Cooperativismo e associativismo para autonomia das comunidades camponesas Roselaine Ponso.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PANORAMA DO COOPERATIVISMO E ECONOMIA SOLIDÁRIA NO BRASIL
Advertisements

ECONOMIA SOLIDÁRIA, COOPERAÇÃO E AUTOGESTÃO
ASPECTOS CIVIS NA GESTÃO DO TERCEIRO SETOR
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA AGENDA TERRITORIAL – EJA
UMA ECONOMIA EMANCIPATÓRIA NA PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Cooperativismo.
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA

REGIME DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR
Cidadania e governança global – ONGs e outras formas de ação.
Centrais de Negócio Sociedade de Propósito Específico
T. C. U Instituto Serzedello Corrêa Diálogo Público 2006 O Tribunal de Contas da União na Promoção da Cidadania e do Controle Social do Terceiro Setor.
Tópico III – Princípios Fundamentais
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
Princípios de acesso á actividade Física
Teu conselho é... voz norte futuro conhecimento transparência
Organizações não governamentais e Sociedades transnacionais
Economia Solidária: Conjunto de atividades econômicas organizadas e realizadas solidariamente por trabalhadores e trabalhadoras sob a forma de autogestão.
“A ÂNSIA DE DESTRUIR TAMBÉM É UMA ÂNSIA DE CRIAR”. Mikhail Bakunin
UNIDADE 10: DIREITO COMERCIAL (Direito Empresarial)
COOPERATIVAS DE TRABALHO Primeira parte
ASSOCIAÇÕES.
Natureza Jurídica das Sociedades Cooperativas e suas Características
QUAL O SEU PAPEL NA SOCIEDADE?
CONCEPÇÃO DE REDE INTERSETORIAL JUSSARA AYRES BOURGUIGNON
CONFERÊNCIAS DE ECONOMIA SOCIAL Cooperativa António Sérgio para a Economia Social Lisboa, Fundação Cidade de Lisboa 12 de Setembro de 2011 Conceito(s)
Conferências de Economia Social Reforma da Legislação do Sector – da Constituição à Legislação Ordinária Lisboa, 14 de Setembro de 2011.
Crédito, Cadastro e Cobrança.
TRANSFERÊNCIA DE CONTA SALÁRIO PARA O SICREDI
COOPERATIVISMO Paulo Ricardo Silva Ferreira.
GESTÃO COOPERATIVA COM EQUIPES DE EAD
 Utilização conceptual de forma indistincta  Prevalência da realidade económica e social em que se insere a economia social ou o terceiro sector, fundamentando-se.
Educação Cooperativista
Cooperativismo. O que é o cooperativismo? Cooperativa é uma associação autônoma de pessoas que se unem, voluntariamente, para satisfazer aspirações e.
Aula 5 – Empresário e Sociedades Empresárias
Administração de Organizações sem fins lucrativos
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO INTRODUÇÃO AO ASSOCIATIVISMO Cooperativas Agropecuárias e Associações de Produtores Rurais: o que são e para que servem.
O que é uma ONG? As ONG's são Organismos Não-Governamentais, criados pela sociedade civil para auxiliar o Estado na consecução de seu objetivo mais importante:
EVOLUÇÃO SOCIAL ASSOCIAÇÕES SINDICATOS COOPERATIVAS Paulo Luis Crocomo.
Características e fundamentos da Economia Social.
Administração de Organizações sem fins lucrativos
Hacia la internalización de la Recomendación 193 de la OIT: Promoción de las Cooperativas Conferencia Intergubernamental SESSÃO BRASILEIRA.
O que é uma Cooperativa ? Sociedade civil e comercial, sem fins lucrativos (LTDA), composta por no mínimo 20 pessoas; Sociedade de pessoas com forma.
DIREITO SOCIETÁRIO.
As Empresas EMPRESA: é um organismo econômico destinado à produção de mercadorias e/ou serviços, com o objetivo de lucro para o empresário. Ponto de.
CONTABILIDADE GERAL EDITAL EAGS CONTABILIDADE GERAL
Democracia, Estado e Estado Democrático de Direito
TÓPICOS ESPECÍFICOS DE CONTABILIDADE
EMPRESAS DE PARTICIPAÇÃO. FILOSOFIA DA EPC 7 PONTOS DA PERSONALIDADE.
Paula Freire Faculdade Estácio de Sá Ourinhos – 2012.
O QUE É ECONOMIA SOLIDÁRIA? REALIZAÇÃO: APOIO:.
Administração de Organizações sem fins lucrativos
COMO ADMINISTRAR EMPRESA DO TERCEIRO SETOR MÓDULO - XVI MÓDULO - XVI MÓDULO - XVI MÓDULO - XVI Avançar.
Audiência Pública: Projeto de Lei n /2014 Paulo Cesar Marques da Silva 25 de agosto de 2015.
FINANÇAS SOLIDÁRIAS: Una Bandera Prioritária. Qual o “Problema”? - O Sistema Financeiro não é Solidário - Lógica privada: Mercado e Lucro - “Bancarização”
 Os que prestam serviços, mas não se organizam como empresa, mesmo que o façam profissionalmente, não serão considerados empresários.
COOPERATIVISMO Prof. Fábio Massena Departamento de Ciências Agrárias e Ambientais – DCAA Área de Conhecimento de.
Organização Não Governamental “ONGS” Prof. Ms. Elcio Henrique dos Santos.
COOPERATIVISMO Departamento de Ciências Agrárias e Ambientais – DCAA
Escola de Formação Fé, Política e Trabalho
COOPERATIVISMO. Cooperativa Empresa formada e dirigida por uma associação de usuários, que se reúnem em igualdade de direitos, com o objetivo de desenvolver.
LEI Nº 8.142, DE 28/12/1990 CONTROLE SOCIAL
Economia Solidária: Outra economia acontece
FÓRUM SINDICALISMO, POLÍTICA E CIDADANIA André Santos – assessor parlamentar do DIAP e Especialista em Política e Representação Parlamentar CNPL Confederação.
POLÍTICA DE APOIO À COMERCIALIZAÇÃO, AO ASSOCIATIVISMO E AO COOPERATIVISMO PARA A PRODUÇÃO AGROECOLÓGICA Ministério do Desenvolvimento Agrário Secretaria.
EDUCOMUNICAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL PROF. DR.CLAUDIA LAGO PROF. ME.LUCI FERRAZ DE MELLO 1º SEMESTRE/2015 ATENÇÃO: este material é tão somente.
Sociedade em Conta de Participação Esta sociedade não possui patrimônio próprio e nem personalidade jurídica, pois este patrimônio e a personalidade jurídica.
PESSOA JURÍDICA. DA PESSOA JURÍDICA É um conjunto de pessoas ou de bens, dotados de personalidade jurídica própria e constituído na forma da lei, para.
TIPOS DE SOCIEDADE E CONTABILIDADE SOCIETÁRIA
A ESTRUTURA DO SETOR PÚBLICO
Transcrição da apresentação:

Cooperativismo e associativismo para autonomia das comunidades camponesas Roselaine Ponso

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Comunidades Camponesas Classificação e tipos de comunidades Camponesas Justificativas Cooperativismo Objetivos e valores do cooperativismo Cooperativismo antigo e moderno Cooperativismo no Brasil e no mundo Tipos de Cooperativas

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Associativismo Princípios de Associativismo Associação – Objetivos Como construir uma associação Autonomia das Comunidades Campesinas Comunidade local – Pequi da Rampa

Comunidades Camponesas Termo "camponês" – anos 50 Ligas camponesas – unidade de classe – diversidade Populações agrárias Não proprietárias de terra Proletárias, assalariadas Trabalho familiar não assalariados

Classificação e tipos de comunidades Família Agricultura Familiar Ligas camponesas – Mulheres Camponesas Populações agrárias: não proprietárias de terra Proletárias, assalariadas Trabalho familiar não assalariados

Justificativa Livre Comércio Atravessadores Socialização Desenvolvimento local e sustentabilidade social Economia solidária Êxodo Rural Inclusão Social Pronera – tecnificação rural

Fonte Sebrae

Fonte Sebrae

Cooperativismo Cooperativismo é uma doutrina, um sistema, um movimento ou, simplesmente, uma atividade que considera as cooperativas como forma ideal de organização da humanidade, baseado na economia solidária, democracia, participação, direitos e deveres iguais para todos, sem discriminação de qualquer natureza, para todos os sócios. SCHNEIDER

Fonte Oliveira

Panorama Nacional Fonte Sebrae

Fonte Oliveira

Ao organizar uma cooperativa o objetivo é melhorar a situação econômica de determinado grupo de indivíduos, solucionando problemas ou satisfazendo necessidades comuns, que excedam a capacidade de cada indivíduo satisfazer isoladamente.

COOPERATIVISMO, VALORES Igualdade Humanismo Liberdade Racionalidade Solidariedade

COOPERATIVISMO ANTIGO E MODERNO Antiguidade, vida nômade, grupos para defenderem os interesses comuns, caça e pesca Caça, cooperativismo humano mais antigo conhecida.

COOPERATIVISMO ANTIGO E MODERNO O cooperativismo evoluiu e conquistou seu espaço próprio, definido por uma nova forma de pensar, o homem, o trabalho e o desenvolvimento social. Forma igualitária e social, é aceito por todos os governos e reconhecido como fórmula democrática para a solução de problemas sócio-econômicos.

