Cristina Paludo Santos Curso de Ciência da Computação 2006

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa 5S- 1º S: “SEIRI”- SENSO DE UTILIZAÇÃO
Advertisements

Metodologia de testes Nome: Gustavo G. Quintão
ANÁLISE PRELIMINAR DE RISCOS DA TAREFA
WINDOWS Sistemas Operacionais PLATAFORMA TECNOLÓGICOS
IHC e Jogos de Computador
Engenharia de Software
Interface Humano-Computador
Interface Usuário Máquina
Interação Homem-Máquina
Lafayette B. Melo – CEFET-PB - COINFO Interface do usuário, linhas de comando e menus Interface do usuário Linhas de comando Menus.
Lafayette B. Melo – CEFET-PB - COINFO A interface de software deve ser projetada para atender as necessidades e os desejos do usuário Por que o usuário.
ANÁLISE DE SISTEMAS INTERFACES HOMEM MÁQUINA
Prof. Everton Lopes Bonifácio
Procedimentos de Segurança
Sistema de Controle de Motel
CURSO DE LINUX EDUCACIONAL
F O R Ç A S (1) Prof. Cesário.
Sistemas Multimídia e Interface Homem-Máquina
Projetores: Data-show
Sistema Operativo em Ambiente Gráfico
Estudo de Layout.
O PODER DO PENSAMENTO Jael Klein Coaracy.
IHC Interação Humano-Computador
Por quê estudar IHC? Interação Humano-Computador
Seminário de Engenharia de Usabilidade
CPU – IHM PARAMETRIZAÇÃO
Informática Teórica Engenharia da Computação
Programação Avançada Prof. Natalia Castro Fernandes
Relação do que foi planejado com o dia‑a‑dia da organização - Busca da Excelência por meio da Tecnologia da Informação Prof. Luiz da Guia.
INTERFACE HOMEM-MÁQUINA
ORIENTAÇÕES PARA TREINAR A LEITURA
Thiago Francisco Bergmann-
Introdução ao Design. BASES CONCEITUAIS DE OPERACIONALIDADE DO PRODUTO.
Algoritmos 1º Semestre Materia: Informática Profº: Cristiano.
Interface Humano-Computador Bill Seabra. Introdução Homem HardwareSoftware.
cHEVROLET VIAMAR VEÍCULOS
ANÁLISE PRELIMINAR DE RISCOS DA TAREFA
Interface Usuário Máquina
Avaliação Eurística Instrutora Danielle Simões.
Professor: Márcio Amador
FLUXOGRAMAS.
Slides baseados no livro:
Tutorial Por que estudar IHC?
Projeto de Interfaces Prof. Anderson Mine Fernandes
Princípios de design e Estilos de Interação
Heloisa Vieira da Rocha (UNICAMP) e Paulo Lima (UEPA)
IUM Aula 09.
Trabalho Prático 1: Bons e Maus Designs Turno Prático P2: Mira Amaidas, Soraia Guardado Freitas, Tiago Morais Silva,
Processos do Design 27/09.
Interacção Pessoa-Computador
Técnicas de avaliação de Interfaces Alunos: Joel Levandowski Ranieri R. Tremea Prof ª.:Cristina P. dos Santos URI - Universidade Regional Integrada do.
Backup DE DADOS DO USUÁRIO. Cópia de segurança dos dados no computador, alguns fáceis e outros trabalhosos, de acordo com a quantidade de dados. Utilizado.
ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
Entrada de dados, estilo convencional. Adriel Soares e Silva Gustavo Scapini Alles Introdução a Computação.
Usabilidade em sistemas
Capítulo 3: Analisando Processos de Decisão de Negócios
Interface Homem/Máquina. Roteiro da Aula de Hoje Parte I Apresentação da Disciplina Parte II Introdução a Interação Humano-Computador (IHC)
Aplicativos Web – Web Design
Interface Usuário Máquina
Design de Interação Prof. Josué Froner
Avaliação de Interfaces Esta apresentação foi baseada no livro Design de Interação ( Preece, Rogers & Sharp) e no Tutorial sobre o livro “Design e avaliação.
Microsoft Excel.
COMO PROJETAR UM ESCRITÓRIO.
Análise e Projeto de Sistemas Análise e Projeto de Sistemas Aula 2 Professor: Italo Rodrigues Castro.
O Modelo GOMS Fornece um modelo de Engenharia para a performance humana, capaz de produzir predições a priori ou em um estágio anterior ao desenvolvimento.
informacao/o-que-e-e-como-fazer-uma-avaliacao-heuristica.
Sistemas Aplicativos para Usuários Finais USABILIDADE DE SOFTWARE.
Educação e Mídias na Educação Matemática
Avaliação de interface Usabilidade. O processo de avaliação de uma interface não deve ser avaliado como uma fase única dentro do processo de design de.
Testes de Unidade. 2 Pauta Testes de Unidade; Testes de Unidade; Desenvolvimento orientado a testes; Desenvolvimento orientado a testes; Testes unitários.
Transcrição da apresentação:

Cristina Paludo Santos Curso de Ciência da Computação 2006 Por que estudar IHC? Cristina Paludo Santos Curso de Ciência da Computação 2006

Slides baseados no livro: Design e Avaliação de Interfaces Humano Computador Heloísa Vieira da Rocha M.Cecília C. Baranauskas

Usabilidade, um direito. IHC’2002 Usabilidade, um direito.

Usabilidade, um direito. Por que estudar IHC ?

Urna Eletrônica - 1998 Concebida para suprimir as possibilidades de fraudes e diminuir o tempo de contagem dos votos só permitia aos cegos treinados em Braille (15% dos cegos) a realização do voto sem erro. Feedback somente em 2002 Idosos (analfabetos?) que tiveram sucesso no voto tiveram auxilio de mesários Votar deve ser um ato civil natural e a tecnologia não deve se colocar como obstáculo Por que estudar IHC ?

Interfaces e Tecnologia “O sistema ideal esconde tanto a tecnologia que o usuário nem nota sua presença.” “O objetivo é deixar as pessoas realizarem suas atividades, com a tecnologia aumentando sua produtividade, seu poder, e seu divertimento, cada vez mais por ser invisível, fora de vista, fora da mente.” “As pessoas deveriam aprender a tarefa, não a tecnologia.” Por que estudar IHC ?

Interfaces e Tecnologia “Deveríamos poder empregar a ferramenta na tarefa, e não como é hoje, onde temos que adequar a tarefa à ferramenta.” “E essas ferramentas deveriam seguir os três axiomas do design: simplicidade, versatilidade e satisfatoriedade. “ They should be able to take the tool to the task, not as today, where we must take the task to the tool.” And these tools should folow three axioms of design: simplicity, versatility, and pleasurability Por que estudar IHC ?

Design de Interfaces Observar e analisar as características de design do ambiente cotidiano é um modo de desenvolver uma sensibilidade ao mundo desenhado em que vivemos e trabalhamos Noticing and analyzing the design features of the everyday environment is a way of developing sensitivity to the designed world in which we live and work” Por que estudar IHC ?

Fogão Por que estudar IHC ?

Fogão Por que estudar IHC ?

Como ajustar o relógio? Por que estudar IHC ?

Como “ajustar” cadeiras?

1 - Situação : Ajustar a altura da cadeira O usuário tenta abaixar ou levantar a cadeira enquanto está sentado, mexendo na alavanca. Problema: o usuário puxa e empurra a alavanca porém a cadeira não se move. Por que estudar IHC ?

Procedimento correto Para se abaixar a cadeira, deve-se levantar a alavanca e a cadeira ao mesmo tempo e depois empurrá-la. Para levantar a cadeira, deve-se puxar com força o assento, segurando com o pé as rodas da cadeira. Por que estudar IHC ?

“Erro Humano” Por que estudar IHC ?

Máquina de Café expresso Máquina de café expresso sem instruções de uso em restaurante universitário De que torneira sairá o café? Devo observar outra pessoa fazendo antes? Por que estudar IHC ?

