Comunicação Empresarial e Negociação Prof. Esp. Rodrigo Giraldelli rodrigo@giraldelli.br
Unidade 5 - Comunicação na Negociação “Das palavras as mais simples, das mais simples as menores.” W.Churchill Se Comunicar bem não é falar difícil, é ser bem entendido.
Definição de Comunicação Várias definições são apresentadas na página 135. “Promotora do entendimento entre os homens”.
Componentes da comunicação Emissor. Receptor. Canal. Feedback. Ruído. Ver figura da pagina 115.
Eficácia da Comunicação 55% Linguagem Corporal. 38% Tom da voz. 7% conteúdo que se fala. Exemplo empresa de telemarketing que aumentou as vendas falando na mesma velocidade que os clientes. Roupa e vestimenta das casas bahia deve ser igual as joalherias?
Identifique seu ouvinte Para quem vou falar? Diretoria? Encarregados? Operadores? Assistentes?
Identifique as reações Braços cruzados. Sorrisos. Interrupções (saiba ouvir). Olhos nos olhos.
Não se para para fazer comunicação Comunicação se faz a todo momento. Talento nato? Habilidade adquirida? Todos podem melhorar!
Modelo AIDA Atenção. Interesse. Desejo. Ação.
Meios de Comunicação (pessoais) Bons negociadores usam intensamente sua rede de contatos (network). Formadores de opinião. Pessoas influentes. Divulgação “boca a boca”.
Meios de comunicação (não pessoais) Comunicação de massa (jornal, tv, revista, internet…). Feiras, conferências, inaugurações…
Ruídos da comunicação Barreiras Pessoais: emoções, valores, crenças, nível de conhecimento, estado físico Barreiras físicas: barulho, calor, frio, falta de iluminação.
Ruídos da comunicação (cont.) Barreiras semânticas: diferentes significados para as palavras ou gestos.
Ouça o receptor Falar é prata, ouvir é ouro. Aprenda a identificar como sua mensagem está sendo entendida. Corrija sua forma de comunicação. Acerte o alvo.
Linhas de Comunicação 3 pessoas. 3 linhas.
Linhas de comunicação 8 pessoas. 28 linhas. Fofocas! “Rádio peão”.
Feedback Positivo / negativo / positivo.
Comunicação Empresarial O que deve ser comunicado? Quando deve ser comunicado? Como deve ser comunicado?
Comunicação Empresarial (cont.) Para quem deve ser comunicado? De quem deve vir a comunicação Por que deve ser comunicado?
Dimensões da Comunicação Empresarial Interna ou externa à empresa. Oficial ou não oficial. Escrita ou verbal. Formal ou informal.
Qual a imagem da sua empresa? Como os clientes enxergam sua empresa? Como os funcionários enxergam sua empresa? Como os concorrentes enxergam sua empresa? São as mesmas imagens?
Aspectos importantes Jardim. Banheiro. Quadros nas paredes. Identidade visual. Iluminação. Uniforme. Organização. Limpeza.
Comunicação empresarial Varia de acordo com o direcionamento Direcionada para os clientes. Direcionada para os funcionários. Direcionada para os fornecedores. Direcionada para a comunidade.
Comunicação Empresarial Virtual E-mails. Webpages. Blogs. Twitter. Sites de relacionamento (orkut, facebook, linked-in…).
Comunicação tercerizada Agências de “propaganda”. Consultores.
Resumo
Comunicação Empresarial e Negociação Prof. Esp. Rodrigo Giraldelli rodrigo@giraldelli.br