Administração de Recursos Humanos II

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Transcrição da apresentação:

Administração de Recursos Humanos II Administração Participativa Participar não é natural nos modelos convencionais de administração. Os paradigmas tradicionais mantêm a maioria dos trabalhadores alienados em relação ao controle de seu próprio trabalho e à gestão da organização; A alienação desperdiça o potencial intelectual das pessoas; A participação aproveita esse potencial, contribuindo para aumentar a qualidade das decisões e da administração, a satisfação e a motivação das pessoas; Aprimorando a decisão e o clima organizacional, a administração participativa contribui para aprimorar a competitividade das organizações. Funcionários Clientes Organização participativa Fornecedores Outras interfaces MAXIMIANO, A. C. A.  Teoria geral da administração: da revolução urbana à revolução digital. SP: Atlas, 2002.

Administração de Recursos Humanos II Administração Participativa As organizações geralmente contam com alguma dose de: Autoridade; Obediência; Liderança; Disciplina. Modelos básicos de administração: Modelo diretivo: diretivo-autoritário Modelo participativo: consultivo-participativo Autoridade Hierarquia Obediência Autogestão Disciplina Autonomia Modelo diretivo Modelo participativo MAXIMIANO, A. C. A.  Teoria geral da administração: da revolução urbana à revolução digital. SP: Atlas, 2002.

Administração de Recursos Humanos II Administração Participativa Modelo diretivo Utiliza autoridade formal e burocracia para obter obediência. Tem estrutura administrativa centralizada. Problemas: Ineficiência global do sistema; Fragilidade da empresa; Insatisfação e desmotivação dos trabalhadores; Autoritarismo. MAXIMIANO, A. C. A.  Teoria geral da administração: da revolução urbana à revolução digital. SP: Atlas, 2002.

Administração de Recursos Humanos II Administração Participativa Escala de Likert Sistema 1 – Diretivo Sistema 4 - Participativo Subordinado sem liberdade para discutir problemas com supervisores Processo de liderança envolve confiança entre superiores e subordinados Atitudes desfavoráveis em relação à empresa Motivação tem por base a participação das pessoas Informação de cima para baixo, distorcida e imprecisa Informação correndo livremente em todos os sentidos Processo de interação limitado Processo de interação livre, de modo que as pessoas influenciam os objetivos Definição de metas feita apenas no topo da organização, sem participação dos níveis inferiores Definição participativa de metas Controle centralizado Controle disperso, baseado no autocontrole Pessoas não se comprometem com as metas de desempenho Metas elevadas de desempenho, aceitas por todos MAXIMIANO, A. C. A.  Teoria geral da administração: da revolução urbana à revolução digital. SP: Atlas, 2002.

Administração de Recursos Humanos II Administração Participativa Estratégias de participação Informação Decisão Resultados Comunicação com clientes Comunicação com funcionários Administração visual Redução da distância social Decisão participativa Equipes autogeridas Participação na direção da empresa Participação nas vendas Participação no incremento da receita Ganhos de produtividade Prêmios por sugestão MAXIMIANO, A. C. A.  Teoria geral da administração: da revolução urbana à revolução digital. SP: Atlas, 2002.

Administração de Recursos Humanos II Administração Participativa Equipes autogeridas apresentam as seguintes características: Objetivos claros; Clareza e conhecimento por parte de todos os integrantes das tarefas necessárias para realizar os objetivos; Intercâmbio de papéis: grande parte dos integrantes pode realizar grande parte das tarefas. Os integrantes são multifuncionais e polivalentes; Os papéis de liderança podem ser desempenhados por diferentes pessoas e também são intercambiáveis. Quem é líder em um momento pode ser liderado em outro; As funções de apoio à operação ou ao objetivo principal estão embutidas no próprio grupo: controle de qualidade, manutenção, suprimentos. Em certos casos, o grupo assume funções de apoio administrativo, como seleção e treinamento de pessoal; A equipe dispõe de todas as informações necessárias para lastrear o processo decisório; A equipe tem autonomia para tomar as decisões que afetam mais de perto a realização das tarefas: distribuição e intercâmbio de tarefas, compensação de faltas, planejamento de férias, requisição de materiais e serviços, treinamento e transferências de pessoal. MAXIMIANO, A. C. A.  Teoria geral da administração: da revolução urbana à revolução digital. SP: Atlas, 2002.

Administração de Recursos Humanos II Administração Participativa Implantação da administração participativa A implantação da administração participativa envolve três dimensões da organização: Dimensão comportamental: substituir o estilo tradicional autoritário, impositivo, paternalista por cooperação mútua, liderança, autonomia e responsabilidade. Dimensão estrutural: a estrutura deve estimular as pessoas à participação. Dimensão das interfaces: clientes e fornecedores também participam com sugestões e projetos. MAXIMIANO, A. C. A.  Teoria geral da administração: da revolução urbana à revolução digital. SP: Atlas, 2002.