Máquina de Café Expresso Quando devo colocar as moedas? Como funcionam os menus? Má disposição dos menus Falta de indicação da saída do café Por que estudar IHC ?

O Crime A Máquina da Tess Esta máquina aparentemente inofensiva possui o péssimo hábito de “assaltar” as pessoas que nela colocam seu dinheiro pensando que, em troca, receberão um cartão com crédito para seu celular. Isso acontece toda vez que alguém coloca nela o seu dinheiro e não existem mais cartões disponíveis na máquina. Só depois ela avisa que não existem mais cartões com o número de unidades que você deseja. Não existem quaisquer instruções de como recuperar o dinheiro. Por que estudar IHC ?

A Vítima ? Tudo aconteceu quando uma das integrantes do nosso grupo resolveu adquirir um cartão. Ela colocou duas notas de 10 reais e somente depois de muito esperar foi avisada de que não havia cartões de 20 reais disponíveis. Não havia instruções de como recuperar o dinheiro. @#! $ Por que estudar IHC ?

? $ O Problema A Solução @#! OU Primeiro escolher opção... Devolver Dinheiro @#! $ OU Primeiro escolher opção... ...depois colocar dinheiro. Por que estudar IHC ?

A Situação: Você X O Controle Remoto da Garagem Por que estudar IHC ?

1. Esquema da Situação - Antes Por que estudar IHC ?

1. Esquema da Situação - Depois Por que estudar IHC ?

2. O que contribuiu para a Situação: Falha de projeto: Não é possível identificar os botões rapidamente, através do tato ou contato visual breve. Pressa para acionar o botão, que pode ser causada por diversas razões: Estar atrapalhando o trânsito Medo de assaltos Nervosismo Ansiedade Por que estudar IHC ?

3. Como evitar ou sobreviver ao erro: Diferenciar botões: Cores (botão verde / vermelho) Formas (botão triangular / redondo) Textos (Entrada / Saída) Teclas iluminadas Desenho do controle: Formato diferenciado Botões distanciados Por que estudar IHC ?

Galão de água Remoção da tampa “Erros” esperados Fatores Tampa extremamente rígida e de difícil remoção; Nenhuma estrutura auxiliar para ajudar a remoção da tampa. “Erros” esperados A pessoa precisará, obrigatoriamente utilizar de um instrumento cortante, como uma faca - que não foi desenhada especificamente para este tipo de uso, podendo ocasionar acidentes; Dependendo do instrumento utilizado, pode-se contaminar a água. Por que estudar IHC ?

Galão de água “Erros” esperados Fatores Colocação do galão no bebedouro Fatores Peso elevado do galão; Tampa necessariamente aberta antes da colocação. “Erros” esperados É praticamente impossível virar o galão com sua tampa aberta e seu peso sem deixar a água cair; Não é raro a pessoa deixar o galão cair neste momento, fazendo aquela aguaceira quando o galão “explode” no chão. Por que estudar IHC ?

Como sobreviver - Galão de água Novos desenhos para o galão e bebedouro (vide esquema) Vantagens: É fácil de carregar, pois existe uma alça desenhada para ser carregada com uma única mão, usando o contra-peso do corpo; Não ocupa espaço, pelo menos não mais e nem menos do que uma bebedouro padrão; É fácil de empilhar; A maior facilidade, está no fato de que não é preciso abrir o garrafão antes de colocá-lo no bebedouro, evitando cortes com facas e desperdício de água. Desvantagens: Novos modelos de bebedouro necessários; Chances de vazamento entre o galão e bebedouro. Por que estudar IHC ?

Interfaces Uma interface é uma superfície de contato que reflete: As propriedades físicas das partes que interagem As funções a serem executadas Balanço entre poder e controle Por que estudar IHC ?

Desafios de IHM/IHC Como dar conta da rápida evolução tecnológica? Como garantir que os design ofereçam uma “boa IHM/IHC” ao mesmo tempo que exploram o potencial e funcionalidade da nova tecnologia? Gravadores de vídeo/DVD Telefones Por que estudar IHC ?

