GRAMÁTICA TEXTUAL ACADÊMICAS: Eva A. Outeiro I. Rodrigues

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UNOPAR. UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ. UNIDADE DE XAXIM
Advertisements

Formação Sala de Leitura e Filosofia
O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
PROJETO RELACIONADO AS TECNOLOGIAS PEDAGOGICAS NA ÁREA DO ENSINO FUNDAMENTAL.
PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA Direitos de Aprendizagem
Reflexão do Professor.
Resenha Profa. Ms. Gabriela Azeredo Santos
ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS
O ensino da língua: complexidade do objeto e articulação entre os objetivos Irandé Antunes.
ADRIANA CRISTINA DE O. S. DEZERTO RIBEIRÃO PRETO – SP
PROJETO “GÊNEROS LITERÁRIOS”
Competência Leitora As práticas de leituras escolares são cruciais para o desenvolvimento da competência leitora dos alunos.
A IMPORTÂNCIA DA CRÔNICA NA LITERATURA BRASILEIRA,
A IMPORTÂNCIA DA CRÔNICA NA LITERATURA BRASILEIRA,
- PROGRAMA DE PORTUGUÊS -
PNLD – Programa Nacional do Livro Didático
SUGESTÕES INÍCIO DO ANO LETIVO
CICLO DE VIDEOCONFERÊNCIAS
Projeto Interdisciplinar
Redação Por onde iniciar? Professor José Arnold.
Cultura, Linguagem e Língua
Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Caderno Interfaces Curriculares
Planejamento PNAIC 2014.
Habilidades centrais no ensino da língua portuguesa
Linguagem: Formas e Usos – Língua Portuguesa II
GÊNEROS TEXTUAIS NO ESPAÇO EXTRAESCOLAR E NA SALA DE AULA
ELIANE PEREIRA DE BRITO
Projeto Caça-Erros “Na prática escrever mal prejudica mais do que falar mal; a escrita permanece” (Antenor Nascentes)
ACADÊMICA: SABRINA KELLER ORIENTADORA: CLARA MARIA FURTADO
ANÁLISE TEXTUAL Aula 1: Língua, linguagem e variação linguística.
APRESENTAÇÃO TELE-SALA: CAMETÁ ANO: 2007 DANIELA SANTOS FURTADO
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
EE Edwards Corrêa e Souza Três Lagoas - MS
PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE
ROSANA DE OLIVEIRA SANTOS PORTO ALEGRE - RS
PROJETO:LEITURA E ESCRITA
ANÁLISE TEXTUAL Aula 2 – Adequação vocabular, variação linguística, texto e hipertexto Profª. Fábio Simas.
Acadêmica: Andreza Tachini Orientadora: Elizabete Maria Barni Eccel
(. ) Os textos nunca dizem tudo
MEDIAÇÃO.
Língua Portuguesa: Mediação e Linguagem.
ALUNAS: MARIA DIVINA DE OLIVEIRA MARIA ELENA GONÇALVES MARIUSA PEREIRA
Figura 1 – Alunos realizando atividades sobre literatura infantil
Uergs-Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia da Educação
OBJETIVO GERAL Incentivar ao aluno a produção de hipertextos para publicação online e impressa através de um Jornal escolar envolvendo temas e conteúdos.
PROJETO LER É LEGAL PROJETO LER É LEGAL. Professora Responsável: Edivania Alves Gonçalves. Disciplina de Atuação: Língua Portuguesa Justificativa: Não.
PRODUÇÃO DE TEXTO PONTO DE PARTIDA ...
PROJETO: LEITURA NA ALFABETIZAÇÃO INICIAL
Constitui-se parte integrante do próprio ato de escrever.
CURSO - RECURSOS HUMANOS DISCIPLINA - COMUNICAÇÃO SEMESTRE 1º
Proposta de atividade, esboço inicial
OFICINA DE ESCRITA Por acreditarmos que tudo e qualquer indivíduo possa ser um leitor e escritor efetivo é que construímos uma resposta voltada para.
A IMPORTÂNCIA DE SE TRABALHAR A PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA O DESENVOLVIMENTO DA LEITURA E DA ESCRITA Neniane Correia dos Santos BANCA.
Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2015/ Ensino Médio
Professor(es) Apresentador(es):
MARATONA DE LEITURA E. E. MINISTRO OSCAR DIAS CORREIA
Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS Departamento de Letras e Artes – DLA V Seminário Institucional do Programa de Iniciação à Docência (PIBID.
Programa Mundo Leitor Professora: Moiseth Neves Série: Viagens - 1° ano do Ens. Fund.I Projeto: Uma viagem entre sons e poesias.
“Um país se faz de homens e livros”
QUE NÃO EXIGEM PROCESSO FORMAL DE INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA
ESCOLA MUNICIPAL SANTO RAFAGNIN
Fala e escrita KOCH, INGEDORE V.; ELIAS, VANDA MARIA. LER E ESCREVER: ESTRATÉGIAS DE PRODUÇÃO TEXTUAL. SÃO PAULO: CONTEXTO, 2009.
Módulo 1 Ensino e Aprendizagem da Língua Portuguesa
A pré história da linguagem escrita
POEMA PROPOSTA ALFABETIZAR LETRANDO
TRABALHO COLABORATIVO
Transcrição da apresentação:

GRAMÁTICA TEXTUAL ACADÊMICAS: Eva A. Outeiro I. Rodrigues Roseli Sborz Fantini LOCAL: E.E.F. Profª Augusta Dutra de Souza ORIENTADORA: Clara Maria Furtado

OBJETIVO GERAL Analisar a inserção da gramática na linguagem cotidiana no ensino fundamental.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA Linguagem A oralidade e a escrita na escola e na sociedade A fala e a escrita A gramática desmistificada através das produções textuais

METODOLOGIA Diálogos Produções textuais Rimas Parlendas Cartas-enigmáticas Histórias em quadrinhos

ANÁLISE DE DADOS O aluno já trás de casa conhecimento prático da sua linguagem. Cabe a escola lhe orientar quanto a escrita culta. Através da estruturação das produções textuais o saber lingüístico deve ser introduzido e despertar nos alunos o senso critico. Ao escrever usando os termos gramaticais adequados, adquire-se estratégias verbais, essenciais para o entendimento da leitura, fala e das produções textuais.

FOTOS

CONSIDERAÇÕES FINAIS Falar, ler e escrever não é apenas representar códigos, mas sim construir opinião própria com legibilidade e entendimento mútuo, entre leitor e escritor. O gosto pela escrita gramatical deve ser despertado com uma produção de uma obra artística. As habilidades de técnicas e leituras possuem poder de dar embasamento e capacidade intelectual para as produções textuais a quem escreve. Procurar ser a todo o tempo professor entusiasta, que viabilize o ensino da gramática textual, proporcionando ambientes e reais situações de fala, leitura e escrita por meios dinâmicos.