HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO Aula 2- Educação, sociedade e concepções de mundo
Conteúdo Programático desta aula Educação e as sociedades tribais. A oralidade e a transmissão do saber. Rituais e mitos e o desvelamento do social. Educação e cultura.
EDUCAÇÃO, SOCIEDADE E CONCEPÇÕES DE MUNDO
Organização Econômica Educação e EDUCAÇÃO E OS GRUPOS SOCIAIS Organização Política Organização Econômica Organização Social
Cada sociedade, por mais que elas se assemelhem, tem um diferente tipo de educação. Sociedades tribais são mais atrasadas que as sociedades civilizadas ? Superioridade bélica e diferenças culturais : estratégias de dominação. Respeito à diferença : primeiro passo contra o preconceito.
SOSOCIEDADES TRIBAIS Essencialmente míticas = M i t o s = São narrativas que tratam geralmente das origens do universo, da humanidade e da forma como determinada sociedade pode se organizar. É uma explicação do mundo. Tradição oral = Oralidade = Nas comunidades tribais os mitos e os ritos são transmitidos oralmente.tre
Geralmente, nas sociedades tribais : Não existe Estado. Não existem classes sociais. O conhecimento dos mitos e ritos é de conhecimento de toda a comunidade. A divisão do trabalho ocorre pelo gênero (masculino e feminino). A divisão do trabalho e o seu produto final são coletivos..
EEDUCAÇÃO E SOCIEDADES TRIBAIS Nas sociedades tribais as crianças aprendem através dos exemplos e imitando os gestos dos adultos. As atividades cotidianas, as cerimônias e os rituais servem de base para o aprendizado das crianças. A tarefa de ensinar não se restringe a uma só pessoa. Não existe uma espaço formal e próprio para a educação.
O modelo de escola que conhecemos não existe nas sociedades tribais. Os castigos não fazem parte da educação nas sociedades tribais. A educação nas sociedades tribais é tida como INTEGRAL E UNIVERSAL. Também é conhecida como DIFUSA..
EDUCAÇÃO NAS SOCIEDADES TRIBAIS
O saber da comunidade, aquilo que todos conhecem de algum modo; o saber próprio dos homens e das mulheres, de crianças, adolescentes, jovens, adultos e velhos; o saber de guerreiros e esposas; o saber que faz o artesão, o sacerdote. O feiticeiro, o navegador e outros tantos especialistas, envolve portanto situações pedagógicas interpessoais, familiares e comunitárias, onde ainda não surgiram técnicas pedagógicas escolares, acompanhadas de seus profissionais de aplicação exclusiva”. O que é educação.Carlos Rodrigues Brandão, São Paulo, Brasiliense, 1995,p 20.
O sentido do jogo como conduta típica de criança não se aplica ao cotidiano das tribos indígenas. Atirar com arco e flecha não é uma brincadeira, é um treino para caça. Imitar animais são comportamentos místicos tanto de adultos como de crianças, reflexos de símbolos totêmicos antigos. Adultos e crianças cantam, dançam, imitam animais, cultivam suas atividades e trabalham para sua subsistência”. Jogos Infantis. Tizuko Morchida Kishimoto. Petrópolis(RJ), Vozes, 1993.
EEDUCAÇÃO E SOCIALIZAÇÃO A endoculturação, também entendida como SOCIALIZAÇÃO, pode ser comparada a ação do oleiro ao tratar a argila. A criança ao passar pelo processo educativo, seja em qual sociedade for, deve ao final estar em condições de participar de forma produtiva e integrado aos valores, hábitos e costumes comum a todos os membros do seu grupo social.
EDUCAÇÃO E CULTURA
As noções de enculturação, endoculturação ou socialização se referem aos mecanismos pelos quais a cultura se transmite de uma geração a outra. A linguagem, as práticas do comportamento cotidiano, a educação etc. são meios por intermédio dos quais as novas gerações vão adquirindo a cultura do grupo no qual se inserem. Ao consumir a cultura, essas novas gerações fazem-na sua, interiorizam-na e, por essa via, se convertem em seus transmissores”. (Foladori e Javier)
A educação é um acontecimento pessoal A educação é um acontecimento pessoal. É pela educação que a cultura e a humanidade são transmitidas, conservadas e transformadas. Educação tem tudo a ver com o devir humano. A escola se faz em um espaço de participação, de compartilhamento, de disputa e de negociação de sentidos que implicam em transformações na vida pessoal de cada um dos que a frequentam e na vida social de todos. A escola é um espaço em que produzimos, transmitimos e criamos a cultura”. Jaime Roberto Thomaz
O homem enche de cultura os espaços geográficos e históricos O homem enche de cultura os espaços geográficos e históricos. Cultura é tudo o que é criado pelo homem. Tanto uma poesia como uma frase de saudação. A cultura consiste em recriar e não repartir. O homem pode fazê-lo porque tem uma consciência capaz de captar o mundo e transformá-lo. Isto nos leva a uma segunda característica da relação: a conseqüência, resultante da criação e recriação que assemelha o homem a Deus. O homem não é, pois, um homem para a adaptação. A educação não é um processo de adaptação do individuo à sociedade. O homem deve transformar a realidade para ser mais (a propaganda política ou comercial fazem do homem um objeto)” (FREIRE, 1983, p. 30).
EDUCAÇAO E RELATIVISMO CULTURAL Podemos comparar diferentes tipos de educação em diferentes tipos de sociedade ? Podemos afirmar que uma cultura ou educação de uma referida sociedade é superior à outra ? De acordo com a corrente teórica denominada de Relativismo Cultural proposta pelo antropólogo alemão Franz Boas, cada sociedade e cada cultura em particular deve ser estudada em si mesma, sem a busca de inseri-la em leis gerais do desenvolvimento humano.
EDUCAÇÃO, CULTURA E SOCIEDADE Como fica então a comparação entre sociedade/cultura/educação PRIMITIVA e sociedade/cultura/ educação CIVILIZADA ??
Na próxima aula, Vamos estudar o surgimento da escola e das primeiras teorias pedagógicas no mundo ocidental. Nossa viagem continua na Grécia Antiga. Até a próxima semana. Bons estudos !!
BIBLIOGRAFIA – 2ª AULA BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação. São Paulo, Brasiliense, 1995. Coleção Primeiros Passos. FOLADORI, Guilhermo; TAKS, Javier. Um olhar antropológico sobre a questão ambiental. Disponível em : http://www.universidad.edu.uy/retema/archivos/Taks_Foladori.pdf . Consultado em 23 / 10 / 09. FREIRE, Paulo. Educação e mudança. 7ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.
KISHIMOTO, Tizuko Morchida. Jogos Infantis. Petrópolis, RJ, Vozes, 1993. THOMAZ, Jaime Roberto. O papel da educação na cultura. Disponível em : http://www.webartigos.com/articles/18388/1/o-papel-da-educacao-na-cultura/pagina1.html Consultado em 23 / 10 / 09. Imagens 1 e 2 (desenhos) extraídos do site http://educarencantando.blogspot.com/2009_03_15_archive.html. Consultado na semana de 19 a 23/10/09. Foto Indio Curumin : Leonide Príncipe, publicada por Amazon Multimidia Stock.