0s tipos são de acordo com o ramo de atividade TIPOS DE COOPERATIVAS 0s tipos são de acordo com o ramo de atividade AGROPECUÁRIO CONSUMO/consórcio CRÉDITO/poupança bens EDUCACIONAL /fies ESPECIAL/pessoas espec. HABITACIONAL INFRA-ESTRUTURA AGROPECUÁRIO CONSUMO CRÉDITO EDUCACIONAL ESPECIAL HABITACIONAL INFRA-ESTRUTURA MINERAL/extrativ. PRODUÇÃO SAÚDE TRABALHO TRANSPORTE TURISMO E LASER

Associativismo União de duas ou mais pessoas físicas ou jurídicas Patrimônio - contribuição dos associados, doações, fundos e reservas. Não possui capital social; Fins alterados pelos associados - assembleia Entidades de direito privado - operações financeiras e bancárias, As sobras de operações financeiras devem ser aplicadas Não recebem remuneração; Podem representar a Associação em ações coletivas Escrituração contábil simplificada.

ASSOCIAÇÃO: CONCEITO Entidade de direito privado, dotada de personalidade jurídica e caracteriza-se pelo agrupamento de pessoas para a realização e consecução de objetivos e ideais comuns, sem finalidade lucrativa. Características de Associação Sem Fins Lucrativos Constituem a reunião de diversas pessoas para a obtenção de um fim ideal, podendo este, ser alterado pelos associados Ausência de finalidade lucrativa O patrimônio é constituído pelos associados ou membros Reconhecimento de sua personalidade por parte da autoridade competente

PRINCÍPIOS DO ASSOCIATIVISMO O Cooperativismo é regido por três princípios: Princípio de Liberdade – A adesão a uma associação é livre, tal como é livre a saída do movimento associativo. Princípio de Democracia – O funcionamento de uma associação baseia-se na equidade entre os seus membros, traduzida na expressão “um associado, um voto”. Princípio de Solidariedade – As associações resultam sempre de uma congregação de esforços, em primeiro lugar dos fundadores e depois de todos os associados. Guia para o cooperativismo, 2001.

ASSOCIAÇÃO: OBJETIVOS Uma associação sem fins lucrativos poderá ter diversos objetivos, como: Associações de classe ou de representação de categoria profissional ou econômica. Instituições religiosas ou voltadas para a disseminação de credos, cultos, etc. Entidades de benefício mútuo destinadas a proporcionar bens ou serviços a um círculo restrito de associados – Exemplo: Clubes Esportivos; Centrais de Compras; Associações de bairro, moradores, etc.

COMO CONSTITUIR UMA ASSOCIAÇÃO Mobilização/Sensibilização Reunir o grupo interessado para: Definir os objetivos Escolher uma comissão de constituição Programar reuniões com os interessados Determinar a viabilidade econômica Elaborar minuta do estatuto

DIFERENÇAS ENTRE ASSOCIAÇÃO, COOPERATIVA E EMPRESA União de pessoas Sociedade simples, regida por legislação específica Sociedade empresária Objetivo: sem fins lucrativos Objetivo: prestação de serviços econômicos ou financeiros Objetivo: obtenção de lucro Número ilimitado de associados Número ilimitado de cooperados, salvo incapacidade técnica Número de acionistas ilimitado Cada pessoa tem um voto Voto proporcional ao capital Assembléias: quorum é baseado no número de associados Assembléias: quorum é baseado no capital Não tem quotas de capital Não é permitida a transferência das quotas-partes a terceiros, estranhos à entidade É permitida a transferência de ações a terceiros Não gera excedente Retorno dos excedentes proporcional ao volume das operações Lucro proporcional ao capital

COMUNIDADE PIQUI DA RAMPA Histórico – Início do século XIX Quilombolas – Vargem Grande Antonio Fernandes Pereira

Capela da comunidade Entrevistada: M. J.

Moradores Mudas de alface

Plantio de pimenta de cheiro Plantio de mamão

Plantio de pimentão Canteiro de cebola

Canteiro de alface Canteiro de couve

Reuniões de Comunidade

Família Assentada Venda da Produção

Tambor de crioula Feiras e Festas Acervo Pessoal, Profa. Marise Silva

Referências GIMENEZ, M. P. GIMENEZ, M T. Agronegócio cooperativo: a transição e os desafios da Competitividade. USP, 2007. MONEZI, Mariângela. História do cooperativismo . 2008. MOTTA, Fernando C. Prestes; et al. Participação e participações: ensaios sobre autogestão. São Paulo: Babel Cultural, 1987. O pensamento cooperativo e o cooperativismo brasileiro.18. Ed. São Paulo: CNPq 1982. OCB – Organização das Cooperativas Brasileiras www.ocb.org.br acesso 10/12/2014 OLIVEIRA, Djalma P. R. Manual de Gestão das cooperativas: uma abordagem prática. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2006. Política Nacional de Cooperativismo e o Regime Jurídico das Sociedades Cooperativas – Lei 005.764/1971. Capítulo III. Do Objetivo e Classificação das Sociedades Cooperativas. SCHNEIDER, José Odelso. Cooperativismo – Uma solução para problemas sociais. 2. ed. Vitória-ES: OCEES. 1996. SEBRAE - Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas www.sebrae.com.br acesso 09/03/2015  

Obrigada roseponso@hotmail.com O senhor é meu pastor e nada me faltará. Sl 23