Seminário sobre o livro: About Face Capítulo 3
Tipos de usuários Dilema: agradar tanto o usuário neófito, quanto o usuário experiente com a mesma interface. Grande parte dos programadores opta por “wizards” para os neófitos, desagradando assim usuários experientes que são obrigados a navegar por muitos menus.
Usuários Intermediários Maioria dos usuários não são neófitos nem experts, são intermediários.
Usuários Intermediários Usuários neófitos viram intermediários em pouco tempo, porém usuários intermediários levam muito tempo para se tornarem experts, e na maioria das vezes não o fazem. Exemplo da estação de esqui. Usuários intermediários aprendem mais sobre o programa através do uso.
Produtos especializados Experts: Ferramentas de desenvolvimento, Instrumentação científica e equipamentos médicos. Neófitos: museus, atendimento automático de banco, comércio. Websites são um caso a parte e devem proporcionar uma navegação confortável aos usuários (utilização de cookies).
Desenvolvendo para os diferentes tipos de usuários. Programadores tem uma tendência a pensar no usuários experts. Já o setor de marketing foca nos neófitos. Como agradar a todos? Resposta: Otimizar para os intermediários! O objetivo é ajudar o usuário neófito se tornar intermediário. Foco do produto é no usuário intermediário, mas não deixando de atender os outros tipos.
O que o neófito precisa? Neófitos desejam se tornar intermediários. O bom software deve encurtar essa caminhada! Neófito não é burro, mas sim ocupado. Utilização do modelo mental (cap. 2) para compreensão das necessidades do usuário.
Ajudando os noobs! O noob tem de aprender rapidamente o básico do produto ou vai perder o interesse e deixar de usar. Ajuda extra não deve ser embutida na interface, deve se apresentar somente se solicitada. Suporte online não é indicado para noobs. Visita guiada é o mais indicado. Outra boa pedida são as caixas de diálogo.
O que o expert precisa? Usuários experts são formadores de opinião! Experts gostam de atalhos para as ferramentas mais utilizadas. Gostam de recursos novos e poderosos.
O que o intermediário precisa? Intermediários precisam de acesso às ferramentas. “ToolTips” são o ideal para ajudar. Sabem como usar materiais de referência. Suporte online é adequado pois o usuário já sabe o que procura. Ferramentas mais utilizadas devem ser mais acessíveis. (Working Set).
Pesquisa Qualitativa X Pesquisa Quantitativa É uma perspectiva comum em negócios e engenharia que números representam a verdade,mas sabemos que números e estatísticas são sujeitos a interpretação e podem ser manipulados tão drasticamente quanto as palavras... Capítulo 4
O valor da pesquisa qualitativa Pesquisa qualitativa nos ajuda a entender o domínio,contexto e as restrições de um produto de maneiras diferentes e mais uteis que a pesquisa quantitativa faz e também nos ajuda a identificar padrões de comportamento entre usuários e usuários em potencial de um produto muito mais rapidamente e facilmente que a quantitativa
Tipos de pesquisa qualitativa Stakeholder Interviews Subject matter expert (SME) interviews User and Customer Interviews User Observation/ethnographic field studies Literature review Product/prototype and competitive audits
Stakeholder Interviews
Informações importantes para se obter de stakeholders: Visão preliminar do produto:serve para comparar as visões que diversos departamentos tem sobre o produto a ser desenvolvido por exemplo... Orçamento e cronograma:Serve para definir o escopo do desenvolvimento do projeto. Restrições e oportunidades:restrições de orçamento,tempo e tecnologia,se o projeto desenvolvido pode capitalizar novas tecnologias... Impulsionadores de negócios:Importante compreender quais objetivos o negócio quer atingir (GOALS),deve ser sempre tentar atingir uma situação WIN-WIN em relação ao aos conflitos entre negócio e as necessidades dos usuários. Visão do stakeholder do usuário:Stakeholdes que se relacionam com os usuários podem ter um ponto de vista interessante sobre os mesmos uteis na pesquisa.
Subject matter expert (SME) interviews SME`s são em sua maioria usuários experientes: Eles podem possuir longa experiencia com o produto ou seu domínio e podem estar acostumados as interações,por isso em sua maioria SME`S NÃO SÃO USUÁRIOS COMUNS do produto e podem ter uma perspectiva voltado ao gerenciamento. SME`S tem conhecimentos mas NÃO são designers:eles podem ter varias opiniões sobre o produto e como melhora lo mas você deve perguntar: “como isso ajudaria a você ou o usuário?” SME`S são necessários em dominios complexos ou especializados:Eles conhecem o funcionamento,regras e práticas e será crucial para direcionar a pesquisa do usuário em dominios complexos.
User and Customer Interviews Entrevista com clientes: Suas metas com o produto Suas frustações com soluções já disponíveis O processo de decisão para comprar o produto O papel que eles podem assumir na instalação,manutenção e gerenciamento do produto Problemas relacionados ao domínio e seu vocabulário.
Entrevistas com os usuários: Como o produto se encaixa em suas vidas e no fluxo do trabalho:quando,por que e como o produto pode ou será usado. Conhecimento do domínio:o que os usuários precisam saber para fazer seus trabalhos. Tarefas do cotidiano e atividades:no que o produto precisa ser útil e no que não precisa. Goals e motivações. Modelo mental:como usuários pensam a respeito de seus trabalhos e atividades e quais suas expectativas com o produto. Frustrações e problemas com as soluções atuais disponíveis.
User Observation/ethnographic field studies Entrevistar e observar.
Literature review
Product/prototype and competitive audits
Outros tipos de pesquisa Focus groups Market demographics and market segments Usability and user testing Card sorting Task analysis