Distrito de Saúde Sul 22 e 27 de agosto de 2013

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Relatório do 5°Encontro de Empreendedores de Cultura Afrobrasileiros 10 de setembro de 2011 – Centro Cultural da Espanha.
Advertisements

Educação Permanente do Distrito de Saúde Noroeste
Parceira Programa SuperAção e Escola de Tempo Integral
São Paulo – Fevereiro de 2011 Departamento de Ações Programáticas - SBPT.
PROGRAMA de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET/SAÚDE/UFPE
Resolução n°51 EJA e ECONOMIA SOLIDÁRIA. Formação de Educadores Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
SUPERINTENDÊNCIA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE E TRABALHO PARA O SUS SEST-SUS SES/GO SUPERINTENDENTE DRª MEIRE INCARNAÇÃO.
CONVERGÊNCIAS: 1. Demanda dos Cursos Clientela preferencialmente do serviço público/ trabalhadores inseridos no SUS; Diagnóstico para identificar e priorizar.
MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE A investigação científica dos processos didático-pedagógicos da educação.
POLO DE EDUCAÇÃO PERMANENTE PARA O SUS - LESTE PAULISTA-
Desmistificando o ensino de odontologia na sua relação com o SUS
Pactuação do recurso para os Projetos do PROFAPS 2010 na CIB em 14 de junho de 2010.
PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO Secretaria Municipal da Saúde Centro de Formação e Desenvolvimento dos Trabalhadores da Saúde Escola Técnica do SUS.
BOLSA ALFABETIZAÇÃO 2º semestre / 2008.
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
REDE DE SOLIDARIEDADE DO IDOSO
Escola GHC -Grupo Hospitalar Conceição
Atenção em saúde mental, álcool e outras drogas para profissionais que atuam nas comunidades Kalungas.
METODOLOGIA NA ESCOLA CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO.
Fórum experiências exitosas em 2013
II - As Estratégias e Gestão da Supervisão
Recursos humanos e materiais
Comissão Estadual do PMAQ-AB - Bahia
III Encontro Nacional de EAD para a Rede de Escolas de Governo
Projeto Integrado de Educação Permanente de Gestores Municipais de Saúde do Estado da Bahia 2008.
APROVAÇÃO DO PROJETO CISBAF-2008 EXECUÇÃO DO PROJETO -2010
3º ENCONTRO DE FORMAÇÃO COM ESCOLAS PRIORITÁRIAS
Integração ensino e serviço na formação em saúde: a experiência do Pró-Saúde II PUC-SP & Supervisão Técnica de Saúde da Fó- Brasilândia /SMSSP Maria.
Foco de Atuação: Atenção Básica
Minuta de resolução para CIB
MOVIMENTO AÇÃO INTEGRADA RESGATANDO A CIDADANIA
POLÍTICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PERMANENTE - CAMPO GRANDE/MS.
Curso de Extensão Educação Integral e em Tempo Integral: formação e acompanhamento da implementação no município de Vitorino/PR. Vitorino/PR,2014.
Universidade Federal de São Paulo COEX - 1ª Prestação de Contas Encontro de Avaliação da Política de Educação Permanente em Saúde no Estado de São Paulo.
Programa de Capacitação à Distância COSEMS/MG
Unesp Faculdade de Medicina de Botucatu - UNESP Residência Multiprofissional em Saúde da Família Coordenadora: Profª Adj. Cristina Maria Garcia de Lima.
COSEMS/MT E O PACTO RESPONSÁVEL
