DE GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Advertisements

FACULDADE METROPOLITANA
Programa TEC NEP UM PROGRAMA CIDADÃO.
Capacitação de Coordenadores de Cursos de Graduação
21ª Jornada da AMIMT 23/11/2007 Sandra Gasparini
UNISAL TEMA: O ESTÁGIO SUPERVISIONADO E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR
Bacharelado em Sistemas de Informação
Professora Doutora Marieta Lúcia Machado Nicolau
Curso de Graduação em Ciências Econômicas
Res. SE 11, de , alt. pela Res SE 31/2008 Dispõe sobre a educação escolar de alunos com n.e.e. nas escolas da rede estadual... Art. 2º - Os alunos.
REGIME DE COLABORAÇÃO: OS MUNICÍPIOS, O ESTADO E A UNIÃO
Prof. Dr. Dilermando Piva - CEETEPS Prof. Dr. Waldomiro Loyolla - SES
2009.
Comissão de Reforma Curricular do Curso de Graduação em Ciências Biológicas da UFSC Novembro, 2004 Versão 3.
Atividades Complementares, Monitoria e de Extensão
Programa Especial de Formação Pedagógica de
Orientação DEMP/SEM/SB nº 01/2009 de 11 de dezembro de 2009.
Diretrizes Curriculares Centro Paula Souza
Educação Superior: características e perspectivas profissionais
Educação Ambiental - GPEEA
MAPA CONCEITUAL DO CURSO DE PEDAGOGIA
UNIP/Brasil Maior IES – Instituição de Ensino Superior do país
FACULDADE DE EDUCAÇÃO Curso de Graduação - Licenciatura em Pedagogia,
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Lei de diretrizes e bases da educação nacional
2007 ANO DE MUDANÇAS.
MAPA CONCEITUAL DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO
CIL- Comissão Interunidades de Licenciaturas - USP Presidente: Prof. Dr. Paulo Takeo Sano Vice-Presidente: Profa. Dra. Edna Maura Zuffi.
DISCIPLINAS ESPORTIVAS NA FORMAÇÃO DO GRADUADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA:
CURSO DE BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
XI FORO DE FACULDADES DE AGRONOMIA PORTO ALEGRE, 26, 27 E 28/11/08 CURRÍCULO DE AGRONOMIA FUNDAMENTOS, REFORMULAÇÕES E AJUSTES À REALIDADE LOCAL CURRÍCULO.
Profa. Dra. Luciana D. Thomaz
Atividades Complementares Coordenação de Administração
Prof. Dr. David Lopes Neto
FACULDADES INTEGRADAS APARÍCIO CARVALHO - FIMCA
Formação de Professores de Educação Básica em exercício
“PAE: monitoria ou estágio supervisionado em docência?”
1) Somente instituições públicas podem oferecer cursos a distância? 1) Somente instituições públicas podem oferecer cursos a distância? R: Não. O ato de.
Pensando nos OBJETIVOS DA UNIVERSIDADE.... EXTENSÃO PESQUISA GESTÃO ENSINO.
Conferência Nacional de Educação Básica – Brasília.
Universidade Federal de Uberlândia
ESTÁGIO SUPERVISIONADO 1
Mapa Conceitual do Curso de Biomedicina
Diferentes perspectivas em instituições diferentes
Reconhecimento do curso de Psicologia
Contexto - as exigências criadas pelas mudanças econômicas e sociais resultantes de um mundo globalizado, dos avanços científicos e tecnológicos e do papel.
NOVO CURRÍCULO DE LICENCIATURA EM LETRAS Informações auxiliares para os alunos ingressantes em 2006 e 2007.
ATIVIDADES COMPLEMENTARES PERMANENTES
NOVO CURRÍCULO DE LICENCIATURA EM LETRAS Informações auxiliares para os alunos ingressantes em 2006 e 2007.
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica A Identidade do Professor e as Diretrizes para Organização da Matriz.
NOVAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS
ESTÁGIOS.
Prática como Componente Curricular
Prática como Componente Curricular
Roberta Cavalcante Emilia Almeida Samires da Silva Victor Hugo Carvalho Sandra Maia.
CAPACITAÇÃO COORDENADORES DE CURSO 26/04/2010. Conteúdo Atribuições do Coordenador Funcionamento do Curso Articulação Acadêmica Projeto Pedagógico e Currículo.
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO V ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE GESTORES A GESTÃO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA IES TEMA: O ESTADO DA ARTE DOS.
O papel do Estagio na Formação de Professores
CURSOS SUPERIORES A DISTÂNCIA Um novo padrão de qualidade Liliane Barros Especialista em Educação a Distância
PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL – PDI COMISSÃO PERMANENTE DE ENSINO - CPE.
Curso de Filosofia - UFRN apresentação. 1. Dados do curso Centro: CCHLA – Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (Natal) Modalidades: Bacharelado.
Política Nacional de Formação Rumo ao Sistema Nacional de Formação dos Profissionais da Educação Básica Outubro 2009 MEC/SEB
10 de junho de VDPG.  Objetivo ◦ Avaliar o processo de construção e desenvolvimento do estágio em docência na ENSP, tendo como parâmetro o 1º.
Aluno- equivalente PROEN Reunião de Diretores em Castanhal Dezembro de 2015.
Plano de Desenvolvimento Institucional IFSP – Câmpus São José dos Campos PDI
Estágio e Prática Profissional: Aspectos Curriculares DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA E PROFISSIONAL Profª Msc. Gleice Izaura da Costa Oliveira
Aula 6_IEEC_2015 Profa. Joana Andrade.  Homem Mundo Homem mundo conhecimento Reflexão epistemológica e formação de professores de ciências.
O SISTEC é o Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica, do Ministério da Educação. Disponibiliza, mensalmente, informações.
Plano de Desenvolvimento Institucional IFSP – Câmpus São José dos Campos PDI
COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA. É uma comissão constituída por membros representantes do corpo docente, discente, técnicos administrativos e sociedade.
Transcrição da apresentação:

DE GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA APRESENTAÇÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA Profa. Dra. Fabiana Lopes da Cunha Coordenadora de Curso de Graduação

Pensando nos OBJETIVOS DA UNIVERSIDADE.... EXTENSÃO PESQUISA GESTÃO ENSINO

MEMBROS DA COMISSÃO ASSESSORA DE ENSINO Profa. Dra. Fabiana Lopes da Cunha – Presidente (Coordenadora de Curso) 2. Profa. Dra. Luciene Cristina Risso (Vice Presidente) Vice Coordenadora de Curso 3. Prof. Dr. Edson Luis Piroli

1. Porque a Escolha pelo Curso de Geografia? A. OBJETO DE ESTUDO DA GEOGRAFIA. Tomando em princípio que a Geografia é uma ciência que trabalha com a organização sócio-espacial, compete ela entender, analisar e explicar os efeitos da ação humana sobre os espaços naturais, a fim de indicar ações que podem tornar melhor, social e economicamente, o espaço geográfico. B. LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA. Neste panorama, a diversidade do espaço regional caracterizados, por um lado, pelas atividades agropecuárias, estruturas urbanas, redes e fluxos, juntamente com os reservatórios de usos múltiplos constituídos pelos represamentos dos rios Paranapanema e Itararé, indicou o Médio Vale do Paranapanema (MP) como um verdadeiro laboratório para os estudos geográficos, imprescindíveis ao planejamento das questões espaciais.

C. CARÊNCIA DE ENSINO SUPERIOR C. CARÊNCIA DE ENSINO SUPERIOR. Por outro lado, a região do MP, onde está localizada a cidade de Ourinhos, possui estabelecimentos de ensino superior ESTADUAIS somente no Estado do Paraná. Em Cornélio Procópio/PR, por exemplo, há a Faculdade de Filosofia, com cursos de Administração, Economia, Matemática, Biologia, Geografia e Letras. Em Jacarezinho/PR estão instaladas a Faculdade de Educação Física, a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (com os cursos de Matemática, Biologia, História, Pedagogia e Letras) e a Faculdade Estadual de Direito do Norte Pioneiro. Ao passo que, do lado paulista imperam, somente, as Faculdades particulares.

D. CARÊNCIA ENSINO PÚBLICO - CURSO DE GEOGRAFIA. Não há, na região, cursos de bacharelado e licenciatura em Geografia com ensino gratuito. Os mais próximos, estão situados em Presidente Prudente/SP, no Campus da UNESP, distante cerca de 200 km da cidade de Ourinhos e; em Londrina/PR, na Universidade Estadual de Londrina-UEL, com uma distância de aproximadamente 185 km de Ourinhos. Realidades que incentivaram a UNESP, em seu projeto de expansão de vagas, à criação de um Campus Experimental com o Curso de Graduação em Geografia (Bacharelado e Licenciatura) no setor sudoeste do Estado de São Paulo (figura 1)

Figura 1 – Localização do Município no Estado de São Paulo com o Novo Curso de Geografia – UNESP/OURINHOS

2. Quais as Metas, Objetivos e Perfil Profissional do Curso? em síntese... Dotar o corpo discente (alunos) de embasamento intelectual obtida por meio da combinação de conhecimentos provenientes de diversas áreas e, de instrumentalização compatíveis com as exigências, atual, do mercado, sejam nas áreas de: Ensino, como professor no ensino fundamental, médio e superior; Técnica, na qual poderá exercer, como geógrafo, diversas atividades ligadas ao planejamento territorial e gestão ambiental; Pesquisador, em empresas e órgãos públicos e privados.

