P OLÍTICA A NTICORRUPÇÃO NO B RASIL R EFLEXÕES SOBRE SUA IMPORTÂNCIA NA SOCIEDADE E NO MEIO EMPRESARIAL Mário Vinícius Spinelli Controlador-Geral do Município.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Os Municípios das Capitais e a Reforma Tributária Seminário sobre Receitas Públicas – 40 anos CTN Livraria Cultura Paço da Alfândega – Recife-PE 01/12/2006.
Advertisements

INSTRUÇÃO NORMATIVA CGU nº 04/2009
1. 2 Promover o aperfeiçoamento contínuo dos programas de governo por meio da avaliação e da revisão programática visando a elaboração do PLRPPA e do.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO – SEED COORDENAÇÃO DE INTEGRAÇÃO DE PROGRAMAS E PROJETOS CURITIBA, FEVEREIRO DE 2013.
CULTO DA FAMÍLIA VILA SOLANGE FAMÍLIA FORTE IGREJA FORTE.
Lei Nº12.527/2011 Acesso à Informação Pública Principais pontos da lei brasileira e desafios para sua implementação nos Municípios. Controladoria-Geral.
Divisão de Gestão de Tempo de Serviço e Informações – DERH 3
Universidade Federal do Pará Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Setor de Propriedade Intelectual T OPOGRAFIA DE CIRCUITOS INTEGRADOS ©Maria Brasil.
Responsabilização da Pessoa Jurídica
2009.
. AMESP MONTE SIÃO 23/04/2010.
Brasília, 17 de setembro de 2010
Objetivos de hoje Apresentar situação dos acordos de resultados
(CESPE/ Técnico Judiciário do TRT 17ª Região/ES) O Superior Tribunal de Justiça entende que o candidato aprovado em concurso público dentro do limite.
Assessoria de Comunicação Clipping Impresso Sábado a Segunda-feira, 25 a 27 de Maio de 2013.
A ética da Siemens no caso
9 Como a CGU pode apoiar a gestão? 22 de agosto 2012 SFC/CGU.
República Federativa do Brasil Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão Projeto de Lei Orçamentária /Agosto/2007.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Projeto de Lei Orçamentária 2011 Ministro Paulo Bernardo Silva Brasília, novembro de 2010.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Projeto de Lei Orçamentária 2010 Ministro Paulo Bernardo Silva Brasília, 31 de agosto de 2009.
PROF. MS. ADM. GERALDO MAGELA DA SILVA
Tributação da Exportação nas Empresas optantes pelo Simples Nacional
O MINISTÉRIO PÚBLICO E O COMBATE À IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA
PROCURADORIA-GERAL DO MUNICÍPIO DE PORTO ALEGRE
Improbidade Administrativa
Grupo A – Azul Claro, Marrom, Laranja
QUESTÃO - 01 Os pesos aceitáveis do pãozinho de 50g verificam a desigualdade |
Planejamento Estratégico A Governança Judiciária - Desafios para 2020
LEI ANTICORRUPÇÃO BRASILEIRA Maria Luisa Pestana Guimarães
PAINEL DE ESPECIALISTAS Lei de Improbidade e Lei Anticorrupção: controvérsias jurídicas e responsabilização das empresas na atualidade 21 de outubro de.
Carlos Loureiro Provedor de Ética da EDP Ética e Segurança na Empresa Lisboa, 26 de Março de 2009.
LEI ANTICORRUPÇÃO EMPRESARIAL
Os Desafios das Empresas no Ambiente Pós-Lei Anticorrupção
Combate à Corrupção: A Vez do Corruptor São Paulo, 20 de maio de 2014.
CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela. CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela.
