MÓDULO III – INSTRUMENTOS E APLICAÇÕES Atividade em grupo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Equipamentos Públicos de Alimentação e Nutrição
Advertisements

Atlas de Desenvolvimento Humano do Brasil
Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social Lei nº 16
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMBATE À FOME – MDS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO – MEC MINISTÉRIO DA SAÚDE – MS SECRETARIA DE DIREITOS HUMANOS DA PRESIDÊNCIA.
Pronatec Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego
Perfil das Famílias Beneficiárias do Programa Bolsa Família
Senarc: atribuições institucionais
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMBATE À FOME – MDS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO – MEC MINISTÉRIO DA SAÚDE – MS SECRETARIA DE DIREITOS HUMANOS DA PRESIDÊNCIA.
Desafios da integração de políticas intersetoriais para o enfrentamento das desigualdades sociais Jeni Vaitsman Dpto. de Avaliação e Monitoramento Secretaria.
Ação Social do Governo do Estado de São Paulo
COMISSÃO INTERGESTORES TRIPARTITE
CONFERÊNCIA ESTADUAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL SUAS: 8 ANOS DE CONQUISTAS
Todas essas ações devem ter como pressupostos:
GESTÃO ESTADUAL DA ASSISTÊNCIA SOCIAL EM ALAGOAS / 2011
A participação da FECAM e da EGEM na elaboração dos Planos Locais de Habitação de Interesse Social - PLHIS: FECAM Assessoria e consultoria aos Municípios.
BUSCA ATIVA NO SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
2012 A ERRADICAÇÃO DA POBREZA NOS MUN ICÍPIOS CEARENSES
1. CRAS como porta de entrada da Política de Assistência Social
O IPVS e a experiência da Fundação Seade
Políticas de Desenvolvimento Social e Combate à Fome
Quem somos O que fazemos Slide 1
SISC Sistema de Informações do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Brasília, março de 2014.
Sistema Nacional de Informação do Sistema Único
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome – MDS Ministério da Educação – MEC Ministério da Saúde – MS Secretaria de Direitos Humanos da Presidência.
Protocolo de Gestão Integrada
A ATUAÇÃO DA FAS NAS POLÍTICAS PÚBLICAS VOLTADAS AO SOCIAL
Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família
Ferramentas da SAGI.
PROGRAMA NACIONAL DE CAPACITAÇÃO DO SUAS - CapacitaSUAS -
IMPLANTAÇÃO DA NOB SUAS BRASILIA / JULHO DE 2013
Proteção Social Básica
Gestão intersetorial - combate à pobreza, proteção de direitos e promoção de oportunidades para o desenvolvimento das famílias Instrumentos: Cadastro.
Formação em Conceitos e Técnicas de Monitoramento e Avaliação para Programas do MDS no âmbito das ações do Plano Brasil sem Miséria (BSM)
SECRETARIA DE ESTADO DA ASSISTÊNCIA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL - SEADES ANÁLISE DOS 102 PLANOS MUNICIPAIS DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DO ESTADO DE ALAGOAS
Secretária: Helena Cristina Rozales da Silva Marangoni
SUAS rede Sistema Nacional de Informação do
Oficina Ferramentas de Monitoramento e Gestão
Encontro Nacional de Prefeitos e Prefeitas Brasília, janeiro de 2013 Inclusão Produtiva Urbana.
ÍNDICE DE GESTÃO DESCENTRALIZADA IGD
Rodrigo Silva da Conceição / Liane M. Azevedo Dornelles UERJ
CONTROLE E PARTICIPAÇÃO SOCIAL DOS PROGRAMA DE TRANSFERÊNCIAS DE RENDA E BENEFÍCIOS Brasília – DF, 08 de maio de 2014.
Diretoria de Pesquisas COPIS Básicas Municipais Pesquisa de Informações.
Integração de Políticas Públicas e seus desafios
TransFormação: Habilidades para Produtividade
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
Governo do Estado do Rio Grande do Norte
MANUAL ORIENTADOR DA VIII CONFERÊNCIA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Consolidar o SUAS e Valorizar seus Trabalhadores Valdete de Barros Martins Coordenadora.
As potencialidades do Novo Cadastro Único para Programas Sociais como ferramenta de monitoramento e avaliação.
Pesquisa de Orçamentos Familiares
Superintendência de Transferência de Renda
SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
Governo do Estado do Piauí Secretaria da Assistência Social e Cidadania - SASC CENTRO DE REFERENCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIALPAIF.
Apresentação Diagnóstico Social
Apoio Técnico da Vigilância Socioassistencial
RELATO DE EXPERIÊNCIA Projeto de Informatização da Política Municipal de Assistência Social do Município de Schroeder - SC.
Vigilância Socioassis-tencial Proteção Especial Gestão de Benefícios Vigilância Socioassis-tencial Proteção Básica NOB/SUAS/2012.
Vigilância dos padrões dos Serviços de Proteção Social Básica
Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania 1 SISTEMA DE INFORMAÇÃO E GESTÃO.
Centro de Referência de Assistência Social
“O BPC no Contexto do Suas: Acompanhamento dos Beneficiários pela rede de serviços socioassistencial” FLÓRIDA PR Rosemeiri Morezzi Assistente Social.
Programa Bolsa Família
CRAS nas PECs.
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Secretaria Nacional de Assistência Social Departamento de Proteção Social Básica Passos para implantação.
SECRETÁRIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
Ação de cidadania Planetária: Combater a pobreza material.
Halina Amorim Wesley Diógenes.
Portal Rio Sem Miséria: a informação como insumo estratégico
I ENCONTRO ESTADUAL DE GESTORES MUNICIAIS DE ASSIST Ê NCIA SOCIA L DE MINAS GERAIS Belo Horizonte, 29 de fevereiro de 2016 A Regionalização dos Serviços.
Ferramentas SAGI para auxiliar na Gestão Caio Nakashima Abril 2015.
Concurso CAIXA 2012 O QUE É CULTURA ORGANIZACIONAL?
Transcrição da apresentação:

MÓDULO III – INSTRUMENTOS E APLICAÇÕES Atividade em grupo Objetivos de aprendizagem:   Objetivo Geral: Utilizar as ferramentas Informacionais apresentadas como fontes de dados para auxilio na elaboração do diagnóstico socioterritorial;

MÓDULO III – INSTRUMENTOS E APLICAÇÕES Atividade em grupo Objetivos específicos de aprendizagem:   Objetivo Específicos: Apresentar as principais fontes de dados gerais: Tabelas Sociais Relatórios de Informações Sociais (RI) Portal Brasil sem Miséria no seu Município/Estado TAB CAD TAB Social IDV/MAVS SUAS VISOR

O que é informação? Onde eu estou agora? Antes de definir o que é informação, é necessário definir o usuário da informação; Exemplo: Onde eu estou agora?

Respostas Possíveis Latitude x Longitude Endereço Localidade Evento Esplanada dos Ministérios Bloco F Localidade CNAS/MDS Evento CAPACITA SUAS Local BRASÍLIA/DF

Qual resposta correta? Existe resposta correta? Existe resposta errada? Todas as respostas são úteis para todos os tipos de usuários? Usuário? Pessoa (Qualquer pessoa?) Equipamento

Desafios da Gestão da Informação O maior desafio da gestão da informação é atender as demandas por dados e “informação” adequados para as pessoas e equipamentos no tempo adequado. Nem sempre a informação desejada é a informação disponível.

Desafios da Gestão da Informação A experiência mostra que todo o esforço para armazenar e disponibilizar dados sempre é pouco para os desejos dos usuários. Sempre temos demandas por informações que não temos. Os dirigentes desejam por informações “exclusivas” ou novas, aquelas que não estão disponíveis.

MÓDULO III – INSTRUMENTOS E APLICAÇÕES Atividade em grupo O que são Sistemas Públicos de Informações ? São, basicamente, sistemas que permitem à sociedade obter informações que o governo produz na gestão das Políticas Públicas. Sistemas Públicos de Informações em Políticas Públicas de Desenvolvimento Social e Combate a Fome http://www.mds.gov.br/sagi

MÓDULO III – INSTRUMENTOS E APLICAÇÕES Atividade em grupo Cadastro Único/Censo SUAS/MUNIC Qual a importância de divulgar dados municipais corretos para garantir o cofinanciamento? O MDS depende da colaboração dos municípios para obter os dados. Com os dados incorretos, o diagnóstico municipal estará incorreto.

