GMPE - AULA 06.

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Transcrição da apresentação:

GMPE - AULA 06

ATITUDES RESULTANTES NÍVEIS DO MORAL MORAL ELEVADO MORAL BAIXO Fanatismo Euforia Atitudes positivas Otimismo Cooperação Aceitação dos objetivos Boa Vontade Identificação Atitudes Negativas Insatisfação Pessimismo Oposição Negação Rejeição dos objetivos Má vontade Resistência Dispersão Disforia Agressão NÍVEIS DO MORAL ATITUDES RESULTANTES MORAL BAIXO M. BERENGUER adm20.ppt

AS FUNÇÕES BÁSICAS DA ORGANIZAÇÃO SEGUNDO ROETHLISBERGER E DICKSON FUNÇÃO ECONÔMICA DA EMPRESA EQUILÍBRIO INTERNO ORGANIZAÇÃO INDUSTRIAL FUNÇÃO SOCIAL DA EMPRESA EQUILÍBRIO EXTERNO

AMBIENTE DINÂMICO DE AÇÃO FUNÇÃO ECONÔMICA DA ORGANIZÇÃO PRODUZIR BENS E SERVIÇOS DE QUALIDADE ELEVADA PRESSÃO SOCIAL INTERNA FORÇAS INTERNAS FLUXO DAS FRONTEIRA DE EQUILÍBRIO PRESSÃO SOCIAL EXTERNA FUNÇÃO SOCIAL DA ORGANIZÇÃO DISTRIBUIR SATIFAÇÃO ENTRE OS PARTICIPANTES OPORTUNIDADES E AMEAÇAS M. BERENGUER - 2011

Autoritário-Coercitivo Autoritário-Benevolente SISTEMAS DE ADMINISTRAÇÃO Variáveis Principais 1 Autoritário-Coercitivo 2 Autoritário-Benevolente 3 Consultivo 4 Participativo Totalmente centralizado na cúpula. Centralizado na cúpula, mas permitindo diminuta delegação de caráter rotineiro. Consulta aos níveis inferiores, permitindo participaçào e delegaçào. Totalmente delegado e descentralizado. Nível institucional define políticas e controla resultados. Processo Decisorial Relativamente precário, prevalecendo comunicaçòes descendentes sobre as ascendentes. Bastante precário. Apenas comunicações verticais descendentes carregando ordens. Procura-se facilitar o fluxo no sentido vertical (descendente e ascendente) e horizontal. Sistemas de comunicaçào eficientes são fundamentais para o sucesso da empresa. Sistemas de Comunicaçòes Relações Interpessoais Provocam desconfiança. Organização informal é vedada e considerada prejudicial. Cargos e tarefas confinam as pessoas São toleradas, com certa condescendência Organização informal incipiente e considerada como uma ameaça à empresa. Certa confiança nas pessoas e nas suas rela- çòes. A empresa procura facilitar o desenvolvimen- to de uma organização in- formal sadia. Trabalho realizado em equipes. Formação de grupos torna-se impor- tante. Confiança mútua, participaçào e envolvi- mento grupal intensos. Sistemas de Recompensas Ênfase em punições e medidas desciplinares. Obediência estrita aos regulamentos internos. Raras recompensas (de cunho estritamente salarial) Ênfase em punições e me- didas disciplinares, mas com menor arbitrariedade. Recompensas salariais mais freqüentes. Recompensas sociais são raras. Ênfase nas recompensas materiais (principalmente salários). Recompensas sociais ocasionais. Raras puniçòes ou castigos. Ênfase nas recompensas sociais. Recompensas materiais e salariais freqüentes. Punições são raras e quando ocorrem, são definidas pelos grupos.

ATÉ A PRÓXIMA