TCC e Formação Profissional

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Transcrição da apresentação:

TCC e Formação Profissional

Ciclo de aprendizagem O conhecimento é algo que se constrói e o aluno, ao levantar situações problemáticas nas organizações, propor sistemas, avaliar planos ou programas, bem como testar modelos e instrumentos, está também ajudando a construir conhecimento. E pode aplicar a pesquisa para melhorar as práticas organizacionais.

Resolução de problemas Experiência concreta Testes das implicações dos conceitos em novas situações Observação e reflexão Formação de conceitos abstratos e generalizações Aprendizagem Acadêmica

Escolha do tema Pesquisa com graduados sobre o que fariam de diferente quanto à escolha do tema: Definiriam o tema mais cedo Desenvolveriam o tema na área de que mais gostam Procurariam um professor da área para definir o tema Escolheriam primeiro a empresa, depois o tema

Escolha do tema É bom que a escolha do tema parta fundamentalmente do interesse do aluno, uma vez que, ao tomar uma decisão, ele deve estar preparado para conviver com aquele tema por vários meses. Não é incomum encontrar alunos que estão no final do curso e não tem uma ideia clara do que é possível desenvolver no tcc. Observa-se que aqueles alunos que possuem experiência de trabalho tem mais facilidade para escolher

Escolha do tema É possível que a indecisão se deva à época de realização do TCC, que coincide com o final do curso. Caracteriza-se como uma época de avaliação e reflexão por parte do aluno a respeito de seu curso. Neste momento ele percebe o quanto aproveitou (ou não) seu curso. Entretanto, a decisão não depende apenas do interesse do aluno, mas de uma conjugação entre o interesse da empresa, a competência e o interesse do aluno e do orientador, conforme figura a seguir.

Fatores envolvidos na escolha do tema ALUNO Interesse Conhecimento Habilidades Esforço PROFESSOR EMPRESA Orientação Interesse Conhecimento Relacionamentos com o meio organizacional Acesso e supervisão

Critérios para a escolha do tema Seja relevante para a área de Administração – com alguma ligação com pelo menos duas entre as disciplinas do curso. Seja viável, considerando o acesso às fontes de informações ou dados. Considere o limite de tempo para a execução do tcc – 4 meses. Considere outros recursos, como custo, disponibilidade de bibliografia e de orientação. Seja de interesse da organização-alvo, já que não apenas o acesso, mas também a qualidade dos dados e informações dependem da relevância da pesquisa para os entrevistados. Seja de interesse do orientador.

Processo de orientação Segundo os professores, é necessário que o aluno tenha ideias claras do que pretende fazer. O professor deve conhecer a área e ter interesse no tema, mas é preciso haver certa empatia entre professor e aluno. A orientação é muito mais efetiva quando há cooperação entre as partes, em vez de cobrança por parte do orientador. Falta de conhecimento ou desinteresse do aluno no tema, pouco tempo dedicado ao projeto e, em consequência, apresentação de um projeto mal-elaborado, bem como a pressa em terminar o trabalho apenas para cumprir um requisito, são fatores negativos que levam à elaboração de um trabalho malfeito e ao desinteresse do orientador.

Processo de orientação Cabe ao orientador prover meios, ou seja, facilitar contatos, indicar bibliografia, sugerir métodos e técnicas e incentivar o trabalho do aluno. O TCC é uma espécie de treinamento para consolidar a transição entre o status de estudante e o status de profissional. O aluno deve mostrar iniciativa e independência. Não há uma única maneira de desenvolver um projeto, o orientador trabalha em cima do que o aluno apresenta, respeitando sua escolha, mas redirecionando alguns caminhos quando julgar necessário. A qualidade do trabalho final é muito mais responsabilidade do aluno do que do orientador.

Dificuldade para realização do TCC Questões de orientação Acesso à coleta de dados Deficiências de bibliografia Deficiências metodológicas O que fariam diferente: Distribuição dos prazos Busca de bibliografia estrangeira Trabalhar melhor o projeto Terminar o trabalho mais cedo para poder revisar

Sugestões de temas para pesquisa ROESCH, Sylvia Maria Azevedo. Projetos de estágio e de pesquisa em administração: guia para estágios, trabalhos de conclusão, dissertações e estudos de caso. 3 ed. São Paulo: Atlas, 2013. Capítulo 2: Sugestões de temas para estágios e pesquisas.