MÓDULO III – INSTRUMENTOS E APLICAÇÕES Atividade em grupo O que devo utilizar para construir o Plano Municipal de Assistência Social? Tabelas Sociais Relatórios de Informações Sociais (RI) Portal Brasil sem Miséria no seu Município/Estado TAB CAD TAB Social IDV/MAVS MOPS SUAS VISOR Data Social

Tabelas Sociais

Tabelas Sociais O que é ? Permite a visualização de informações gerenciais – acompanhamento físico-financeiro e indicadores sociais – no formato de tabela. Com interação amigável, é possível realizar consultas às informações das ações MDS (uma ou mais),  em um determinado tempo, mensal ou anual, com dados desde 2004 e, em um espaço pré-selecionado (municípios, estados, Brasil, regiões ou áreas especiais).

Como acessar? http://mds.gov.br/sagi/ Pode-se acessar diretamente, digitando em seu navegador, o seguinte endereço: http://aplicacoes.mds.gov.br/sagi/FerramentasSAGI_menu/internet.php Ou acessando o site do MDS: http://www.mds.gov.br

Tabelas Sociais

Tabelas Sociais

Tabelas Sociais

Tabelas Sociais

Pode-se escolher o formato HTML ou Excel. Tabelas Sociais Pode-se escolher o formato HTML ou Excel. Resultado da consulta.

Relatórios de Informações Socias

Relatório de Informações Sociais O que é ? O RI é um aplicativo informacional que contém dados que formam um banco de dados de alta performance, com informações sobre o Bolsa Família, ações e serviços de assistência social, segurança alimentar e nutricional e inclusão produtiva realizadas pelo MDS no Distrito Federal, estados e municípios.

Relatório de Informações Sociais

Relatório de Informações Sociais

Relatório de Informações Sociais

Relatório de Informações Sociais http://aplicacoes.mds.gov.br/sagi

Relatórios/Boletins Disponíveis Relatórios de Informações Boletim de Informações Relatório de Programas e Ações do MDS Elaborando um Diagnóstico para Gestão Municipal Panorama Municipal segundo Censo Demográfico 2010 RI Pesquisa de Informações Básicas 2009 IBGE A Extrema Pobreza segundo Censo 2010 RI Bolsa Família e Cadastro Único Mercado de Trabalho segundo Censo 2010 Dinâmica das ocupações formais RI Segurança Alimentar e Nutricional Inclusão Produtiva segundo Censo SUAS O Brasil sem Miséria no seu Município RI Benefício de Prestação Continuada Subsídios para elaboração do PPA Municipal RI Proteção Social Básica RI Proteção Social Especial O SUAS no seu Município RI Inclusão Produtiva

Como visualizar o Relatório? 1 – Selecionar o Relatório/Boletim desejado:

Como visualizar o Relatório? 2 – Selecionar a Divisão Territorial/Município: 1 2 3

MÓDULO III – INSTRUMENTOS E APLICAÇÕES Atividade em grupo DIAGNÓSTICO SOCIOTERRITORIAL Diagnóstico Socioterritorial Brasil sem Miséria no seu Município SUAS no seu Município

MÓDULO III – INSTRUMENTOS E APLICAÇÕES Atividade em grupo DIAGNÓSTICO SOCIOTERRITORIAL Aspectos Demográficos Mercado de Trabalho Aspectos Sociais Aspectos da Gestão Municipal

DIAGNÓSTICO SOCIOTERRITORIAL

MÓDULO III – INSTRUMENTOS E APLICAÇÕES Atividade em grupo BRASIL SEM MISÉRIA NO SEU MUNICÍPIO Cadastro Único Garantia de Renda Acesso a Serviços Inclusão Produtiva

BRASIL SEM MISÉRIA NO SEU MUNICÍPIO

MÓDULO III – INSTRUMENTOS E APLICAÇÕES Atividade em grupo SUAS NO SEU MUNICÍPIO Informações de PSB PSE Apoio a Gestão Transferência de Renda

