1 PROGRAMA DE ASSESSORIA E TREINAMENTO PLANEJAMENTO DE UM ESTUDO CLÍNICO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Capacitação de Comitês de Ética em Pesquisa
Advertisements

Sistema De Gestão De Registro De Preços - SRP Acesse a Internet e digite o endereço: Clique em Acesso a Sistemas em seguida em SRP.
Atribuições do Gabinete Pessoal do Presidente
Postura Pró-Ativa e Suspeitosa
DEFES melhorando a gestão e os resultados.
Planeamento Temporal e Monitorização do Projecto de SW
Gerenciamento do escopo do projeto
Secretaria de Atenção à Saúde Departamento de Atenção Básica Coordenação de Acompanhamento e Avaliação.
NORMAS TÉCNICAS DE CONTROLE DA TUBERCULOSE UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE
COMO FUNCIONA - QUEM FAZ
Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde Vera Lúcia Gattás GT-Doenças Emergentes e Reemergentes CGDT/DEVEP/SVS I.
REUNIÃO TÉCNICA DE MONITORAMENTO
Sistema Único da Assistência Social - Acesso aos Municípios.
Boas Práticas Clínicas: Protocolo Clínico
Boas Práticas Clínicas Monitoramento do Estudo
Elaboração: Rosane Schlatter Revisão: Nadine Clausell
Sistema de Gestão Hospitalar Integrado
Tutorial para EDITORES DE SEÇÃO
Tutorial AVALIAÇÃO DE ARTIGOS NO Bem-vindo ao tutorial de avaliação de artigos no Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas - SEER (versão 2) Este tutorial.
Processo e Método de Avaliação MPS
Como acessar/obter o texto completo dos documentos científicos?
PROGRAMA DE ASSESSORIA E TREINAMENTO
Como acessar/obter o texto completo dos documentos científicos?
Como solicitar Cartão de Visita
Atribuições dos Profissionais da Atenção Básica
Gerenciamento de Leitos
F A L T A S Banco de Horas H O R A S E X T R A S A T R A S O S.
PROGRAMA DE ASSESSORIA E TREINAMENTO
GERÊNCIA (Setor Solicitante)
CADASTRO DOS MUNICÍPIOS, MONITORAMENTO E DESAFIOS !
FIQUE SABENDO de novembro a 1º de dezembro
Apresentação SGC Sistema de Gerenciamento Comercial
PROGRAMA DE ASSESSORIA E TREINAMENTO
Decisões.
Sistemas de Informação
Marketing de Relacionamento
Manual de Qualidade Procedimento Operacional Padrão
PROGRAMA DE ASSESSORIA E TREINAMENTO
SECRETARIA DE SAÚDE DEPARTAMENTO DE EPIDEMIOLOGIA.
PROGRAMA DE ASSESSORIA E TREINAMENTO
Fluxograma - Desenvolvimento de Ações
1 LabView® Investigação laboratorial Virtual. 2 O produto LabView O LabView é um processo virtual que simula todas as atividades de solicitação, seja.
PROGRAMA DE ASSESSORIA E TREINAMENTO
Estoque - Gestão, análise e monitoramento. Reduza seus custos!
PROGRAMA DE ASSESSORIA E TREINAMENTO VISITA DE INICIAÇÃO.
Financeiro - Tenha maior controle e gestão de sua clínica
INICIO RECEPÇÃO.
Empréstimo Interbibliotecas. Facultar aos utilizadores da Universidade Aberta o acesso a documentos de outras bibliotecas. Facultar a outras bibliotecas,
PROGRAMA DE ASSESSORIA E TREINAMENTO
1 PROGRAMA DE ASSESSORIA E TREINAMENTO REUNIÃO DE INVESTIGADORES.
MONITORAMENTO DOS PROJETOS COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA CEP
Monitoria e Coordenação em Pesquisa Clínica
Maricultura Familiar Solidária no Baixo Sul Baiano COORDENADORIA DE GESTÃO Coordenadora: IARA ICÓ Bolsistas: TALITA ARGOLO TATIANA ALBERTAZZI SIMAIA BARRETO.
Para um ativo ser classificado no grupo de caixa e bancos é importante que não haja restrições quanto a seu uso imediato. Caixa e bancos, por ser um ativo.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária
22 de Novembro de 2013 Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo Fórum experiências exitosas em 2013 Fórum experiências exitosas em 2013 Título da experiência:
Data do Chamado EquipamentoProblema Número do chamado Contato Procempa Número de série Quem ligou? 14/03/08Impressora Falha na impressão Júlio15/03/08Jane.
Planejamento do Projeto
Cenário / Maquete Web Site CPAuto Trabalho elaborado por: Cecília Melo (ci08004) António Castro (ci08045) Pedro Seabra (ci08001)
NOTIFICAÇÃO DAS IRAS EM MATO GROSSO Hospitais com UTI
GERÊNCIA DE GESTÃO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS
Sistema Uno de Ensino.
Sistema Gerenciador de Ensaios de Materiais de Construção Civil Graduando Jean Souza Queres – Matrícula Orientador Professor Mauro Nacif Rocha.
1 Agosto 2013 Processo e Método de Avaliação MPS Treinamento da Equipe para a Avaliação Inicial Treinamento da Equipe para a Avaliação Inicial –2015.
Como utilizar os recursos Treinamento para Coordenadores do Centenário de Distrito 1.
Antes de você começar. Para obter assistência adicional, entre em contato com o Assessor de Tecnologia da Informação do seu clube, ou com Ensino eletrônico:
METODOLOGIA PARA REALIZAÇÃO DE AVALIAÇÃO NIT-DICLA-029
TREINAMENTO ATIVIDADES DO MEMBRO DIRIGENTE Instrutor:
Planejamento do Projeto Exemplo Curso Hands-on de Gestão de Projetos Eduardo Montes, PMP.
Sistema Vigilante 2012/2013 Informes gerais. É uma ferramenta para agregação / consolidação de dados que busca facilitar / agilizar o monitoramento e.
Transcrição da apresentação:

1 PROGRAMA DE ASSESSORIA E TREINAMENTO PLANEJAMENTO DE UM ESTUDO CLÍNICO

2 PLANEJANDO UM ESTUDO DESDE O INÍCIO  Checagem das aprovações do Protocolo, da Brochura do Investigador e do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido;  Definição Exata das Funções de Cada membro da Equipe Preenchimento do Site Responsability Log  Captação de Pacientes  Chamar pacientes disponíveis no banco de dados  Ambulatório, ITU (se aplicável)  Contactar pacientes que já participaram de estudos prévios (pela 251 > 1 ano atrás)

3 FERRAMENTAS ÚTEIS  Elaboração de um Roteiro de Visitas e Registro no Prontuário Não é recomendável o uso de templates de prontuário, pois cria-se o hábito de registrar as informações apenas de acordo com os dados solicitados na ficha clínica. É importante para um investigador clínico saber exatamente como registrar os dados de um paciente que participa de um estudo clínico!! Além do mais a maioria das instituição públicas não aceita a inserção de templates no prontuário padrão.

4 FERRAMENTAS ÚTEIS  Listagem de cada exame a ser realizado  Exames realizados na Instituição: Deixar pedidos dos exames separados  Exames realizados pelo Laboratório Central: Deixar pedidos do courier separados e fazer uma pasta com documentos de envio  Criação de Planilha para Pagamentos  Criação de Planilha de Visitas  Criação de Planilha de Controle de Reembolso  Listagem de cada exame a ser realizado

5 FORMULÁRIOS MANDATÓRIOS  Elaboração de ferramentas úteis caso não fornecidos pelo patrocinador: Patient Identification Log Site Screening Log Randomization Log Drug Accountability Log Site Visit Log  Elaboração de um “recibo” para envio de documentos materiais ao patrocinador/CRO

6 ESTABELECENDO TIMELINES Brasil tem aproximadamente 5 meses de atraso por causa de todo o embaraço regulatório! O investigador e sua equipe devem estar cientes e se organizar para incluir os pacientes em um período reduzido (aprox. 5 meses menos) -Equipe definida e pronta -Centro estruturado -Departamentos envolvidos cientes do estudo -Pacientes potenciais localizados e contactados previamente

7 RETENÇÃO DE PACIENTES -Ligar para o paciente para confirmar a visita com uma semana da antecedência - Agendar a próxima visita com antecedência já na visita anterior, se possível - No caso de estudos com intervalos muito longos entre as visitas, fazer acompanhamento (ligar para o paciente a a cada mês por exemplo)