Troca de saberes entre a escola e a comunidade: uma análise da Escola Estadual Professor Itan Pereira em Campina Grande-PB Autores: Noemia Dayana de Oliveira,

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Letramento: do conceito
Advertisements

A PESQUISA NA EDUCAÇÃO: DESAFIOS À FORMAÇÃO E TRABALHO DOCENTE
A LITERATURA COMO RECURSO PROPICIADOR DE SITUAÇÕES DE LETRAMENTO EM CLASSES MULTISSERIADAS NUMA ESCOLA DO CAMPO. Raimunda S. M. Oliveira.
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO DE AGRONOMIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO AGRÍCOLA PROJETO DE PESQUISA EDUCAÇÃO DE JOVENS.
Educação e Práticas Pedagógicas
EQUIPE HISTÓRIA SEED/PR
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
Projeto político pedagógico uma importante ferramenta educacional
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ORIENTAÇÃO PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS
Antonia Silva Lima Azevedo
DISCUTINDO UMA CONCPÇÃO EMANCIPADORA DE AVALIAÇÃO
DISTANCIAMENTOS E APROXIMAÇÕES ENTRE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
ATIVIDADES DE MATEMÁTICA FINANCEIRA
Componentes do grupo: Adilaine Brito Pereira Ana Claudia Delminio
ESCOLA MUNICIPAL LÍDIA ANGÉLICA
PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA TÍTULO DO ARTIGO O PAPEL DA FAMÍLIA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DO EDUCANDO Autor: Edinalva Silva Aguiar.
PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Alisson Felinto Trajano, Edinete Rodrigues de Sousa, Leonardo Augusto Silva Leite, Maria Jucineide Araújo, Osmael Márcio de Sena Oliveira, Tatianne Ellen.
O Ensino de História nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental nas Redes de Ensino Público do Município de Tubarão – SC. Ciências Humanas Luiz Alberto.
FORMAÇÃO TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO EM ENFERMAGEM PARA PESSOAS DE COMUNIDADE COM VULNERABILIDADE SOCIAL: Relato de experiência AUTORAS: Lorena Macedo Oliveira,
PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
AUTORA: Gilvana Nunes Silva Tavares Orientadora: Margareth Leber de Macedo PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA JULHO GESTÃO DEMOCRÀTICA.
Projeto Institucional das escolas Salesianas
ESCOLA M. PROF. DARIO P. DE CASTRO VELLOZO 19/07/2014
LUCIANA PEREIRA DA SILVA NELSDY CUNHA TEIXEIRA LAZZARINI UBATUBA 2007
AUTORA: Adelice Ferreira Silva Orientadora: Margareth L. de Macedo PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA Porto Nacional – TO. Julho/2010.
MARCELE MARTINS PROVINCIATTI TEREZINHA H. SCHIGAKI TESSARIM
Encontro Estadual de Formação
LOCAL DA INTERVENÇÃO: ESCOLA ESTADUAL JOÃO GUILHERME LEITE KUNZE
Orientador (a): Eronides Câmara de Araújo (UFCG)
MARIA DO SOCORRO VEIGA DA SILVA ODALÉIA DO SOCORRO FERREIRA VIANA
A natureza da relação que os alunos estabelecem com os conhecimentos matemáticos escolares: Um estudo com os alunos da rede estadual de ensino. Ciências.
AUTOR: ELIANE FÁTIMA SOARES DE JESUS PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA JUNHO/2010.
AUTORAS: Márcia Araújo Vaz e Maria do Socorro Félix Bezerra.
DOCENTES: ELISABETH FIGUEIRO DUARTE BRAGA LIDIANE ANDRADE SOUSA TÍTULO: CONTEXTO FAMILIAR x.
PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
AUTOR: Silnei Rodrigues Marinho Orientadora: Margareth Leber de Macedo PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA JULHO/2010.
RESULTADOS E DISCUSSÃO OBJETIVOS
PARTICIPAÇÃO DA FAMILIA E COMUNIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR.
TÍTULO TÍTULO DO TRABALHO NOME(ES) DO(S) AUTOR(ES) NOME DO ORIENTADOR
GESTÃO ESCOLAR E TRABALHO DOCENTE
TÍTULO DO TRABALHO Nome do Aluno 1 Nome do Aluno 2 Nome do Aluno 3 Nome do Aluno 4 Nome do Aluno 5 INTRODUÇÃO Neste trabalho, iniciado em meio às atividades.
Subprojeto: Geografia
AUTORAS: Maria das Mercez Sousa Ribeiro e Valéria Bento Noleto
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL ESTRATÉGIAS DE ENSINO MEDIADO PELAS WEBTECNOLOGIAS DO PROFESSOR DE LÍNGUA INGLESA ORIENTANDO: JULIANA CEOBANIUC.
DIÁLOGO ENTRE A LITERATURA E O ENSINO DE GEOGRAFIA NA ARTICULAÇÃO ENTRE AS DIVERSAS ESCALAS GEOGRÁFICAS Daniela Santana de Oliveira¹ Josandra Araújo Barreto.
Crenças de Pais de Alunos Sobre o Ensino Línguas Estrangeiras
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
APRENDIZAGEM MEDIADA PELA TECNOLOGIA
Autoras: Elionice Lima C. Castro Raimunda Nonato C. Batista Orientadora: Terezinha Aquino PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA Julho, 2010.
TÍTULO Substitua pelo título do seu trabalho Autor, autor, autor, autor, autor, autor Substitua o texto pelo nome dos autores INTRODUÇÃO O tema empreendedorismo.
Maria Elizabete Rambo Kochhann Drª. Lizete Maria Orquiza de Carvalho Orientadora UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA – UNESP FEIS – FACULDADE DE ENGENHARIA.
POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA.
A Importância dos Jogos e Brincadeiras na Educação Infantil
3ª Conferência FORGES – UFPE/Recife – Dezembro/2013 Kaline SILVA & Kátia RAMOS 3ª Conferência FORGES Formação para a Docência na Educação Superior: um.
Primeiro A. Autor1 , Segundo B. Autor2
PROJETO DE EDUCAÇÃO POPULAR E ATENÇÃO À SAÚDE DO TRABALHADOR NA ATENÇÃO PRIMÁRIA: A EXTENSÃO REORIENTANDO O CUIDADO Dailton Alencar Lucas de Lacerda (UFPB);
REFERÊNCIAS. É o conjunto de obras utilizadas pelo autor na feitura do trabalho, a qual deverá ser disposta ao final do trabalho, em consonância à NBR.
Atividade complementar 02 Apresentação 02 Planejamento Pedagógico.
Universidade do Estado da Bahia Departamento de Ciências Humanas Componente Curricular: Educação Ambiental Docente: Valdemiro Lopes.
INTRODUÇÃO Neste texto apresentamos alguns resultados das atividades realizadas desde abril de 2014, como bolsista Probex/Uergs. Essas atividades estão.
A CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E AS PRÁTICAS CORPORAIS VIVENCIADA PELOS JOVENS DO ENSINO MÉDIO DO INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS - CÂMPUS LUZIÂNIA. Jordhanna.
PIBID-TEATRO/UFRN: PROBLEMATIZANDO O PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO DO ENSINO DE TEATRO Introdução: O ensino de qualquer que seja a disciplina deve estar relacionado.
Título do Trabalho de Conclusão de Curso Nome do Cursista Nome do Orientador Nome do Orientador Polo do Cursista 1. INTRODUÇÃO Para saber o impacto do.
MARILUCIA FERREIRA. COMUNICAÇÃO: DIÁLOGO ESCOLA E FAMÍLIA OBJETIVO: REFLETIR SOBRE AS AÇÕES DOS RESPONSÁVEIS PELAS CRIANÇAS PARA CAMINHAREM COM OS OBJETIVOS.
PROJETO DE ESTÁGIO CAPA: Identificar o nome do (a) aluno (a), tema delimitado, instituição de origem, local e data em que o estágio está sendo realizado.
FORMAÇÃO DE PROFESSORES E INCLUSÃO SOCIODIGITAL NA CIBERCULTURA Autor: Hebert Gomes de Oliveira Orientador: Vinicius Silva Santos UNIVERSIDADE DO ESTADO.
Prof. Ms. Luiz Fernando Costa.  O conhecimento do contexto histórico geral e específico da área de atuação profissional se mostra importante para uma.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Transcrição da apresentação:

Troca de saberes entre a escola e a comunidade: uma análise da Escola Estadual Professor Itan Pereira em Campina Grande-PB Autores: Noemia Dayana de Oliveira, Rodolfo da Silva Martins, Danielly Silva Gomes, Antônio Augusto S. Gouveia, Silêde Leila O. Cavalcanti e Ângela L. Sousa Quitans. Campina Grande-PB, 29 de dezembro de 2014

A educação tem se valido de inúmeros artifícios para a construção sólida da interação entre a escola e a família, processo que procura intervir positivamente no processo ensino- aprendizagem. Introdução

Essa relação visa a inserção dos pais e/ou responsáveis no âmbito escolar, onde acontece a formação educacional ampla que envolva várias dimensões do sociocultural. Introdução

Apresentar e problematizar o diálogo histórico estabelecido entre a instituição escolar e a família, interrogando como se dá essa relação no âmbito da Escola Estadual Professor Itan Pereira, situada na cidade de Campina Grande-PB. Objetivos

A investigação foi instrumentalizada a partir de questionários quantitativos direcionados aos sujeitos envolvidos no processo educacional; Fundamentamos a pesquisa nos estudos feitos por Marli Eliza Dalmazo (1995) e Marcus Vinícius da Cunha (2000). Metodologia

Discussões

Discussões

Discussões

Discussões

Professores/funcionários Discussões

Professores/funcionários Discussões

Os dados coletados nos apontam para uma incipiente abertura por parte da escola, bem como uma tímida comunicação e participação da comunidade com a Escola Estadual Professor Itan Pereira. Conclusão

ANDRÉ, Marli Eliza Afonso de. Etnografia da prática escolar ANDRÉ, Marli Eliza Afonso de. Etnografia da prática escolar. Campinas, SP: Papirus, 1995.  CUNHA, Marcus Vinícius da. A escola contra a família. In: LOPES, Eliana Marta Teixeira; FARIA FILHO, Luciano Mendes; VEIGA, Cynthia Greive. 500 anos de educação no Brasil. 2ª ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2000. p. 444-468. Referências