Treinamento de Mídia TEN Humberto Centro de Comunicação Social da Aeronáutica (61) 3966-9153.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
VOCÊ É UMA PESSOA SORTUDA. Você acredita no poder da mente
Advertisements

RESENHA Como um gênero textual, uma resenha nada mais é do que um texto em forma de síntese que expressa a opinião do autor sobre um determinado fato cultural,
Conselhos para melhorar a sua redação
 .
CONCORDÂNCIA NOMINAL.
PROJETO DE VIDA OBJETIVO: Despertar para a importância de um projeto de vida que ajude a construir a pessoa que queremos ser.
Conhecendo as Pessoas Liderança Geral – Décima Oitava Aula
Textos Jornalísticos Notícia/ Reportagem.
Criação de anúncio.
Matérias da Revista PROFISSÃO MESTRE =
Atualidades Entrevista de emprego.
Minimamente Feliz. LEILA FERREIRA - JORNALISTA..
MANUAL DO ASSESSORADO.
Comunicação Social – RP 7ºSem Redação em Relações Públicas III
Primeiro o Mais Importante Depois Ser Compreendido
" Luis é o tipo de cara que você gostaria de conhecer
Palavras que os pais nunca devem dizer aos filhos
O impacto da informações sobre sustentabilidade no jovem universitário
Questionário Sociolinguístico
”Luis é o tipo de cara que você gostaria de conhecer”
Entrevista Prof.ª Ms. Otília Loth.
Entrevista com crianças vítimas de abuso e exploração sexual
JUSTIN BANBER - Fila de autógrafos - JUSTIN BANBER
A ENTREVISTA.
Produção Textual.
O Quebra-Cabeças e a Vida.
10 dicas para uma boa escrita Falar é fácil, escrever também!
SÓ NÃO ERRA QUEM NÃO FAZ SÓ NÃO ERRA QUEM NÃO FAZ
ELABORAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS
Sistema de Comando em Operações
RELACIONAMENTOS E NEGOCIAÇÕES
Estatística de Resposta T.1
Coletando informações
VOCÊ É UMA PESSOA SORTUDA. Você acredita no poder da mente
Subtítulo EDITORIA Linha de apoio Título Olho Legenda fotos Box.
4 passos para a conquista do cliente
“Como conquistar um trabalho: Parte II”
As 12 perguntas mais frequentes numa entrevista de emprego
Oficina de Motivação.
Aprendi que eu não posso exigir o amor de ninguém, posso apenas dar boas razões para que gostem de mim e ter paciência, para que a vida faça o resto.
O funcionamento do telejornalismo como transmissor de informação
ASSOCIAÇÃO INTERNACIONAL DOS HOMENS COMPROMETIDOS Sucursal Brasil
Aprendi que eu não posso exigir o amor de ninguém, posso apenas dar boas razões para que gostem de mim e ter paciência, para que a vida faça o resto.
Aprendi Clique.
Redigindo a opinião do grupo.
Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu.
DICAS PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO
Anna Caroline Soares Glenda Aune Conrad 2PPN
SITUAÇÕES.
Lojas de Informática & eletrônicos
A DISSERTAÇÃO PASSO A PASSO.
VOCÊ JÁ REPAROU QUE ÀS VEZES ALGUMA COISA QUE VOCÊ ESTÁ QUERENDO SIMPLESMENTE APARECE OU CHEGA SEM MAIS NEM MENOS POR MEIO DE UM TELEFONEMA...OU UM ENCONTRO.
#SalveaHumanidade #ProtocoloMundo
Rondineli Alves Eden Lopes 2PPN Giovanni Iannoni.
Pesquisa de Mercado&Comportamento do consumidor
A queda da cibercultura Katylin Nicoli 2PPN. Pesquisa sobre a cibercultura, com a pergunta principal: “O que tem que interferir para a passagem da cibercultura?
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
Estratégias de Promoção
Como redigir um bom texto?
Processos de produção textual Profª Margarete Apª Nath Braga.
Professor Jardson Brito
Coleta de dados de pesquisa acadêmica: Entrevista e Questionário
Temperamentos.
A Exposição Oral 1. Postura 2. Exposição Oral e Gestão do discurso 3. Linguagem usada.
Salmo de Davi escrito quando os moradores de Zife, à traição, foram contar a Saul que Davi estava escondido em sua terra. SALMO,
Com isto a variável (que geralmente é o X) terá um único valor!
DISSERTAÇÃO. LEITURA OBJETIVO INVESTIGAÇÃO, REFLEXÃO, SOCIALIZAÇÃO E PRÁTICA DO TEMA SELECIONADO.
Extração de REQUISITOS Parte II. Segundo Pressman (1995), na analise e especificação de requisitos, a ambigüidade não só é possível mas é provável. “-
ANÁLISE TEXTUAL ARTES VISUAIS 2016
Como Vender Através do Conteúdo. Você sabe como vender através do conteúdo? Se não sabe eu recomendo que você não desgrude os olhos desse Slide, pois.
Transcrição da apresentação:

Treinamento de Mídia TEN Humberto Centro de Comunicação Social da Aeronáutica (61)

Objetivo Conhecer as principais dicas para conceder uma entrevista

Roteiro Como aparecer Como falar O quê falar

Quem é um bom entrevistado?

O que é “treinamento de mídia”?

Treinamento de Mídia......não é adequado para quando não se quer uma entrevista ou não é adequado ter uma entrevista. É preciso lembrar que há outras alternativas, como resposta por escrito.

Treinamento de Mídia é......uma forma de APROVEITAR a oportunidade de uma entrevista para passar as MENSAGENS de interesse, seja para projetar ou proteger a instituição

Treinamento de Mídia é......lembrar que o entrevistado tem pouco tempo na TV ou poucas linhas no jornal e tentar aproveitar esse espaço da melhor maneira possível

Não é se SAFAR. É acertar o alvo!

Linguagem adequada Percepção da natureza da entrevista Mensagens definidas + + O que é necessário?

O FOCO em VOCÊ

Com que roupa eu vou?

7°A é um uniforme bastante representativo da Força Aérea. Dificilmente é confundido com outra instituição.

4° e 5°tendem a não ser identificados com a FAB. Geralmente são usados somente quando o evento é com este uniforme.

8°é bom para contexto operacional. Cuidado com a padronização.

10°é bom para contexto operacional. CUIDADO apenas para não ser confundido com o Exército.

Eu olho pra onde?

E os braços?

O que posso usar?

A não ser que…

E atrás de mim?

Imagem

Cuidado com os gestos!

Não dá para evitar

Dá para evitar

Qual a diferença?

O que dizer?!

COMUNICAÇÃO EFETIVA C / C / C COERÊNCIA: “DIZER COISA COM COISA” CLAREZA: “FALAR E SER ENTENDIDO” CONCISÃO: “FALAR POUCO E DIZER MUITO” Desafio

É um diálogo!

Respostas & Efeitos FATO BOM + RESPOSTA BOA = NOTÍCIA MUITO BOA FATO BOM + RESPOSTA RUIM = NOTÍCIA BOA / NEUTRA FATO RUIM + RESPOSTA BOA = NOTÍCIA RUIM / NEUTRA FATO RUIM + RESPOSTA RUIM = NOTÍCIA MUITO RUIM

"Ainda estou organizando minha vida, mas somente após o período de cinco anos de trabalho obrigatório pensarei melhor sobre o que farei em seguida"

CUIDADO! Mesmo entrevistas de assuntos positivos podem se tornar o estopim de uma crise Lembre-se de que os repórteres não vão temer fazer qualquer pergunta a qualquer autoridade

Noticiar é um ato de comunicação, portanto: PúblicoEmissor Mídia Lembram?

Qual o assunto? É comigo? Quem é bom para falar? Emissor

O que fiz sobre esse assunto? Tenho informações? Posso receber a equipe? Emissor

Noticiar é um ato de comunicação, portanto: PúblicoEmissor Mídia Lembram?

Quem vai assistir? O que eles querem saber? Como eles falam? Emissor

Noticiar é um ato de comunicação, portanto: PúblicoEmissor Mídia Lembram?

Qual o veículo? Eles já cobriram o assunto? Qual o tempo deles? Emissor

Como está a cobertura da imprensa sobre esse assunto? Emissor

Quem mais eles estão entrevistando? Emissor

O que vão perguntar? O que aconteceu? Por que aconteceu? Quem está envolvido? Quais os benefícios para o cidadão? Quanto custa? Quais as providências adotadas após o ocorrido? O que será feito para que não aconteça de novo?

Roteiro: 1) Conheça o assunto, contextualize. 2) Discuta quais os pontos fortes e as vulnerabilidades 3) Pense nas possíveis perguntas que possam surgir 4) Elabore as Ideias-Força

IDEIA-FORÇA Ideia-Força é formulada de acordo com a lógica da edição jornalística Frase curta Posicionamento claro Conteúdo

IDEIA-FORÇA É a base do treinamento de mídia: é a ideia que o entrevistado quer passar São as aspas que a gente quer ver na reportagem escrita É o tempo que a gente quer ocupar na TV Ideia-Força é formulada de acordo com a lógica da edição jornalística

IDEIA-FORÇA Uma frase simples, mas carregada de conteúdo (Idéias que tento divulgar) Argumentos pró-ativos, formulados de modo positivo Ser pró-ativo não significa minimizar o problema.