SUAS NO SEU MUNICÍPIO

MÓDULO III – INSTRUMENTOS E APLICAÇÕES Atividade em grupo OUTROS RELATÓRIOS RI de Programas e Ações do MDS Bolsa Família e CadÚnico Segurança Alimentar Transferência de Renda

RI DE PROGRAMAS E AÇÕES DO MDS

MÓDULO III – INSTRUMENTOS E APLICAÇÕES Atividade em grupo PORTAL BRASIL SEM MISÉRIA NO SEU MUNICÍPIO/ESTADO Os Portais disponibilizam para cada município/estado e para o Distrito Federal, dados e indicadores dos programas e ações do Plano Brasil sem Miséria. O Portal dos Municípios traz também uma Cartilha com informações sobre as principais ações do Plano.

PORTAL BRASIL SEM MISÉRIA NO SEU MUNICÍPIO Para acessar: www.brasilsemmiseria.gov.br/municipios Ou, dentro do catalogo de ferramentas da SAGI, no grupo Gestor ESTADUAL E MUNICIPAL, acesse Portal Brasil sem Miséria no seu Município.

PORTAL BRASIL SEM MISÉRIA NO SEU MUNICÍPIO

PORTAL BRASIL SEM MISÉRIA NO SEU ESTADO Para acessar: www.brasilsemmiseria.gov.br/estados Ou, dentro do catalogo de ferramentas da SAGI, no grupo Gestor ESTADUAL E MUNICIPAL, acesse Portal Brasil sem Miséria no seu Estado.

PORTAL BRASIL SEM MISÉRIA NO SEU ESTADO

SUAS VISOR

MÓDULO III – INSTRUMENTOS E APLICAÇÕES Atividade em grupo SUAS VISOR Permite acesso fácil aos dados municipais/estaduais e submunicipais dos equipamentos do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

MÓDULO III – INSTRUMENTOS E APLICAÇÕES Atividade em grupo SUAS VISOR Como Acessar o Portal ? Acesse a página de ferramentas da SAGI, depois no grupo GESTOR ESTADUAL E MUNICIPAL, acesse o ítem SUAS Visor – Relatórios e Informações para Gestão.

MÓDULO III – INSTRUMENTOS E APLICAÇÕES Atividade em grupo SUAS VISOR Quando Usar ? Na busca de Informações sobre uma zona censitária municipal específica. Na determinação da capacidade de atendimento Na definição de locais para implantação de novos equipamentos. Busca Ativa. No Monitoramento do BSM. No atendimento ao Público desempregado dos programas do BSM.

TAB SOCIAL

MÓDULO III – INSTRUMENTOS E APLICAÇÕES Atividade em grupo TAB SOCIAL O TAB Social é um tabulador que permite a sistematização fácil dos dados obtidos no CENSO SUAS e do Cadastro Único. É dividido em: TAB SUAS – sistematização dos dados do Censo SUAS TAB CAD – Sistematização dos dados do Cadastro Único para programas Sociais.

MÓDULO III – INSTRUMENTOS E APLICAÇÕES Atividade em grupo TAB SOCIAL Como Acessar ? Na pagina de ferramentas informacionais da SAGI, dentro do grupo TÉCNICO E PESQUISAR, acesse: Tab Social – Tabulador de Microdados.

MÓDULO III – INSTRUMENTOS E APLICAÇÕES Atividade em grupo

MÓDULO III – INSTRUMENTOS E APLICAÇÕES Atividade em grupo TAB SUAS O Tab SUAS permite elaborar tabulações dos dados levantados no Censo SUAS. Permite que o gestor encontre informações sobre a rede socioassistencial.

MÓDULO III – INSTRUMENTOS E APLICAÇÕES Atividade em grupo TABULADOR: Permite o cruzamento de duas variáveis da base de dados do Censo. É possível cruzar duas informações de respostas do censo, por exemplo: Situação do imóvel onde se localiza o CRAS: Este CRAS possui placa de Identificação ? aplicar o filtro de família faixa de renda familiar.

