Narrativa de terror e de suspense

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ESCOLA MUNICIPAL LEVINDO MARIANO
Advertisements

Emprego do verbo.
REDAÇÃO: garanta sua vaga com ela
Tipos Textuais Narrativos: Características nos gêneros literários conto e crônica Professora: Eduardo Muniz Disciplina: Língua Portuguesa.
O CONTO.
Contando Histórias… Isto é uma ARTE….
Conselhos para melhorar a sua redação
Prof. Richard Brunel Matias
HISTÓRIA EM QUADRINHOS
Elementos do Teatro O que é Teatro?.
TEXTO NARRATIVO X RELATO
Tempos compostos Diferença entre locução verbal e tempo composto Locuções verbais: vai querer saber; quero saber.
Redação de textos técnicos recomendações
Como fazer HQs na escola, no trabalho, no sindicato, em casa...
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
Modo Indicativo e Subjuntivo
Produção de texto e roteiro audiovisual
Textos Jornalísticos Notícia/ Reportagem.
Textos narrativos ficcionais e textos poéticos. Michele Picolo
QUESTÕES DA LÍNGUA A FRASE.
CMB - PORTUGUÊS PROF. ELIZETE
Produção textual a partir de quadrinhos – Atividade 1
Relato de Viagem com Descrição
Prof. Júnior Oliveira.
CLASSES DE PALAVRAS PROF.ª CAROLINE LOPES.
Texto Descritivo Profª Natália Tiezzi.
Produção de texto e roteiro audiovisual
Elementos da Narrativa
Elementos da Narrativa
Relato de Viagem com Descrição
Relato Pessoal com Descrição
PLANIFICAR E PRODUZIR UM TEXTO ESCRITO.
CONTO DE MISTÉRIO.
Narração É a apresentação, por meio de um narrador, de fatos ou acontecimentos vividos por personagens em determinado espaço e tempo.
Narração É a apresentação, por meio de um narrador, de fatos ou acontecimentos vividos por personagens em determinado espaço e tempo.
Universidade Católica Dom Bosco
O TEXTO DRAMÁTICO.
A NOTÍCIA Notícia é a expressão de um fato novo, que desperta o interesse do público a que um jornal se destina. Gênero textual tipicamente jornalístico,
TEXTOS NARRATIVOS Hoje, vamos falar um pouco sobre narrativa, um dos gêneros textuais que, normalmente, são estudados no Ensino Fundamental 1 e 2, mas.
Os elementos da narrativa: o enredo, o tempo e o espaço
Usos dos tempos verbais
Verbo Língua Portuguesa.
CLASSES DE PALAVRAS: VERBOS.
Elementos da Narrativa
NARRATIVA Relato de acontecimentos ou fatos,
Narração: personagem/ espaço/ enredo
Texto Narrativo.
Contando um pouco sobre CONTOS
Contos e Fábulas Dentre os gêneros textuais mais indicados para o trabalho com as crianças estão: o conto e a fábula. Para o imaginário infantil é extremamente.
GÊNEROS LITERÁRIOS.
NARRATIVA Relato de acontecimentos ou fatos,
O CONTO e seus elementos
A NARRAÇÃO.
REDAÇÃO: garanta sua vaga com ela
NARRATIVA Relato de acontecimentos ou fatos,
Discurso Directo e Discurso Indirecto
REDAÇÃO CIENTÍFICA Professora Angelica Rocha de Freitas
Diário e Blog.
Discurso Directo e Discurso Indirecto
História completa e fechada como um ovo.
OS PASSOS DA PESQUISA MIRIAN GOLDENBERG p
Narração Narrar é o desenrolar de fatos acerca de um acontecimento.
Elementos da Narrativa
PRODUZINDO UM TEXTO NARRATIVO
O CONTO O conto é uma narrativa ficcional.
Elementos indispensáveis da Narrativa Jurídica
REDAÇÃO CONTO.
Como redigir um bom texto?
Diálogo da Biologia com a Língua Portuguesa
Você vai escrever um conto em que o narrador será o personagem da história e também o protagonista dos acontecimentos.
Transcrição da apresentação:

Narrativa de terror e de suspense

http://www.youtube.com/watch?v=9tdqHgvfRGk

Características Elementos linguísticos que possibilitam o mistério: Descrições: uso de adjetivos especiais, soturnos, que foram usados para caracterizar as personagens e os objetos em cena. Uso de advérbios de modo. Descrições das ações em períodos curtos, quase sempre orações coordenadas. Quase ausência de diálogos. Emprego dos verbos no pretérito (perfeito, imperfeito)

Características Uma narrativa deve elucidar os acontecimentos, respondendo às seguintes perguntas essenciais: O QUÊ? - o(s) fato(s) que determina(m) a história; QUEM? - a personagem ou personagens; COMO? - o enredo, o modo como se tecem os fatos; ONDE? - o lugar ou lugares da ocorrência; QUANDO? - o momento ou momentos em que se passam os fatos; POR QUÊ? - a causa do acontecimento

Características A estrutura dessas narrativas pode ser a seguinte: Uma situação inicial onde se expõe o assunto, o lugar ou a ação que vai acontecer. A complicação ou o problema que vai se apresentando gradativamente. O clímax que a complicação elevada ao máximo de suspense. O desfecho que soluciona ou tenta solucionar o problema.

Como criar o suspense? Crie frases que apenas sugiram, que provoquem no leitor a vontade de querer saber o que vai acontecer depois. Dê margem a se pensar em vários suspeitos, com vários fatos combinados com ações que despistem o leitor. Trabalhe com muitas pistas: umas falsas e outras verdadeiras. Trabalhe com verbos no pretérito (perfeito, imperfeito ou mais-que-perfeito)

Como criar o suspense? Use palavras, vocabulário específico para criar suspense: adjetivos expressivos, exagerados; advérbios de modo, de lugar e de tempo que acrescentem circunstâncias especiais às ações. Use as palavras - chave com frequência e ênfase. Esconda do leitor determinados detalhes. Crie um desfecho inusitado, surpreendente.

Pratique!

Reescreva o texto Complete as lacunas com as palavras ou expressões do quadro, acrescentando emoções e sentimentos a ele. Foi uma cena ......................... Entramos no quintal vagarosamente e para não espantar nem uma nem outra, mas ficamos ...................... Desmentindo o dito popular 'vivem como cão e gato', a visão era ........................... Dentro da casinha, deitadas estavam a ........................ dobermann preta, de dentes afiados, espalhada no chão e a gatinha vira-lata toda branquinha com sua orelha cinza .................., mamando em uma das tetas da outra, como filhote. Não se mexiam, como em um ..................... espetáculo a não ser modificado. Restou-nos ficar ali ..........................., contemplando aquele ................... momento de satisfação. raro- de muita delicadeza- extasiados- inesquecível- temida- maravilhados- inconfundível- magnífico

Um bom filme costuma atrair o público pelo fato de organizar cenas que criem suspense. Uma cena deve ser capaz de envolver o público. Isso se dá porque o telespectador deseja saber como a personagem irá resolver determinada situação. A técnica do suspense não é própria da arte cinematográfica. Você pode encontrá-la na arte literária. A partir desses dados, invente uma história que apresente suspense. Quanto mais você prender a atenção do leitor, mais atraente será seu texto. Antes de iniciar sua história de suspense, pense nela a fim de torná-la surpreendente. Veja a seguir algumas dicas para seu texto ficar melhor. 1) Elabore um roteiro para sua narrativa contendo: - Quando e onde ocorreu o fato? - O que aconteceu? - Quais as características físicas e psicológicas da personagem? 2) Detalhe a cena que você julgar mais importante,. 3) Lembre-se de focalizar o que a personagem faz, sente e pensa.

Leia mais!

http://www.casadobruxo.com.br/poesia/s/sergio20.htm http://www.recantodasletras.com.br/contosdesuspense/ http://www.youtube.com/watch?v=PAsysRRDZMQ http://bibliotecamalassombrada.blogspot.com/2010/01/obras-primas-do-conto-de-suspense.html http://contosdocovil.wordpress.com/2008/05/13/contos-de-edgar-allan-poe/ http://www.youtube.com/watch?v=qtiyoN2HR6c&feature=player_embedded#!