“GRANINTER” Novas Alternativas para o Transporte de Cabotagem Brasileira 20 Junho 2012 Strictly Private & Confidential.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prof. Alberto Martins Júnior
Advertisements

Transportes e Armazenagem
Processo de Profissionalização
Tipos de Indicadores Por Carlos Reis.
Logística Internacional II Pedro Calisto Luppi Monteiro
TELECOMUNICAÇÕES E TRANSPORTES
Vantagens Menor custo de transporte em face do mesmo ser, normalmente, movido a energia elétrica ou diesel, e ter grande capacidade de transporte; Frete.
O DESAFIO DAS FUNÇÕES GERENCIAIS PARA A RESPONSABILIDADE SOCIAL:
DISTRIBUIÇÃO TRANSPORTES E CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO- VISÃO INTEGRADA
Repensando a Logística
Prof. Dra. Maria Virginia Llatas
Mapeando Supply Chain Soluções Conjuntas e Cases
Reflexos da Qualidade da Informação na Cadeia Logística
LOGÍSTICA DE SUPRIMENTOS
Professor: Sérgio Henrique Barszcz
Área de Operações Indiretas
EMPREGO DA TECNOLOGIA: DIFERENCIAL COMPETITIVO
AQUISIÇÃO DE SERVIÇOS DE TRANSPORTE:
As decisões estratégicas da Logística
Reestruturação da Navegação Fluvial Interior da Amazônia.
SEMINÁRIO DE MOBILIDADE URBANA “O acesso ao Porto de Vitória”
Análise de Risco Transporte Aquaviário
Hugo Cecílio de Carvalho
JULIO FONTANA.
Logística brasileira Os tipos de transporte Grupo 19Y: Ana Luiza Luma
APFF - Discussão Pública do POEM - Sessão Temática sobre Transportes Marítimos e Portos Perspectiva/Expectativas do carregador marítimo Figueira da Foz,
Transporte, Armazenagem e Movimento de materiais
Realidade da Logística brasileira
2ª Consulta Pública dos Arrendamentos Portuários
Planejamento e administração do transporte de carga: principais decisões GRUPO C Amanda Stuckert Menezes (L411) Caeverton de Oliveira Camelo (L37) João.
Organização Industrial
Administração da Produção
O Comércio e a Logística - Aula 02 -
Grupo 8H: Gabriela Batista Gustavo Macedo Mariana Rosa Marina Évora
GRUPO 6.
Repensando a Logística
Logística É a execução de atividades relativas a todo o tipo de movimentação, armazenagem, seleção de fornecedores e compras. Toda a produção é realizada.
relação a cadeia produtiva Visão da indústria em relação a cadeia produtiva Enfoque : Fornecedor.
Multi-modalidade no transporte siderúrgico “Grande Oportunidades, Grande Desafios” Marcos Tadeu Arante.
Porto de Aveiro Estratégia e Futuro
Apresentação: Luiz Carlos Garcia
1  World Trading Cargo foi fundada como um ponto de hub alternativa para o transporte internacional. Nosso objetivo é oferecer uma solução logística.
O transporte de cargas é o principal componente dos sistemas logísticos das empresas.
Projeto Santher Avaliação da Distribuição
São Paulo, 13 de Novembro 2013.
INTERMODALIDADE E QUESTÕES TRIBUTÁRIAS
Santos e Pará 1ª Consulta Pública dos Arrendamentos Portuários.
PETROBRAS TRANSPORTE S.A. TRANSPETRO VIII Encontro PRH/ANP 03/08/2006.
Nome alunos 1 Título UC. Título – slide 2 Conteúdo Conteúdo 2.
Unidade 10 - Logística e realidade brasileira
PLANO DE MARKETING II.
A estratégia competitiva de Michael E. Porter
LOGÍSTICA Prof. Vagner Olegário PLT pág 140 à 162.
Conceitos Logísticos LOGÍSTICA EMPRESARIAL – MÓDULO C.
ÌNTRODUÇÃO Custos logísticos
P LANEJAMENTO E ADMINISTRAÇÃO DO TRANSPORTE DE CARGA : PRINCIPAIS DECISÕES Ramon, Henrique Borges, Yasmin e Rodrigo Veloso.
MBA - CASTELO GESTÃO DE TRANSPORTE E FROTAS
10 - TRANSPORTE A área de transporte merece atenção especial no escopo da logística, pois sem a ferramenta de transportes, o mundo e o Brasil sofreriam.
3 - DISTRIBUIÇÃO 1- Tipos de distribuição
Modais de Transporte O transporte é uma das principais funções logísticas. Além de representar a maior parcela dos custos logísticos na maioria das organizações,
Administração de Materiais e Logística - Prof. Juvancir da Silva, Ms.
1º Workshop FRENLOG Cabotagem Entraves e Soluções Agosto / 2015.
Gestão Estratégica do Transporte Cap
Importância dos Transportes
Desafios da Logística Brasileira
Custos Transportes Rodoviários
Modais de Transporte Transporte e Logística - Professora Marlene Delmont.
Confidential Portos do Paraná. Confidential 22 Situação do Porto de Paranaguá Capacidade Instalada x Demanda.
Unidade 03 Gestão de Transporte
Jurandir Peinado O TRANSPORTE DE CARGAS NO BRASIL Panorama do setor Cabotagem.
Transcrição da apresentação:

“GRANINTER” Novas Alternativas para o Transporte de Cabotagem Brasileira 20 Junho 2012 Strictly Private & Confidential

2 Desafios do transporte de carga geral e industrializada O frete rodoviário hoje representa uma parcela importante no custo logístico dos produtos industrializados. O transporte marítimo de cabotagem pode reduzir consideravelmente esta parcela do custo logístico das empresas. Alguns desafios, entretanto, precisam ser superados para que esta alternativa seja efetivamente considerada:  O custo de aquisição dos navios no Brasil, e  O custo operacional na bandeira brasileira, influenciam os níveis de frete  A dificuldade cada vez maior e o custo de se obter boas tripulações para operar os navios  Aspectos ambientais influenciam a construção e a operação dos navios  As restrições portuárias criam impactos negativos na otimização das frotas

3 Graninter: Conceito do Negócio Ser um provedor competitivo e de longo prazo de soluções logísticas marítimas para grandes industrias Desenvolvendo soluções baseadas em:  Inovação e Eficiência  Custos competitivos  Flexibilidade no manuseio das cargas  Preocupação ambiental  Transporte Multimodal Porto-a-Porta  Transparência nos preços dos serviços  Parceria com clientes  Desenvolvimento contínuo e participação nos benefícios Strictly Private & Confidential

4 Inovação & Ef iciência Muitas áreas são mais adequadas a utilização de SEAGOING PUSH-BARGES ao invés de navios convencionais  Desenho do casco idêntico ao de navios, excelente estabilidade  Capacidade de carga entre 10,000 e 25,000 tons, mas com calados restritos (6 a 9 m)  Equipamentos de manuseio de carga com flexibilidade para vários produtos Granel sólido Carga geral solta como produtos siderúrgicos, papel e celulose, resinas, etc  Consequentemente com grande potencial para cargas de retorno Caso contrário teríamos muitas viagens em lastro  Porões de carga do tipo “box-shaped” para facilitar a estivagem das cargas e a limpeza dos porões entre cargas diferentes Frota de empurradores do tipo ITB PUSHER TUGS  Relativa alta velocidade (10 a 12 nós com barcaças totalmente carregadas)  Excelente manobrabilidade  Possibilidade de instalação de “bow-thruster” nas barcaças Strictly Private & Confidential

Multipurpose push-barge with cargo hatches

6 SMT multi purpose barge with 2 gantry portals: - one mounted with crane & grabs for aggregates - one mounted with pneumatic cement unloader Strictly Private & Confidential

SMT ”ATB” solution Very efficient manoeuvering characteristics Strictly Private & Confidential

8 Custos Competitivos Empurradores possuem 40-50% menos tripulação que navios convencionais  Custos mais baixos  Menos problemas devido a escassez de tripulações qualificadas Podemos construir sistemas integrados com 2 a 3 barcaças por empurrador Nenhum motor ou equipamento de navegação nas barcaças Barcaças desguarnecidas  Nenhum tripulante à bordo das barcaças quando navegando Sistema construtivo simples e eficiente Tempo de construção inferior ao de navios convencionais Strictly Private & Confidential

Multipurpose push barge with cargo hatches

10 Flexibilidade Começa com um empurrador e algumas barcaças  Gradualmente constrói uma frota Cada barcaça pode ter um ou dois sistemas de carga e descarga  Descarregador automático para graneis  Pórtico com “spreader”para aço e celulose, etc. Sistema modular de manuseio de carga  Intercambiáveis entre barcaças Strictly Private & Confidential

11

12 Preocupação Ambiental Um sistema logístico baseado numa frota de barcaças  Requer poucos empurradores  Consequentemente menor emissão de gases por tonelada de carga transportada As barcaças podem carregar uma grande variedade de produtos  Possibilitando a disponibilização para cargas de retorno  Menos viagens em lastro = menos emissão de gases por tonelada transportada Barcaças homogêneas e intercambiáveis  Permite uma programação mais eficiente na utilização dos recursos disponíveis 40-50% menos tripulação nos empurradores, barcaças desguarnecidas  Menor consumo e detritos por navio Strictly Private & Confidential

13

14 Transporte Multimodal - Cabotagem Navios  Custos competitivos  Flexibilidade no manuseio de cargas Terminais Portuários  Com berços dedicados a cabotagem  Custos baixos e processos simplificados Centros de Distribuição Retro-portuários  Recepção e armazenagem de carga  Integração com modais rodoviários e ferroviários Simplicidade Documental e Controles  Equivalente aos modais concorrentes Strictly Private & Confidential

15

16 Terminais Portuários

17 Centros de Distribuição Retro-portuários

18 Transporte Porto-a-Porta Modal Marítimo – Cabotagem  Preços relativos mais competitivos que o rodoviário  Combinação de diferentes tipos de produtos na mesma viagem Inter modalismo – Porto  Rapidez na descarga do navio  Especialização no manuseio das cargas Modal Rodoviário – Centro de Distribuição / Serviço  Armazenagem próximo ao cliente final  Prazos de entrega de no máximo D+1 Simplicidade Documental e Controles  Equivalente aos modais concorrentes Strictly Private & Confidential

19

“OBRIGADO” Novas Alternativas para o Transporte de Cabotagem Brasileira 20 Junho 2012 Strictly Private & Confidential