UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO EM FUNDAMENTOS DA MATEMÁTICA TÉCNICAS EM COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA São Luís 2008 JHONNATHAS MAYCKON.

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Transcrição da apresentação:

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO EM FUNDAMENTOS DA MATEMÁTICA TÉCNICAS EM COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA São Luís 2008 JHONNATHAS MAYCKON SERRA COSTA

Análise reflexiva sobre o índice de reprovação em matemática nas séries finais do Ensino Fundamental, na Escola Comunitária Padre Maurício.

a) Em qual das séries finais do Ensino Fundamental é mais comum a reprovação e, consequentemente o fracasso, em matemática? b) Quais os fatores desencadeadores do fracasso na aprendizagem dos conteúdos conceituais da matemática? c) Que caminhos são necessários percorrer para amenizar o fracasso em matemática na Escola Comunitária Padre Maurício?

a) A má formação do docente. b) Inadequação da metodologia de ensino da matemática, adotada pelo professor. c) Déficits educacionais na aprendizagem dos conteúdos conceituais matemáticos ao longo do processo de escolarização. d) Ausência da família no processo de educação dos filhos.

4.1- Objetivo Geral: Analisar o índice de reprovação e fracasso educacional em matemática, nas séries finais do Ensino Fundamental, na Escola Comunitária Padre Maurício.

4.2- Objetivos Específicos: a) Identificar qual o ano das séries finais do Ensino Fundamental apresenta menor rendimento em matemática na Escola Comunitária Padre Maurício. b) Apontar os fatores que contribuem para a determinação do fracasso na aprendizagem da matemática. c) Apresentar uma proposta metodológica que viabilize o ensino dinâmico e contextualizado da matemática.

a) Análise da prática pedagógica do educador. b) Fracasso pedagógico influencia: - Na realização profissional - Na realização emocional - Na desmotivação para aprendizagem

De acordo com Pires(2006, p.54): Qual a reação dos nossos alunos quando o assunto é matemática? Essa inquietação deixa-me cada dia mais ‘inconformada’ em relação ao seu ensino no contexto escolar, visto que a mesma faz parte da nossa vida diária. No entanto, muitos de nossos alunos se julgam incapazes de compreender tal ciência. Morais(2007, p. 12) destaca: Para muitos, ter insucesso na matemática é não saber conteúdos básicos, ou até mesmo não conseguir aplicar regras conforme determinadas situações. Pensar que a matemática não tem aplicações é ser incapaz de usar idéias e representações matemáticas para lidar com situações no dia-a-dia, são talvez os aspectos mais negativos da não aprendizagem.

a) Questionários semi-estruturados – aplicados junto aos alunos do 6º ao 9º ano das séries finais do Ensino Fundamental e com os educadores matemáticos. b) Observação – efetuada no ambiente de sala de aula, focalizando o professor e as relações dos alunos com a disciplina de matemática.

AtividadeOutNovDezJanFevMar Elaboração Do Projeto X Levantamento bibliográfico XXX Coleta de dados: observação em sala de aula XX Aplicação de questionário XX Análise dos resultados XXX Revisão do relatório XX Defesa da monografia X