Escola Municipal Professora Danda Nunes

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Nazaré Marta M. C. Lazarone
Advertisements

CONSUMISMO.
Selecione cada um e pressione a tecla DELETE.
CONTOS PESCADOS: VALORIZANDO AS NARRATIVAS ORAIS DA COMUNIDADE DE PESCA DO BAIRRO DA RIBEIRA.
PROJETO Oficina de Expressão
ensinando através de jogos
Projeto Interdisciplinar envolvendo Ciências Matemática Português
Área do conhecimento: Biologia
ELABORAÇÃO DE PROJETOS PROINFO INTEGRADO III
ELABORAÇÃO DE PROJETOS PROINFO INTEGRADO III EIXO I PROPOSTA DE PROJETO CURSISTA:IVANETE F. DE SOUZA OLIVEIRA.
Escola Estadual Senador Filinto Muller - Extensão
Escola Estadual Senador Filinto Muller
USANDO NOVAS TECNOLOGIAS PARA AJUDAR NA APRENDIZAGEM
PROJETO: CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
PRODUTO HIPERMÍDIA PLANO DE AÇÃO.
PLANO DE AÇÃO PEDAGÓGICA
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – SEED/MEC
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aulas 07 e 08
Alimentação Saudável e Nutritiva
Atividade 04 Todos aparelhos audiovisuais e tecnológicos da escola são utilizados com um recursos para o aprimoramento a relação ensino-aprendizagem. O.
Alimentação Saudável e Nutritiva
Escola Estadual Marechal Rondon Cristiane Beretta Cossato
COMPUTADOR Através deste recurso tecnológico temos grandes recursos pedagógicos e podemos efetuar as seguintes atividades: Apoio do desenvolvimento intelectual.
ROTEIRO PROPOSTA DO PROJETO
PCNs – 1º Ciclo Língua Portuguesa. É pela mediação da linguagem que a criança aprende.
SEQUÊNCIA DIDÁTICA RESOLVENDO CONFLITOS
Tecnologias Disponíveis na Escola
ESCOLA ESTADUAL MARIA JOSÉ
Rotina na Alfabetização:
ATIVIDADE 3.4- APRESENTAÇÃO HIPERTEXTUALCOM ESBOÇO DE ATIVIDADE UTILIZANDO UM DOS PRODUTOS QUE ENCONTROU. “PROPOSTA DE ATIVIDADE, ESBOÇO INICIAL”
Projeto : Roda de Linguagem E Informática Educativa 2010.
CRONOGRAMA 8h15: Enquete: Mascote Galo
Ensinar a ler e a escrever nas aulas de Ciências
EMEF Álvares de Azevedo - DRE Ipiranga
Grupo: Carlisa Andrade Maria Borges Marina Santos Viviane Bertoldo
Agrupamento de Escolas Professor Abel Salazar - Ronfe
PROJETO EDUCAR E HUMANIZAR
INSTITUTO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO
Tecnologia educacional: uma maneira de inovar na sala de aula.
16/11/11.
“Graciliano Ramos e Vidas Secas”
AS TECNOLOGIAS DISPONIVEIS NA ESCOLA Austrílio Capilé Castro
PROJETO Navegando na Leitura
Curso de Especialização em Mídias na Educação
PROJETO ÁGUA Água, a importância do uso consciente, através das Tecnologias da Informação e Comunicação. Escola Municipal de Ensino Fundamental Benedicto.
O MUNDO MÁGICO DA LEITURA
PROJETO:LEITURA E ESCRITA
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
SEMINÁRIO PROINFO E TV ESCOLA CENTRO - OESTE E NORTE.
Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nas Escolas
E.E. “FREI THIMÓTEO VAN DEN BROECK”
2008 TV ESCOLA: DO PLANEJAMENTO À AÇÃO PEDAGOGIA DE PROJETOS
CURSO: Alfabetização e Letramento com Jornal
PREFEITURA MUNICIPAL DE IPATINGA
EMEF Prof. Antonio de Sampaio Dória DRESA
Descrevendo a atividade
PREFEITURA MUNICIPAL DE JARAGUÁ DO SUL
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
Relatório Módulo Gestão Integrada das Mídias
SIDROLANDIA MS E E PAULO EDUARDO DE SOUZA FIRMO EXTENSÃO SÃO PEDRO Progetec: Simone Rodrigues Selles de Oliveira Multiplicadora: Maria Izabel Rossi GED.
Tecnologia na Escola Computadores: Utilizados por alguns professores para pesquisa, para organização da parte burocrática da escola e nas aulas na sala.
ESCOLA ESTADUAL MARECHAL RONDON ESCOLA ESTADUAL MARECHAL RONDON PROFESSORA: LEILA CRIVELLI.
Proposta de atividade, esboço inicial
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELOS ALUNOS
ESCOLA MUNICIPAL SÃO ROQUE
Tema Gênero textual - Poesia. Colégio Sartre COC Unidade Monet Mundo Leitor Série Memórias 4º ano Professora: Liliam Silva Alves.
Tecnologias usadas em minha escola. As mais tradicionais:  Lousa, giz e livros didáticos – estas são as tecnologias mais usadas e as mais acessíveis.
PRODUZIR TEXTOS A PARTIR DE QUADRINHOS INTRODUÇÃO. Um dos conhecimentos escolares mais utilizados são a produção de textos. Quando pensamos na dimensão.
Minha escola As tecnologias disponíveis em minha escola são: data-show , retroprojetor, câmera digital, computares, aparelho de som, televisão, DVD,
Bruna Rodrigues, Danieli Alves. Débora Eugênio e Mônica Padilha
Transcrição da apresentação:

Escola Municipal Professora Danda Nunes RELATÓRIO DE ATIVIDADES DO 1º SEMESTRE Campo Grande, MS Julho de 2008

Escola Municipal Professora Danda Nunes DIRETORA: Cristiane Mazzini Mendes DIRETORA-ADJUNTA: Edilene S. da S. Rocha ORIENTADORAS: Olga de Mello Oshiro Irani R. L. Rodrigues SUPERVISORAS Vera Ângela Batista Pascoala R. de C. Leite

PROFESSORA DO LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS: BIBLIOTECÁRIAS: Neide Meneguette Elaine Cláudia de A. S. Moraes PROFESSORA DO LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS: Rita de Cássia V. Campos PROFESSORES COORDENADORES DAS TECNOLOGIAS DA ESCOLA: Leila Tatiana G. Coquemala (matutino) Luiz Cleber Padilha (vespertino)

PROJETO: ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL PROJETOS PROJETO: ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL PROJETO: CONTOS CLÁSSICOS PROJETO: "CRIANDO SEU CARTOON" Projeto: LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS PROJETO: CRIANDO COM HISTÓRIAS EM QUADRINHOS Projeto: Motivando com Arte PROJETO: PRODUÇÃO DE TEXTOS COLABORATIVOS PROJETO: ALFABETIZAÇÃO EM QUADRINHOS

PROJETO ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

PROJETO ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL PROFESSORA: Rita de Cássia Vilela Campos COLABORADORES: Tânia Maria Nóbrega M. Moreira Luciane Silva de Oliveira COMPONENTE CURRICULAR: Laboratório de Ciências PERÍODO: Ano de 2008 TURMAS: 1º anos (matutino). OBJETIVOS: ** Incentivar a alimentação correta; ** Estimular os alunos a se alimentarem de frutas, verduras, legumes, de maneira fácil e saborosa; ** Evitar o desperdício demonstrando o bom aproveitamento dos alimentos e vídeos sobre o assunto.

METODOLOGIA: * Pesquisa de diversas receitas; * No laboratório de Ciências, produção e degustação de receitas como: *** Sucos naturais, *** Sanduíches naturais, *** Salada de frutas, *** Torta de legumes, *** Bolo de cenoura. * Pesquisa em biblioteca e sites educativos. * Visualização do filme: “Ilha das Flores” enfatizando o desperdício de alimentos. * Aula da sala de informática visando o tema com vídeos, fotos, e apresentações em Power Point. RECURSOS: * Alimentos diversos, * Livros e revistas, * Computadores, * Data show, * Equipamentos do Laboratório de Ciências.

FAZENDO: SALADA DE FRUTAS SUCOS NATURAIS E TORTAS DE LEGUMES.