MÓDULO III – INSTRUMENTOS E APLICAÇÕES Atividade em grupo

MÓDULO III – INSTRUMENTOS E APLICAÇÕES Atividade em grupo TAB SUAS Quais Informações posso encontrar ? Estrutura Física Caracterização dos Serviços Prestados Capacidade de Atendimento Recursos Humanos Conselhos de Assistência Social Legislação e regimentos internos

Exemplo O Gestor de Assistência Social do município de Arapiraca/AL, deseja estabelecer a relação das funções exercidas por colaboradores no CRAS (segundo o censo 2012) em relação ao tipo de vínculo empregatício, pois acredita que pode melhorar o quadro funcional dos equipamentos.

Caminho O gestor deverá acessar o TAB SUAS. Para obter as informações desejadas, devem ser clicadas as seguintes opções: UF: Alagoas Variável Linha: 49.9: Função Variável Coluna: 49.8: Vínculo

TABULAÇÃO

MÓDULO III – INSTRUMENTOS E APLICAÇÕES Atividade em grupo TAB CAD O TAB CAD permite elaborar tabulações dos dados da base do Cadastro Único.

MÓDULO III – INSTRUMENTOS E APLICAÇÕES Atividade em grupo TABULADOR: Permite o cruzamento de duas variáveis do Cadastro Único e a aplicação de filtros. É possível cruzar duas informações de domicílio, por exemplo: localidade do domicílio e forma de coleta do lixo aplicar o filtro de família faixa de renda familiar. O mesmo tipo de consulta pode ser realizada para pessoa ou para a combinação de variáveis associadas ao domicílio e variáveis associadas a pessoa;

MÓDULO III – INSTRUMENTOS E APLICAÇÕES Atividade em grupo

MÓDULO III – INSTRUMENTOS E APLICAÇÕES Atividade em grupo TAB CAD Quais Informações posso encontrar ? Faixa de Renda Familiar Condições de Moradia das Famílias Informações sobre Pessoas

Exemplo O Coordenador Estadual do PBF e Cadastro Único do Estado do Acre precise obter informações sobre a forma de escoamento sanitário nos domicílios da zona urbana de seu estado, pois acredita que esta variável influencia a taxa de mortalidade infantil nos municípios com características predominantemente urbanas.

Caminho O coordenador deverá clicar em “Tabulador”, selecionar a opção “Família”. Para obter as informações desejadas, devem ser clicadas as seguintes opções: UF: Acre Variável Coluna: Bloco 2: Forma de escoamento sanitário Variável Linha: Bloco 2: Situação do domicílio

Solução

Resultado

Interpretação Neste exemplo, a pesquisa permite acesso à seguinte informação da população urbana do estado: 13,8% usam a rede coletora, 14,9% utilizam fossa séptica, 22,3% têm fossa rudimentar, 17,3% com vala a céu aberto, 0,3% escoam direto para rio, lago ou mar 5,2%: outra forma. Ou seja, pelo menos 39,9% das famílias têm formas precárias de escoamento sanitário (22,3 % fossa rudimentar, 17,3% vala a céu aberto e 0,3% escoam direto para o rio, lago ou mar). Com esse dado, o coordenador poderá planejar ações de saneamento, utilizando inclusive o extrator para identificação e localização dessas famílias.

Mapas Temáticos de Vulnerabilidade Social

Mapas Temáticos de Vulnerabilidade O que é ? È um aplicativo que permite a visualização de Mapas temáticos relacionados a condição de vulnerabilidade social em nível intramunicipal para todos os municípios brasileiros.

Exemplos Visualização de Mapas da extrema pobreza por setor censitário Mapas Temáticos de Vulnerabilidade Exemplos Visualização de Mapas da extrema pobreza por setor censitário Visualização de Mapas com Concentração de crianças e idosos. Mapas de analfabetismo

Relatório de Informações Sociais http://www.mds.gov.br/sagi

1 2 3 4

Resultado Obtido

Identificação de Domicílios em situação de Vulnerabilidade - IDV

Identificação de Domicílios em Vulnerabilidade O que é ? O IDV é um aplicativo desenvolvido para construção de mapas de pobreza ao nível de estados, municípios e setores censitários, apresentando dados e indicadores de pobreza, vulnerabilidade e grupos populacionais específicos.

Identificação de Domicílios em situação de Vulnerabilidade - IDV http://www.mds.gov.br/sagi