Programa de Apoio ao Acesso e Permanência

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Garantir o direito de aprender, para todos e para cada um.
Advertisements

Mestrado Profissional em Administração em Rede Nacional
Os povos indígenas que vivem, atualmente, na região do Tocantins são:
Núcleo das Escolas de Formação Profissional II Semana de Informação Profissional - 25 a 29 de outubro
PESQUISA AVALIAÇÃO E INOVAÇÃO COM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO
Diretrizes para o Plano Quadrienal da ENSP 2005 – 2008 Em Busca de Maior Direcionalidade e Mais Responsabilidade.
Desmistificando o ensino de odontologia na sua relação com o SUS
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
INCLUSP: situação atual, desafios e novas perspectivas
PROGRAMA DE INSERÇÃO DO NOVO SERVIDOR À VIDA NO CAMPUS
REGIME DE COLABORAÇÃO: OS MUNICÍPIOS, O ESTADO E A UNIÃO
SÉCULO XX.
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes
Diretrizes para os Institutos Federais
INGRESSO, PERMANÊNCIA, EVASÃO: a experiência de IES Públicas e Privadas (síntese das apresentações) ForGRAD – REGIÃO SUL 2008.
PRÓ-REITORIA DE ENSINO. Tem por objetivo coordenar, superintender e avaliar as atividades de ensino de graduação e de níveis médio e tecnológico da Universidade.
PROEJA Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a
REDE DE ENSINO MÉDIO TÉCNICO
DESAFIOS NA ARTICULAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR COM A EDUCAÇÃO BÁSICA
Vitor Luiz Sordi Pró-reitoria de Graduação
Lei de diretrizes e bases da educação nacional
PERSPECTIVAS PARA O FUTURO DAS PROFISSÕES
Universidade Federal do Espírito Santo Centro de Educação UFES Ano 2004.
PENSANDO A FORMAÇÃO DE FORMADORES NA UFMS
Diretoria de Desenvolvimento Institucional
ÁREA SOCIAL Grupo 2 Objetivos 1 e 2. PROJETOS 1 - MELHORAR A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO BÁSICA: 1.1 Fortalecer projetos que visem atender as necessidades integrais.
Seminário Nacional de Gestão Estadual da Educação Profissional
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Geografia Centro: CCNE Área de avaliação: Geografia.
Currículo Quais são as finalidades do curso?
Coordenadorias Regionais de Educação Departamento Pedagógico Divisão de Gestão da Aprendizagem Central de Apoio Tecnológico à Educação.
Política de Formaçã0-Seduc Sala de Educador
Comissão de EJA de Alagoas
A atuação profissional no campo da saúde coletiva exige, cada vez mais, o desenvolvimento de práticas que contribuam com a mudança do atual quadro sanitário.
CECAE Coordenadoria Executiva de Cooperação Universitária e de Atividades Especiais da USP 25 de abril de 2003 Escola Politécnica Prof. Sérgio Muniz Oliva.
O Futuro da Licenciatura a partir das normativas do Ensino Médio
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS COMUNITÁRIOS E ESTUDANTIS CONCEPÇÃO DE EXTENSÃO Atividade acadêmica que articula o.
Desafios e Propostas do PNE para a educação superior
Uma Escola do Tamanho do Brasil
Antônio Carlos Miranda Secretário Municipal de Educação Viçosa/MG
RUMO A NOVAS CONQUISTAS GESTÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO PROACAD / DDE COORDENAÇÃO DE AVALIAÇÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO Equipe: Coordenadora: Ana Augusta Cordeiro Técnica em.
CHAPA “ EXCELÊNCIA NA FORMAÇÃO”
UFABC – Universidade Federal do ABC.
ÁREA SOCIAL Grupo 3.
CAPACITAÇÃO COORDENADORES DE CURSO 26/04/2010. Conteúdo Atribuições do Coordenador Funcionamento do Curso Articulação Acadêmica Projeto Pedagógico e Currículo.
Questionário do Estudante Enade
Superando os limites do espaço/tempo Uma proposta de EAD para a Bahia.
UNIVERSIDADE EDUARDO MONDLANE
UFLA( Universidade Federal de Lavras) Lavras - MG Inscrições - 31/05 à 16/06 ; R$ 80,00 Isenção – 31/05 à 06/06 Prova – 18/07 Locais de prova – Lavras,
X Encontro Nacional do Fórum de Extensão das IES Particulares
PRESENÇA DA UNESP NOS MUNICÍPIOS SEDE DE SUAS UNIDADES UNIVERSITÁRIAS.
Campina Grande Outubro 2015
FORMAÇÃO DE PROFESSORES E AÇÃO DOCENTE: CONTRIBUIÇÕES DO PIBID-QUÍMICA DO INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE Mariângela de Sousa Santos Diz Nobre 1, Rodrigo.
Associação Brasileira
PROGRAMA DE AÇÕES AFIRMATIVAS PROAA F RESOLUÇÃO N º 020/2013 CONSELHO UNIVERSITÁRIO EM 22 DE NOVEMBRO DE 2013 Universidade Federal do Rio Grande Pró-Reitoria.
CURSOS SUPERIORES A DISTÂNCIA Um novo padrão de qualidade Liliane Barros Especialista em Educação a Distância
Meta 1: universalizar, até 2016, a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 (quatro) a 5 (cinco) anos de idade e ampliar a oferta de educação.
 Que se construam rodas de diálogo dentro das residências para que diversos temas atrelados à religiosidade sejam explanados visando a garantia do respeito.
O Ensino Universitário na perspectiva discente Claudia E. Thompson 1º Vice-Presidente DCE UFRGS Representante Discente CONSUN.
24/02/2016Acolhimento dos novos docentes Diretoria Acadêmica - DAC.
Conheça as 20 metas aprovadas para o Plano Municipal da Educação _PME
FUNDAÇÃO NACIONAL DO ÍNDIO CGPC – Coordenação Geral de Promoção da Cidadania SIRLENE BENDAZZOLI Coordenadora de Processos Educativos Abril 2015.
Ministério da Educação Universidade Federal da Bahia Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil – PROAE REGULAMENTAÇÃO DA ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL.
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ EAD – POLO BARCARENA DISCIPLINA POLITICA EDUCACIONAL SEMINÁRIO 20 METAS PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÂO.
Apresentação Orientadas pelo Programa Nacional de Assistência Estudantil – PNAEST, as políticas estudantis formuladas pela PRAE/UECE consideram o estudante.
O Grande Desafio da Educação Superior: Expansão, Inclusão e Qualidade
Plano de Desenvolvimento Institucional IFSP – Câmpus São José dos Campos PDI
Projeto EAD em Rede Universidades Associadas da ABRUEM.
1 AVALIAÇÃO DA GRADUAÇÃO NA UNESP: EVASÃO E RETENÇÃO José Brás Barreto de Oliveira Assessoria Prograd – Unesp
Profª. Drª. Cenidalva Miranda de Sousa Teixeira Pró-Reitora de Assistência Estudantil UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO PRO-REITORIA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL.
Transcrição da apresentação:

Programa de Apoio ao Acesso e Permanência PROPE - UEL Programa de Apoio ao Acesso e Permanência

Introdução e Justificativa Uma característica do acesso ao ensino superior no Brasil é o seu caráter elitista, uma vez que só em 2002 ele passou a se tornar disponível para uma parcela maior do que 10% da população de 18 a 24 anos. Ultrapassado este patamar, ele encontra-se ainda muito aquém do desejável ou do que seria possível a um país com a potencialidade e o nível de desenvolvimento apresentado pelo Brasil.

Objetivo do PROPE Desenvolver mecanismos pedagógicos e de assistência estudantil que respondam às demandas oriundas das alterações do perfil do estudante ingressante, com o objetivo de manter e aprimorar o nível de qualidade da formação universitária oferecida, Aprimorar os mecanismos de divulgação das condições de ingresso na universidade junto aos estudantes de escolas públicas da região.

Linhas de Atuação PROPE - UEL Acesso à Universidade Ação Pedagógica Permanência Estudantil

Acesso à Universidade: Busca intensificar a divulgação das modalidades de acesso à UEL junto aos estudantes de Ensino Médio na Rede Pública de Ensino a fim de difundir o sistema de cotas.

Acesso à Universidade: EXEMPLOS: Isenção da taxa de vestibular. Curso Especial Pré Vestibular gratuito ofertado pela UEL. Feira das profissões.

Ação Pedagógica: Oferecer apoio pedagógico aos estudantes de graduação, com vistas à superação das lacunas de formação nas áreas que apresentam maior dificuldade, com participação do LABTED e do Cursinho Pré-Vestibular na execução, contando com a colaboração dos colegiados de curso.

Permanência Estudantil: Apoiar as ações que visam superar a situação de vulnerabilidade dos estudantes de graduação, de modo a garantir sua permanência no curso. Tais ações recobrem as áreas de saúde, moradia, alimentação, transporte e recursos financeiros.

Equipe 01 Docente; 01 Técnico; 01 profissional egresso da UEL (Bolsista); 05 estudantes de graduação que ingressaram pelo Sistema de Cotas (Bolsistas). Equipe

Articuladores das Ações do PROPE Colegiados de cursos; Fórum Permanente das Licenciaturas (FOPE); Grupo de Estudo de Práticas de Ensino (GEPE).

Parceiros Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD); Pró-Reitoria de Extensão (PROEX); Coordenadoria de Processo Seletivo (COPS); Laboratório de Cultura e Estudos Afro-brasileiros (LEAFRO); Núcleo e Estudos Afro-Asiáticos (NEAA); Serviço de Bem Estar à Comunidade (SEBEC); Comissão Universidade para Índios (CUIA); Laboratório de Tecnologia Educacional (LABTED); Curso Especial Pré-Vestibular (CEPV); Câmara de Graduação e Diretório Central dos Estudantes (DCE).

Obrigada!