PROJETO CONTOS CLÁSSICOS

PROJETO CONTOS CLÁSSICOS PROFESSORAS: Tânia Maria Nóbrega M. Moreira Luciane Silva de Oliveira COLABORADORES: Leila Tatiana Garcia (Informática) Elaine Cláudia Moraes (Biblioteca) Neide Meneguette (Biblioteca) Francisco Pereira Farias (Monitor de aluno) COMPONENTE CURRICULAR: Língua Portuguesa-Alfabetização PERÍODO: Ano de 2008 TURMAS: 1º anos A e B (matutino). OBJETIVOS * Compreender que a leitura é uma necessidade nas relações de interação entre as sociedades. * Conhecer os contos clássicos que são mais comentadas de forma popular; * Alfabetizar os alunos através da leitura dos contos até que sejam capazes de lerem sozinhos.

METODOLOGIA Conhecimento formal dos livros infantis (contos clássicos); Leitura expressiva pelo professor; Ida á biblioteca regularmente (uma vez por semana) e ao Laboratório de Informática; Audição de histórias em cd’s; dvd’s, contador de histórias (bibliotecária Elaine), vídeos; Expressão livre (oral, plástica ou gestual sobre o livro); Dramatização de parte ou do todo; Impressos produzidos: relatar o que sentiu ao ler ou ouvir histórias; identificar as sensações vividas pelos personagens; reproduzir diálogos. RECURSOS * Livros de contos clássicos; * Sulfite, * giz de cera, * canetinha, * lápis de cor, * tinta guache, * revistas, * papel pardo, * tesoura, * fita adesiva, * cola e cola colorida, * isopor; * Materiais recicláveis (trazidos pelos alunos); * DVD’s; * CD’s de áudio; * Microcomputadores, * Data-show.

VOLTAR AOS PROJETOS

PROJETO: "CRIANDO SEU CARTOON"

PROJETO “CRIANDO SEU CARTOON” PROFESSORA: Rosemeire Borges COLABORADORA: Leila Tatiana (Informática) COMPONENTE CURRICULAR: Artes PERÍODO: 2º Bimestre de 2008 TURMAS: 5ºA, 5º B, 6ºA, 6ºB e 6ºC (matutino) OBJETIVOS: * Conhecer a linguagem dos Cartoons, Histórias em Quadrinhos e Charges; * Reconhecer através da pesquisa na Internet os principais cartunistas brasileiros. * Desenvolver o interesse por este gênero de leitura; * Despertar a criatividade, através da elaboração de um cartoon.

RECURSOS: * Revistas e livros de Cartoons e Histórias em Quadrinhos; * Computadores com Internet; * Cartolinas; * Giz de cera, lápis de cor, régua. METODOLOGIA: * Os alunos identificarão a diferença entre Cartoons, charges e história em quadrinhos; * Pesquisarão em alguns sites a biografia e o trabalho dos principais cartunistas brasileiros; * Em dupla, criarão seu próprio cartoon, ou charge, ou História em quadrinho, através do “Paint”. * Em sala de aula, criarão individualmente seu cartoon; AVALIAÇÃO * Exposição dos trabalhos dos alunos em ambiente aberto na Escola.

PAULO E MATHEUS 6ºC

PROJETO: CRIANDO COM HISTÓRIAS EM QUADRINHOS

PROJETO: CRIANDO COM HISTÓRIAS EM QUADRINHOS PROFESSORA: Maria Lúcia Pelegrino COLABORADORES: Leila Tatiana Garcia (Informática) Elaine Cláudia Moraes (Biblioteca) COMPONENTE CURRICULAR: Língua Portuguesa PERÍODO: 2º Bimestre de 2008 TURMAS: 6º anos (matutino). OBJETIVOS: Incentivar a leitura; Estimular a criatividade na forma de histórias próprias; Conhecer os elementos textuais como: balões, onomatopéias, ortografia, acentuação.

METODOLOGIA: *Leitura de gibis na Biblioteca; *Visualização de histórias em quadrinhos no computador; *Realização de atividades de interpretação na sala de informática; *Produção de Histórias em Quadrinhos com o Programa HQ. RECURSOS: *Gibis e Histórias em Quadrinhos; *Computadores; *Software HQ; *Atividades de informática direcionadas a gibis. AVALIAÇÃO: *Histórias produzidas pelos alunos; *Participação e interesse; *Comportamento e socialização.