Desafios IHC/IHM Aumentar a funcionalidade não pode ser desculpa para um design pobre É possível projetar boas interfaces cujos controles tenham operações e efeitos relativamente óbvios e que provêem um feedback imediato e útil Carros? Por que estudar IHC ?

O que se quer? Por que estudar IHC ?

Princípios O primeiro princípio do design de interfaces, tanto para uma maçaneta quanto para um computador, é manter em mente o ser humano que quer usá-la. A tecnologia é subserviente àquele objetivo. ….menos ênfase em “interfaces” e mais em ferramentas apropriadas para a tarefa. Mais ênfase em design centrado no usuário. Menos em tecnologia; mais nas pessoas, e grupos, e interações sociais. E tarefas. (Norman, D) The first principle of interface design, whether for a doorknob or a computer, is to keep in mind the human being who wants to use it. The technology is subservient to that goal In the future , I want less emphasis on “interfaces” and more on appropriate tools for the task. More on user-centered-design. Less emphasis on technology; more on people, and groups, and social interactions. And tasks. Por que estudar IHC ?

Objetivos de IHC Produzir sistemas usáveis, seguros e funcionais Desenvolver ou melhorar a segurança, utilidade, efetividade e USABILIDADE de sistemas computacionais Por que estudar IHC ?

Disciplinas Envolvidas Por que estudar IHC ?

Princípios de Design Partindo dos objetos que nos cercam: O usuário necessita ajuda. Apenas as coisas necessárias têm que estar visíveis para indicar quais as partes podem ser operadas e como. Ex: portas Visibilidade indica o mapeamento entre ações pretendidas e as ações reais. indica também distinções importantes. Ex: diferenciar a vasilha do sal da do açúcar. Visibilidade do efeito das operações A falta de visibilidade é que torna muitos dispositivos controlados por computadores tão difíceis de serem operados. Por que estudar IHC ?

Visibilidade – Editores Gráficos Por que estudar IHC ?

Visibilidade Por que estudar IHC ?

Princípios de Design Visibilidade e Affordances Affordances o termo definido para se referir às propriedades percebidas e propriedades reais de um objeto, que deveriam determinar como ele pode ser usado. Botões são para girar, teclas para pressionar, tesouras para cortar, etc. Quando se tem a predominância da affordance o usuário sabe o que fazer somente olhando, não sendo preciso figuras, rótulos ou instruções Por que estudar IHC ?

Princípios de Design Bom modelo conceitual Um bom modelo conceitual permite prever o efeito de ações. Sem um bom modelo conceitual opera-se sob comando, cegamente Ex.: uma tesoura Contra-ex: relógio digital com dois e até quatro botões no mostrador Por que estudar IHC ?

Princípios de Design Bons mapeamentos termo técnico para denotar o relacionamento entre duas entidades. em interfaces, indica o relacionamento entre os controles e seus movimentos e os resultados no mundo. Mapeamentos naturais Aproveitam analogias físicas e padrões culturais Por que estudar IHC ?

Princípios de Design Feedback Retornar ao usuário informação sobre as ações que foram feitas, quais os resultados obtidos, é um conceito conhecido da teoria da informação e controle ? Falar com uma pessoa sem ouvir sua voz!! Carros X Telefones Por que estudar IHC ?

Princípios de Design Visibilidade e Affordances Bom modelo conceitual Bons mapeamentos Feedback Por que estudar IHC ?

Paradoxo da Tecnologia A tecnologia oferece potencial para tornar nossa vida mais simples e agradável, e cada nova tecnologia traz mais benefícios. E ao mesmo tempo adiciona tamanha complexidade que faz aumentar nossa dificuldade e frustação. Por que estudar IHC ?

Paradoxo da Tecnologia Sempre que o número de funções excede o número de controles, o design torna-se arbitrário e não natural, e complicado. A mesma tecnologia que simplifica a vida provendo um maior número de funcionalidades em um objeto, também a complica tornando-a muito mais difícil aprender, e usar Por que estudar IHC ?