ORÇAMENTO EMPRESARIAL - FACITEC Prof. CARLOS EDUARDO MARINHO DINIZ

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Projeto - Plano de Negócios
Advertisements

Atividades genéricas Henrique Rozenfeld Fernando Antônio Forcellini
Prof. Heber José de Moura e Giselle Marie T de Moura
Administração Financeira III
ADMINISTRAÇÃO E CONTROLE FINANCEIRO
MÓDULO 1 A FUNÇÃO FINANCEIRA NA EMPRESA
TÉCNICAS DE AVALIAÇÃO payback valor presente líquido
VISÃO GERAL DOS SISTEMAS DE PRODUÇÃO
Histórico Receita ( - ) Custo das mercadorias vendidas
ANÁLISE DE CUSTO/VOLUME E LUCRO
ORÇAMENTO EMPRESARIAL Aula 03
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA
DECISÕES DE INVESTIMENTOS E ORÇAMENTO DE CAPITAL
FTAD Formação Técnica em Administração de Empresas Módulo de Contabilidade e Finanças. Prof:
FTAD – Contabilidade e Finanças
Terminologia de Capital de Giro.
Universidade Federal Fluminense
Curto Prazo Profa. Mayla Costa.
FTAD - Formação técnica em Administração de Empresas Módulo de Contabilidade e Finanças Prof. Moab Aurélio.
ORÇAMENTO EMPRESARIAL Unidade II 2ª Parte
Aula 08 Revisão para AV1.
ORÇAMENTO EMPRESARIAL Orçamento de Vendas
Planejamento Mestre (Agregado) de Produção e Operações
Orçamento Empresarial
ORÇAMENTO EMPRESARIAL - FACITEC Prof. CARLOS EDUARDO MARINHO DINIZ
Prof. CARLOS EDUARDO MARINHO DINIZ
Aula 2 – Planejamento Financeiro Prof. CARLOS EDUARDO MARINHO DINIZ
Orçamento de Produção.
AULA 03: ORÇAMENTO DE PRODUÇÃO
CONTABILIDADE DE CUSTOS I
Planejamento Financeiro Orçamentário
GESTÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA ORÇAMENTO EMPRESARIAL
Prof. CARLOS EDUARDO MARINHO DINIZ
DESENVOLVIMENTO DE UM MODELO DE ORÇAMENTO
IES FUNCEC – ADMINISTRAÇÃO DE SERVIÇOS
GESTÃO FINANCEIRA 1 Prof. CARLOS EDUARDO MARINHO DINIZ
ELEMENTOS BÁSICOS NA ELABORAÇÃO DO ORÇAMENTO DE CAPITAL
GESTÃO FINANCEIRA 1 CARLOS EDUARDO MARINHO DINIZ
GESTÃO FINANCEIRA 1 FARN Prof. CARLOS EDUARDO MARINHO DINIZ
Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção - UNIFEI
Planejamento Organizacional Integrado
Prof. Doutor Raimundo Nonato Rodrigues
Módulo 05 Planejamento Financeiro. Objetivo da empresa.  O que você quer para sua empresa?  Exemplo: 1. Quantificar: aumentar as vendas em 10%. 2. Período.
Teoria Geral da Administração
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA
GESTÃO FINANCEIRA 2 e GESTÃO DE INVESTIMENTOS - FARN
Técnico Contabilidade
Controle Orçamentário Gerencial
Importância da Elaboração do Orçamento de Capital.
Orçamentos Luciano Bernardo Processo de Elaboração de Orçamentos.
Gestão Orçamentária - Profª Mônica – Cap.02 1 Orçamentos Capítulo 2.
Etapas do processo orçamentário
TÉCNICAS DE ANÁLISE DE ORÇAMENTO DE CAPITAL
Análise de Investimentos Análise de Investimentos Juros Compostos.
DECISÕES DE INVESTIMENTOS E ORÇAMENTO DE CAPITAL
Análise de Viabilidade Econômica
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA
Etapas do processo orçamentário
Análise de Viabilidade Econômica de Projetos
Quais são as Origens (Fontes) dos Financiamentos (Recursos) ?
Importância do orçamento de capital
Godoy1 Informações Contábeis para Decisões Especiais As Fronteiras da Contabilidade Gerencial... Os SIC x SIG geram relatórios que “a princípio” podem.
ANÁLISE DE INVESTIMENTOS Profª Renata Morgado.
ANÁLISE DE CUSTO/VOLUME E LUCRO
Capítulo 3 Planejamento e Controle da Produção
COMPRA PAGAMENTOS ARRENDAMENTO PRODUÇÃOVENDA INTERMEDIAÇÃO RECEBIMENTOS EMPRÉSTIMOSFINANCIAMENTOSAPLICAÇÕESINVESTIMENTOS MUNDO DOS NEGÓCIOS ENTRADASSAÍDAS.
Administração Financeira
PLANEJAMENTO FINANCEIRO DE LONGO PRAZO AFO II 6º Semestre Administração.
Análise financeira de projeto. A análise financeira avalia as condições de investimento, indicando quais projetos aceitar e quais rejeitar. É uma etapa.
Orçamento.
Transcrição da apresentação:

ORÇAMENTO EMPRESARIAL - FACITEC Prof. CARLOS EDUARDO MARINHO DINIZ Aulas 2,3 e 4 – Visão Sistemática do Orçamento Global ORÇAMENTO EMPRESARIAL - FACITEC Prof. CARLOS EDUARDO MARINHO DINIZ

A Visão Sistemática do Orçamento Global O Orçamento Global consiste no enfoque sistemático e formal à execução das responsabilidades de planejamento, coordenação e controle de administração. É um sistema que integra todos os aspectos funcionais e operacionais da empresa.

