“PAE: monitoria ou estágio supervisionado em docência?”

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
RECONHECIMENTO DE SABERES E COMPETÊNCIAS RSC
Advertisements

Capacitação de Coordenadores de Cursos de Graduação
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
24. Caberá ao professor lotado na Sala de Tecnologias:
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
Monitoria 2009 Informações Gerais.
Monitoria 2011 Informações Gerais.
Monitoria 2013 Informações Gerais.
Comissão de Reforma Curricular do Curso de Graduação em Ciências Biológicas da UFSC Novembro, 2004 Versão 3.
Programa Especial de Formação Pedagógica de
DIRETORIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Curso Técnico em Meio Ambiente
Regulamentação dos Cursos de Graduação em Saúde Coletiva
FACULDADE DE EDUCAÇÃO Curso de Graduação - Licenciatura em Pedagogia,
Recursos humanos e materiais
PNLD 2014 – Ensino Fundamental II
Vitor Luiz Sordi Pró-reitoria de Graduação
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II
RECONHECIMENTO DE SABERES E COMPETÊNCIAS RSC Reunião do GT Carreira Docentes 30/01/2013 Instituições Participantes Governo: MEC (SETEC e SESu) e MP (SRT.
Atribuições do Professor coordenador de apoio à gestão pedagógica
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Portfólio de Estágio Supervisionado
Prof.Dr. Ronaldo José Nascimento
Benevid Félix da Silva Professor Supervisor do Estágio Supervisionado I André Luiz Borges Milhomem Professor Supervisor do Estágio Supervisionado II Waghma.
JORNADA PEDAGÓGICA ATIVIDADE EDUCACIONAL COM O TEMA: COPA DO MUNDO
Universidade Federal do Amapá
Prof. Carlos Ruberto Fragoso Jr.
Disciplina: Estágio Supervisionado I
AVALIAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID UNIUBE “A multiculturalidade nos diferentes tempos e espaços de aprendizagens”
Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa
Atividades Complementares Coordenação de Administração
PROGRAMA DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS AGRÁRIAS ESALQ- USP
III ENCONTRO DE COORDENADORES INSTITUCIONAIS DO PIBID TEMA “GESTÃO DO PROGRAMA, ADMINISTRAÇÃO DAS BOLSAS E RELAÇÃO INSTITUCIONAL”. Maio/2013- Brasília,
ESTÁGIO SUPERVISIONADO
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Campus “Luiz de Queiroz” - PUEA
Comissão Própria de Avaliação - CPA Socialização de Resultados Período Letivo
ESTÁGIO SUPERVISIONADO 1
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
Estágio Curricular Supervisionado II 26 de agosto a 30 de novembro
Universidade de São Paulo - Campus “Luiz de Queiroz” Plano Diretor Socioambiental Participativo do Campus LQ GT Educação e Percepção Ambiental Programa.
O Programa PIBID na UFRN
Pesquisa para Avaliação de Disciplina
Estágio Supervisionado em História I Departamento de História
Curso: Licenciatura em Matemática na modalidade à distância Centro de Ciências Físicas e Matemáticas Departamento de Matemática Coordenação acadêmica:
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO.  Estágio obrigatório  Estágio não obrigatório (art. 2º da Lei /2008).
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica A Identidade do Professor e as Diretrizes para Organização da Matriz.
ESTÁGIOS.
Metodologia de Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
Orientações sobre o Estágio II
Orientações sobre o Estágio IV
Prática como Componente Curricular
Prática como Componente Curricular
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO 2º semestre de 2014 Matricula Obrigatória 02 e 03 de junho de 2014 Local: Seção Técnica de Graduação Obs: Realizar a.
DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
ROTEIRO DE OBSERVAÇÃO Alunas: Aline Gonzaga e Elane
Universidade Federal de Itajubá
DIRETORIA DE PROGRAMAS E PROJETOS – DPP. Diretoria de Programas e Projetos Conselho Universitário – 11 e 12/12/2014 Responsável pela supervisão e acompanhamento.
CAPACITAÇÃO COORDENADORES DE CURSO 26/04/2010. Conteúdo Atribuições do Coordenador Funcionamento do Curso Articulação Acadêmica Projeto Pedagógico e Currículo.
O papel do Estagio na Formação de Professores
Profa. Cleide Bittencourt Supervisora de Estágio
CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARDO DA VINCI - UNIASSELVI
PLANO DE ESTÁGIO: qual a sua importância? Como fazê-lo?
PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL – PDI COMISSÃO PERMANENTE DE ENSINO - CPE.
10 de junho de VDPG.  Objetivo ◦ Avaliar o processo de construção e desenvolvimento do estágio em docência na ENSP, tendo como parâmetro o 1º.
Escolas Estaduais de Educação Profissional
PAE - Programa de Aperfeiçoamento de Ensino Coordenador: Prof. Sérgio Henrique Monari Soares Suplente do Coordenador: Profa. Rosana Teresinha Vaccare Braga.
Transcrição da apresentação:

“PAE: monitoria ou estágio supervisionado em docência?” Professora Beatriz Appezzato da Glória Representante do campus “Luiz de Queiroz” na Comissão Central do PAE

O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM DOCÊNCIA DO PAE É a etapa do PAE da USP (Programa da USP ligado à Pró-reitoria de Pós-graduação) que possibilita ao pós-graduando vivenciar experiências da docência no ensino superior ainda no seu processo de formação. ESALQ - Estagiários vinculados ao PAE no 2º semestre de 2013 - 140 Estão sendo atendidas 91 disciplinas dos diferentes cursos da ESALQ: Engenharia Agronômica Engenharia Florestal Ciências Biológicas Gestão Ambiental Ciências dos Alimentos Ciências Econômicas Licenciatura em Ciências Agrárias Administração Total estimado de alunos de graduação que estão sendo atendidos neste semestre: 7145

Monitoria ou treinamento em docência no ensino superior?

