Lisboa, a 19 de Outubro.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores
Advertisements


INSTRUMENTOS PARA A TRANSPARÊNCIA DAS QUALIFICAÇÕES
Escola Secundária Sá da Bandeira – Santarém
Colonialidade do poder, Eurocentrismo e América Latina
Declaração e Programa de Ação de Viena (1993)
“Europa para todos” Com o apoio da Comissão Europeia
FORMAÇÃO CÍVICA UM CAMINHO A PERCORRER.
As Constituições 2004/05. Justiça Democracia Protecção Social Estado de direito Bem estar Segurança Respeito pela dignidade humana Respeito dos direitos,
Direito da Economia /13 A Constituição Económica Europeia.
Mestrado em Direito Mestrado em Comunicação, Media e Justiça 2010/11 (2º semestre) II – Liberdades e direitos na sociedade da informação e da comunicação.
Direito da União Europeia
A questão da regulação da Internet
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
21/09/2004 O papel da Universidade no Sistema Nacional de Direitos Humanos O papel da Universidade no Sistema Nacional de Direitos Humanos Breve histórico.
Data e Local de assinatura 13 de Dezembro de 2007 no Mosteiro dos Jerónimos em Lisboa.
Prevenção da Tortura na Europa António Pedro Dores Coimbra, 8 Março 2006
COESÃO ECONÓMICA E SOCIAL
Tortura nas Prisões: um Património de Silêncio nas Ciências Sociais
DIREITOS DOS CIDADÃOS EUROPEUS
União Europeia.
Docente: Pedro Moreira
Tratado de Lisboa Uma apresentação
Somos cidadãos europeus Carlos Costa Neves Universidade Verão C. Vide, 09.Set.2003.
O ESTADO E A ORDEM INTERNACIONAL
© Dezembro, 2009 TRATADO DE LISBOA. © Dezembro, 2009 Tratado de Lisboa O Tratado de Lisboa foi assinado pelos Chefes de Estado e de Governo dos 27 Estados-
Sujeitos de Direito Internacional Público ORGANIZAÇÕES INTERNACIONAIS
O que é a União Européia? A UE é um bloco econômico, político e social de 27 países europeus que participam de um projeto de integração política e econômica,
Organizações não governamentais e Sociedades transnacionais
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
Observatórios Sociais
Trabalho elaborado por Alexandra
O que é a União Europeia? Uma parceria económica e política com características únicas entre 27 países europeus democráticos.
A cidadania europeia.
Igualdades de oportunidades e coesão social  “TODOS DIFERENTES TODOS IGUAIS”
Este trabalho foi realizado por:
Escola Secundária Ferreira Dias Vitrinismo Disciplina de Ai Trabalho sobre a construção Europeia. Os tratados da construção Europeia Anna karolyna, n 3.
Institute for Austrian and International Tax Law Prof. Dr Pasquale Pistone UE e Terceiros Estados: Acordos de Cooperação e Tributação.
Tratados da União Europeia
Afirmação da União Europeia no Mundo
1.1 A Europa no pós-Guerra - Máquina produtiva completamente destruída
Seminário “Igualdade é Desenvolvimento”, 24 outubro 2013 Entidades Organizadoras:
Elaborado por: Vanessa Miguelito.
 Liberdade de circulação: Não há escola que se iguale a um lar decente, nem professores que se igualem a pais virtuosos e honestos. (Mahatma Ghandi).
Resultados do exercício de categorização dos mandatos.
O que é uma ONG? As ONG's são Organismos Não-Governamentais, criados pela sociedade civil para auxiliar o Estado na consecução de seu objetivo mais importante:
Características e fundamentos da Economia Social.
Roteiro da Aula Convivência
União Européia.
Direito Humanitário Doutoranda PCHS - UFABC
Prof. Audálio Ferreira Sobrinho
Desafios da União Europeia na Atualidade
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO - UNINOVE
A Construção da U E Do plano Schuman ao Tratado de Nice.
A construção da Cidadania Europeia
Departamento de Ciências da Educação Ciências da Educação 1ºciclo Educação Comparada Docente Nuno Fraga.
Componentes: Leonardo, Letícia e Rosângela.   1.1 PANORAMA HISTÓRICO.  A Europa teve que passar por uma segunda catástrofe, a Segunda Guerra Mundial.
4º Inquérito Nacional de Responsabilidade Mútua na Prestação de Contas para o Fórum de Cooperação para o Desenvolvimento.
Cidadania: Exercício de direitos e deveres de cidadão.
S ISTEMAS I NTERNACIONAIS DE P ROTEÇÃO DE D IREITOS H UMANOS Faculdade Católica Salesiana do Espírito Santo Curso: Serviço Social Disciplina: Direitos.
Seminário de Lançamento da 1ª Convocatória para Apresentacão de Projetos INTERREG MAC Angra do Heroísmo, 29 de janeiro de 2016 CONVOCATÓRIA.
DIREITO À PAZ.
DIREITO CONSTITUCIONAL INTRODUÇÃO. MATÉRIA JURÍDICA CONSTITUCIONAL organização dos poderes estatuto das liberdades diminuição das desigualdades sociais.
AULA 01 HISTÓRICO CONSTITUIÇÃO
OUTROS ORGANISMOS. Outros organismos (1) UNIÃOEUROPEIA Instituições ÓrgãosConsultivos ÓrgãosFinanceiros ÓrgãosInterinstitu-cionais Agências OutrosÓrgãos.
DIREITOS HUMANOS, CIDADANIA E MOBILIZAÇÃO SOCIAL.
1.Os portugueses sabem muito ou pouco sobre a Europa ? MuitoNadaBastanteNormalPouco 2,19.
ERASMUS E CIDADANIA EUROPEIA Seminário Estágios Erasmus Reitoria da Universidade do Porto 12 de março de 2013 Seminário Estágios Erasmus Reitoria da Universidade.
ORDEM POLÍTICA E JURÍDICA DA UNIÃO EUROPEIA O DESAFIO DA HETEROGENEIDADE Encontro Luso- Espanhol de Professores de Direito Internacional 26 e 27/6/2915.
O O caminho para a União Europeia. Comunidade Europeia do Carvão e do Aço (CECA) França Alemanha Itália Holanda Bélgica Luxemburgo1951 Assinatura do Tratado.
Transcrição da apresentação:

Lisboa, a 19 de Outubro

Principais mensagens incutidas no Tratado O Tratado de Lisboa moderniza as instituições da União Europeia, permitindo à União alargada adaptar as suas políticas a um mundo em rápida mutação.

Democracia O Tratado de Lisboa reforçará o processo democrático europeu.

Transparência O Tratado de Lisboa estabelece uma repartição mais clara de competências entre o nível europeu e os níveis nacionais, para clarificar quem faz o quê.

Falar no mundo com uma só voz A personalidade jurídica da União Europeia irá habilitá-la a actuar como uma única entidade ao assinar acordos internacionais.

Segurança para todos na Europa Graças à nova cláusula de solidariedade contida no Tratado de Lisboa, os Estados membros poderão prestar-se apoio reciprocamente em caso de ataque terrorista ou de ocorrência de catástrofes.

Carta dos Direitos Fundamentais da U.E 6 títulos – Dignidade, Liberdade, Igualdade, Solidariedade, Cidadania e Justiça e 54 artigos, definem-se os valores fundamentais da UE, os direitos cívicos, políticos, económicos e sociais do cidadão comunitário, tendo como fontes a Convenho Europeia dos Direitos Humanos, as Convenções internacionais do Conselho da Europa, das Nações Unidas e da Organização Mundial do Trabalho, constituições nacionais e a jurisprudência comunitária.