Case de sucesso Unimed Dourados.
PAINEL DE ESPECIALISTAS Lei de Improbidade e Lei Anticorrupção: controvérsias jurídicas e responsabilização das empresas na atualidade 21 de outubro de.
Rio Verde - Goiás - Brasil
Ministério da Fazenda Secretaria de Política Econômica 1 A CRISE MUNDIAL E SEUS EFEITOS NO BRASIL Nelson Barbosa Secretário de Política Econômica 2 de.
Conferência - Lei da Empresa Limpa
Seminário Valor Econômico Lei Anticorrupção – Lei nº /13 São Paulo, 25 de Agosto de 2014.
CADIN/RS.
A Política Anticorrupção no Brasil
CALENDÁRIO 2013 MÓDULO II.
LEI /2013 Lei de Responsabilização de Pessoas Jurídicas Sérgio Nogueira Seabra Secretaria de Transparência e Prevenção da Corrupção Controladoria.
Ricardo Andrade Saadi. A partir da década de 90; Aumento da facilidade aos Mercados Internacionais; Liberalização do mercado de capitais; Desenvolvimento.
PAINEL DE ESPECIALISTAS Lei de Improbidade e Lei Anticorrupção: controvérsias jurídicas e responsabilização das empresas na atualidade 21 de outubro de.
Lei /2013 – Lei Anticorrupção
Direito Econômico Unidade III Tema: Introdução ao Direito Concorrencial. Professor: José Amando Junior. Aula 02.
GASTOS TRIBUTÁRIOS QUANTIFICAÇÃO E ANÁLISE
Medidas de Combate à Corrupção e à Impunidade. Medidas discutidas com: Casa Civil Ministério da Justiça Controladoria-Geral da União Advocacia-Geral da.
LINK DISPONÍVEL NO SITE
Lei /13 Regulamentação Municipal. Em minha opinião, a Lei é uma medida essencial no combate à corrupção e será decisiva para a elevação.
Cooperação e Acordo de Leniência
LEI FEDERAL Nº /2013 LEI FEDERAL Nº /2013 PAINEL: “Regulamentação da Lei no Estado do Espírito Santo” MARCELO ALTOÉ Secretaria de Estado de.
Tema: “O Tribunal de Contas da União na promoção da cidadania e do controle social no Terceiro Setor” Porto Alegre, 26 e 27 de setembro de 2006.
Controladoria-Geral da União CGU São Paulo - Novembro/2014 Responsabilização de PJs por Corrupção e Lei /2013 Waldir João Ferreira da Silva Júnior.
O Tribunal de Contas da União na promoção da cidadania e do controle social no terceiro setor.
Lei Anticorrupção Empresarial
Fiscalização de acordos de leniência Março/2015. Grupo de Trabalho Portaria-TCU nº 55, de 21 de fevereiro de Instituição Ministro Benjamin Zymler.
Delação e leniência PROF. Thiago Marrara
LEI Nº /2013 Aspectos da Regulamentação Federal Renato Machado de Souza Corregedor-Adjunto da Área Social Controladoria-Geral da União Brasília,
GT REGULAMENTAÇÃO DA LEI ANTICORRUPÇÃO
LEI ANTICORRUPÇÃO EMPRESARIAL LEI 12846/2013 Rua Vitor Hugo, 379 – Petrópolis – CEP – Porto Alegre – RS Fone: (51) –
Controladoria-Geral da União Visão Geral do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal O pior do Brasil era a Corrupção Ela nunca foi tão combatida.
Lei Anticorrupção Lei n.° de Lei n.° de Dispõe sobre a responsabilização administrativa e civil de pessoas jurídicas.
Principais Aspectos da Regulamentação Federal Lei da Empresa Limpa (Lei nº /2013)
Comissão Mista da Medida Provisória nº 703/2015 Acordo de Leniência Carlos Higino Secretário-Executivo Controladoria-Geral da União Brasília, 06 de abril.
Transcrição da apresentação:

P OLÍTICA A NTICORRUPÇÃO NO B RASIL R EFLEXÕES SOBRE SUA IMPORTÂNCIA NA SOCIEDADE E NO MEIO EMPRESARIAL Mário Vinícius Spinelli Controlador-Geral do Município de São Paulo agosto de 2014

Na sua opinião, qual seria o principal motivo para não se ter orgulho do Brasil? fonte: pesquisa de opinião pública nacional CNT/Sensus – junho de 2007

A corrupção causa problemas apenas para o setor público? Prejudica o desenvolvimento social e econômico Promove perdas de produtividade Reduz o nível de novos investimentos Cria concorrência desleal Afeta a prestação dos serviços públicos Agrava a desigualdade social

E por que as empresas não denunciam cobrança de propina? Das mais de 35 mil denúncias de corrupção recebidas pela CGU de 2003 a 2010, apenas 115 (0,32%) vieram de empresas do setor privado Existe confiança entre os setores público e privado?

Você acredita que a sua organização poderia participar de um ato de corrupção? fonte: pesquisa interativa KPMG feita, em 04/02/2014, com cerca de 600 profissionais de algumas das maiores empresas do Brasil

Você acredita que as empresas concorrentes da sua pagam propina? fonte: pesquisa interativa KPMG feita, em 04/02/2014, com cerca de 600 profissionais de algumas das maiores empresas do Brasil

Lei /13 Responsabilização de Pessoas Jurídicas:  Objetiva  Civil e Administrativa  Por atos contra a Administração Pública (nacional ou estrangeira)  Atos praticados em seu interesse ou benefício, exclusivo ou não

Sanções Esfera Administrativa: Multa de 0,1 a 20% do faturamento da empresa Publicação Extraordinária da Decisão Condenatória Esfera Judicial: Perdimento de bens Suspensão ou interdição parcial Dissolução compulsória Proibição de receber incentivos, subsídios e financiamentos

Requisitos: Colaboração efetiva com as investigação Cessão do seu envolvimento na infração Pessoa jurídica deve ser a primeira a se manifestar sobre seu interesse em cooperar Admissão da prática do ilícito Benefícios: Redução de até 2/3 da multa Isenção da publicação obrigatória Afasta a proibição de receber incentivos, subsídios, subvenções, doações ou empréstimos Não aplicação da declaração de inidoneidade Acordos de Leniência

-Somente a Controladoria pode instaurar e julgar processos e celebrar acordos de leniência -Previsão de sindicância (preliminar e sigilosa) -Divulgação da empresa investigada no processo -Na leniência, qdo a empresa se manifestar após a citação, a redução da multa é de até 1/3 -Regras de compliance - remissão à regulamentação federal e regra transitória -Valor das multas aplicado exclusivamente em educação e saúde

O desafio de controlar São Paulo … A cidade 11,2 milhões de habitantes O 10º maior PIB do mundo 12,26% de todo o PIB brasileiro 500 mil famílias pobres / favelas A Prefeitura Orçamento anual R$ 42 bi (maior que 23 dos 26 estados brasileiros) 27 secretarias 32 subprefeituras – cada da uma com (em média) 350 mil hab. Mais de 160 mil servidores

Controladoria do Município de São Paulo Principais ações de repressão à corrupção em servidores presos em operações com a Polícia Civil e o MPE/SP 2 fiscais da Subprefeitura de Santo Amaro 1 engenheiro da Secretaria de Licenciamentos (ex- Sehab) 1 fiscal da Secretaria do Meio Ambiente 1 fiscal da Subprefeitura M’Boi Mirim 2 fiscais da Subprefeitura Sé 4 fiscais da Secretaria de Finanças

Operação Necator O escandâlo do ISS-Habite-se Prejuízo potencial = R$ 500 milhões Mais de 400 empresas envolvidas Mais de 500 inquéritos no MP

E valeu a pena denunciar? Estudo de 2 casos envolvendo o setor da construção civil ocorridos em 2013 Caso 1: construção do Hospital da Unimed em Santo Amaro Caso 2: regularização de imóvel (pedido protocolado na Prefeitura em 2003) 19/03/2013 Prisão de Engenheiro da Secret. de Licenciamentos (demissão em 30/08/2013) Regularização do imóvel junto à Prefeitura O pedido havia sido protocolado em 2003 (10 anos antes) 12/03/ /06/2013 Data da denuncia 15/03/2013 Prisão de Fiscais da Subprefeitura Santo Amaro (aposentadoria cassada e demissão em 01/11/2013) Inauguração do Hospital 25/02/201319/11/2013 Data da denuncia

A corrupção e seus efeitos...

(11) M UITO O BRIGADO