PRÓ-REITORIA COMUNITÁRIA SERVIÇO DE APOIO PEDAGÓGICO E SOCIAL (SAPES) 08 de abril de 2006 ENCONTRO DE REPRESENTANTES DE CLASSE (PRIMEIROS SEMESTRES)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
RECONHECIMENTO DE SABERES E COMPETÊNCIAS RSC
Advertisements

Faculdade Estudos Sociais do
Bem-vindos!.
CPA Comissão Própria de Avaliação
ESCOLA SUPERIOR DA MAGISTRATURA DO ESTADO DO CEARÁ
FACULDADE METROPOLITANA
AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
SISTEMA DE AVALIAÇÃO E DE INFORMAÇÕES EDUCACIONAIS
Ms. Edimar Roberto de Lima Sartoro. .
PESQUISA AVALIAÇÃO E INOVAÇÃO COM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO
Assessoria Acadêmica 2007 Rafael Ângelo Bunhi Pinto
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA DIRETORIA DE ESTATÍSTICAS E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR.
DIDÁTICA E METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
O Sinaes na perspectiva das Instituições Públicas e Privadas
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO Prof. Ms. Taisir Mahmudo Karim
Educação Superior: características e perspectivas profissionais
Setor de ensino-aprendizagem Anna Cláudia Satie Henrique Terada Vanessa Pazzini.
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes
POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O ENSINO SUPERIOR: AÇÕES DO MEC E DO INEP
2012. QUAL O SEU OBJETIVO? Avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO V Encontro Estadual dos Tecnólogos - SP
PRINCÍPIOS E DIRETRIZES
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR LEI Nº , de 14/04/2004.
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
SINAES: Concepções e Diretrizes
PROGRAMA DE AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANISÍO TEIXEIRA
RECONHECIMENTO DE SABERES E COMPETÊNCIAS RSC Reunião do GT Carreira Docentes 30/01/2013 Instituições Participantes Governo: MEC (SETEC e SESu) e MP (SRT.
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
Comissão Própria de Avaliação Avaliação Institucional GERAL.
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE
Avaliação Institutional - Histórico •Instalação da Universidade em Acompanhamento 07/07/1998. •Formada a 1ª equipe de trabalhos da Avaliação Institutional.
Prof. Emerson Luiz de Castro 21/08/2013
Pós Graduação em Docência do Ensino Superior
Autoavaliação Institucional e a CPA
Auto-Avaliação FACET Conhecer para participar....
AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DAS FIO COM O OBJETIVO DE OFERECER UM ENSINO DE EXCELENCIA AS FIO, ATENDENDO AO DISPOSTO NA LEI DE 14/04/2004, FAZ REGULARMENTE,SUA.
A CPA na ESPM: A instauração de um processo de melhoria contínua
Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes Enade 2014 Pró-Reitoria de Ensino, de Pesquisa e de Extensão Reunião com os Campi Gerências, Coordenações de.
AVALIAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
CPA A Comissão Própria de Avaliação está prevista na Lei nº , de
SEMINÁRIO I DE GRADUAÇÃO - UFES POLÍTICA NACIONAL DE GRADUAÇÃO Prof. Ismael Eleotério Pires Pró-Reitor de Ensino - UFV Prof. Ismael Eleotério Pires Pró-Reitor.
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR 28 de outubro de 2010 Nadja Valverde Viana IMPLANTAÇÃO E DESAFIOS.
SINAES CPA – Comissão Própria de Avaliação SAI – Secretaria de Avaliação Institucional –LEI Nº , DE 14 DE ABRIL DE 2004 – art 11.; –RESOLUÇÃO Nº.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA - INEP OS NOVOS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO APROVADOS PELO.
COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO
Avaliar o desempenho dos alunos com relação aos conteúdos, competências e habilidades, necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional.
FACULDADES INTEGRADAS APARÍCIO CARVALHO - FIMCA
Profº André Maia INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO SUPERIOR (IES) 1ª SÉRIE DE ENFERMAGEM – NOITE Aula - 03.
Profº André Maia INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO SUPERIOR (IES) 1ª SÉRIE DE ENFERMAGEM – NOITE Aula - 02.
Metodologia Científica
OBJETIVOS: A FASC em suas atribuições, tem por objetivo oferecer aos profissionais e acadêmicos uma prática constante de atualização, por intermédio de.
Política Educacional Brasileira
Ministério da Educação A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO CONTEXTO DAS NO CONTEXTO DAS ESCOLAS DE GOVERNO Legislação e Regulação: Caminhos e Perspectivas Rio de.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Programa de Pós-Graduação em Economia e Desenvolvimento- PPGE&D Centro:
CARACTERIZAÇÃO DOS ALUNOS INGRESSANTES EM 2006: divulgação e análise dos dados PROGRAMA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL Junho de 2006 PROAI.
Enade Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes2009 Unioeste Pró-Reitoria de Graduação Assessoria de Legislação Educacional.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO PROACAD / DDE COORDENAÇÃO DE AVALIAÇÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO Equipe: Coordenadora: Ana Augusta Cordeiro Técnica em.
Proenex / UEMG ENADE / SINAES Instituído pela Lei no /2004 Objetivo. Assegurar processo nacional de avaliação das instituições de educação.
AVALIAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR E A PRÁTICA DOCENTE
O CASO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DO RIO GRANDE DO NORTE (UNI-RN)
PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL – PDI COMISSÃO PERMANENTE DE ENSINO - CPE.
Assessoria de Avaliação Institucional
COMISSÃO 2009 Profª. Gláucia Negreiros Profª. Rosa Albuquerque Profª. Dora Vasconcelos.
Acreditação dos Programas das Escolas de Farmácia na América Latina Conselho Federal de Farmácia - Brasil maio – Buenos Aires Dr. Radif Domingos.
Evolução do Sistema de Avaliação da Educação Superior Brasília - maio de 2014 João Carlos Pereira da Silva Presidente da CONAES.
O SISTEC é o Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica, do Ministério da Educação. Disponibiliza, mensalmente, informações.
ENADE 2006 Reunião com o cursos: Administração, Biomedicina, Ciências Contábeis, Direito, Jornalismo, Psicologia, Publicidade e Turismo.
Transcrição da apresentação:

PRÓ-REITORIA COMUNITÁRIA SERVIÇO DE APOIO PEDAGÓGICO E SOCIAL (SAPES) 08 de abril de 2006 ENCONTRO DE REPRESENTANTES DE CLASSE (PRIMEIROS SEMESTRES)

A AUTO AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL E AS AVALIAÇÕES DO MEC ENCONTRO DE REPRESENTANTES DE CLASSE (PRIMEIROS SEMESTRES) Equipe: Profa. Maria Angélica Rodrigues Martins Profa. Cileda de Queiroz e Silva Coutinho Profa. Maria Regina de Almeida Jacob

JULGAR, OPINAR ATO DO COTIDIANO

AVALIAR COM QUALIDADE EXIGE OBJETIVIDADE EXIGÊNCIA DE OBJETIVIDADE APROXIMA A AVALIAÇÃO DA INVESTIGAÇÃO/PESQUISA

COLHER DADOS, OBTER INFORMAÇÕES SOBRE O OBJETO AVALIADO PARA SUBSIDIAR DECISÕES E AÇÕES

O PROAI TRATA DE QUAL AVALIAÇÃO? EDUCAÇÃO SUPERIOREDUCAÇÃO SUPERIOR modalidade de educação escolar que tem por finalidades: I - estimular a criação cultural e o desenvolvimento do espírito científico e do pensamento formar diplomados nas diferentes áreas de conhecimento II - formar diplomados nas diferentes áreas de conhecimento, aptos para a inserção em setores profissionais; incentivar o trabalho de pesquisa III - incentivar o trabalho de pesquisa e investigação científica, VII - prestar serviços especializados à comunidade e estabelecer com esta uma relação de reciprocidade; promover a extensão VIII - promover a extensão, visando à difusão das conquistas e benefícios resultantes da criação cultural e da pesquisa científica e tecnológica (LDBEN, art.43)