PROFESSORA: Priscila Zampieri COLABORADORES: Leila Tatiana (Informática) Luiz Cléber Padilha COMPONENTE CURRICULAR: Artes PERÍODO: 1º Bimestre de 2008 TURMAS: 8ºA, 8º B e 9ºA (matutino) OBJETIVOS: Despertar o interesse dos alunos pela arte; Educar o olhar estético na arte do marketing no dia-a-dia. RECURSOS: Câmera Fotográfica; Televisão; Computadores; Vídeo; Datashow; Material de consumo, cartolinas.

Através da mesa redonda, Notas individuais; Notas dos grupos. METODOLOGIA * Os alunos identificarão a diferença entre logotipo e logomarca; * Criarão uma logomarca do seu próprio nome; * Recriar a logomarca de uma empresa; * Assistir a um vídeo sobre Marketing; * Dividir os alunos em grupos; * Criar logomarca e slogam do grupo, como se cada grupo fosse uma empresa de Maketing; * Criar slogam, logomarca e logotipo para a Escola Danda Nunes; * Criar um cartaz de divulgação da Escola; * Criar uma propaganda/comercial para TV; com música/ jingle * Fazer uma mesa-redonda entre ao alunos e a professora para discutir os resultados; * Apresentar no auditório através de data show as propagandas e músicas produzidas pelos alunos. AVALIAÇÃO Através da mesa redonda, Notas individuais; Notas dos grupos.

DESENVOLVENDO A CRIATIVIDADE COM PROPAGANDAS E TECNOLOGIA.

LOGOMARCAS LOGOTIPOS SLOGANS

PROJETO ALFABETIZAÇÃO EM QUADRINHOS

PROJETO: ALFABETIZAÇÃO EM QUADRINHOS PROFESSORAS: Maria Rochele Torres Serejo Laura Simone Marim COLABORADORES: Luiz Cleber Padilha (Informática) Elaine Cláudia Moraes (Biblioteca) Neide Meneguette COMPONENTE CURRICULAR: Língua Portuguesa PERÍODO: 2º Bimestre de 2008 TURMAS: 1º anos D e E (vespertino). OBJETIVO Utilizar os recursos tecnológicos disponíveis para viabilizar a apropriação da leitura e da escrita dos alunos.

METODOLOGIA Vivenciar, de maneira lúdica e divertida, momentos de leitura de histórias em quadrinhos, com a ajuda das professoras e atividades relacionadas ao tema e personagens dos mesmos, por meio de : *Manuseio de gibis (volumes repetidos e outros diversos), *Visualização da história através do episcópio, *Visita ao site da Turma da Mônica, *Pesquisa sobre as características de alguns personagens da Turma da Mônica, *Atividades na Sala de Informática relacionadas às histórias. RECURSOS Histórias em quadrinhos, softwares, internet, filmes, textos, cartazes, projetor multimídia, televisão e DVD, aparelho de som e CD.

ATIVIDADES

PROJETO PRODUÇÃO DE TEXTOS COLABORATIVOS

PROJETO : PRODUÇÃO DE TEXTOS COLABORATIVOS PROFESSOR: Sandro Pessoa COLABORADOR: Luiz Cleber Padilha (Informática) COMPONENTE CURRICULAR: Língua Portuguesa PERÍODO: 1º Semestre de 2008 TURMAS: 8º C, D e E 9º B (vespertino). OBJETIVO Produção de textos narrativos e dissertativos, e formatação dos mesmos utilizando o aplicativo Word.

Após a elaboração do texto, os alunos realizam a formatação do mesmo. METODOLOGIA A partir de um tema proposto pelo professor, e através de um “brainstorming” os alunos elaboram um texto. As idéias são lançadas, digitadas e projetadas no data-show onde são analisadas e aprimoradas para produção de um texto único. Após a elaboração do texto, os alunos realizam a formatação do mesmo. RECURSOS Projetor multimídia, Aplicativo Word TEXTO COLABORATIVO VOLTAR AOS PROJETOS

PROJETO RÁDIO DANDA PROFESSOR: Luiz Cleber Padilha (Matemática) COLABORADORA: Leila Tatiana Garcia (informática) COMPONENTE CURRICULAR: Todos PERÍODO: 1º Semestre de 2008 TURMAS: 8º A e B 9º A (matutino). OBJETIVO Ser um meio de comunicação interna, transmitindo informações relacionadas aos diversos conteúdos e projetos desenvolvidos na Escola. Incentivar a produção escrita e oral dos alunos.

ROTEIROS DE PROGRAMAS PRODUZIDOS PELOS ALUNOS