IDEIA-FORÇA “Voar no Brasil é seguro” “O Gripen NG traz benefícios para o Brasil” “O Comando da Aeronáutica já iniciou a investigação” “Nós vamos fazer o melhor para resgatar as vítimas” “Já foi aberto um Inquérito para apurar o caso”

Modelo mental Pergunta do jornalista ↓ Pergunta a si mesmo: É da minha área? ↓ Idéia-Força de Resposta X Idéia-Força de Socorro

Uso da IDEIA-FORÇA 1)Sinalizar: amarrar a informação a gestos, tom de voz ou expressões faciais. 2)Pontes: levar ao assunto para zona de segurança. 3)Gancho: prender a tenção do repórter.

Pontes -A aeronave que a FAB pretende comprar custa 20% acima do valor médio? R: O avião custa mais caro, em compensação é capaz de...

Pontes com refutação direta -A Base Aérea será fechada? R: A Base Aérea não será fechada e ampliará a sua capacidade de defesa com a chegada de um novo esquadrão.

Pontes com refutação de julgamento -Oito pilotos morreram? R: Os oito pilotos morreram quando cumpriam uma missão de grande importância para as operações na área.

Gancho de informação -Como a FAB deverá atuar no esquema de segurança da visita do Obama? R: A FAB deverá executar um controle total do espaço aéreo sobre Brasília e caças estarão de prontidão. Os caças que participam...

Gancho de mudança de foco -O espaço aéreo será fechado com a visita do Obama? R: Sim, mas a atenção da Aeronáutica é que o dano para o tráfego civil seja o menor possível. As medidas adotadas são semelhantes...

Gancho de fuga de foco -É fato que os caças Su-30 da Venezuela são superiores aos caças brasileiros que fazem a segurança da visita do Obama? R: Este não é o caso de fazer qualquer comparação com outro país. O importante é que nossas aeronaves estão prontas para cumprir sua missão.

Fuga de tema -O senhor acredita que é correto as Forças Armadas serem usadas para essa missão? R: Fomos acionados pelo Ministério da Defesa. Nosso foco aqui é mostrar como vamos cumprir a missão.

Fuga de tema -Mas o senhor, como militar, acha que é certo a FAB transportar médicos cubanos? R: Nosso foco aqui é cumprir a missão para a qual fomos acionados.

Erros comuns

Os mais comuns são: Desprezo Mentira Sincericídio Corda e banquinho Falta de informação

Os mais comuns são: Desprezo Mentira Sincericídio Corda e banquinho Falta de informação

Cuidado! As técnicas de fuga não podem ser utilizadas quando a responsabilidade é sua. Eufemismos são ótimos para diminuir o impacto, mas não dá para tapar o sol com a peneira. Você é do DECEA e o problema é do COMGAR? E?

Linguagem inapropriada ou complexa SPA Entrevista repleta de declarações e opiniões, mas sem fatos Crença na predisposição ideológica da grande imprensa (o seu fato pode ser a primeira exceção) Erro na avaliação de popularidade e credibilidade Mais erros

Cuidado! Não escute segredo de jornalista Jornalista é jornalista 24 h por dia Não desabafe

Descontrole: Quem perde a elegância perde tudo!

ÁUDIO UM CONTROLADOR DE VOO SOFREU UM INFARTO? VOO

A entrevista só acaba quando você vai embora!

Dicas

Utilize exemplos. Seja simples nas respostas. Quando a pergunta vier em várias partes, responda por partes, com mais espaço para o que for positivo. Evite palavras dramáticas como “mortes”, “massacre”, etc. Não responda só “sim” ou “não”. Linguagem difícil irá fazer com o que o jornalista não entenda ou não preste atenção.

Não complete as frases de jornalista de TV ou de rádio Em TV e rádio, não responda com “isso mesmo” ou “é exatamente como você disse” Se a pergunta não for exatamente no foco da entrevista, não é problemático dizer “não tenha essa informação agora” Cuidado com dados novos no momento da entrevista

Roteiro Como aparecer Como falar O quê falar

Objetivo Conhecer as principais dicas para conceder uma entrevista

Vamos treinar?

OFICINA DE CRISE Áudio