A PROTEÇÃO DADOS E AS SUAS PECULIARIDADES EM UM AMBIENTE DE INOVAÇAO TECNOLÓGICA Por José Carlos Vaz e Dias (PhD/LLM Kent) Sócio do Escritório Vaz e Dias.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
USO DA LEI MUNDIAL DA SAÚDE EM CAMPANHAS DE ADVOCACIA DA SAÚDE PÚBLICA
Advertisements

MEIO AMBIENTE O Patrimônio Genético
Propriedade Intelectual e a Lei de Inovação
Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação - SETEC Subsecretaria de Coordenação das Unidades de Pesquisa - SCUP Ministério da Ciência e Tecnologia.
Inovação Tecnológica e Segurança Jurídica São Paulo, 13 de dezembro de 2006 Carlos Américo Pacheco – IE/Unicamp.
Renato Dolabella Melo Mestrando em Direito Econômico pela UFMG.
ECONOMIA INTERNACIONAL
Propriedade intelectual Reflexão e análise de possibilidades de atuação do Forplad Rio de Janeiro, junho de 2004.
GESTÃO FINANCEIRA E CONTÁBIL
Patentes de Software: Sim ou Não?
ABPI Associação Brasileira da Propriedade Intelectual Fundada em 16 de agosto de 1963.
Protegendo Ganhos TECC - Economia de TI UFCG / CCT / DSC
Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação A Patente na Universidade: Contexto e Perspectivas de uma Política de Geração de Patentes na Universidade.
II FORUM NACIONAL DE PATENTES E MEDICAMENTOS GENÉRICOS NO BRASIL: PATENTE COMO ALAVANCA PARA INOVAÇÃO TECNOLÓGICA Brasília / Maio 2010.
Quebra de patentes de remédios contra a AIDS
I Reunião Qualidade e Ética Profissional Projeto Selo SBHCI Recomenda Brasília, Distrito Federal, junho de 2007 Mª do Rosário Leite/PE Gestão
A IMPORTÂNCIA DA PROTEÇÃO DOS ATIVOS INTANGÍVEIS PARA ASSEGURAR A VANTAGEM COMPETITIVA Seminário Nacional de Inovação 2011.
Direitos Autorais, Know-How, Propriedade Intelectual, Patentes
Universidade Federal do Pará Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Setor de Propriedade Intelectual T OPOGRAFIA DE CIRCUITOS INTEGRADOS ©Maria Brasil.
Propriedade Intelectual e Inovação em Saúde
ACESSO A SERVIÇOS FINANCEIROS E PLANO DE NEGÓCIO
Propriedade Intelectual e Inovação Jorge Avila INPI – Presidente Brasília, 18 de junho de 2008.
Propriedade Intelectual
O IMPACTO DA PROPRIEDADE INTELECTUAL SOBRE FUSÕES E AQUISIÇÕES
Cenário - Mercado Farmacêutico no Brasil
Cenário - Mercado Farmacêutico no Brasil
Rio de Janeiro – outubro/2005
DESDOBRAMENTOS PARA O MINISTÉRIO PÚBLICO: reconhecimento da insuficiência dos meios e mecanismos jurídicos atuais para a prevenção e solução dos conflitos.
Seminário Complexo Industrial da Saúde O Desenvolvimento do Sistema Nacional de Proteção aos Direitos de Propriedade Intelectual no Campo da Saúde Jorge.
NIT-BIO COMO VALIDAR O RESUMO? Contratos e Patentes Cíntia Reis Costa
Reunião de Chefes Parcerias Institucionais
Panorama da Saúde no Brasil
O Sucesso no Licenciamento Tecnológico (STL) Princípios Básicos Para o Licenciamento de Tecnologia Rio de Janeiro, 28 de Março de 2006.
Mestrado em Engenharia e Gestão da Tecnologia Políticas de Ciência e Tecnologia IPCTN Resposta e Comentários João Silva Paulo Anastácio Ricardo.
INCUBADORA DE EMPRESA DA UEA IN-UEA
SEMINÁRIO “Patentes Pipeline e Acesso a Medicamentos” PALESTRA A Anuência Prévia da Anvisa e as Patentes Pipeline. Luis Carlos Wanderley Lima COORDENAÇÃO.
Seminário sobre Economia da Saúde em HIV/AIDS
Doenças crônicas, doenças endêmicas, doenças raras – Como priorizar? Dr. Marcos Santos MD MSc Chefe do Serviço de Oncologia/Radioterapia – Hospital Universitário.
Conferências de Economia Social Reforma da Legislação do Sector – da Constituição à Legislação Ordinária Lisboa, 14 de Setembro de 2011.
