Plano Diretor de Mobilidade - PlanMob MitCon/2008

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Transcrição da apresentação:

Plano Diretor de Mobilidade - PlanMob MitCon/2008 Modelo Intermodal de Transporte de Contagem MitCon/2008 Contagem / dezembro de 2008 Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes – Transcon Prefeitura Municipal de Contagem Administração Marília Campos X

Situação Atual / Pontos Críticos O MitCon Implementação Plano Diretor de Mobilidade - PlanMob Modelo Intermodal de Transporte de Contagem MitCon/2008 Área de Projeto Situação Atual / Pontos Críticos O MitCon Implementação Menu Principal X

Plano Diretor de Mobilidade - PlanMob MitCon/2008 Modelo Intermodal de Transporte de Contagem MitCon/2008 Fig. 1.2. Pertence à Região Metropolitana de Belo Horizonte, ocupando uma extensão territorial de 195,2 Km2, tendo como limites os municípios de Ribeirão das Neves, Esmeraldas, Betim, Ibirité e Belo Horizonte, como mostra a figura 1.2.   Área de Projeto - Situação

Plano Diretor de Mobilidade - PlanMob MitCon/2008 Modelo Intermodal de Transporte de Contagem MitCon/2008 Fig. 1.2. Fig. 1.3. O território municipal apresenta-se organizado em regiões administrativas, como mostra a figura 1.3. O PlanMob tem como um dos principais objetivos o fortalecimento dessas regiões, tendo o transporte coletivo como elemento estruturador do crescimento. Área de Projeto - Situação

Plano Diretor de Mobilidade - PlanMob MitCon/2008 Modelo Intermodal de Transporte de Contagem MitCon/2008 Situação Atual - Oferta

Plano Diretor de Mobilidade - PlanMob MitCon/2008 Modelo Intermodal de Transporte de Contagem MitCon/2008 Situação Atual - Oferta

Plano Diretor de Mobilidade - PlanMob MitCon/2008 Modelo Intermodal de Transporte de Contagem MitCon/2008 Figura 1.1 - Porcentagem das Viagens Municipais Atendidas Pelo DER-MG. Fonte: CBTU - PESQUISA Origem /Destino – Região Metropolitana de Belo Horizonte. Ano 2002. O transporte municipal de passageiros opera com 40 linhas utilizando 212 veículos, oferecendo 1.733 viagens por dia útil, que resulta num percurso de 1,5 milhões de quilômetros-mês e cerca de 2,5 milhões de passageiros-mês. Os serviços prestados pelos ônibus intermunicipais tem forte impacto sobre o sistema de transporte municipal, sendo formado por cerca de 228 linhas, que utilizam 1.140 veículos e realizam cerca de 58% das viagens com características municipais, como mostra a figura 1.1. Situação Atual - Oferta

Plano Diretor de Mobilidade - PlanMob MitCon/2008 Modelo Intermodal de Transporte de Contagem MitCon/2008 Figura 1.2 - Número de Viagens Municipais Atendidas Pelo DER-MG. Fonte: CBTU - PESQUISA Origem /Destino – Região Metropolitana de Belo Horizonte. Ano 2002. Quanto à quantidade de passageiros transportados, os ônibus que compõem as linhas intermunicipais respondem por cerca de 57 % da demanda municipal, que correspondia em 2002 a cerca de 75.000 viagens, como mostra a figura 1.2. Os serviços prestados pelo Metrô de Belo Horizonte, no município de Contagem, correspondem a cerca de 233 saídas por dia útil transportando 470 mil passageiros/mês, tendo sua estação principal no Eldorado. Situação Atual - Oferta

Plano Diretor de Mobilidade - PlanMob MitCon/2008 Modelo Intermodal de Transporte de Contagem MitCon/2008 O padrão de deslocamento mostra que dos 7.098.865 deslocamentos feitos por dia útil na RMBH, 715.175 foram realizados no município de Contagem, por uma população de cerca de 538.398 habitantes, ou seja, 10,07% do total, conforme quadro 1.1. Situação Atual - Demanda

