CAPOEIRA REGIONAL E CAPOEIRA ANGOLA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Parábolas de Jesus.
Advertisements

Capoeira.
Projeto: CONHECENDO AS RELIGIÕES
Terence McKenna Terence foi um cientista e matemático nascido em 1946 e morto em 2000(câncer cerebral). Ele era formado em vários cursos, entre eles Ecologia,
O QUE NOSSO ALUNO TEM FEITO NAS QUATRO HORAS QUE PASSA NA ESCOLA?
Projeto aquecimento Global
Expressões idiomáticas Da Língua Inglesa.
O Corpo Humano Os Ossos e os Músculos Rita Lemos.
ESCOLA ESTADUAL: REYNALDO MASSI CURIOSIDADES DO CORPO HUMANO
Juliana Travi Madsen Lenz - Lajeado
Biografias virtuais Robson de Assis
Folha de cálculo Conceitos básicos Criação de uma folha de cálculo
AULA 05 – AS MASSAS DE AR MUDAM O TEMPO DE UM LUGAR.
Danças Africanas.
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL INTRODUÇÃO
Os presidentes do meu Brasil
Diversidade de mamíferos
Seminário II História da Capoeira.
TRABALHO DE EDUCAÇÃO FISÍCA
Instituto Federal Farroupilha Campus Alegrete
INTRODUÇÃO TAREFA PROCESSO SITES PARA PESQUISA AVALIAÇÃO.
PLANO DE AULA 7ª SÉRIE.
WEBQUEST AS CIVILIZAÇÕES HIDRÁULICAS – MESOPOTÂMIA e EGITO
A história da Capoeira começa no século XVI , na época em que o Brasil era colônia de Portugal. Muitos destes escravos vinham da região de Angola , também.
MICROBIOLOGIA E DOENÇAS Prof. Alexandre Seifert. Introdução Nós não estamos sozinhos! Existe ao nosso redor ou até mesmo dentro de nós um fascinante microuniverso.
WEBQUEST EMEF VITUS LAJEADO.
Cantigas de ontem e de hoje Claudia Mota - Manaus
A descoberta dos Animais
WEBEQUEST ÁGUA:USAR BEM PARA TER SEMPRE PÚBLICO – ALVO: 6º ANO B DISCIPLINA: GEOGRAFIA PRODUZIDO POR RAQUEL ZAGONEL 2012.
REGIÕES BRASILEIRAS: DESVENDANDO A REGIÃO NORTE
Web Quest Web quest Renascimento Público alvo 7º ano.
A vida particular do grande gênio Beethoven pareceu afastar-se sempre da esperança de felicidade. Seus vários relacionamentos amorosos terminam de maneira.
Experiência com germinação na elaboração de um brinquedo ecológico.
Criado para alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II.
20 de Novembro: dia da Consciência Negra
TarefaAvaliaçãoReferênciaConclusãoCréditosIntrodução 321 Processo Esta WebQuest foi elaborada para alunos do 8º ano. Professora Débora Soifer Clones Demais.
Merigdriane INTRODUÇÃO PROCESSO AVALIAÇÃO TAREFA RECURSO
PARA ONDE VÃO OS RESÍDUOS QUE PRODUZIMOS?
TRÂNSITO É QUESTÃO DE EDUCAÇÃO
TÍTULO INTRODUÇÃO TAREFA PROCESSO RECURSOS AVALIAÇÃO
O LIXO E A RECICLAGEM A PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE E A RECICLAGEM – O QUE VOCÊ TEM A VER COM ISSO? 2º ano.
Alimentação Saudável Corpo São
Desmistificando Webquests Uma webquest para conhecer webquests.
Robótica Educativa: aprendendo para o futuro.
ECOSSISTEMA MANGUEZAL E MATA ATLÂNTICA
Ciências Humanas e suas Tecnologias - Geografia
Introdução Tarefas Processo Avaliação
Diário e Blog.
Testa os conhecimentos sobre a capoeira…
A MATEMÁTICA E AS PROFISSÕES
“Impacto do consumismo ao meio ambiente”
WEBEQUEST ÁGUA:USAR BEM PARA TER SEMPRE PÚBLICO – ALVO: 6º ANO B DISCIPLINA: GEOGRAFIA PRODUZIDO POR RAQUEL ZAGONEL 2012.
A reciclagem à favor do meio ambiente.
INTRODUÇÃO TAREFAS RECURSOS PROCESSO AVALIAÇÃO
A INDISCIPLINA NA ESCOLA
Daniela Santana João Rodrigues Braga
SITUAÇÕES.
VITÓRIA CIDADE SOL TÍTULO INTRODUÇÃO TAREFAS PROCESSO AVALIAÇÃO
Webquest Matemática EMEF GUIDO ARNOLDO LERMEN CICLOS DE FORMAÇÃO
Profª Vanessa M. Gasquez Tutora: Lina de Almeida Gattai
NAZIFASCISMO CONCEITOS E CONSEQUÊNCIAS. ESTA WEB QUEST NOS LEVARÁ AO ENTENDIMENTO DE IDEOLOGIAS MONSTRUOSAS. QUALQUER FILME DE TERROR QUE VOCÊ TENHA VISTO.
WEBQUEST EMEF VITUS ensino FUNDAMENTAL 6º E 7º ANO.
Pequenas curiosidades,
FOLHA DE CÁLCULO.
Uma WebQuest de português para o 1º ano
ELABORAR RELATÓRIOS.
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
AULA PRÁTICA DE PESQUISA. 1 – Dividir em grupo de 3 componentes para realizar o trabalho.
Ensino Fundamental, 8º Ano
A construção da Identidade do Povo Afro-Brasileiro “A Capoeira” Patricia Morais da Silva.
Transcrição da apresentação:

CAPOEIRA REGIONAL E CAPOEIRA ANGOLA Suas importâncias e suas diferenças Aula de Educação Física para os 9º anos do Ensino Fundamental

INTRODUÇÃO Imaginem que somos todos pesquisadores históricos e precisamos entender o por quê surgiu a necessidade de se dividir a Capoeira em duas categorias: Regional e Angola.

TAREFAS A SEREM REALIZADAS: Entender como era a Capoeira antes dessa divisão; Conhecer os responsáveis por essa divisão e relatar resumidamente uma breve história de cada um; Fazer um quadro comparativo entre o antes da divisão e o depois da divisão; Pesquisar como a capoeira é desenvolvida hoje dia, se ainda há forte essa divisão; Fazer um relato de como você conhece a capoeira hoje em dia. Por último confeccionar um cartaz para ser exposto na sala e debatido com os outros grupos que acharam informações iguais e/ ou diferentes.

PROCESSO Primeiro passo será relembrar a primeira aula, onde revivemos a história do surgimento da capoeira com a brincadeira “Capitão do Mato e Escravo Fugido”. Reler o texto da aula em questão. Em cima desses fatos, organizar-se em grupos de 4 participantes e montar a primeira parte do quadro comparativo entre o antes e o depois da divisão, sendo estas informações pertencentes ao ANTES.

PREENCHA PRIMEIRO A COLUNA DA ESQUERDA. Capoeira antes da divisão entre Regional e Angola Capoeira depois da divisão entre Regional e Angola Capoeira hoje em dia

PESQUISE NOS SITES: http://www.efdeportes.com/efd133/mestre-bimba-o-fundador-e-rei-da-capoeira-regional.htm http://mestrebimbafundacao.blogspot.com/ http://portalcapoeira.com/Mestres/mestre-pastinha http://pt.wikipedia.org/wiki/Mestre_Pastinha Assista ao filme “Pastinha – Uma vida pela Capoeira”

PREENCHA AGORA A COLUNA DO MEIO, BASEADA NAS INFORMAÇÕES QUE FORAM PESQUISADAS: Capoeira antes da divisão entre Regional e Angola Capoeira depois da divisão entre Regional e Angola Capoeira hoje em dia

DEBATE: Debata entre o grupo como é a capoeira conhecida e praticada hoje em dia. Relate tudo o que vocês conhecem da capoeira dos tempos de hoje neste formulário:

FORMULÁRIO: CAPOEIRA NOS DIAS DE HOJE – TUDO O QUE SABEMOS:

Agora ressaltem as principais informações deste formulário e terminem de preencher o quadro comparativo. Capoeira antes da divisão entre Regional e Angola Capoeira depois da divisão entre Regional e Angola Capoeira hoje em dia

AVALIAÇÃO: Objetivo plenamente atingido Objetivo atingido Objetivo parcialmente atingido Objetivo não atingido Pontos Tabela de comparação Todas as informações relevantes presentes na tabela, redigidas de forma clara e concisa. Quase todas as informações relevantes presentes na tabela. Algumas informações presentes na tabela. Informações insuficientes para comparação. Cartaz Esteticamente limpo e bem organizado, apresentando todas as informações da tabela comparativa. Apresentando todas as informações da tabela comparativa. Apresentando algumas das informações da tabela comparativa. Pouca organização e falta de informação.