Núcleo de Inovação Tecnológica da ENSP Representante Carolina Mendes Franco.
PARCERIA COM INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE PESQUISA: ASPECTOS CONTRATUAIS E ESTRATÉGIAS DE LICENCIAMENTO Por José Carlos Vaz e Dias (PhD/LLM Kent) Sócio do.
Barreiras ao acesso a novos produtos para saúde Proteção a dados de testes e PI 8º EniFarMed, 09 de setembro de 2014, São Paulo.
ZONA FRANCA DE MANAUS Prof. Joel Brogio
INOVAÇÃO – O BRASIL E O MUNDO
Questões de Prova-Trabalho Dirigida Data de Entrega: 30 novembro de 2009 As provas-trabalho devem ser feitos individualmente Escolha uma opção Mínimo de.
Regulação e Antitruste
Aspectos metodológicos de la I+D en Ingeniería Empresas de Base Tecnológica (EBTs) EBTs Carlos Navarro Martínez Director Innovación - UPI OTRI ULPGC /
1 O Sucesso no Licenciamento Tecnológico Aspectos da Legislação Brasileira Lei de Inovação Lei Nº , de 02/12/2004 Regulamentada pelo Decreto Nº 5.563,
RRenato Dolabella Melo Mestrando em Direito Econômico pela UFMG.
PROPRIEDADE INTELECTUAL AULA 16 – PROGRAMA DE COMPUTADOR
Maria Oliveira Apresentação do serviço Reitoria, 24 de Novembro de 2008 ID & Inovação UPIN – Universidade do Porto Inovação.
O FARMACÊUTICO, O MEDICAMENTO E A FARMÁCIA NO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO DO BRASIL.
3 - ATIVIDADE EXPORTADORA E IMPORTADORA
AMBIÊNCIA EXTERNA DOCTOR’S H&M.  Benefícios trazidos por políticas governamentais;  Oferta de mão de obra especializada;  Atendimento diferenciado;
PROPRIEDADE INTELECTUAL AULA 05 – PATENTES (PRIVILÉGIOS CONCEDIDOS AO TITULAR E LIMITAÇÕES). Renato Dolabella Melo Mestrando em Direito.
Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DIREITO COMERCIAL E LEGISLAÇÃO SOCIETÁRIA Prof. MsC. UBIRATAN RODRIGUES DA SILVA REGIME JURÍDICO DA LIVRE INICIATIVA. OBJETO:
A Propriedade Intelectual na Avaliação dos Modelos de Negócios Jorge de Paula Costa Avila XVII REPICT Rio de Janeiro 2015.
PROPRIEDADE INDUSTRIAL
Prof. MSc. Cláudio Cabral. Segundo Palácios & Sousa (2004, apud Cateora, 1995), “o marketing internacional é a realização das atividades mercadológicas.
Renato Dolabella Melo Mestrando em Direito Econômico pela UFMG.
Apresentação da ABIFINA ao Seminário Internacional: Os Desafios para uma Assistência Farmacêutica Integral.
Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa APROPHARMA – Programa Avançado para Executivos na Indústria Farmacêutica Alguns aspectos sobre propriedade.
Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil Mercado de Sementes no Brasil Reginaldo Minaré Brasília, 08 de agosto de 2013.
©Marli Elizabeth Ritter dos Santos Inovação, Propriedade Intelectual e ConhecimentoTradicional M. Elizabeth Ritter dos Santos Coordenadora do ETT/PRPPG/PUCRS.
NITTE – UNIFEI Núcleo de Inovação, Transferência de Tecnologia e Empreendedorismo; Criado pela portaria nº 565, de 17/12/2004 (Universidade Federal de.
Janeiro Integrando Tecnologias. Construindo Resultados. [Selmo Mariano] Inovar Consultoria & Soluções Ltda. Software Integrado de Gestão Empresarial.
Proposições para o Desenvolvimento da Ciência para a Saúde Senador Luiz Henrique da Silveira (PMDB-SC)
Negociações internacionais, propriedade intelectual e transferência tecnológica Aula 7_As formas jurídicas da propriedade intelectual e seus impactos para.
Propriedade Intelectual, Inovação farmacêutica, Acesso a Medicamentos e as Patentes do “Pipeline” Jorge de P. C. Avila Brasília 28 de Novembro de 2007.
Transcrição da apresentação:

A PROTEÇÃO DADOS E AS SUAS PECULIARIDADES EM UM AMBIENTE DE INOVAÇAO TECNOLÓGICA Por José Carlos Vaz e Dias (PhD/LLM Kent) Sócio do Escritório Vaz e Dias Advogados & Associados Prof. Adjunto em Direito da Propriedade Industrial – UERJ VAZ E DIAS ADVOGADOS & ASSOCIADOS Propriedade Intelectual

VAZ E DIAS ADVOGADOS & ASSOCIADOS Propriedade Intelectual

MECANISMOS E GESTÃO TECNOLÓGICA 1) CONSCIENTIZAÇÃO DE PESQUISADORES PARA EVITAR PUBLICAÇÕES = SEMINÁRIOS E ORIENTAÇÕES. 2) IDENTIFICAÇÃO DOS NICHOS OU DIRECIONAMENTOS TECNOLÓGICOS = CATALOGAÇÃO E BUSCA DE VIABILIDADE DE PATENTE. 3) CONHECIMENTO DO REGRAMENTO E PECULIARIDADES DO MERCADO = REQUISITOS DE PATENTEABILIDADE E PROTEÇÃO DE DADOS 4) NOVAS FORMAS DE APRIMORAMENTO DE PARCERIAS = REDUZIR AS RESTRIÇÕES DE PENETRAÇÃO NOO MERCADO. VAZ E DIAS ADVOGADOS & ASSOCIADOS Propriedade Intelectual

INOVAÇÃO TECNOLÓGICA BRASILEIRA NA ÁREA DE FÁRMACOS PECULARIDADES EMPRESAS DE GENÉRICOS SÃO NECESSARIAMENTE DE BASE TECNOLÓGICA. PARCERIAS UNIVERSIDADE/FARMACÊUTICA. ► A PROTEÇÃO DE DADOS CRIA OU NÃO BARREIRAS PARA A INOVAÇÃO TECNOLÓGICA? ► COMO UTILIZAR A PROTEÇÃO DE DADOS EM FAVOR DAS INOVAÇÃO? VAZ E DIAS ADVOGADOS & ASSOCIADOS Propriedade Intelectual

QUAIS SÃO AS DIFERENÇAS ENTRE PROTEÇÃO DE DADOS E EXCLUSIVIDADE DE DADOS? PROTEÇÃO DE DADOS: ART. 39(3) TRIPS: EQUIPARA-SE AO SEGREDO DE NEGÓCIO. → NOVAS ENTIDADES QUÍMICAS; → ENVOLVAM ESFORÇOS INTELECTUAIS CONSIDERÁVEIS E → PROTEÇÃO CONTRA A CONCORRÊNCIA DESLEAL ART. 196, XIV DA LPI: → PRÁTICA DE CONCORRÊNCIA DESLEAL: DIVULGA/EXPLORA RESULTADOS E TESTES PARA APROVAÇÃO DA COMERCIALIZAÇÃO. → EXCEÇÃO: PROTEÇÃO DO PÚBLICO. AUTORIDADE GOVERNAMENTAL PODE PRATICAR ATO DESLEAL? VAZ E DIAS ADVOGADOS & ASSOCIADOS Propriedade Intelectual

PROTEÇÃO DE DADOS ► NÃO CRIA NOVO DIREITO DA PROPRIEDADE INTELECTUAL E NÃO IMPEDE O USO DE DADOS PARA APROVAÇÃO DE TERCEIROS. CONFLITOS: EQUIPARAÇÃO AO SEGREDO DE NEGÓCIO EFETIVA A CONFIDENCIALIDADE AD ETERNUM? SIM. EXCLUSIVIDADE DE DADOS ► RELACIONA-SE COM O PERÍODO PELO QUAL A AGÊNCIA REGULADORA ESTARÁ IMPEDIDA DE UTILIZAR OS DADOS CLÍNICOS PARA APROVAÇÃO DE GENERICOS. VAZ E DIAS ADVOGADOS & ASSOCIADOS Propriedade Intelectual

