Como o SIVAM poderá contribuir para a solução de problemas sociais da Amazônia? O SIVAM disponibilizará informações confiáveis, que serão repassadas aos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Rede Brasileira de Informação de Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral Propostas e parcerias Renata Monteiro Rodrigues Outubro/2012 IX Seminário Nacional.
Advertisements

OS DESAFIOS DA ABSORÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE NOVAS TECNOLOGIAS
PAPEL SOCIAL DO BIBLIOTECÁRIO NA EDUCAÇÃO MÉDICA Francisco das Chagas de Souza Papel social: identidade ocupacional Trabalho: ocupação / profissão.
Sistema de Informação Gerencial
Profa. Adriana Diaféria
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
PLANO DE GESTÃO.
Cidadania e governança global – ONGs e outras formas de ação.
POR QUE PLANEJAR!.
Controle de Recursos Públicos
ATUAÇÃO DOS AGENTES DE CONTROLE SOCIAL.
PROTEÇÃO AO CONHECIMENTO SENSÍVEL
Cadeia de Valor Fatores Críticos de Sucesso
APRESENTAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
DO TRABALHO DO GESTOR ESCOLAR
O Sistema Único de Saúde (SUS) foi criado pela Constituição Federal de 1988 para que toda a população brasileira tenha acesso ao atendimento público de.
AVALIAÇÃO DA GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS NO GOVERNO RELATÓRIO DA OCDE
Gestão de Ergonomia e Qualidade de Vida
São Paulo, 27 de Setembro de 2013 Agenda de Políticas para Inovação.
Escola Superior de Guerra
Objetivos do Trabalho Mapa Estratégico - Senado Federal
Custeio ABC - Custeio baseado em atividades
Política Nacional de Saúde do Idoso
Prof. Dr. Alexandre H. de Quadros
Aula 02: Processo de elaboração de políticas públicas
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
Sistema de Remuneração Cargos & Salários Benefícios
GESTÃO DE QUALIDADE Gestão Financeira, Auditoria e Controladoria.
LICENCIAMENTO AMBIENTAL
PLANO DE DESENVOLVIMENTO DOS INTEGRANTES DA CARREIRA
SISTEMA DE GARANTIA DE DIREITOS – SGD: uma breve revisão
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
A FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: CURRÍCULO DE ENFERMAGEM
Sumário Projeto ptrs.
Sugestões Câmara Técnica de Saneamento
Fundamentos de economia
CURSO GESTÃO ESTRATÉGICA DA PRODUÇÃO SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E TECNOLOGIA RAFAEL F P BRIARD TRABALHO 5.
1 SOCIEDADE VIVER VIABILIZANDO PROJETOS DE VIDA CNPJ /
1/34 Engenharia de Software e Sistemas Alexandre Vasconcelos
Planejamento Estratégico
POLÍTICAS PÚBLICAS LES 129- Sociologia e Extensão
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS I
1/37 Engenharia de Software e Sistemas Alexandre Monteiro.
Instrutor: Objetivos do Workshop:.
BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 MEC/SEMTEC/PROEP GERÊNCIA TÉCNICO-PEDAGÓGICA BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO ESTADUAL DA EDUCAÇÃO.
Apresentação Diagnóstico Social
PROJETO CALHA NORTE youtube. com/watch
Dimensionamento de pessoal de enfermagem
Sistema Econômico / Organização Econômica
EBEP – 2011 Introdução - GSI “SGI” Gestão de Sistemas Integrados
Estratégia de Saúde da Família
Atuação dos agentes de Controle Social
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE Rio de Janeiro 2008
Processo de construção com a participação da Comunidade CPII PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 2015 COLÉGIO PEDRO II.
Mapeamento de Processos
O que vem por aí... O Projeto SIVAM vai implantar uma rede de 25 radares que garantirão a segurança do tráfego aéreo em toda a Região Amazônica. Estes.
Questões introdutórias
Sistema Informatizado para Apoio a Plano de Ação de Emergência
Gestão dos Serviços, Programas e Projetos – Eixo 4 – Valéria Reis Ribeiro Representante da Legião da Boa Vontade – LBV Conselheira Nacional de Assistência.
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS Regulação, Controle, Avaliação Secretaria Estadual.
Rede de relacionamentos voltada à melhoria da administração pública, defesa da probidade administrativa, proteção do patrimônio público e maximização.
Universidade Federal do Oeste do Pará Instituto de Ciências da Sociedade Programa de Ciências Econômicas e Desenvolvimento Regional Curso de Bacharelado.
twitter.com/funasa José Antonio da Motta Ribeiro CGESA/DENSP/Funasa Poços de Caldas, 27 de Maio de 2015.
Coordenadoria de Gestão de Ouvidoria - COUVI CONTROLE SOCIAL O que é? Participação da sociedade no planejamento, acompanhamento e controle das políticas.
Consultoria, Auditoria & Treinamento. A Evolution Quality foi fundada em 2009, focando a prestação de serviços de consultoria e treinamento nas áreas.
twitter.com/funasa.
Empresa Brasileira de Planejamento em Saneamento - EBPS Proposta de criação da Empresa Brasileira de Planejamento em Saneamento - EBPS FRENTE NACIONAL.
A AGENDA 21 Profª MS. Milena Beatrice Lykouropoulos.
CMMI Capability Maturity Model Integration
Transcrição da apresentação:

Como o SIVAM poderá contribuir para a solução de problemas sociais da Amazônia? O SIVAM disponibilizará informações confiáveis, que serão repassadas aos órgãos com atribuições específicas, à comunidade científica e às organizações não governamentais preocupadas com o desenvolvimento sustentável da região, buscando encontrar soluções em suas áreas de atuação. Isso feito, evitará a duplicação de esforços e recursos, através de programas próprios, executados de forma integrada entre si e adequados às condições regionais, cujo conhecimento será ampliado através do Sistema. A sinergia das informações criará condições essenciais para uma nova concepção de administração, revertendo em benefícios sociais, hoje difíceis de serem dimensionados. O conhecimento sobre a região permitirá aos governantes o estabelecimento de políticas adequadas à integração da Amazônia ao restante do país nos segmentos econômico, político e social.

O SIVAM irá entregar a Amazônia aos americanos? Está estabelecido em contrato que o Governo deterá a propriedade intelectual e industrial, os direitos autorais e patrimoniais dos software, bem como o resultado de quaisquer desenvolvimentos, incluindo os serviços técnicos de engenharia, obras materiais e imateriais, de caráter tecnológico, ficando, por conseguinte, garantido ao Brasil, a sua atualização, modificação e a autorização para sua utilização. O tratamento integrado dos dados colhidos pelos sensores instalados na região Amazônica será feito por técnicos brasileiros, sendo, portanto, propriedade única do governo brasileiro. O desenvolvimento a ser conduzido pela Raytheon deverá ter a participação efetiva do pessoal do Governo ou a quem ele designar, de modo a capacitar esse pessoal ao domínio tecnológico do Sistema, abrangendo todas as fases de desenvolvimento dos software ou de bens materiais e seus processos. Além disso, o conhecimento adquirido a partir desses dados, através de inúmeras aplicações dadas aos mesmos, em cada um dos órgãos com atuação na Amazônia, será da competência exclusiva desses órgãos, ou seja, dos brasileiros.

O SIVAM é um projeto militar? O SIVAM foi concebido utilizando os conceitos voltados para uma atuação governamental integrada. Quando a (extinta) Secretaria de Assuntos Estratégicos propôs as primeiras conceituações sobre o SIVAM, tinha conhecimento da atuação ineficaz das instituições públicas na região, das dificuldades de obtenção de dados confiáveis sobre a Amazônia para permitir planejamento de médio e longo prazos e da inexistência de um sistema continuado que propiciasse o controle, a fiscalização, a monitoração e a vigilância. Os Comandos Militares são usuários do sistema, da mesma forma que os demais Ministérios da estrutura governamental, entre os quais os Ministérios da Justiça, Saúde, Transporte, Ciência e Tecnologia e Meio Ambiente. O Comando da Aeronáutica atua como gerenciador da implantação do SIVAM, e fundamenta-se em sua experiência na implantação de sistemas multidisciplinares e de grande complexidade como os centros integrados de defesa aérea. É bom frisar que o uso de determinadas informações para fins de defesa não caracteriza o sistema que as produziu como um sistema militar.

O Governo terá como agir com as informações geradas pelo SIVAM? Não ter como agir não é motivo nem justificativa para permanecer desconhecendo a realidade. Não se pode ignorar a ocorrência de ilícitos e irregularidades nem desprezar a necessidade de planejamento e ações integradas que promovam o desenvolvimento sustentável da região. As informações que o SIVAM vai gerar serão apresentadas de forma integrada e prontas para serem trabalhadas e aplicadas em cada um dos órgãos do Governo, e será algo sem paralelo no país. As constatações decorrentes da análise dessas informações irão necessitar, sem dúvida, ações individuais ou conjuntas dos órgãos com atuação na Amazônia. É importante frisar que alguns desses órgãos já estão se adequando às necessidades e possuem programas de reorganização e reaparelhamento para estar em condições de tirar o máximo proveito do SIVAM.

O Brasil poderia desenvolver aqui os equipamentos que serão fornecidos pela Raytheon? O Sivam irá empregar equipamentos com a tecnologia mais recente e adequada para aplicação na região Amazônica. Entretanto, o Brasil não produz esses equipamentos, não tem tecnologia e nem terá, em um horizonte de médio prazo, para atender todas as necessidades do Sivam. Pela complexidade da tecnologia envolvida e pelos altos custos associados ao projeto, bem como a demanda restrita de mercado, somente os países que garantem elevada escala de produção para fins de defesa têm condições de assegurar encomendas economicamente viáveis para esses ramos de atividades. A despeito disso, e buscando proporcionar ao País uma absorção importante de conhecimento, o governo garantiu às empresas brasileiras a participação no fornecimento de equipamentos e serviços, representando um conteúdo tecnológico bastante significativo.