3. Quais as Habilitações e Modalidades do Curso? O Curso de Geografia de Ourinhos foi criado pela Resolução UNESP nº 12, de 10-04-2003 Oferece duas opções: LICENCIATURA e BACHARELADO O Curso de Licenciatura Habilita o estudante graduado a exercer a profissão de professor de Geografia para o ensino fundamental e médio, através do registro profissional obtido junto ao MEC. O Curso de Bacharelado Possibilita o credenciamento do graduado junto ao CREA, que assegura o registro profissional e sua participação no mercado de trabalho como geógrafo, apto a desenvolver atividades de consultoria, pesquisas e projetos. Decreto nº 85.138, de 15/09/1980 e Lei Federal nº 6.664 de 26/06/79 - Regulamenta a Profissão do Geógrafo

4. Quais as Vagas, os Período e Integralização Curricular? VAGAS. Atualmente são oferecidas para o Curso de Ourinhos 90 (noventa) vagas, sendo 45 (quarenta e cinco) vagas no período diurno e, 45 (quarenta e cinco) vagas no período noturno; INTEGRALIZAÇÃO. A integralização de uma das habilitações (Licenciatura ou Bacharelado) do curso de Graduação em Geografia se dará no mínimo de 4 (quatro) anos e as duas habilitações em 5 (cinco) anos, obedecidos os 200 dias letivos/ano dispostos na LDB. PRAZO DE INTEGRALIZAÇÃO. O prazo máximo para a integralização curricular será de 7 (sete) anos. CARGA HORÁRIA SEMANAL. O limite máximo de carga horária semanal será de 30 horas/aula, podendo ocorrer com a matrícula em até 7 disciplinas semestrais (incluindo os casos de Regimes Especiais – RE). 

5. Qual a Estrutura Curricular do Curso? Está adequada à Resolução CNE/CP 2 de 2002, que no art. 1º, explicita que: [...] a carga horária dos cursos de Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, em curso de licenciatura, de graduação plena, será efetivada mediante a integralização de, no mínimo, 2800 (duas mil e oitocentas) horas, nas quais a articulação teórico-prática garanta, nos termos dos seus projetos pedagógicos, as seguintes dimensões dos componentes comuns: I - 400 (quatrocentas) horas de prática como componente curricular, vivenciadas ao longo do curso; II - 400 (quatrocentas) horas de estágio curricular supervisionado a partir do início da segunda metade do curso; III - 1800 (mil e oitocentas) horas de aulas para os conteúdos curriculares de natureza científico-cultural; IV - 200 (duzentas) horas para outras formas de atividades acadêmico-científico-culturais.

assim... Segundo as Diretrizes Curriculares do MEC, os conteúdos da Geografia organizam-se em torno de:  1.   núcleo específico – conteúdos referentes ao conhecimento geográfico; 2. núcleo complementar – conteúdos considerados necessários à aquisição de conhecimento geográfico e que podem ser oriundos de outras áreas de conhecimento; 3. núcleo de opções livres – composto de conteúdos a serem escolhidos pelo próprio aluno. Total de Obrigatórias para a Licenciatura 2.250 h/a Total de Obrigatórias para o Bacharelado 2.175 h/a Total de Optativas que deverão ser cursadas para a Licenciatura 360 h/a Total de Optativas que deverão ser cursadas para o Bacharelado 540 h/a Total Geral para a Licenciatura 2.250 + 360 + 200** = 2.810 h/a Total Geral para o Bacharelado 2.175+ 540 = 2.715 h/a ** 200 horas para outras formas de atividades acadêmico-científicas e culturais

PARA OBTENÇÃO DO TÍTULO DE LICENCIADO 2. Estágio de participação assim... PARA OBTENÇÃO DO TÍTULO DE LICENCIADO o aluno deverá realizar os Estágios Supervisionados – (Prática de Ensino) divididos e trabalhados, ao longo do curso, com orientação das disciplinas de Ensino, da seguinte maneira, : Estágio de observação 2. Estágio de participação 3. Estágio de Regência.

PARA OBTENÇÃO DO TÍTULO DE BACHAREL assim... PARA OBTENÇÃO DO TÍTULO DE BACHAREL o aluno deverá realizar a apresentação de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) ou a realização de um Estágio Supervisionado Profissional , ambos sob a orientação de um docente da Unidade, com carga horária de 180 horas, diluídos em dois semestre. 1o semestre – 90h 2o semestre – 90h

6. Composição do Corpo Docente? Para atender a tríade da Universidade – ENSINO – PESQUISA – EXTENSÃO a UNESP/Ourinhos, desde sua implantação, vem contato com o apoio de: Professores Assistentes contratados em tempo integral (RDIDP - 40 horas/semanais – dedicação exclusiva), Professores Substitutos (24 horas/semanais – dedicação parcial) e, conforme as necessidades, também, Professores Conferencistas (contratados por horas/aula, durante 89 dias).

Os RDIDP... Professores da casa são...

7. Quais os Laboratórios Didáticos para Aulas Práticas Laboratório de Climatologia e Recursos Hídricos 2. Laboratório de Geologia, Pedologia e Geomorfologia

7. Quais os Laboratórios Didáticos para Aulas Práticas? 4. Laboratório de Cartografia 3. Laboratório de Geoprocessamento

8. Outras Infra-Estruturas Didáticas Biblioteca com: 03 salas de estudos, 1 Sala de Bibliotecário, 1 Sala para Xerox, 03 Banheiros (1M, 1 F e 1 para portadores de necessidades especiais 2. Laboratório de Informática com: 19 computadores disponível 24 horas para os alunos, desde que autorizada a permanência.