HISTÓRIA DA SEXUALIDADE HUMANA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
HISTÓRIA DA SEXUALIDADE I Michel Foucault A Vontade de saber
Advertisements

Definições: 1. Na época primitiva a arte poderia ser entendida como o produto ou processo em que o conhecimento é usado para realizar determinadas.
9º CONGRESSO DA FEDERAÇÃO GAÚCHA DE MULHERES
PEDAGOGIA 3ºPNA PROFª GIANE MOTA
Princípios da Pastoral Vocacional 3º Congresso Vocacional do Brasil
Em defesa da Família Tentacular
Ética protestante e o poder do espírito do capitalismo
Capítulo 13 Conteúdos para Avaliação Bimestral: capítulos 11, 12 e 13.
Arcadismo Contexto Histórico.
O RENASCIMENTO Durante os séculos XV e XVI intensificou-se na Europa, a produção artística e científica. Esse período ficou conhecido como Renascimento.
Psicologia do Desenvolvimento
O I L U M N S Professora: Marta.
O I L U M N S Professora: Marta. O I L U M N S Professora: Marta.
Gênero!!! GÊNERO.
O que é ser rapaz no séc. XXI?
IMIGRAÇÃO PARA O BRASIL NO SÉCULO XIX
ESCOLA E FAMÍLIA: UM COMPROMISSO COM A EDUCAÇÃO
Arte e representação.
REALIDADE DOS JOVENS NA A. L..
Influência Televisiva
Marlene Carlos da Silva Congresso rede familiar
Profª Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira
O I L U M N S Professor: Odair.
O Liberalismo do século XVIII e XIX
A EDUCAÇÃO RENASCENTISTA
A EDUCAÇÃO RENASCENTISTA
Centro de Cidadania da Mulher
O adolescente cristão e a sexualidade
Barroco - Introdução Durante o Renascimento o homem cresceu bastante, adquiriu autoconfiança, se tornou senhor da terra, mares, ciência e arte; libertou-se.
Dra TERESA CRISTINA BARBO SIQUEIRA
Revisão para a prova – 7º ano Grupo 9 – Filosofia e História Grupo 10 – O século das luzes Grupo 11 - Iluminismo ATENÇÃO: Essa revisão não é suficiente.
GRUPO 01 – O RETORNO DA RAZÃO Origens: - Séc. XIII-XVI - Renascimento do comércio e das cidades -Da Península itálica para a Europa Características: -Oposição.
Direito das Minorias Profª.Adirleide Greice Carmo de Souza
1.Soc.Tribais/Idade Antiga
Gestão Escolar: desafios e construção do saber para o Século XXI
RENASCIMENTO.
31/7/20151Profª Suzana.  Movimento artístico e científico que ocorreu na Europa, durante a Idade Moderna, nos séculos XIV e XVI.  Recebeu este nome.
Psicologia do Desenvolvimento Humano I
Renascimento século XIII - Itália
PARCERIA FAMÍLIA E ESCOLA REDE DE PROTEÇÃO PARA OS JOVENS
Relações de Gênero e Sexualidades na Educação
Sexualidade na Escola.
Mecanismos de controle social existentes nas sociedades.
OS IDEAIS ÉTICOS ATRAVÉS DOS TEMPOS
EDUCAÇÃO SEXUAL NA ESCOLA Profª.Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira
MODERNIDADE o aparecimento da imprensa (século XV), o Renascimento (século XIV), a Reforma Protestante (século XVI), o Iluminismo (século XVIII), a Revolução.
A luta por participação política
A Era Vitoriana, a partir de Junho de 1837 até Janeiro de A moda vitoriana se divide em dois momentos: Early Victorian (1837 – 1860) relativo aos.
O PAPEL DO BRINQUEDO NO DESENVOLVIMENTO
FIPEN Profª Maria Inês Zampolin Coelho Outubro
ESCOLA TÉCNICA FEDERAL DE PALMAS CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA SOCIOLOGIA POLÍTICA PROF. JAIR JOSÉ MALDANER.
• a Reforma Protestante (século XVI), • o Iluminismo (século XVIII),
O que é Sociologia?.
IDOSO E SEXUALIDADE Tarsila Cunha.
Neoclassicismo e Romantismo
Família na contemporaneidade
O CONTEXTO HISTÓRICO DO NASCIMENTO DA SOCIOLOGIA
Educar paro o Lazer X Lazer para Educar
Organização Mundial da Saúde preconiza que "a saúde sexual é definida como a integração dos aspectos somáticos, emocionais, intelectuais e sociais do ser.
 A arte barroca originou-se na Itália (Século XVII) mas não tardou a irradiar-se por outros países da Europa e a chegar também ao continente americano,
Trabalho Realizado por: -Jonas Costa nº13 -Luís Filipe nº14 Disciplina de Português Professora Cristina Pimentel.
Walter Benjamin ( ). Grande estudioso da cultura francesa. Associado à Escola de Frankfurt e à Teoria Crítica Traduziu para o alemão as obras.
Dualismo Ilustração do dualismo de René Descartes: as sensações são transmitidas pelos órgãos dos sentidos à glândula pineal, no cérebro cerveau, e epois.
FUNÇÃO DE EXPRESSÃO EMOCIONAL. Proporcionando veículo para a expressão de ideias e emoções não reveladas no discurso comum – visto no entrelaçamento da.
Docente: Ilídio sebastião História da Arquitectura III Universidade Metodista de Angola Faculdade de Arquitectura e Urbanismo O triunfo da Razão. Revisão.
GISELE BALDRATI PSICOLOGA CRP 08/03264 SEXUALIDADE na ESCOLA.
Transcrição da apresentação:

HISTÓRIA DA SEXUALIDADE HUMANA Profª. Drª Teresa Cristina Barbo Siqueira

Renascimento O Renascimento; fase de transição entre a Idade Média e Moderna traz o antropocentrismo. São retomados os ideais de perfeição e harmonia . O artista: o grande herói do renascimento, dá expressão visual ao ideal e espírito da época. O declínio da espiritualidade – baixa reputação da Igreja.

Renascimento Aparece a Sífilis (1494) como castigo de Deus a promiscuidade. A Igreja e sua ambivalência trazem a Reforma Protestante, o catecismo e a repressão.

O aburguesamento da sociedade e a repressão sexual Novas conquistas territoriais propiciam a intensificação do comércio, o que faz surgir a burguesia. No séc. XVII, a estrutura social se transforma em unidade e mais autoritária. A interiorização das emoções e o sexo como domínio privado. A mudança nas casas e na intimidade. E as mudanças nos valores.

O aburguesamento da sociedade e a repressão sexual Séc. XVII, a ambição é estimulada, junto a ascensão social. A separação entre moral e religião. Séc. XVIII, a educação dirige a atenção para os estudos, combate-se a masturbação e atividades sexuais que somente são aceitas na literatura.

O aburguesamento da sociedade e a repressão sexual Séc. XIX, a sexualidade como corrupção moral que deixa de ser integrada a vida. Os tabus e a repressão sexual. A curiosidade sexual infantil ou juvenil é satisfeita num ambiente de culpa e pecado. A sexualidade é ligada a procriação e rejeita-se qualquer prática sexual ligada apenas ao prazer, a sexualidade é indecente e imoral. A mulher para esposa é a frígida. O combate a masturbação atinge o nível máximo e sexo e repressão são binômios.

O aburguesamento da sociedade e a repressão sexual Freud e sua contribuição. A pedagogia do silêncio, a curiosidade é satisfeita num clima de culpa e medo que se prolonga até o séc. XX.

Século XX As transformações tecnológicas e científicas e a difusão de novas idéias. O comportamento sexual se modifica e se liberta. A mulher reivindica seu lugar na sociedade, saias e cabelos curtos mostram a nova mulher. O cinema cria ideais masculinos e femininos. Surge a televisão e o ideal romântico.

Século XX Tem-se início a geração da contracultura. É desenvolvida a pílula anticoncepcional e sexo e procriação são desvinculados. O prazer é pregado. A família patriarcal passa a ser democrática. A emancipação sexual em algumas sociedades. A contracultura: os questionamentos políticos, estilos de vida, culto as drogas, o prazer, homossexualismo e o nu.

Século XX Nasce em 1978 o primeiro bebê de proveta, o nu se torna comum e o debate em torno do sexo é veiculado a milhões de pessoas pelos meios de comunicação. Na década de 80, surge a Aids e comprova a importância de uma educação sexual. Procura-se resgatar séculos de falta de diálogos e repressão, a sexualidade passa a ser vista como parte integrante da personalidade. É importante uma educação sexual sem culpas e livre.

SÉCULO XXI Pan-sexualização - exibição saturada de práticas e discursos sobre a sexualidade, atingindo a nossa cultura, a nossa vida pessoal e até mesmo a própria identidade. Quando não falamos de sexo com nossos filhos e alunos, estamos delegando sua educação sexual à mídia, à indústria cultural – que querem homens e mulheres manipulados, que expressem a sexualidade na forma de agir e pensar, seres genitais, quantitativos, belos, consumíveis e consumistas. A educação sexual como conjunto de representações, vivências, valores, regras, determinações existenciais, simbologias pessoais e coletivas que envolvem a identidade sexual de homens e mulheres.