Tipos de projeto Pesquisa aplicada Avaliação de resultados Gerar soluções potenciais para os problemas humanos Avaliação de resultados Julgar a efetividade de um plano ou programa Avaliação formativa Melhorar um programa ou plano; acompanhar sua implementação Proposição de planos Apresentar soluções para problemas já diagnosticados. Pode ou não incluir a implementação do plano Pesquisa-diagnóstico Explorar o ambiente organizacional e de mercado; levantar e definir problemas

Definição de problema

Problema de pesquisa A primeira coisa a fazer é definir o quanto se sabe a respeito do tópico. Pode ser que o aluno saiba bastante da sua própria experiência, ou da observação do fenômeno na prática, ou ainda, da leitura de jornais e revistas. Pode ter uma opinião sobre o assunto. Isso não é suficiente para um trabalho científico, este tipo de opinião não é tão importante como seria se estivesse escrevendo uma crônica jornalística. O conhecimento é cumulativo em ciência. O aluno terá de considera o que já se conhece sobre o tópico e demonstrar o quanto pesquisou.

Classificação de Problema Existência de um fenômeno: Executivos estressados apresentam baixo desempenho quando trabalham em equipe? Descrição e classificação de um fenômeno: Quais as características do baixo desempenho em trabalhos em equipe apresentados por executivos estressados? Composição de um fenômeno: Quais são os componentes cognitivos e emocionais presentes no estresse do executivo? Aspectos relacionais de um fenômeno: Existe relação entre aspectos da cultura organizacional da empresa e o estresse do executivo?

Classificação de Problema Descrições e comparações entre os elementos de um fenômeno: Existe diferença entre a depressão e o estresse no executivo? Causalidade de um fenômeno: A alta rotatividade das empresas pode causar estresse nos executivos? Causalidade-comparatividade de um fenômeno: A alta rotatividade das empresas causa maior estresse em executivos do sexo masculino ou feminino? Causalidade-comparatividade interacionista de um fenômeno: Em quais setores da empresa a alta rotatividade causa maior estresse em executivos do sexo masculino e feminino?

Objetivo

Determinação de objetivos O objetivo responde ao problema de pesquisa. É dividido em objetivo geral e objetivos específicos. O objetivo geral define o propósito do trabalho. Os objetivos específicos operacionalizam – especificam o modo como se pretende atingir um objetivo geral.

Exemplos de objetivo geral Implantar um sistema de telemarketing na empresa X. Avaliar o sistema de distribuição de lucros em empresas do setor manufatureiro. Apresentar sugestões para a reestruturação da fábrica X. Avaliar o processo de implantação do Kanban no setor X. Elaborar e implementar o setor de serviço ao cliente no banco X.

Exemplos de objetivos específicos Objetivo Geral: Promover a área de RH na organização Objetivos Específicos: Pesquisar a imagem da área junto aos empregados Analisar entrevistas de saída Pesquisar a imagem da área conforme percebida pelas gerências das outras áreas e Diretoria Divulgar os resultados da avaliação nos murais da empresa, ou via relatórios Promover marketing interno das ações de RH

Exemplos de objetivos específicos Objetivo Geral: Elaborar um plano de cargos e salários Objetivos Específicos Planejar os cargos da empresa Descrever os cargos Especificar os requisitos do ocupante Avaliar e classificar os cargos Pesquisar o mercado Definir a estrutura salarial

Exemplos de objetivos específicos Objetivo Geral: Redefinir a estrutura de distribuição da empresa na região Objetivos Específicos Classificar os clientes da empresa de acordo com seu volume de compras mensais Levantar dados e índices relevantes à divisão da região em território de vendas Elaborar um novo zoneamento das regiões de vendas Calcular o número ótimo de vendedores/representantes para cada zona

Exemplos de objetivos específicos Objetivo Geral: Avaliar o processo de recrutamento e seleção de pessoal da empresa X, tendo em vista a filosofia de Gestão da Qualidade (QT) e propor melhorias Objetivos Específicos Descrever a filosofia de QT da empresa Definir o perfil do funcionário de acordo com a filosofia de QT Acompanhar e relatar as etapas de recrutamento e seleção Participar da elaboração do programa de integração dos novos funcionários da empresa Acompanhar o desempenho dos novos funcionários da empresa durante o período de experiência Propor melhorias no processo de recrutamento e seleção de pessoal

Exemplos de objetivos específicos Objetivo Geral: Avaliar o programa de implantação de TQC no departamento Y Objetivos Específicos Descrever a situação da empresa antes do início da implantação do programa de TQC Analisar o modelo utilizado na implantação do programa Descrever o processo de implantação do programa, suas etapas e sequência Verificar os resultados que vem sendo alcançados com a implantação do TQC até o momento Propor melhorias e sugestões ao processo de implantação