LOGÍSTICA Prof. Vagner Olegário PLT pág 140 à 162.

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LOGÍSTICA Prof. Vagner Olegário PLT pág 140 à 162

CRONOGRAMA DE AULAS 1 Apresentação do professor e da disciplina. Apresentação do Plano de Ensino 2 Logística, cadeia de suprimentos e estratégia competitiva 3 Logística, cadeia de suprimentos e estratégia competitiva 4 Logística e valor para o cliente 5 Logística e valor para o cliente 6 Criando a cadeia de suprimentos responsiva 7 Criando a cadeia de suprimentos responsiva 8 Gerenciamento estratégico do lead time 9 Gerenciamento estratégico do lead time 10 A cadeia de suprimentos sincronizada 11 A cadeia de suprimentos sincronizada 12 Gerenciando o canal global 13 Gerenciando o canal global 14 Superando os obstáculos à integração na cadeia de suprimentos 15 Superando os obstáculos à integração na cadeia de suprimentos 16 Entrando na era da competição de redes 17 Entrando na era da competição de redes 18 Prova Escrita Oficial 19 Revisão de conteúdo para Prova Substitutiva 20 Prova Substitutiva

A META

Qual o foco do gerenciamento da cadeia de suprimentos e como se baseia uma rede de suprimentos? Do que se trata a vantagem competitiva? Explique vantagem de custo e vantagem de valor. Sabendo-se que o gerenciamento logístico se preocupa fundamentalmente com a otimização dos fluxos dentro da organização, assinale a alternativa correta que contenha a missão do gerenciamento logístico:: a) A missão do gerenciamento logístico é a integração entre a empresa, os fornecedores e os clientes. b) A missão do gerenciamento logístico é planejar e coordenar todas as atividades necessárias para atingir os níveis desejados de qualidade e de serviços prestados, ao menor custo possível. c) A missão do gerenciamento logístico é o vínculo entre o mercado e a base de suprimentos, passando do gerenciamento da matéria prima até a entrega do produto final. d) A missão do gerenciamento logístico é focar na cooperação, na confiança e no reconhecimento de que, se devidamente gerenciado, o todo pode ser maior que a soma de suas partes. e) A missão do gerenciamento logístico é a gestão das relações a montante e a jusante com fornecedores e clientes, para entregar mais valor ao cliente.

A empresas alimentícias e seus fornecedores são grandes empresas petroquímicas. O produto da Camurati S/A é altamente padronizado, a concorrência é intensa e a competição se dá unicamente por preço. Qual das seguintes alternativas descreve a situação competitiva para a Camurati S/A? a) A rivalidade entre as empresas do setor é baixa, e, por isso, a situação da Empresa no longo prazo é estável. b) Existe uma elevada diferenciação dos produtos da Empresa, e, devido a isso, apresenta uma vantagem competitiva perante os concorrentes. c) Existe uma elevada homogeneidade entre as empresas do setor, e, por isso, necessita ser operacionalmente eficiente ou ter economias de escala. d) Possui um grande poder de barganha perante seus fornecedores, e, em consequência, consegue comprar a mercadoria a custos inferiores aos dos seus concorrentes. e) Tem grande poder de barganha com seus clientes, Camurati S/A. é uma empresa de médio porte que produz rolos de filmes plásticos que serão utilizados como embalagens. Seus clientes são grandes e, por isso, consegue vender a mercadoria a preços superiores aos de seus concorrentes.

Sabendo-se que no passado as regras básicas para ter sucesso no mercado eram marcas fortes apoiadas por grandes orçamentos para publicidade e vendas agressivas, e que atualmente as empresas devem reconhecer que é por meio de suas capacidades e competências que elas competem, como é que as empresas criam mais valor para clientes e consumidores? a) Criando sistemas de fornecimento mais rápidos. b) Criando suprimentos adequados e constantes. c) Gerenciando estratégias logísticas adequadas. d) Globalizando os setores da cadeia de suprimentos. e) Gerenciando seus processos internos melhor que a concorrência.

As variáveis diretamente envolvidas no desempenho da função de distribuição física, como a confiabilidade do produto e entrega, como exemplo: ciclo do pedido, disponibilidade de estoque, taxa de atendimento e informações do pedido, se referem a: a) Qualidade dos serviços. b) Elementos da pré-transação. c) Elementos da transação. d) Elementos da pós-transação. e) Estão corretas alternativas “b”, “c” e “d”.

ATÉ A PRÓXIMA AULA... Cap. 5 (cadeia de suprimentos sincronizada)