Plano Diretor de Mobilidade - PlanMob MitCon/2008 Modelo Intermodal de Transporte de Contagem MitCon/2008 O tempo de viagem para usuários de ônibus é 2,3 vezes maior que o tempo para usuários de auto ou táxi. Situação Atual - Demanda

Plano Diretor de Mobilidade - PlanMob MitCon/2008 Modelo Intermodal de Transporte de Contagem MitCon/2008 Situação Atual - Demanda

Plano Diretor de Mobilidade - PlanMob MitCon/2008 Modelo Intermodal de Transporte de Contagem MitCon/2008 Pontos Críticos de acidentes

Plano Diretor de Mobilidade - PlanMob MitCon/2008 Modelo Intermodal de Transporte de Contagem MitCon/2008 Situação Atual - Obras Prioritárias

Plano Diretor de Mobilidade - PlanMob MitCon/2008 Modelo Intermodal de Transporte de Contagem MitCon/2008 CONCEPÇÃO DO MODELO 1. Estrutura Espacial - Conceituação   · O tráfego regional de pessoas e mercadorias utilizará o sistema rodo-ferroviário principal, articulando-se, com o sistema de transporte municipal através de terminais de passageiros e cargas; ·   Internamente ao município, diversos modos de transportes interligados elevando o nível de mobilidade, com itinerários racionais e tarifas acessíveis. O MitCon

Plano Diretor de Mobilidade - PlanMob MitCon/2008 Modelo Intermodal de Transporte de Contagem MitCon/2008 O MitCon - Estrutura Espacial

Plano Diretor de Mobilidade - PlanMob MitCon/2008 Modelo Intermodal de Transporte de Contagem MitCon/2008 O MitCon - Sistema Viário

Plano Diretor de Mobilidade - PlanMob MitCon/2008 Modelo Intermodal de Transporte de Contagem MitCon/2008 O MitCon - Estrutura Modal

Plano Diretor de Mobilidade - PlanMob MitCon/2008 Modelo Intermodal de Transporte de Contagem MitCon/2008 LINHAS DO SMTR - STPP As linhas que compõem o SMTR possuem as seguintes características e especificações: Ferroviária: Linha Metroviária: Opera interligando terminais, utilizando metrô convencional ou VLT, com um espaçamento entre estações de embarque e desembarque (EEDs) entre1000 e 1500m; Rodoviária: Linha Expressa: Opera interligando terminais, utilizando ônibus convencional, articulado ou bi-articulado, em sítio próprio ou faixa exclusiva, admitindo-se em alguns casos operação em tráfego misto, com um espaçamento entre pontos de embarque e desembarque (PEDs) entre 800 e 1000m e extensão =< 10km;

Plano Diretor de Mobilidade - PlanMob MitCon/2008 Modelo Intermodal de Transporte de Contagem MitCon/2008 LINHAS DO SMTR – STPP (Cont.) Linha Semi-Expressa: Opera interligando terminais, terminais e Pontos de Controle (PC), utilizando ônibus convencional, em faixa exclusiva, ou em tráfego misto, com um espaçamento entre pontos de embarque e desembarque (PEDs) entre 500 e 800m e extensão =< 10km; Linha Diametral: Opera interligando bairros opostos passando por um terminal, utilizando ônibus convencional ou micro-ônibus, em tráfego misto, com um espaçamento entre pontos de embarque e desembarque (PEDs) entre 300 e 500m e extensão =< 10km; Linha Radial: Opera interligando terminais e Pontos de Controle (PCs), utilizando ônibus convencional ou micro-ônibus, em tráfego misto, com um espaçamento entre pontos de embarque e desembarque (PEDs) entre 300 e 500m e extensão =< 5km; Linha Circular: Opera entre terminais, utilizando ônibus convencional ou micro-ônibus, em tráfego misto, com um espaçamento entre pontos de embarque e desembarque (PEDs) entre 300 e 500m e extensão =< 5km.