EXCLUSIVIDADE DE DADOS → NOS ESTADOS UNIDOS = 5 ANOS DA APROVAÇÃO PARA COMERCIALIZAÇÃO DE FÁRMACOS. → NA EU = ATÉ 10 ANOS PARA FÁRMACOS. → BRASIL = INEXISTÊNCIA DE REGRAMENTO ESPECÍFICO PARA FÁRMACOS HUMANOS. ►A LEI /2002 NÃO SERIA INCIDENTE AOS FÁRMACOS HUMANOS? SICRE LEGE NON EST TEXTUS, SED CONTEXTUS CONTROVÉRSIAS SOBRE A APLICAÇÃO DO ART. 39(3) TRIPS VAZ E DIAS ADVOGADOS & ASSOCIADOS Propriedade Intelectual

IMPACTOS ECONÔMICOS: INDÚSTRIA DE GENÉRICOS 1) PROCESSO DE OBTENÇÃO DE DADOS É CARO; 2) EFEITO ‘EVERGREENING’ DOS PROPRIETÁRIOS DE PATENTE; 3) PROIBIÇÃO CRIA UMA RESTRIÇÃO Á COMERCIALIZAÇÃO DE GENÉRICOS E LOGICAMENTE AO INVESTIMENTO. 4) RESTRINGE O ACESSO DE MEDICAMENTOS À POPULAÇÃO; 5) EXCLUSIVIDADE DE DADOS NÃO POSSUI EXCEÇÕES; 6) EXCLUSIVIDADE DE DADOS NÃO COMPORTA LICENÇA COMPULSÓRIA; VAZ E DIAS ADVOGADOS & ASSOCIADOS Propriedade Intelectual

IMPACTOS POSITIVOS PARA A INOVAÇÃO TECNOLÓGICA 1) NÃO EXIGE-SE O PAGAMENTO DE QUALQUER VALOR PARA A MANUTENÇÃO DO DIREITO DE EXERCÍCIO DA PROTEÇÃO DE DADOS E EXCLUSIVIDADE DE DADOS; 2) POSSIBILIDADE REDUZIDA PARA QUESTIONAMENTOS DA EXCLUSIVIDADE DE DADOS; 3) INEXISTEM EXCEÇÕES; QUESTÃO: PARA ONDE IR? DEVO QUESTIONAR A PROTEÇÃO DE DADOS OU NÃO? VAZ E DIAS ADVOGADOS & ASSOCIADOS Propriedade Intelectual

RECOMENDAÇÕES : i) PARA O ESTADO DO DIREITO, É PRIMORDIAL TER REGRAS CLARAS. EXCLUSIVIDADE DE DADOS É RECOMENDÁVEL. ii) PARA AS EMPRESAS DE GENÉRICOS: QUESTIONAMENTO JUDICIAL SOBRE CONCORRÊNCIA DESLEAL NA UTILIZAÇÃO PELA AUTORIDADE GOVERNAMENTAL iii) PARA AS EMPRESAS ESTRANGEIRAS: MANUTENÇÃO DAS REGRAS DE CONFIDENCIALIDADE (TRIPS E LPI). iv) PARA AS EMPRESAS DE BASE TECNOLÓGICA: PERMITE A IDENTIFICAÇÃO DE NOVOS USOS PARA PRODUTOS NÃO PATENTEADOS E OPORTUNIDADE DE LUCRATIVIDADE. VAZ E DIAS ADVOGADOS & ASSOCIADOS Propriedade Intelectual

ALTERNATIVAS PARA EMPRESAS DE BASE TECNOLÓGICA - Parcerias Tecnológicas com Empresas Farmacêuticas Estabelecidas: Patent Pools e Autorização para o Uso de Exclusividade de Dados - Compartilhamento com os Custos de Testes Clínicos para Produtos de Interesse e de Áreas Afins/Semelhantes; - Uso de Banco de Dados Públicos e Bibliotecas Públicas (em discussão e formação); - Obtenção de Financiamento Governamental para o Custeio dos Dados Clínicos. Fundos para o Desenvolvimento dos Dados VAZ E DIAS ADVOGADOS & ASSOCIADOS Propriedade Intelectual

OBRIGADO. JOSÉ CARLOS VAZ E DIAS VAZ E DIAS ADVOGADOS & ASSOCIADOS Propriedade Intelectual