2008 GESTÃO DEMOCRÁTICA: O QUE APRENDEMOS DOS MOVIMENTOS SOCIAIS.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
II SEMINÁRIO PARA PROFESSORES INGRESSANTES
Advertisements

Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
POLÍTICAS EDUCACIONAIS E TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
Pedagogia da pesquisa-ação
CURSO CIDADANIA E DIREITO À EDUCAÇÃO
Plano de Trabalho Docente
A Construção de Políticas Públicas em Gênero e Raça
IV fórum permanente desafios do magistério 2007 – UNICAMP
EDUCAÇÃO PEDAGOGIA E PESQUISA Prof.ª Ms. Graça Ane Hauer
Educação Permanente em Saúde :
DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
Metodologias para a educação a distância no contexto da formação de comunidades virtuais de aprendizagem Ambas as modalidades a presença possa estar relacionada.
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Projeto Político-Pedagógico
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
I Simpósio Internacional sobre Desenvolvimento Profissional Docente Painel IV “Docência Universitária e qualidade da educação” Qualidade da educação:
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
Perfil do Profissional
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Mayara Reinert Gelamo Orientadora: Tatiana Comiotto Menestrina
FORMAÇÃO III ESA Formação do Educador: A Escola enquanto cenário, sujeito e objeto da formação.
EDUCAÇÃO Não há uma única forma de Educação, nem um único modelo – esta ocorre em diferentes espaços e ambientes sociais ( na família, meios de comunicação,
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Antonia Silva Lima Azevedo
Disciplina: Estágio Supervisionado I
Cristyanne de Souza Leal Natália Moratelli Padilha
ÁREAS DE POLÍTICAS PÚBLICAS E SISTEMAS EDUCATIVOS
ELIANE PEREIRA DE BRITO
GESTÃO SOCIAL COM FAMÍLIAS Darlene de Moraes Silveira
GESTÃO PEDAGÓGICA NA ESCOLA PÚBLICA: A BUSCA DA EQUIDADE E DA CIDADANIA Raimunda do Socorro Fonseca da Paixão Tereza de Almeida Coutinho Monte Dourado.
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
GRACEMIRA SOUSA SIQUEIRA IVANILDI MORAES TELES
Conferência Nacional de Educação Básica – Brasília.
JOÃO GARCIA FURTADO Professor, no momento sem exercer a profissão
ELISANGELA MOREIRA SILVA FABRICIA JANE COSTA ALFAIA
MARCELE MARTINS PROVINCIATTI TEREZINHA H. SCHIGAKI TESSARIM
Núcleo: Telessala Município: Jacarezinho Instituição: FACINTER Faculdade Internacional de Curitiba e Pós-Graduação Lato Sensu – Modalidade a Distância.
A Gestão participativa
GESTÃO DEMOCRÁTICA E QUALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM DESAFIO DOS CONSELHOS DELIBERATIVOS DA COMUNIDADE ESCOLAR.
FACINTER/CETEC Monografia apresentada por: Apolônia Potulski Dziendzik Cyntia Cristina Giraldi Stella Professora Orientadora: Desirê Luciane Dominschek.
MARIA DO SOCORRO VEIGA DA SILVA ODALÉIA DO SOCORRO FERREIRA VIANA
O profissional da gestão escolar e suas implicações
Profª. Dra. Joscely Maria Bassetto Galera
Política Educacional Brasileira
Instituição: FACINTER Faculdade Internacional de Curitiba e Pós-Graduação Lato Sensu – Modalidade a Distância. Especificidade: Educação Infantil e Séries.
A GESTÃO DEMOCRÁTICA E O PROJETO POLÍTICO - PEDAGÓGICO
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Ana Valéria Dacielle Elvys Wagner Rinaldo
O ORIENTADOR EDUCACIONAL: UM AGENTE DE MUDANÇA NO COTIDIANO ESCOLAR
O Poder na Escola 2007.
Perspectivas atuais do Trabalho Pedagógico OTP 7
A INCLUSÃO/INTEGRAÇÃO DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL – UM ESTUDO DE CASO.
PLANEJAMENTO EDUCACIONAL:
JULIENNE DE N. BRITO TELES GESTÃO DEMOCRÁTICA COMO PROPOSTA DE REORGANIZAÇÃO DA ESCOLA PÚBLICA:RETRATANDO A E.M.E.F DE SÃO JOÃO BATISTA.
VALQUÍRIA MARIA JORGE SANCHES
Bibliografia Gama CAP, KODA MY. Psicologia Comunitária e Programa de Saúde da Família: Relato de uma experiência de estágio. Revista Psicologia Ciência.
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
COORDENADORIA DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
EGÍDIO MARTINS.
Planejamento: plano de ensino, aprendizagem e projeto educativo
Segundo Kramer “uma proposta pedagógica é um caminho, não é um lugar
Kátia Souto Consultora Técnica do PNCH/SVS/MS Curitiba/ 2009
PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA DE CURSO 40 HORAS
EDUCAÇÃO DO CAMPO: LIMITES E POSSIBILIDADES Isabelle Leal de Lima / Câmpus Paranaguá Orientador: Prof.
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
MARÍLIA – 06/10/2010. AVALIAÇÃO NA MACRO REGIÃO CENTRO OESTE PAULISTA A PARTIR DE QUESTÕES FOCADAS PELO MS.
DIRETOR DA ESCOLA PÚBLICA: PAPEL ESSENCIAL NA ARTICULAÇÃODO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA  
Grupo de Trabalho 4 AS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO BÁSICA.
Área de projecto/educação para o empreendedorismo 1 ÁREA DE PROJECTO vs EDUCAÇÃO PARA O EMPREENDEDORISMO “Ter Ideias para Mudar o Mundo” 2009/2010 Escola.
Transcrição da apresentação:

2008 GESTÃO DEMOCRÁTICA: O QUE APRENDEMOS DOS MOVIMENTOS SOCIAIS. A Experiência da Colônia de Pescadores/Cametá - Pará 2008

Instituição: FACINTER Faculdade Internacional de Curitiba e Pós-Graduação Lato Sensu – Modalidade a Distância. Especificidade: Curso de Pós- graduação em Metodologias Inovadoras Aplicadas à Educação - Gestão do Trabalho Pedagógico Núcleo: Telessala Município: Cametá Professor Orientador:Desirê Luciane Dominschek

GISLANE DAMASCENO FURTADO JOSÉ DOMINGOS FERNANDES BARRA

Instituição onde foi realizado a pesquisa : Colônia de Pescadores Z-16 de Cametá Endereço: Cidade de Cametá - Pará

JUSTIFICATIVA: - Analisar a Gestão Democrática na ótica dos movimentos sociais a partir da2 vivencia e das práticas implementadas pela Colônia de Pescadores de Cametá; - Mudanças que vem ocorrendo no cenário social, tais como, globalização da economia, revolução tecnológica, restruturação produtiva, que de certa forma privilegia o individualismo, o que vem exigindo um contra ponto ou uma resposta dos movimentos sociais; - Transformações que acarretam mudanças nos padrões de trabalho e por conseguinte, nas relações sociais que reflete na formação humana; - Intenso Movimento de ressignificação Humana a partir dessas entidades. Percebe-se uma articulação dos saberes produzido e construido dentro e fora do espaço escolar.

- Releitura do processo educativo, direcionado ao papel dos Movimentos Sociais neste atual cenário. - Mudanças ocorridas no cenário social, tendo em vista as transformações do papel do Estado na gestão do serviço público. Investigar as práticas de Gestão Democráticas no âmbito da Colônia de Pescadores de Cametá –Pará. OBJETIVO GERAL:

OBJETIVOS ESPECIFICOS: Identificar como vem ocorrendo as práticas de gestão democráticas na Colônia de Pescadores Z-16 de Cametá; Analisar de que forma a executiva vem trabalhando a formação e a participação dos pescadores/as artesanais nas decisões de sua entidade;. Verificar de que forma a Gestão Democrática provoca alterações nas relações dos sujeitos, consigo, com sua comunidade e com os outros (Estado, sindicato e município) Investigar se a Gestão Democrática nessa entidade, reveste-se de uma proposta que tome como centro a problematização do contexto local, a experiência de vida e de trabalho dos pescadores artesanais.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA - Democracia: conceitos históricos de uma construção permanente - A contribuição dos Grego e para a Democracia – O Mito Das Virtudes Democráticas. – Idade Média: o eclipse da democracia - A Gestão Democrática e as Práticas Educativas - A Gestão Democrática e Suas Implicações frente as Políticas Neoliberais - A Configurações do Estado moderno - A política de descentralização e suas influências na gestão da educação - A descentralização da gestão - A Gestão Democrática na Ótica dos Movimentos Sociais - A Importância dos Movimentos Sociais - Novos Desafios para os Movimentos Sociais - Os Pescadores Artesanais na Amazônia - Os Pescadores Artesanais no Baixo Tocantins - Contextualização da Região e do Município de Cametá - A Colônia de Pescadores Z-16 de Cametá - As Experiências de Gestão Democrática da Colônia de Pescadores de Cametá

METODOLOGIA A metodologia adotada foi bibliográfica e pesquisa participante de forma objetiva, descritiva e qualitativa.

Considerações Finais - Há um movimento de redefinição do sujeito; - Os Movimentos Sociais buscam resignificar conceitos, para mudar concepções e práticas; - O trabalho entendido enquanto princípio educativo e inclusão social.

AGRADECIMENTOS   Agradeço primeiramente a DEUS, autor da vida e fonte de esperança. Senhor supremo da nossa existência – DEUS, refúgio e fortaleza nas horas difíceis, presença constante em minha vida. A nossa orientadora Profª. Desirê A Nossa Familia, em especial nossos filhos: Luciano, Gabriela e Giuliano reforçando a idéia de que eles e os das próximas gerações consigam manter vivo o sonho de um mundo melhor para todos, e busquem efetiva-lo, mesmo que a avalanche da competição e do individualismo insista em negar esta possibilidade histórica. Enfim, a todas as pessoas que de alguma forma estiveram envolvidas com o nosso aprendizado.