Jornalismo de Revista Professora Ana Seidl

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
RESENHA Como um gênero textual, uma resenha nada mais é do que um texto em forma de síntese que expressa a opinião do autor sobre um determinado fato cultural,
Advertisements

Tipos Textuais Narrativos: Características nos gêneros literários conto e crônica Professora: Eduardo Muniz Disciplina: Língua Portuguesa.
Gêneros de texto (não-ficção)
REPORTAGEM - Características
Por que lemos literatura?
Competência Leitora As práticas de leituras escolares são cruciais para o desenvolvimento da competência leitora dos alunos.
Textos jornalísticos informativos
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
TEXTOS JORNALÍSTICOS LÍNGUA PORTUGUESA 1º ANO / EM
Textos Jornalísticos Notícia/ Reportagem.
Textos narrativos ficcionais e textos poéticos. Michele Picolo
Origem e desenvolvimento da crônica
TEXTOS JORNALÍSTICOS LÍNGUA PORTUGUESA 1º ANO / EM
Composição: Luis Reis / Haroldo Barbosa
A experiência de escrever e ler é uma experiência rica e complexa. Exige habilidade e conhecimento básico: entender a língua, o assunto, certas entrelinhas.
Metodologia Científica
Professora: Rosana Santos
RESENHA Resenha-resumo:
Notícia O QUE É UMA NOTÍCIA?
CRÔNICAS.
Língua Portuguesa “Quem estuda e não pratica o que aprendeu
CRôNICA.
A notícia.
GÊNEROS DISCURSIVOS DEFINIÇÃO:
GênerosTextuais Tipos textuais.
AULA 6 Como Estudar.
Período histórico A partir das décadas de 1960 e 1970, as produções artísticas e literárias passaram a ser afetadas por inúmeros fatores, dentre eles estão.
A NOTÍCIA Notícia é a expressão de um fato novo, que desperta o interesse do público a que um jornal se destina. Gênero textual tipicamente jornalístico,
Reportagem Consiste em um texto que trata de um tema que fora estar fora da realidade imediata dos fatos, pois seu objetivo não é noticiar um fato ocorrido.
É veiculada em jornais escritos e falados, em revistas e na Internet;
Resenha Produção de texto.
LEITURA E REDAÇÃO CIENTÍFICA: RESUMO, RESENHA E FICHAMENTO
DENOTAÇÃO E CONOTAÇÃO DENOTAÇÃO – Atribui às palavras significados claros, objetivos, que evocam um único sentido, aceito pelas pessoas como algo convencional.
Grupo: Carlos Renato Elaine Gaeta Guilherme Galvão Rafael Freitas
ESTILOS E GÊNEROS DISCURSIVOS
O funcionamento do telejornalismo como transmissor de informação
Produção de Texto SARESP 2011
GÊNEROS TEXTUAIS: MANIFESTO, ARTIGO DE OPINIÃO E NOTÍCIA
Gêneros Textuais UEM.
Você vai escrever uma resenha crítica de algum livro que tenha lido recentemente para publicar no jornal mural da sua escola ou biblioteca/sala de leitura.
Gêneros Textuais Maria Cecília de Salles Freire César
Redigindo a opinião do grupo.
TENDÊNCIAS DA PROSA CONTEMPORÂNEA
EDITORIAL.
Jornalismo literário.
RESENHAS Prof.: Rodney Caetano.
Resenhas.
Estrutura da Reportagem
Narração Narrar é o desenrolar de fatos acerca de um acontecimento.
GÊNEROS TEXTUAIS.
1. Definições Resenha-resumo:      É um texto que se limita a resumir o conteúdo de um livro, de um capítulo, de um filme, de uma peça de teatro ou de.
O JORNALISMO E SEUS GÊNEROS
GÊNEROS TEXTUAIS.
Características dos contos e das fábulas
VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS
Comunicação e Redação Empresarial
Instituto Divina pastora São Paulo, 27 de Agosto de 2015
Crônica argumentativa
Professor Jardson Brito
OBSERVAÇÃ O: Para mudar a imagem deste slide, selecione a imagem e exclua-a. Em seguida, clique no ícone Imagens do espaço reservado pra inserir sua própria.
FICHAMENTO.
Redação gêneros do discurso e gêneros literários
QUE NÃO EXIGEM PROCESSO FORMAL DE INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA
Gênero textual Notícia
TÓPICOS ESPECIAIS: Seminários e Projetos de Pesquisa ARTIGO CIENTÍFICO
AULAS 9 E 10 Os gêneros textuais. Mario, Eu te odeio muito. Você disse que tinha que trabalhar, então por que o seu carro está AQUI, na casa DELA? Você.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profº. Pecê. TENDÊNCIAS DA LITERATURA CONTEMPORÂNEA.
Belchior José R. Araújo Texto 1 1. Tipos:
RESENHA.
Textos e textos Profª Sheila.
Transcrição da apresentação:

Jornalismo de Revista Professora Ana Seidl Gêneros Textuais Jornalismo de Revista Professora Ana Seidl

Gêneros Textuais O estudo dos gêneros textuais consiste no reconhecimento das características sociocomunicativas dos diferentes textos que circulam no nosso dia a dia. Para classificar um texto, é preciso que o leitor leve em consideração o tema, o modo de composição, o meio de veiculação e o estilo.

Gêneros Textuais São exemplos de gêneros textuais, os resumos, os relatórios, os manuais de instrução, as receitas de bolo, as cartas, as piadas, os editoriais, as notícias, as crônicas, as reportagens, os contos, os artigos, etc.