DIRETRIZES DO PROGRAMA PAE – discussão das alterações Proposta foi esclarecer as atribuições do aluno PAE e diferenciá-las da monitoria do Edital Programa de Estímulo ao Ensino de Graduação (PEEG) -01/2010

TEXTO ATUAL Ib. Da Etapa de Estágio Supervisionado em Docência 1. O Estágio Supervisionado em Docência caracteriza-se pela participação de estudantes de pós-graduação nas múltiplas dimensões pressupostas à docência como seguem: a) Organizativa: que diz respeito à seleção dos conteúdos curriculares e da  bibliografia de apoio, seleção e organização dos recursos didáticos e  outros materiais de apoio, etc; b) Técnica: que se refere à organização das atividades operacionais como  lista de presença e de notas e acompanhamento das atividades práticas e teóricas, etc; c) Didático-pedagógica que envolve, por exemplo, a organização e desenvolvimento das  aulas e utilização do espaço-tempo das atividades didáticas, etc; d) Das relações professor/aluno: favorecendo a organização da participação dos alunos nas aulas e atividades, estabelecimento de vocabulário adequado, e demais iniciativas que facilitem a interlocução entre o docente e os estudantes etc; e) Avaliativa: que prevê ações como a seleção dos tipos mais adequados de avaliação  e elaboração dos instrumentos de avaliação, bem como a definição dos critérios avaliativos, etc. 1.1) É permitido ao aluno PAE ministrar aulas, a critério do supervisor, em número de horas correspondentes a não mais que 10% da carga horária total da disciplina. Fica clara a proibição da substituição de docentes pelo estagiário PAE, sendo obrigatória a presença física do supervisor acompanhando a prática da regência do aluno.

Critérios para a seleção de estagiários 1. Análise da qualidade do Plano de Trabalho e da Ficha de Inscrição (obrigatório o preenchimento de todos os campos);  2. Ser bolsista DS/CAPES dos Programas da ESALQ e Interunidades; 3. Estar na fase intermediária do curso; 4. Desempenho Acadêmico (Histórico Escolar); 5. Menor número de participações na EESD/PAE. Critérios para atribuição de apoio financeiro 1. Análise da qualidade do Plano de Trabalho elaborado pelo estagiário sob a orientação do responsável pela disciplina; 2. Inscrição em disciplina obrigatória; 3. Desempenho Acadêmico (Histórico Escolar); 4. Menor número de participações na EESD/PAE com apoio financeiro.

5. O plano muito bom é fruto de uma articulação com um bom projeto de disciplina a qual contemple as atividades a serem desenvolvidas em parceria estreita entre professor/estagiários/alunos. Neste sentido, um plano muito bom deve: a) descrever a participação do estagiário em todo o processo - NÃO APENAS ELENCAR AS ATIVIDADES QUE SERÃO REALIZADAS . b) contemplar instrumentos que registrem as atividades e a percepção do estagiário sobre os diferentes eventos que se apresentarem ao longo da disciplina, de modo a servir de base para nortear o diálogo do estagiário com o professor. c) indicar quais lacunas pessoais serão eventualmente preenchidas com esta experiência na docência.

Como é possível numa mesma disciplina que os alunos façam planos diferentes e, consequentemente, relatórios diferentes? Avaliar a experiência na docência nas suas diferentes dimensões: Organização e desenvolvimento das  aulas e utilização do espaço-tempo das atividades didáticas, etc; As relações professor/aluno: análise da participação dos alunos nas aulas e atividades, estabelecimento de vocabulário adequado, e demais iniciativas que facilitem a interlocução entre o docente e os estudantes etc; O processo de Avaliação: ações como a seleção dos tipos mais adequados de avaliação  e elaboração dos instrumentos de avaliação, bem como a definição dos critérios avaliativos, etc. d) Comentar como foi a sua experiência ao ministrar aula(s), a critério do supervisor, em número de horas correspondentes a não mais que 10% da carga horária total da disciplina.

Recomendações na elaboração do Relatório: No preenchimento dos formulários, pelo estagiário e supervisor, cabe solicitar a atenção nas orientações da Comissão: _ O relatório de Estágio deve conter, além das atividades desenvolvidas, um relato sobre a sua experiência como ‘estagiário em docência’. Mencionar como foi o convívio com os estudantes, se o fato de ter sido estagiário lhe permitiu dar opiniões sobre a preparação da disciplina e, ou sobre a elaboração das provas e, ou material didático adotado, se o plantão de dúvidas é relevante para auxiliar no aprendizado dos alunos, se a experiência em sala de aula lhe trouxe ganho profissional, e outras informações que possam evidenciar o envolvimento intelectual do pós-graduando com a atividade docente. _ Não utilizar os termos monitoria e monitor. _ No item 3 as SUGESTÕES são para o Programa PAE e não para a disciplina! _ A Ficha de Avaliação deve ser assinada pelo próprio Supervisor, pois o nome do Supervisor será registrado no Certificado do Estagiário. Espera-se que o supervisor comente sobre a experiência do pós-graduando como ‘estagiário em docência’.

Muito obrigada!