Observação e registro Programa de estudos pós graduados em psicologia experimenta: análise do comportamento Flávia vieira de Souza Leite.

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Transcrição da apresentação:

Observação e registro Programa de estudos pós graduados em psicologia experimenta: análise do comportamento Flávia vieira de Souza Leite

Objetivos da aula Discussão sobre: Os objetivos da observação científica; As transduções utilizadas e As formas de mensuração.

Objetivos da observação científica 1º Transformação dos eventos em dados que representem as características do comportamento selecionadas pelo experimentador : TRANSDUÇÃO

2 º Obter um registro do comportamento do sujeito que seja completo e preciso. Completo: Todas as instâncias do comportamento que ocorreram durante a observação; Preciso: o que de fato ocorreu.

3º Informar não só o experimentador mas toda a comunidade científica, sobre determinado evento. Isto irá influenciar o comportamento dos mesmos e promover mudanças em procedimento, por exemplo.

É o olhar para os gráficos e pensar o que eles têm a ver com os meus dados. Concordo? Não concordo? Por quê? Importância de analisar o nosso comportamento quanto pesquisadores: descobertas/informações úteis

Desafio da observação é a detecção dos aspectos da resposta-alvo, sendo possível a utilização de máquinas e humanos para isso.

Transdutores Máquinas Fazem a mesma coisa várias vezes; Não são influenciadas por nenhum “evento interno”; Seguem, exatamente, os parâmetros estabelecidos (sem influência de outros eventos)

Transdutores Máquinas Necessidade de calibragem: outputs em relação ao input- a diferença tem que estar dentro de limites aceitáveis; Necessidade de haver operando a máquina selecionada para o experimento.

Transdutores Humanos Flexibilidade quanto a mudanças imprevistas durante a observação; Monitoração das variáveis do experimento e do ambiente como um todo

Transdutores Humanos Cuidados: 1º O que deve ser feito para observar e registrar um determinada classe de respostas? Necessidade do ÓTIMO estabelecimento da classe de respostas

Transdutores Humanos 2º Quem serão esses observadores? Necessário: Escolha de observadores considerando a história passada dos mesmos; Treino dos observadores;

Transdução Humana Avaliação/ Treinamento para a manutenção do desempenho; Respostas dos participantes devem gerar reforçamento para serem mantidas em níveis aceitáveis.

Como será a feita a mensuração? Mensuração direta: Fenômeno foco do experimento é o que está sendo medido; Mensuração Indireta: o que está sendo medido é diferente daquilo que é o foco do experimento

Como será feita a mensuração? O dever da mensuração é provar, pelos dados obtidos que estes reflitam, de fato, o foco do experimento.

Qual mensuração? Todas as instancias/ocorrências do comportamento: Observação completa; “Todas as instâncias possíveis da classe de respostas podem ser detectadas, razão porque este é claramente um padrão ideal de observação”.

Qual mensuração? Parcialmente as instâncias/ocorrências do comportamento: observação incompleta Observação contínua: dados precisos Observação descontínua: há alguma imprecisão na detecção do comportamento, uma vez que este é contínuo.

“Observadores, então, devem ser fotógrafos de fenômenos; suas observações devem, com precisão, representar a natureza. Devemos observar sem quaisquer idéias pré-concebidas; a mente do observador deve ser passiva, isto é, deve manter a sua paz; ela escuta a natureza e escreve aquilo que a natureza dita”. Claude Bernard