GRAMÁTICA TEXTUAL ACADÊMICAS: Eva A. Outeiro I. Rodrigues Roseli Sborz Fantini LOCAL: E.E.F. Profª Augusta Dutra de Souza ORIENTADORA: Clara Maria Furtado
OBJETIVO GERAL Analisar a inserção da gramática na linguagem cotidiana no ensino fundamental.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA Linguagem A oralidade e a escrita na escola e na sociedade A fala e a escrita A gramática desmistificada através das produções textuais
METODOLOGIA Diálogos Produções textuais Rimas Parlendas Cartas-enigmáticas Histórias em quadrinhos
ANÁLISE DE DADOS O aluno já trás de casa conhecimento prático da sua linguagem. Cabe a escola lhe orientar quanto a escrita culta. Através da estruturação das produções textuais o saber lingüístico deve ser introduzido e despertar nos alunos o senso critico. Ao escrever usando os termos gramaticais adequados, adquire-se estratégias verbais, essenciais para o entendimento da leitura, fala e das produções textuais.
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CONSIDERAÇÕES FINAIS Falar, ler e escrever não é apenas representar códigos, mas sim construir opinião própria com legibilidade e entendimento mútuo, entre leitor e escritor. O gosto pela escrita gramatical deve ser despertado com uma produção de uma obra artística. As habilidades de técnicas e leituras possuem poder de dar embasamento e capacidade intelectual para as produções textuais a quem escreve. Procurar ser a todo o tempo professor entusiasta, que viabilize o ensino da gramática textual, proporcionando ambientes e reais situações de fala, leitura e escrita por meios dinâmicos.