NÚCLEO ANDRADINA. LEGISLAÇÃO Portaria GM 2554 de 28 de outubro de 2011 Institui o Programa de Requalificação de Unidades Básicas de Saúde, o Componente.
Ministério da Saúde Fundação Oswaldo Cruz Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca.
I Mostra de Saúde Mental na Atenção Básica
A atuação profissional no campo da saúde coletiva exige, cada vez mais, o desenvolvimento de práticas que contribuam com a mudança do atual quadro sanitário.
Claudia Guazzelli Charoux Núcleo TIC na Educação - CENPEC
Realização Caminhos da escrita: um exemplo de estratégia colaborativa em formação on-line de professores de língua portuguesa Adriana Vieira, Denise Lotito.
INSTITUTO FORMAÇÃO – Cursos Técnicos e Profissionalizantes
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ATIVAÇÃO DE PROCESSOS DE MUDANÇA NA
Antonia Maria Coelho Ribeiro
I Seminário Nacional sobre a Política Nacional de  Saúde Integral de  Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais 24 a 26 de novembro de 2013 Módulo.
A Escola nasce em 1954, hoje conta com o trabalho de cerca de 1000 profissionais na maior escola de saúde pública da América do Sul, única escola de âmbito.
27 de setembro Organização Estados Caminhos do Cuidado - Formação em Saúde Mental (crack, álcool e outras drogas) para ACSs e Aux/Téc. De Enfermagem.
Programa Nacional de Desenvolvimento Gerencial no SUS
Processo do trabalho dos serviço em enfermagem
Edital n° 3/2009 Resolu ç ão FNDE n° 51 de 15 de dezembro de 2008.
CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM ENVELHECIMENTO E SAÚDE DA PESSOA IDOSA
Caro Facilitador, Esse é apenas um modelo para facilitar a apresentação da proposta do AP junto aos educandos. Lembre-se de adaptá-la conforme a necessidade.
Rede de Atenção à Saúde promovendo cuidado e qualidade de vida
MARÍLIA – 06/10/2010. AVALIAÇÃO NA MACRO REGIÃO CENTRO OESTE PAULISTA A PARTIR DE QUESTÕES FOCADAS PELO MS.
CENTRO DE DESENVOLVIMENTO E QUALIFICAÇÃO PARA O SUS - CDQ - SUS
Instituição Proponente: Universidade Vila Velha (UVV) Instituições Parceiras: Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (SESA) Secretaria Municipal.
PROJETO TERRITÓRIOS. PROJETO PARCERIAS G H M DAE/CAMC DAB DARA GESTORES ESF NASF USUÁRIOS HOSPITAIS DE EXCELÊNCIA.
Integração ao Campus Virtual Vice-Presidência de Ensino Informação e Comunicação A EXPERIÊNCIA DO CAMPUS VIRTUAL FIOCRUZ: Integrando Plataformas e Redes.
Alba Regina Silva Medeiros¹ Lidianni Cruz Souza² Universidade Federal de Mato Grosso Instituto de Saúde Coletiva Núcleo de Desenvolvimento em Saúde ¹ Enfermeira.
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA: DESAFIOS DA EAD NO CONTEXTO AMAZÔNICO Ronaldo Costa Monteiro Silverio Sirotheau Socorro Castelo Branco.
RETROSPECTIVA DO M&A DA APS EM MATO GROSSO Cuiabá 2011.
Proposta de Mestrado Profissional em Saúde da Famíia ProfSaúde
Formação continuada ANO 2015
REDE EPSUS PB REUNIÃO DE TRABALHO COM SECRETÁRIOS DE SAÚDE
REDE INTERAGENCIAL DE INFORMAÇÕES PARA A SAÚDE RIPSA INICIATIVA “RIPSA NO ESTADO”
APOIO A ESTRUTURAÇÃO DA REDE DE GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE Termo de cooperação nº52/2011 celebrado entre o Ministério da Saúde e a UFRN.
Transcrição da apresentação:

Distrito de Saúde Sul 22 e 27 de agosto de 2013 PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PERMANENTE ENFERMEIROS DISTRITO DE SAÚDE SUL CURSO DE ATUALIZAÇÃO E QUALIFICAÇÃO DO CUIDADO DE ENFERMAGEM Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) à Pessoa com Hipertensão e Diabetes Distrito de Saúde Sul 22 e 27 de agosto de 2013

Histórico Iniciada no final de 2010: Qualificação da Assistência de Enfermagem Objetivos iniciais: Socializar e refletir sobre a organização do trabalho da Enfermagem nas unidades; Construir processos educativos com os enfermeiros a partir de sua prática, refletir sobre suas finalidades e construir estratégias articuladas com gestores locais; Criar dinâmica de socialização e implementação junto às equipes de enfermagem nas unidades; Retomar e qualificar o trabalho do enfermeiro e da enfermagem, priorizando a atenção básica e a construção das linhas do cuidado (priorizadas no Relatório da Oficina da Atenção Básica, 2009).

SEGUNDO SEMESTRE 2013 “Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) à Pessoa com Hipertensão e Diabetes”

Objetivos da EP SAE Capacitar os enfermeiros na aplicação da SAE em todos os serviços do Distrito, desenvolvendo e pactuando uma forma de efetivar a Assistência de Enfermagem aos Hipertensos e Diabéticos Fortalecer o núcleo da atribuição profissional do enfermeiro com vistas a qualificação da assistência aos usuários do SUS Campinas Desenvolver o papel de educador dos enfermeiros envolvidos

METODOLOGIA Aprendizagem ativa segundo abordagem construtivista; A reflexão à partir da prática; Uso de metodologia científica; Enfermeiros como facilitadores do processo de Educação Permanente; Registro: construções reflexivas individuais do conhecimento Avaliação e auto-avaliação

METODOLOGIA situações problemas (adaptação casos reais); Estratégias utilizadas: situações problemas (adaptação casos reais); oficinas de trabalho; EAD (Educação à distância: uso da plataforma da Comunidade de Práticas do Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde); Projeto Aplicativo (Implantação SAE nas Unidades); Outros recursos metodológicos.

Porque Enfermeiro Facilitador Experiência anterior, conhecimento de SAE e disponibilidade de participar de processo de capacitação no levantamento realizado em 2011 Compatibilização de carga horária dos enfermeiros em cada serviço que não implicasse em desassistência, articulada com coordenadores

Nosso Compromisso Construção dialógica entre gestores, apoiadores e enfermeiros envolvidos no processo de construção da autonomia, proatividade, qualificação da prática e colaboração.

Como pretendemos trabalhar Estão sendo convidados 56 enfermeiros das Unidades Básicas, Especialidades e SAD do Distrito Inscrições em formulário próprio (desde hoje até 06/09) Periodicidade: Mensal com turmas de quintas pela manhã e terças à tarde; Eventuais encontros intercalados dos subgrupos com enfermeiros facilitadores , presenciais ou à distância

Como pretendemos trabalhar Certificação com 75% de presença (incluindo tempo de dispersão) Contrapartida do profissional (2 a 3 horas mensais) Locais: salas de reunião Distrito e laboratórios de instituições parceiras Constituição dos subgrupos até 8 enfermeiros por facilitador Atividades de Dispersão com uso de fichas individuais de avaliação

Como pretendemos trabalhar Critérios para formação de subgrupos: preferência de horário (manhã ou tarde) conhecimento/experiência prévia em SAE (levantamento na Ficha de Inscrição) Enfermeiros facilitadores: Adriana (Esmeraldina), Ana Carolina (Carvalho de Moura), Ana Paula (São José), Klenio (Vila Ipê), Paula (Vila Rica) e Renata (Oziel)

Como pretendemos trabalhar Processo em construção e planejamento flexível dos encontros (concentração, dispersão, incluindo EAD) Previsão de encontros até final de 2013 com indicação do trabalho para todo o ano de 2014

Que resultados esperamos alcançar Até dezembro de 2013: desenvolver o alinhamento teórico dos conceitos chave da SAE 1º semestre de 2014: construção do projeto aplicativo da SAE nos serviços pelos enfermeiros e momento de experimentação e ajustes 2º semestre de 2014: implantação da SAE e avaliação contínua

Alguns recursos programados Plataforma EAD: Comunidade de Práticas do Departamento Atenção Básica do Ministério da Saúde (DAB/MS) http://www.atencaobasica.org.br/comunidades/sistematizacao-da-assistencia-de-enfermagem-do-distrito-de-saude-sul-campinas-sp

A comunidade de práticas permite... Acervo de arquivo Compartilhamento de experiências Fórum de debates Construções reflexivas individuais do conhecimento alcançado Interação com outros profissionais de outras comunidades de práticas Mostra de Saúde da Família em 2014

Coordenação do Distrito Sul Equipe do Apoio Distrito de Saúde Sul: Fabiola Damas Nayara de Oliveira Sandra Romano Simone Minari Sonia Adorno Enfermeiros facilitadores Adriana Dorásio Ana Carolina Oliveira Ana Paula Rodrigues Klenio Bonfim Paula Magri Renata Luiz Valéria Romero Coordenação do Distrito Sul

Muito obrigada!