Seminário O controle interno governamental no Brasil Velhos Desafios, Novas Perspectivas 14 a 16 de Maio Iguassu Resort – Foz do Iguaçu - Paraná.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O PROCESSO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO DO PLANO PLURIANUAL
Advertisements

A gestão de pessoas e a judicialização: ameaça às políticas públicas?
OGU Ações e Projetos 2011/2012.
Fórum Nacional dos Ouvidores do Setor de Energia Câmara dos Deputados Comissão de Defesa do Consumidor Audiência Pública Projeto de Lei 342 / 2007 As Ouvidorias.
“A Visão do Gestor Público” Ricardo de Oliveira
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO
TERRITÓRIO CENTRO SERRA OFICINA TERRITORIAL ORGANIZAÇÃO COMO ELEMENTO DA GESTÃO SOCIAL MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO.
Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão 1 PROGRAMA DE APOIO À MODERNIZAÇÃO DO APARELHO DO ESTADO EUROBRASIL 2000 Janeiro, 2005.
OLIVIERI, Cecília. O Controle Interno como instrumento de Accountability Horizontal: uma Análise Exploratória da Controladoria Geral da União. Considerações.
PLANO DE GESTÃO.
Conselho Nacional de Controle Interno 6ª Reunião Técnica Grupo de Trabalho sobre Sistema de Integridade dos Estados Brasileiros Maceió, 21 e 22 de Março.
PLANEJAMENTO TERRITORIAL PARTICIPATIVO
Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização
DIRETORIA DE GESTÃO DO PLANEJAMENTO E DESCENTRALIZAÇÃO DA SAÚDE
Gestão pública, reforma do Estado e recursos humanos
Secretaria de Administração
Metodologia para Melhoria da Gestão em Organizações do Terceiro Setor
O Sinaes na perspectiva das Instituições Públicas e Privadas
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO Prof. Ms. Taisir Mahmudo Karim
Avaliação Institucional na Universidade de Caxias do Sul
Contador Waldir Ladeira Conselheiro do CRCRJ
Cidades Digitais abril/2011 Lino Kieling Diretor Técnico.
O SUS RECEBE NOSSA TOTAL ATENÇÃO
GESTÃO MODERNA DE RECURSOS HUMANOS NOS ÓRGÃOS PÚBLICOS
GESTÃO DESCENTRALIZADA DO TURISMO
POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO MUNICIPAL
Por Wilson Loureiro Instituto Ambiental do Paraná
Recife, 31 de julho de Secretaria de Gestão do Trabalho
RBMLQ-I Ouro Preto Dplad/Sepeo Planejamento Institucional do Inmetro.
Manual de Controle Interno Aplicado ao Setor Público - MCIASP
PROGRAMA AVANÇADO EM GESTÃO PÚBLICA CONTEMPORÂNEA
PROGRAMA DE AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
Diretrizes Gerais para o Desenvolvimento Urbano do Paraná DIRETRIZES GERAIS PARA O DESENVOLVIMENTO URBANO DO PARANÁ.
AÇÕES ESTRUTURANTES IMPLEMENTADAS NO RPPS DO ESTADO DA BAHIA
Promover a gestão pública de excelência, visando contribuir para a qualidade dos serviços públicos prestados ao cidadão e para o aumento da competitividade.
UM MODELO ESTRATÉGICO DE REFORMA DA GESTÃO PÚBLICA NO BRASIL: AGENDA, COALIZÃO E IDÉIAS MOBILIZADORAS Fernando Luiz Abrucio.
Conceito de Cultura A Cultura é produto e meio da vida em suas
Programa de Educação Ambiental da Bahia
Regulamentação da LAI nos Estados e Distrito Federal Transparência Ativa: indicação dos itens disponibilizados Transparência Passiva: canais de atendimento.
Avaliação Institutional - Histórico •Instalação da Universidade em Acompanhamento 07/07/1998. •Formada a 1ª equipe de trabalhos da Avaliação Institutional.
DOCUMENTOS UTILIZADOS
Planejamento estratégico de gestão pública por resultados no processo de reforma administrativa do estado de Minas Gerais Izabela Moreira Corrêa Seminário:
1 MISSÃO: assegurar a efetiva e regular gestão dos recursos públicos, em benefício da sociedade. CONHECENDO O TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO.
A PARTICIPAÇÃO SOCIAL E A TERRITORIALIZAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO NO ESTADO DA BAHIA: UMA ANÁLISE A PARTIR DOS PLANOS PLURIANUAIS PARTICIPATIVOS (PPA-P) 2008–2011.
Papel dos Municípios no Desenvolvimento Local
Grupo de Trabalho Ações Conjuntas Avaliação da Execução de Programas de Governo Relatório de Progresso e perspectivas Ronald da Silva Balbe Diretor de.
“A sociedade tem o direito de pedir conta
Seminário O controle interno governamental no Brasil Velhos Desafios, Novas Perspectivas 14 a 16 de Maio Iguassu Resort – Foz do Iguaçu - Paraná.
Fundado em Maio de 2004 INSTITUTO ARCOR BRASIL Compartilhando o desafio de crescer.
SEMINÁRIO SOBRE DEMOCRATIZAÇÃO DAS RELAÇÕES DE TRABALHO NO SUS REGIÃO NORDESTE. Recife 30 e 31 de julho de 2013 Recife, 30 e 31 de julho de 2013.
A Lei de Acesso à Informação e os instrumentos de participação e controle social Nov.2014.
1º ENCONTRO DE COORDENAÇÃO DO PNAFM PNAFM Ministério da Fazenda e Municípios.
O Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal
O Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária – Cenpec é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, criada em.
Melhorando vidas por meio de um melhor governo: marco conceitual para atuação do BID no Brasil V Congresso Nacional de Gestão Pública CONAGESP Brasília.
O Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal
Universidade Federal do Rio Grande do Norte CONTROLE NA VISÃO DAS UNIDADES GESTORAS PROF. SEVERINO CESÁRIO DE LIMA, MSc. Chefe da Auditoria Interna - UFRN.
 .
Políticas de gestão pública e ampliação do controle: questões a partir de experiências recentes e perspectivas futuras Seminário Avaliação da Gestão Pública.
SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE AVALIAÇÃO DO PROFAE – NOVAS PERSPECTIVAS Salvador, 23 a 25 de julho de 2006.
Composição dos Conselhos de Assistência Social
Programa de Modernização e Qualidade do Tribunal de Contas do Estado de Goiás. Coordenação: Serviço de Capacitação Funcional e Qualidade Consultoria de.
30 de setembro a 02 de outubro de VELHOS DESAFIOS.
A Excelência na Gestão Pública
Grupo de Trabalho Parceria com o Banco Mundial Estruturas de Controle Interno Estaduais.
BCH - BPP - GOVERNO, BUROCRACIA E ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA.
Gestão dos Serviços, Programas e Projetos – Eixo 4 – Valéria Reis Ribeiro Representante da Legião da Boa Vontade – LBV Conselheira Nacional de Assistência.
Reunião Geral de Ouvidorias 2016 Ouvidoria Geral da União Brasília, 16 e 17 de março de 2016 Gustavo Ungaro Ouvidor Geral do Estado de São Paulo A experiência.
ACOMPANHAMENTO DA GESTÃO DO GASTO Maria Catarina Ribeiro Raulino Analista do Tesouro do Estado
"O Novo Portal Minas e a metodologia de apuração da satisfação dos usuários". Marconi Laia Brasília - Dezembro de 2005.
Transcrição da apresentação:

Seminário O controle interno governamental no Brasil Velhos Desafios, Novas Perspectivas 14 a 16 de Maio Iguassu Resort – Foz do Iguaçu - Paraná

Evolução institucional e desempenho dos controles internos estaduais Profª. Cecília Olivieri Mestrado em Gestão de Políticas Públicas EACH/USP

Importância dos controles Visão abrangente: – legalidade da atuação governamental (responsabilização) – integridade do Estado (coordenação e confiança) – eficiência da gestão dos recursos e das políticas públicas (legitimação) Tendência: ampliação das fronteiras e politização

Antigos e novos desafios Velhos desafios: – relação entre política e burocracia (democracia) – construção institucional Novas perspectivas: – diálogo entre controle e gestão – “descentralização” dos controles

Controles estaduais Relevância: – descentralização das políticas públicas (CF 1988) – Integridade no nível sub-nacional – reformas administrativas

Evolução institucional Avanços: – 16 estados tinham órgão de controle interno em 2004 e 27 os têm desde 2011 – 26 órgãos têm site ou página próprios – designação: 13 CGEs, 6 AGEs, 5 secretarias, 1 diretoria, 1 contadoria, 1 corregedoria.

Evolução institucional Desafios: – qualificação e especialização (carreira e quantitativo) – autonomia – diálogo com gestão e controle externo – transparência própria e do respectivo governo

Desempenho institucional Atuação: – concentração na análise de conformidade – fraquezas na auditoria de gestão, no planejamento e na relação com gestão

Desempenho institucional Baixa transparência dos órgãos de controle, medida pela disponibilidade do relatório de atividades Regulamentação da LAI: 7 estados Relatórios de atividades: – memória institucional (reflexão e identidade) – acessibilidade das informações ao cidadão – auto retrato e retrato da gestão estadual

Reflexão final Caminhos para fortalecimento: – apoio político – modernização – aliança com gestão