Plano Diretor de Mobilidade - PlanMob MitCon/2008 Modelo Intermodal de Transporte de Contagem MitCon/2008 O MitCon - Linhas Expressas

Plano Diretor de Mobilidade - PlanMob MitCon/2008 Modelo Intermodal de Transporte de Contagem MitCon/2008 O MitCon - Linhas Semi-Expressas

Plano Diretor de Mobilidade - PlanMob MitCon/2008 Modelo Intermodal de Transporte de Contagem MitCon/2008 O MitCon - Linhas Radiais

Plano Diretor de Mobilidade - PlanMob MitCon/2008 Modelo Intermodal de Transporte de Contagem MitCon/2008 O MitCon - Linhas Diametrais

Plano Diretor de Mobilidade - PlanMob MitCon/2008 Modelo Intermodal de Transporte de Contagem MitCon/2008 O MitCon - Linhas Circulares

Plano Diretor de Mobilidade - PlanMob MitCon/2008 Modelo Intermodal de Transporte de Contagem MitCon/2008 O MitCon - Linhas de Metrô

Plano Diretor de Mobilidade - PlanMob MitCon/2008 Modelo Intermodal de Transporte de Contagem MitCon/2008 O MitCon - Linhas Intermunicipais

Plano Diretor de Mobilidade - PlanMob MitCon/2008 Modelo Intermodal de Transporte de Contagem MitCon/2008 IMPLEMENTAÇÃO 1. Cenários e Horizontes de Projeto   Foram compostos três cenários, envolvendo as ações, programas e projetos, correspondendo aos horizontes de curto, médio e longo prazo, incluido no primeiro as intervenções imediatas, com vistas à adequação das infraestruturas existentes e implantação das linhas circulares, diametrais e radiais. Grosso modo estabeleceu-se como prazos de execução: ·   Cenário I - 2 a 5 anos; ·   Cenário II - 5 a 10 anos; ·   Cenário III - 10 a 20 anos. O MitCon

Plano Diretor de Mobilidade - PlanMob MitCon/2008 Modelo Intermodal de Transporte de Contagem MitCon/2008 Cenário I (2 a 5 anos) Além das intervenções imediatas para adequação das infraestruturas existentes compõem ainda este cenário: Sistema Viário (rodo e ferroviário) Linhas Expressas (03); Linhas Semi Expressas (18); Linhas Intermunicipais (24); Terminal Multimodal Bernardo Monteiro e Terminal Intermodal Ressaca; A extenção da Linha I do Metrô até o Terminal Bernardo Monteiro; Terminal Park and Ride Acqua Play. O MitCon

Plano Diretor de Mobilidade - PlanMob MitCon/2008 Modelo Intermodal de Transporte de Contagem MitCon/2008 Cenário II (5 a 10 anos) Além das intervenções constantes do cenário I, compõem este cenário: Sistema Viário (rodo e ferroviário) A Linha II do Metrô entre a Estação Bernardo Monteiro e a Estação Barreiro; Terminal Intermodal e Park and Ride Carrefour; Terminal Rodoferroviário Bernardo Monteiro/CINCO; Terminal Rodoviário Perobas/CEASA. O MitCon

Plano Diretor de Mobilidade - PlanMob MitCon/2008 Modelo Intermodal de Transporte de Contagem MitCon/2008 Cenário III (10 a 20 anos) Além das intervenções constantes do cenário II, compõem este cenário:   Sistema Viário (rodo e ferroviário) A Linha III do Metrô entre a Estação Ressaca e a Estação Barreiro; Estação Kiss and Ride Vila Rica; Estação Intermodal Darcy Ribeiro. O MitCon