Caso ferramenta de ensino-aprendizagem

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Transcrição da apresentação:

Caso ferramenta de ensino-aprendizagem

Nossa Experiência Doutor em Administração e Administrador pela FGV/SP Mestre em Administração pela UFBA Participou do Seminário Microeconomics of Competitiveness – Seminário em parceria com a Universidade de Havard. Cursou o The Art & Craft of Discussion Leadership – realizado na Universidade de Harvard – direcionado para professores universitários para a preparação de uso do método do caso. Possui experiência na condução de aulas com casos desde 2003 em cursos de pós-graduação, graduação e educação executiva; Uso de casos pela Executive Business Consulting em programas corporativos; Desenvolvimento de casos para Universidade Corporativa Petrobras Sérgio Ricardo Goes Oliveira Contato: sergiogoes@executivebc.com.br

Modelo de aprendizagem de de Honey e Mumford Estágio 1 - Tendo a experiência - Ativista Estágio 2 - Revisando a experiência - Reflexivo Estágio 3 - concluindo pela experiência - Teórico Estágio 4 - Planejando os próximos passos - Pragmático

Modelo de aprendizagem de de Honey e Mumford Preferência de Estilo de aprendizado Experiências anteriores Gap de competências Papel na organização Um ou conjunto de técnicas de AV + técnicas de ensino aprendizagem (conhecimento - C) Cognitivo Comportamental (Habilidades - H) (Atitudes - A) Afetivo Antecedentes Arquitetura Pedagógica: Experiência Tipos de Aprendizado

Método do Caso O que é o Método do Caso? Técnica de ensino indutiva; Foco na discussão interativa de casos realísticos e específicos; A Universidade de Havard é referência mundial no uso de tal orientação; Método de ensino usado por diversas instituições de educação e treinamento de primeira linha em todo o mundo.

Objetivos do Método do Caso Encorajar nos alunos a responsabilidade de ler (sem leitura prévia – sem condições de acompanhar a aula); Estimular o pensamento crítico; Transferir informações, conceitos e ferramentas; Incentivar a discussão e participação em sala de aula; Desenvolver habilidades de trabalho em grupo; Incentivar o aprendizado cognitivo; Universidade de Harvard, Março de 2007

Como funciona? Instruções, referências, material didático (questões e problemas) Análise do caso e empreender pesquisas complementares e resolução das questões e problemas Discussões e trocas de experiências

Caso na Prática Abordagens Problemas Decisões Avaliações Material do Aluno Manual Professor

Como funciona em Harvard? Livros com Guias de Casos Curso Modulado Aluno faz o download dos casos e ferramentas

Quem usa no Brasil?

Preparação Escolher o caso; Conteúdo Audiência Técnicas pedagógicas Decisões Problema Avaliações Escolher o caso; Conteúdo Audiência Técnicas pedagógicas O guia do professor

Preparação Analisando a dificuldade; Teoria Organização Análise Figura 1.1. Cubo de Dificuldade – Matriz 3 x 3 x 3 = 27 possíveis combinações.

Discussão em classe Pré-aula Aquecimento A discussão Fechamento

Discussão em classe Discussão Perguntar Responder Ouvir

Como pode ser usado na Unifacs? Estudo de caso Pós-Graduação Sala de Aula TCC Graduação

Central de Casos - Benefícios TCC LATO SENSU TCC MESTRADO Material didático diferenciado; Maior qualidade de aulas; Nova fonte de receita; Maior produção acadêmcia; Oportunidades de parcerias internacionais.

Como implantar? Seleção de Professores Caso Vivenciar a experiência de aluno Aplicação Assistida Formação sobre Casos/ Aulas Formação sobre Casos/ Produção

Formação de Rede de Pesquisa Professores Mestrando(a) Iniciação Científica TCC - Aluno MBA Casos Artigos