O PROAI TRATA DE QUAL AVALIAÇÃO? EDUCAÇÃO SUPERIOR : cursos e programasEDUCAÇÃO SUPERIOR : cursos e programas I - cursos seqüenciais; de graduação II - de graduação, abertos a candidatos classificados em processo seletivo; III - de pós-graduação, compreendendo programas de mestrado e doutorado, cursos de especialização, aperfeiçoamento e outros; IV - de extensão. (LDBEN, art.44)

O PROAI TRATA DE QUAL AVALIAÇÃO? EDUCAÇÃO SUPERIOR INSTITUIÇÕES - ORGANIZAÇÃO ACADÊMICA Faculdades, Faculdades Integradas, Faculdades de Tecnologia, Institutos e Escolas SuperioresFaculdades, Faculdades Integradas, Faculdades de Tecnologia, Institutos e Escolas Superiores Centros Federais de Educação Tecnológica, Centros UniversitáriosCentros Federais de Educação Tecnológica, Centros Universitários UNIVERSIDADESUNIVERSIDADES

AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL Auto-AvaliaçãoAuto-Avaliação –Realizada pela própria instituição. Objetivos: melhoria da qualidade, aperfeiçoamento das relações internas e dos serviços oferecidos; auto-conhecimento. Avaliação ExternaAvaliação Externa –Realizada por órgão externo ou por pares. Objetivos: melhoria da qualidade, regulação e aperfeiçoamento de acordo com normas ou padrões externos

AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL Auto-Avaliação na UniSantosAuto-Avaliação na UniSantos Foco Graduação – processo participativo Instrumentos: –Avaliação de Curso e Universidade –Avaliação do docente pelo discente –Acompanhamento de egressos (ex-alunos) –Caracterização de ingressantes Início 1994 Link no portal UniSantos

Lei n° , de 14 de abril de 2004 AVALIAÇÃO EXTERNA: REGULAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO S ISTEMA N ACIONAL DE A VALIAÇÃO DA E DUCAÇÃO S UPERIOR DA E DUCAÇÃO S UPERIOR

Órgãos diretores INEPINEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais CONAESCONAES - Comissão Nacional de Educação Superior MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (MEC)

Instrumentos Avaliação das IES (AVALIES)  Auto - avaliação  Avaliação externa Avaliação dos Cursos de Graduação (ACG) (Reconhecimento, autorização, reavaliação) Avaliação do Desempenho dos Estudantes (ENADE)

 EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DE ESTUDANTES (ENADE) objetivo  Tem por objetivo de aferir o rendimento dos alunos dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos, suas habilidades e competências. amostragem.  Realizado por amostragem. histórico escolar  A participação no Exame constará no histórico escolar do estudante, ou quando for o caso, sua dispensa pelo MEC/INEP ENADE

EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DE ESTUDANTES (ENADE) EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DE ESTUDANTES (ENADE)  Quem participa? Ingressantes e concluintes dos cursos indicados pelo INEP.  Periodicidade? A cada 3 anos.  Em 2006? Dia 12 de novembro de 2006, 13 horas.  Informações adicionais: ENADE

EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DE ESTUDANTES EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DE ESTUDANTES  Quais cursos da UniSantos participarão em 2006?  Administração de Empresas  Ciências Contábeis  Ciências Econômicas  Comunicação Social (Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas)  Direito  Psicologia ENADE

Todos os alunos são inscritos pela Universidade. Alguns são selecionados, outros são dispensados. Os selecionados TÊM OBRIGAÇÃO DE COMPARECER. Caso haja impedimento, o pedido de dispensa deverá ser solicitado com antecedência e ficará sujeito aos prazos estipulados pelo INEP para resposta. ENADE

Notas importantes Três formas de estar em dia com o ENADE: 1) participar do exame quando selecionado; 2) não ter sido selecionado pelo INEP; 3) ter solicitado a dispensa e a dispensa ter sido concedida pelo INEP. ENADE

Nota importante Aluno que não estiver em dia com o ENADE (componente curricular): não receberá certidão de colação de grau; não receberá diploma. ENADE

requisitos Os requisitos da auto- avaliação Participação dos integrantes da IES Equipe de coordenação Uso efetivo dos resultados (ações) Informações fidedignas Compromisso dos dirigentes da IES

pelo link PROAIhttp:// pelo link PROAI 0 XX XX Fale Conosco