A Visão Sistemática do Orçamento Global Objetivos Selecionar projetos que irão maximizar o retorno de investimentos de capital da empresa Analisar os dispêndios de capital aceitáveis e preferíveis Apresentar relatórios periódicos de desempenho Formulação de estratégias básicas a serem aplicadas para alcançar objetivos gerais e específicos Expressar formalmente projetos planejados, plano de resultados a curto prazo e a longo prazo

A Visão Sistemática do Orçamento Global Técnicas para avaliação da viabilidade financeira dos projetos de investimento 1. Payback – Período de tempo necessário para a empresa recuperar o investimento inicial de um projeto. 2. Valor Presente Líquido (VPL) – Cálculo do retorno mínimo que deve ser obtido por um projeto, de forma a manter inalterado o valor de mercado da empresa. 3. Taxa Interna de Retorno (TIR) – É a taxa de desconto que iguala o valor presente das entradas de caixa ao investimento inicial referente ao projeto.

A Visão Sistemática do Orçamento Global Tipos de Orçamento Orçamento de Produção Orçamento de Vendas Orçamento de Despesas Operacionais

A Visão Sistemática do Orçamento Global Orçamento de Vendas É o alicerce do planejamento periódico numa empresa, pois praticamente todo o restante do seu planejamento baseia-se nas estimativas de vendas. As vendas representam a fonte básica de entrada de recursos monetários; os investimentos adicionais em ativo imobilizado, o volume de despesas a ser planejado; as necessidades de mão de obra, o nível de produção, dentre outros. A preparação de um plano de vendas envolve a análise de numerosas políticas e alternativas, e a escolha final pela administração dentre as várias possibilidades de ação.

A Visão Sistemática do Orçamento de Vendas Elementos do Planejamento de Vendas O objetivo primordial de um plano de vendas é expressar o julgamento da administração em relação às receitas futuras de vendas, com base em: O conhecimento das condições atuais da empresa; O meio externo; O impacto dos objetivos sobre a própria empresa; As estratégias de administração tanto a longo quanto a curto prazo.

A Visão Sistemática do Orçamento Global Orçamento de Produção É o planejamento, a programação e a execução das atividades de fabricação do produto. É uma estimativa da quantidade de bens que deve ser fabricado durante o exercício orçamentário. Abrange suborçamentos de produção, estoque de produtos acabados e produtos em elaboração, exigências de matérias-primas diretas, necessidades de mão de obra direta e custos indiretos de produção dos departamentos.

A Visão Sistemática do Orçamento Global Decisões exigidas para a preparação de um Orçamento de Produção Determinação das necessidades totais de produção (por produto) e para período orçamentário (anual) Determinação das políticas de estoque Determinação das políticas de capacidade de produção Determinação dos lotes econômicos de fabricação Determinação do escalonamento da produção durante o ano

A Visão Sistemática do Orçamento Global Orçamento de Despesas Operacionais É um esforço necessário para manter níveis realistas e essenciais de gastos para consecução de objetivos e a execução de programas. Assim sendo, ele não dá ênfase à redução de despesas, mas a melhor utilização de recursos limitados. Deve concentrar-se em duas bases: a projeção de saídas de caixa e o controle efetivo de custos.

A Visão Sistemática do Orçamento Global Elementos para a preparação do Orçamento de Despesas Operacionais Orçamento de matérias-primas diretas e mão de obra direta Orçamento de custos indiretos de produção Orçamento de despesas de vendas Orçamento de despesas administrativas

A Visão Sistemática do Orçamento Global Considerações Finais O Orçamento Global justifica-se somente na medida em que facilita o processo de administração. Se não forem expressos por escrito e em termos de seus prováveis efetivos financeiros futuros sobre a empresa, os objetivos e metas tenderão a ser vagos. Por isso, para que haja comunicação efetiva, a formalização dos objetivos, metas, políticas e procedimentos é essencial.

REFERÊNCIAS GITMAN, Lawrence J. Princípios de Administração Financeira. São Paulo, Harbra, 1997. HOJI,Massakasu. Administração Financeira uma abordagem prática.São Paulo.Atlas.3ªed.2001. WESTON, J. Fred & BRIGHAM, Eugene F. Fundamentos da Administração Financeira. São Paulo, Editora Makron Books, 2000.