CURSO TECNICO EM ADMINISTRAÇÃO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Taylorismo Fordismo e Pós-Fordismo
Advertisements

ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA de TAYLOR
Críticas à Abordagem Clássica da Administração
TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO
Abordagem Clássica da Administração Frederick Winslow Taylor,
LINHA DO TEMPO AUTORES AUTOCRÁTICOS PROFESSORES DE TGA.
TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
Revisão das Teorias Da Administração.
Sandra Tabuti Sandra Sauer Samuel Malta Nilson Medeiros
PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS E MATERIAIS R03 – Técnicas de Gestão de Estoques Fernando Leon Filipe Tolentino Rodrigo Caseca Rafael Braz.
Administração de Recursos Materiais Turma: 19 Grupo: 1 Atividade: R04 Subgrupo X: Pedro, Rafael e Anderson Subgrupo Y: Alex, Daniel e Felipe.
Administração de Recursos Materiais
FREDERICK TAYLOR ( ) Americano de familia enriquecida no comércio com a India Interrompeu seus estudos em Havard para trabalhar como aprendiz.
FREDERICK WINSLOW TAYLOR
Professora: Desiree Blum Menezes, MSc. (Fundamentos da Administração)
DISCIPLINA: Teorias da Administração
ESCOLA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO
MÉTODOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL.
SISTEMA TOYOTA DE PRODUÇÃO.
ORGANIZAÇÃO DE SISTEMAS ADMINISTRATIVOS
GESTÃO ORGANIZACIONAL
TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO I
EVOLUÇÃO HISTÓRICA A ORGANIZAÇÃO E A EMPRESA MODERNA NASCERAM DEVIDO A: - RUPTURA DAS ESTRUTURAS CORPORATIVAS DA IDADE MÉDIA; - O AVANÇO TECNOLÓGICO, PROGRESSOS.
Antecedentes Históricos da Administração
Administração Geral - Aula 03
AULA: 11/09/2013 TEMA: VISÃO GERAL DA ADMINISTRAÇÃO, ATRAVÉS DAS CONTRIBUIÇÕES DE TAYLOR E FAYOL PERÍODO 3 PROFESSOR WASHINGTON BRUM TEMA DA AULA: O DESAFIO.
FUNDAMENTOS POLÍTICOS-ECONÔMICOS DA EDUCAÇÃO
Administração Científica
CURSO TECNICO EM ADMINISTRAÇÃO
Prof. Jeferson C. de Souza
TÓPICOS ESPECIAIS EM ADMINISTRAÇÃO
O que é Administração? Definições:
Economia Mundial G5.
Escola Clássica da Administração
Desempenho das Organizações
Lean Manufacturing.
Estudo do Trabalho ou Estudo dos Tempos e Movimentos
Administração Científica
Fordismo.
Teoria geral da administração
INTRODUÇÃO À TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
Teoria Geral da Administração
Evolução Industrial.
A Teoria da Administração Científica
Faculdade Estácio de Sá
Administração Científica
Administração Científica
RESTROSPECTIVA SOBRE A HISTÓRIA DA ADMINISTRAÇÃO
É o modelo de administração desenvolvido pelo engenheiro americano Frederick Taylor, que é considerado o pai da administração científica. Caracteriza-se.
1 Teoria Geral da Administração Parte 1:Anos Parte 2: Fundadores da Administração Abril de 2010 Professora: Arminda Campos.
Sistemas Produtivos Capitalistas. Ao longo do século XX, a necessidade de aumento da produção e de redução de custos dos processos industriais fez surgir.
TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
Teoria Geral da Administração 1940 – 1950
ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA DE TAYLOR
ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA DE TAYLOR
Disciplina: TGA Professora: Sandra Mara Tenchena Autor: Idalberto Chiavenato Profª Ms. Sandra Mara Tenchena.
Escola da Administração Científica
Fundamentos de Gestão Equipe: DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES HELTON COELHO
Administração Científica
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO II
Bases da Moderna Administração
Aos que têm iniciativa, são atentos às oportunidades, aceitam desafios, administram a mudança e criam as organizações de amanhã.
TENDÊNCIA LIBERAL TECNICISTA.
MODOS DE PRODUÇÃO CAPITALISMO I.
A EVOLUÇÃO DO ESPAÇO URBANO –INDUSTRIAL MUNDIAL G5.
BE 076 – Organização e Administração na Ed. Física TEMPO Que tempo? Percepção do tempo. O que eu faço com o meu tempo?... SÉCULO XX E A GLOBALIZAÇÃO.
Noções de Administração e Gestão em Recursos Humanos Professora Eliane König.
R EENGENHARIA E M ODOS DE P RODUÇÃO. Taylorismo O que é: Também conhecido como Administração Científica, o Taylorismo é um sistema de organização industrial.
Transcrição da apresentação:

CURSO TECNICO EM ADMINISTRAÇÃO GESTÃO DA QUALIDADE – 3 ANO Professora: Daniele Ferreira

EVOLUÇÃO HISTÓRICA TAYLORISMO X TOYOTISMO. TAYLORISMO – (1856 – 1915) Conceito da Administração Científica – Frederick Taylor; Foco na Tarefa: especialização do operário, racionalização do trabalho, conseqüente: aumento da produtividade, Diminuição de custos com a produção, Aumento do lucro dos empresários, Torna-se possível o aumento dos salários, diminuição da carga horária, com dias e folga.

VÍDEO: YOUTUBE TEMPOS MODERNOS CHARLES CHAPLIN http://www.youtube.com/watch?v=XFXg7nEa7vQ

Teoria Taylorista – Frederick Taylor Conhecido como pai da Administração científica. Caracteriza-se pela ênfase nas tarefas. O objetivo maior é o de aumentar a eficiência da produção, ou seja, tornar o nível operacional mais produtivo e consequentemente, mais lucrativo. Suas ideias começaram a ser divulgadas no Século XX . A Administração científica também contou com alguns outros fundadores, como: o casal Frank e Lilian Gilbreth, Henry Gant. Henry Ford costuma ser também considerado como um dos criadores deste modelo de administração, pelas medidas práticas ligadas a concepção teórica semelhante à de Taylor, que ele adotou em suas fábricas.

Teoria Taylorista – Frederick Taylor Pode-se considerar que o fato mais marcante sobre sua contibuição à Teoria Científica, seja a publicação do Livro Princípios da Administração Científica, publicado em 1911. Sua proposta nesta obra é quanto a condução da administração de uma empresa ser similar a uma ciência. A ideia principal do livro é a racionalização do trabalho, ou seja, ênfase nas tarefas, criticando a Administração por incentivo e iniciativa (*). (*) Quando um trabalhador por iniciativa própria sugere ao patrão ideias que possam dar lucro à empresa, incentivando seu superior a dar-lhe uma recompensa ou uma gratificação pelo esforço demonstrado.

Teoria Taylorista – Frederick Taylor Taylor concentra seu argumento na eficiência do trabalho, que envolve fazer as tarefas de modo mais inteligente e com a máxima economia de esforço. Para isso era preciso selecionar corretamente o operário, e treiná-lo na função específica que iria desenvolver. Também propunha melhores salários, uma vez que os custos unitários com a produção diminuiriam.

Caracteriza-se pelo modo de organização da produção TOYOTISMO Caracteriza-se pelo modo de organização da produção Capitalista com origem no Japão, resultante do pós- Guerra, quando o Páis se encontrava em um momento Desfavorável. O toyotismo foi criado na fábrica da TOYOTA, este modo de organização produtiva foi caracterizado como filosofia orgânica da produção Industrial, chamado modelo japonês, elaborado pelo japonês Taiichi, adquiriu projeção Global.

Caracteriza-se pelo just in time, onde o elemento principal TOYOTISMO Caracteriza-se pelo just in time, onde o elemento principal é a flexibilização da produção. Ao contrário do modelo fordista, que produzia muito e estocava essa produção, no toyotismo só se produzia o necessário, reduzindo ao máximo os estoques. O objetivo era de que a produção se desse exatamente no momento em que fosse demandada. Dessa forma, pretende-se que a QUALIDADE dos produtos seja a máxima possível. Essa é outra característica do modelo japonês: QUALIDADE TOTAL.

TOYOTISMO – JUST IN TIME

TEORIA TAYLORISTA X TOYOTISTA

CURIOSIDADE

QUAIS OS PRINCIPAIS NEGÓCIOS E SEGMENTOS É POSSÍVEL E EFETIVA A UTILIZAÇÃO DO MODELO JIT

Dentre muitas empresas hoje no Brasil que utilizam o JIT, podemos citar algumas em destaque no mercado: - Avon, Petrobrás, O Grupo Votorantim, Unilever, Embraer, Ford, Fiat, Gm, Nestlé.

Por Hoje é só! Até nossa próxima aula!