAM COM O AGIR,(É DO PENSAMENTO ILUMINISTA QUE NASCE A TECNOLOGIA MODERNA, QUE NÃO OBEDECE À NATUREZA, MAS A TRANSFORMA) É UMA REALIDADE INTERIORIZADA QUE TEM NA MENTE TODOS OS SEUS POSSÍVEIS DESENVOLVIMENTOS,MESMO DE ORDEM MORAL. DISTINGUINDO UM BELO “PITORESCO” DE UM BELO “SUBLIME”, DISTINGUE DUAS POSTURAS DIVERSAS DO HOMEM FRENTE À REALIDADE. O PITORESCO É UMA QUALIDADE QUE REPERCUTE NA NATUREZA PELO “GOSTO” DOS PINTORES, ESPECIALMENTE DOS PINTORES DO PERÍODO BARROCO. SEUS FUNDAMENTOS SÃO: A NATUREZA É UMA FONTE DE ESTÍMULOS A QUE CORRESPONDEM SENSAÇÕES QUE O ARTISTA ESCLARECE E TRANSMITE AS SENSAÇÕES VISUAIS SE APRESENTAM COMO MANCHAS MAIS CLARAS, MAIS ESCURAS VARIADAMENTE COLORIDAS E NÃO NUM ESQUEMA GEOMÉTRICO COMO O DA PERSPECTIVA CLÁSSICA O DADO SENSORIAL É COMUM A TODOS, MAS O ARTISTA O ELABORA COM SUA TÉCNICA MENTAL E MANUAL E ASSIM, ORIENTA A EXPERIÊNCIA QUE AS PESSOAS TEM DO MUNDO (FUNÇÃO EDUCATIVA) O ENSINO NÃO CONSISTE EM DECIFRAR NAS MANCHAS IMPRECISAS A NOÇÃO DO OBJETO A QUE

UNIDADE 1 OS ANTECEDENTES DO MODERNISMO A QUE CORRESPONDEM, MAS EM ESCLARECER O SIGNIFICADO E O VALOR DA SENSAÇÃO O VALOR QUE OS ARTISTAS BUSCAM É A VARIEDADE : A VARIEDADE DAS APARÊNCIAS DÁ UM SENTIDO À NATUREZA TAL COMO A VARIEDADE DOS CASOS HUMANOS DÁ À VIDA NÃO SE BUSCA MAIS O UNIVERSAL DO BELO, MAS O PARTICULAR DO CARACTERÍSTICO O CARACTERÍSTICO NÃO SE CAPTA COM A CONTEMPLAÇÃO, E SIM COM A ARGÚCIA OU A PRESTEZA DA MENTE, QUE PERMITE ASSOCIAR OU COMBINAR IDÉIAS-IMAGENS, MESMO MUITO DIVERSAS E DISTANTES. A POÉTICA DO PITORESCO MEDEIA A PASSAGEM DA SENSAÇÃO AO SENTIMENTO : É EXATAMENTE NESSE PROCESSO DO FÍSICO AO MORAL QUE O ARTISTA-EDUCADOR É GUIA DOS CONTEMPORÂNEOS. A NATUREZA NÃO É APENAS FONTE DE SENTIMENTO ; INDUZ TAMBEM A PENSAR. O PITORESCO SE EXPRIME EM TONALIDADES QUENTES E LUMINOSAS, COM TOQUES VIVAZES QUE PÕEM EM RELEVO A IRREGULARIDADE OU O CARÁTER DAS COISAS. O REPERTÓRIO É O MAIS VARIADO POSSÍVEL : ÁRVORES, TRONCOS CAÍDOS, MANCHAS DE GRAMA E POÇAS D’ÁGUA NO PASTO, PEQUENAS FIGURAS. SEMPRE EXATA A REFERÊNCIA AO LUGAR. NO SUBLIME, O ARTISTA INSPIRADO, É O QUE CAPTA E TRANMITE MENSAGENS ULTRATERRENAS, É A EXALTAÇÃO DO “GÊNIO”. AS SENSAÇÕES SE DESVANECEM E ENTRA-SE EM CONTATO DIRETO NÃO MAIS COM O CRIADO, MAS COM AS FORÇAS SOBRENATURAIS, DIVINAS DA CRIAÇÃO. RENUNCIA-SE AO CARÁTER FÍSICO DA COR, PREFERE-SE O DESENHO AO TRAÇO. NÃO SE OPÕE AO PITORESCO, MAS REFLETE UMA POSTURA DIFERENTE DO SUJEITO EM RELAÇÃO À REALIDADE. A NATUREZA : PARA O PITORESCO É UM AMBIENTE VARIADO E ACOLHEDOR, PROPÍCIO QUE FAVORECE NOS INDIVÍDUOS O DESENVOLVIMENTO DOS SENTIMENTOS SOCIAIS PARA O SUBLIME É UM AMBIENTE MISTERIOSO E HOSTIL QUE DESENVOLVE NA PESSOA O SENTIDO DE SUA SOLIDÃO (MAS TAMBÉM DE SUA INDIVIDUALIDADE) E DA DESESPERADA FRAGILIDADE DO EXISTIR.

UNIDADE 1 OS ANTECEDENTES DO MODERNISMO ROMANTISMO PITORESCO SUBLIME