CURSOS DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DE ADULTOS DE NÍVEL SECUNDÁRIO (EFA-NS)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
Advertisements

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
1. Identificação do Produto Global Nós
Desenvolvimento Social e Intervenção Comunitária na Luta Contra a Exclusão Luís Capucha.
Elementos básicos sobre o Processo RVCC
Me. Edimar Roberto de Lima Sartoro .
Conjunto de estruturas
Lei de bases do sistema Educativo
HOSPITAIS UNIVERSITÁRIOS 3ENSINO 3PESQUISA 3ASSISTÊNCIA MISSÃO.
EDUCAÇÃO PEDAGOGIA E PESQUISA Prof.ª Ms. Graça Ane Hauer
AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
SÉCULO XX.
Formação por competências
Lideranças nas organizações educativas
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
Referencial de Competências-Chave
Práticas no ensino da língua
Linhas orientadoras para o ensino da Língua Portuguesa
Curso de Formação de Base de Equipas EFA Santa Maria da Feira Maio 2008 a Agosto 2008 Entidade promotora:Entidade formadora:Acreditada por:
ENCONTRO PROVINCIAL DE EDUCADORES LASSALISTAS
“Novas competências para novos empregos” e a educação para a globalização. Rui Marques.
FORMAÇÃO CONTINUADA E A POLITIZAÇÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: PERCEPÇÕES SOBRE A CULTURA DO CONTEXTO Prof. Dr. Oséias Santos de Oliveira
Pacto do Ensino Médio e o REM
Escola Secundária de Vagos Práticas de Acção Social 2006/2007.
Referencial de Competências-Chave
Departamento do Ensino Secundário
Proposta de alteração ao Programa Oportunidade ( Programa Específico de Recuperação da Escolaridade ) Divisão da Educação Pré-Escolar e Ensino Básico.
… etiqueta da deficiência …
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
INTERAÇÃO COM O MUNDO NATURAL:
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
A Construção do EU Genética Família Sociedade Trajectos Pessoais
OFERTA CURRICULAR – ANO LECTIVO 2008/09. GERAL NOVAS OPORTUNIDADES  7.º Ano de Escolaridade  8.º Ano de Escolaridade  9.º Ano de Escolaridade JOVENS.
II Encontro O Perfil do Professor na Sociedade da Informação e do Conhecimento II Encontro O Perfil do Professor na Sociedade da Informação e do Conhecimento.
“Juntos, construímos novas oportunidades”
Curso Profissional de Técnico de Serviços Jurídicos
AUTONOMIA MORAL E A CONSTRUÇÃO DE UMA ESCOLA DEMOCRÁTICA
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
A formação de professores e o Processo de Bolonha
Curso de Educação e Formação de Adultos
Escola Secundária com 3ºCiclo Dr. Jaime Magalhães Lima
Universidade Federal de Uberlândia
Projecto de Estágio Mestrado em Educação de natureza profissionalizante Área de Especialização em Mediação Educacional e Supervisão da Formação Sara Amaral.
CULTURA, IDENTIDADES E PATRIMÓNIO CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMULAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS NO HORIZONTE 2013 RELATIVAS AO TEMA CULTURA, IDENTIDADES E PATRIMÓNIO.
MODELOS DE URBANISMO E MOBILIDADE
Ensino Médio e Educação Profissional
Política Educacional Brasileira
O Futuro da Licenciatura a partir das normativas do Ensino Médio
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
«NOVAS OPORTUNIDADES»
O Modelo de Auto-Avaliação das Bibliotecas Escolares: metodologias de operacionalização
Cursos de Educação e Formação de Adultos Nível Secundário
PERÍODO DE PROGRAMAÇÃO ESTRATÉGIA E PRIORIDADES Lisboa 20 Fevereiro 2006 NUNO VITORINO Coordenador Grupo de Trabalho QREN.
A Reforma da Formação Profissional
Paço de Arcos, 9 de Julho de 2010 Certificação de Nível Secundário na Educação de Adultos.
Hotel dos Templários, Tomar 24 e 25 Novembro 2015 Formação Profissional.
Integração do Ensino Médio com a Educação Profissional Jul/2015.
AUDIÊNCIA PÚBLICA SENADO FEDERAL Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência PIBID.
O BALANÇO DE COMPETÊNCIAS E A VALIDAÇÃO DE ADQUIRIDOS A EDUCAÇÃO DE ADULTOS EM PERSPECTIVA RECONHECIMENTO VALIDAÇÃO E CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS FORMAÇÃO.
Área de projecto/educação para o empreendedorismo 1 ÁREA DE PROJECTO vs EDUCAÇÃO PARA O EMPREENDEDORISMO “Ter Ideias para Mudar o Mundo” 2009/2010 Escola.
Apresentação ApresentaçãoApresentaçãoApresentação.
Processo de R ECONHECIMENTO, V ALIDAÇÃO E C ERTIFICAÇÃO DE C OMPETÊNCIAS Sistema de Créditos - Nível Secundário.
Áreas “gémeas” de Competências-Chave:
Processo de RECONHECIMENTO, VALIDAÇÃO E CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS Nível Secundário - NS.
7 Núcleos Geradores de Unidades de Competência: Áreas “gémeas” de Competências-Chave: Apresentação do Referencial de Competências-Chave de Nível Secundário.
7 Núcleos Geradores de Unidades de Competência: Áreas “gémeas” de Competências-Chave: Apresentação do Referencial de Competências-Chave de Nível Secundário.
7 Núcleos Geradores de Unidades de Competência: Áreas “gémeas” de Competências-Chave: Apresentação do Referencial de Competências-Chave de Nível Secundário.
7 Núcleos Geradores de Unidades de Competência: Áreas “gémeas” de Competências-Chave: Apresentação do Referencial de Competências-Chave de Nível Secundário.
Referencial de Competências-Chave
O Referencial de Competências-Chave
Transcrição da apresentação:

CURSOS DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DE ADULTOS DE NÍVEL SECUNDÁRIO (EFA-NS) Escola Secundária Dr. José Afonso 2 de Março 2011 João Narciso

Educação de Adultos Dar resposta aos baixos índices de escolarização dos portugueses, através da aposta na qualificação da população. Quatro vertentes: - RVCC - Cursos EFA - Ensino Recorrente - Vias de Conclusão do Nível Secundário de Educação (DL 357/2007)

Cursos EFA Surgiram em 2000 Modelo aberto e flexível Destinados a activos empregados e também desempregados, maiores de 18 anos.

TIPOS DE FORMAÇÃO DOS CURSOS EFA DUPLA CERTIFICAÇÃO Escolar (B1, B2, B3 ou NS) Profissional (Nível 1, 2 ou 3) (4º nível de qualificação – Portaria nº 782/2009, de 23/7)

COMPONENTE DA FORMAÇÃO DE BASE 3 Áreas de Competências-Chave (cf. RCC-NS): Cidadania e Profissionalidade (CP) Sociedade, Tecnologia e Ciências (STC) Cultura, Língua e Comunicação (CLC) “áreas gémeas” Em regime co-docência “par pedagógico”

Núcleos Geradores / UFCD CP (Ref. Formação) CP = 8 UC (Ref. CC) STC CLC STC = CLC = 7 UC Liberdade e responsabilidade democráticas Processos sociais de mudança Reflexão e crítica Processos identitários Deontologia e princípios éticos Tolerância e mediação Processos e técnicas de negociação Construção de projectos pessoais e sociais Direitos e Deveres Complexidade e Mudança Reflexividade e Pensamento Crítico Identidade e Alteridade Convicção e Firmeza Ética Abertura Moral Argumentação e Assertividade Programação Equipamentos – princípios de funcionamento Sistemas ambientais Saúde – comportamentos e instituições Relações económicas Redes de informação e comunicação Modelos de urbanismo e mobilidade Sociedade, tecnologia e ciência - fundamentos Equipamentos – impactos culturais e comunicacionais Culturas ambientais Saúde – língua e comunicação Comunicação nas organizações Cultura, comunicação e media Culturas de urbanismo e mobilidade Fundamentos de cultura língua e comunicação (Língua estrangeira – iniciação) (Língua estrangeira – continuação) Equipamentos e Sistemas Técnicos (EST) Ambiente e Sustentabilidade (AS) Saúde (S) Gestão e Economia (GE) Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) Urbanismo e Mobilidade (UM) Saberes Fundamentais (SF)

Formação de Base Para cada área de Competência-Chave CP – 8 UFCD STC – 7 UFCD CLC – 7 UFCD As competências de cada UFCD estão definidas a partir de 4 Domínios de Referência para a Acção (DRA)

Domínios de Referência DR1 – Contexto Privado DR2 – Contexto Profissional DR3 – Contexto Institucional DR4 – Contexto Macro-Estrutural

Elementos de Complexidade Cada DR tem 3 elementos de comple-xidade: Identificação (Tipo I) Compreensão (Tipo II) Intervenção (Tipo III)