Gêneros Textuais EDITORIAL Este tipo de texto opinativo, não costuma a vir assinado. É um texto jornalístico por meio do qual o editorialista veicula seus comentários sobre os assuntos tratados naquela edição, em nome de toda a equipe. O texto não tem compromisso com a imparcialidade.

Gêneros Textuais ARTIGO DE OPINIÃO É um texto jornalístico, de caráter opinativo, por meio do qual o autor expressa sua opinião acerca de tema da atualidade. Ele usa argumentos comprováveis, além de questionamentos que levem o leitor à reflexão. O texto recebe assinatura do produtor, e costuma ser escrito na primeira ou terceira pessoa.

Gêneros Textuais CARTA DO LEITOR Texto jornalístico, de caráter opinativo, onde o leitor expressa seu ponto de vista acerca dos conteúdos lidos no jornal ou revista. É um subgênero da tradicional carta e tem sempre dois destinatários: um direto - o jornal ou revista para onde ela foi encaminhada – e um indireto – os demais leitores que tomam conhecimento do texto após sua publicação.

Gêneros Textuais CONTO O conto é a forma narrativa, em prosa, de menor extensão (no sentido estrito de tamanho). Entre suas principais características, estão a concisão e a precisão. O conto precisa causar um efeito singular no leitor; muita excitação e emotividade. Gira em torno de um único conflito, com personagens, espaço e enredo limitados. Ao escritor de contos dá-se o nome de contista.

Gêneros Textuais CONTO Carlos Heitor Cony - O burguês e o crime Dalton Trevisan - O vampiro de Curitiba Otto Lara Rezende - O elo partido Hilda Hist - Gestalt Rubens Fonseca - Passeio noturno Osman Lins - O vitral Clarice Lispector - Uma galinha Fernando Sabino - A mulher do vizinho Rubem Braga - Um braço de mulher Murilo Rubião - O pirotécnico Zacarias

Gêneros Textuais CRÔNICA Texto de caráter narrativo, geralmente veiculado em jornais e revistas, no qual seu produtor apresenta relatos contemporâneos. Usa linguagem poética, mostrando o viés artístico do autor. Sua finalidade não é informativa e sim de análise. A crônica convive com o jornalismo e com a literatura.

Gêneros Textuais CRÔNICA Com mais de 60 anos de carreira, Fernando Sabino foi um dos maiores autores brasileiros contemporâneos. Ao longo de sua trajetória escreveu contos e novelas que marcaram a literatura brasileira, mas foi na crônica que Sabino se destacou.

Gêneros Textuais CRÔNICA Ao lado dos amigos e também escritores Paulo Mendes Campos e Otto Lara Resende, Sabino formou o trio que resgatou a crônica do limbo em que se encontrava dentro da literatura brasileira. Os três são considerados os maiores cronistas do Brasil.

Gêneros Textuais CRÔNICA As principais obras de Sabino foram O Grande Mentecapto, O Menino no Espelho e A Faca de Dois Gumes, que ganhou as telas de cinema num polêmico filme, estrelado por Paulo José e José de Abreu.

Gêneros Textuais CRÔNICA O primeiro grande sucesso de Sabino foi o romance O encontro marcado, no qual o escritor usa alguns elementos autobiográficos para contar a história. Confira a bibliografia de Fernando Sabino. Os grilos não cantam mais, 1941 A marca, 1944 A cidade vazia, crônicas e histórias de Nova York, 1950 A vida real, 1952 Lugares-comuns, 1952 O encontro marcado, 1956

Gêneros Textuais O grande mentecapto, 1979 A falta que ela me faz, 1980 O menino no espelho, 1982 O gato sou eu, 1983 Macacos me mordam, 1984 A vitória da infância, 1984 A faca de dois gumes, 1985 O pintor que pintou o sete, 1987 Os melhores contos, 1987 As melhores histórias, 1987 As melhores crônicas, 1987

Gêneros Textuais FÁBULA Texto narrativo de cunho moralizador, no qual os personagens são animais que transmitem ensinamentos por meio de ações que realizam na história. Quando a fábula apresenta como personagens seres inanimados, recebe o nome de apólogo.

Gêneros Textuais A cigarra e a formiga

Gêneros Textuais NOTÍCIA Texto jornalístico, de caráter informativo, serve para que o autor informe o leitor, de forma simples e clara, acontecimento da atualidade. A linguagem deve ser acessível para que o leitor entenda na primeira leitura. As notícias formais apresenta o lead, apresentação dos dados: o que, quem, onde, como e por quê.

Gêneros Textuais REPORTAGEM Texto jornalístico, de caráter investigativo, que traz informações aprofundadas sobre o tema abordado. Diferentemente da notícia, quando o jornalista informa de maneira direta e rápida sobre o acontecimento, na reportagem ele levanta questões, faz comentários e apresenta argumentações, a partir da investigação feita por ele ou sua equipe.

Gêneros Textuais A grande reportagem atualmente também se destaca na forma de livros. Uma obra recente é o livro das grandes reportagens. Os autores são William Waak, José Hamilton Ribeiro, Joel Silveira, Luiz Carlos Azenha, Edney Silvestre, Fernando Molica, André Luiz Azevedo, e Geneton Moraes Neto(organizador). Oito repórteres narram reportagens com personagens nesquecíveis, todas apresentadas no programa Fantástico. O novo título mostra que o livro é um espaço nobre para a grande reportagem.

Gêneros Textuais RESENHA Texto expositivo-argumentativo, por meio do qual o autor comenta outro texto, resumindo-o e levantando os aspectos relevantes, positivos ou negativos. Este tipo de texto exige que seu produtor tenha conhecimento aprofundado da área em que o texto resenhado está inserido, para poder fazer comentários apropriados.