Sistema de Numeração Decimal Profa. Ms

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FASCÍCULO 1 NÚMEROS NATURAIS Parte 2.
Advertisements

O sistema de numeração: um problema didático
Profª Suelen Assunção Profª Ms Karin Jelinek
Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores do 1
UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL COMUNIDADE EVANGÉLICA LUTERANA SÃO PAULO Reconhecida pela Portaria Ministerial nº 681 de 07/12/89 – DOU de 11/12/89 Campus.
Sistemas de Numeração O número é um conceito abstrato que representa a idéia de quantidade. Sistema de numeração é o conjunto de símbolos utilizados para.
A TECNOLOGIA DE MÃOS DADA COM A EDUCAÇÃO NA MATEMÁTICA
UM PROFESSOR SEMPRE AFETA A ETERNIDADE
Profª Ms. Karen Jelinek Profª Suelen Assunção
JOGO DE BATALHA Regras: Organizar em duplas/ fichas com nºs de 1 a 40
A escrita dos Números..
PROJETO APRENDENDO A CONTAR.
Prova trimestral 1° trimestre/2009
Produção textual a partir de quadrinhos – Atividade 1
Construindo números Decimais com o material dourado
PARÂMETROS DE MATEMÁTICA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA DE PERNAMBUCO
Agrupamentos – Combinações
Reunião de Pais e Professoras E. M. ERWIN PRADE 2008
Fascículo 1 Números Naturais Abril de 2011
PROGRAMA NACIONAL ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Divisão (semana 6).
Introdução ao conceito de Multiplicação
Divisão (semana 8).
Prática de Ensino de Matemática I Aula 02
REGULARIDADES E PADRÕES
DISCIPLINA TELETRANSMITIDA
ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES REGISTRO 06/07/2007 “RESOLVENDO PROBLEMAS”
JOGO DO NUNCA DEZ Utilizando Material dourado, fichas para contagem e tabela com o Quadro Valor de Lugar. Professora Maria Lúcia Pickering 2º ano - Itajaí.
JOGAR E RESOLVER PROBLEMAS PARA APRENDER MATEMÁTICA
Números Decimais É um tipo de número em que separamos a parte inteira da parte fracionária pela vírgula! Estão demitidos! É melhor a gente aprender ou.
Sistemas Numéricos SISTEMA DECIMAL
Desafio das Operações – Finalidade Educacionais
BRASIL ALFABETIZADO RN Alfabetizado
LEMA 1 Utilização de material concreto no Ensino de Matemática
Objetivo Nosso objetivo é desenvolver uma proposta de aula simples, utilizando alguns recursos do software graphmatica (na verdade o utilizaremos apenas.
Jogo da Multiplicação.
LEMA 1 Utilização de material concreto no Ensino de Matemática
Construções Lógico –Matemáticas – Aula 12
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA SEQUEIRA - GUARDA
Profª Daiane Elise Wolfart
LEMA 1 Utilização de material concreto no Ensino de Matemática
LEMA 1 Utilização de material concreto no Ensino de Matemática
II Seminário de Formação com os Orientadores de Estudo
Sentido de Numeramento
Um Problema para TODAS as Idades
NÚMEROS NATURAIS Ciclo I – E. F Por: Lucia Maria Miranda
Combinação Arranjo Prof.: Luciano Soares Pedroso.
Metodologia do Ensino da Matemática – Aula 07
Papéis do brincar e do jogar na aprendizagem do SND
Sistema de numeração decimal
Ser humilde não significa de modo algum procurar humilhações
Sistema de Numeração Emanuel Pires Nº4 Cef oi.
REFLEXÃO A PRÁTICA NOSSA DE TODOS OS DIAS DEVE SER SEMPRE ILUMINADA PELO OLHAR ATENTO DO PROFESSOR, QUE ESTUDA, INVESTIGA, REFLETE, DISCUTE COM SEUS PARES.
Uso da calculadora Coloque a calculadora em cima de sua mesa.
* construindo o êxito em matemática *
Colégio da Imaculada Curso Técnico em Informática
As folhas de papéis gráficos e a semelhança de polígonos
Edição: Site da Educação – SEDUC
Sistemas de Numeração Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina - FACAPE Ciência da Computação Professora: Cynara Carvalho
O PROCESSO DE ESCRITA NA ALFABETIZAÇÃO
Sistema de numeração decimal – composição da centena
Materiais manipuláveis: Ábaco
Prof.: Jean Carlo Mendes
MATEMÁTICA Ensino Fundamental , 6º ano
MATERIAL DOURADO OU MONTESSORIANO Prof.Sandra Prof.Grazielle.
Matemática Operações com números naturais:
Conteúdos Matemáticos Ensino Fundamental
Dificuldades de Aprendizagem da Matemática
Um pouco da história dos números
ALGARISMOS HINDU-ARÁBICOS.
Transcrição da apresentação:

Sistema de Numeração Decimal Profa. Ms Sistema de Numeração Decimal Profa. Ms. Karin Jelinek Profª Suelen Assunção 2009/1 Educação Matemática I Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Utilizando as peças do material Base Dez, represente o número 128 Utilizando as peças do material Base Dez, represente o número 128.  Represente o mesmo nº utilizando apenas dezenas e unidades do material;  Represente a mesma quantidade utilizando apenas unidades do material;  Em qual das três representações vocês utilizaram o maior número de peças? Por quê?  A quantidade representada em cada caso mudou? Então o que mudou?  Podemos concluir que nesse nº há quantas dezenas? E unidades?  Qual é o significado correto do algarismo 8, em 128?

O sistema de numeração decimal e a importância do zero: - agrupamentos de 10 em 10; - o valor representado por um algarismo vai depender de sua posição na representação, por isso, o sistema é chamado POSICIONAL; - por quê o algarismo para representar o ZERO é de importância fundamental?

Para pensar... Como representar o número trezentos e cinqüenta e quatro?

E o duzentos e três?

O número que queremos escrever tem 2 centenas, ou 20 dezenas (não sobram outras dezenas além daquelas que foram agrupadas em centenas) e tem ainda 3 unidades. Precisamos, então, usar um símbolo para representar o ‘nada’, a ausência de dezenas não agrupadas em centenas.

Atividades para compreensão do sistema de numeração decimal: - Lançar a seguinte situação problema: dê uma quantidade de palitos maior que nove (por ex. 13) e peça às crianças que escrevam o símbolo que representa essa quantidade; - Caso consigam representar, questionar por ex: “por que esses nº tem dois símbolos?” ... “O que quer dizer o um à esquerda do três?” ...

Num segundo momento, disponha de vários palitos (inicialmente menos do que 100) e dê elásticos para as crianças. Peça a elas para formarem grupos de dez palitos e amarrarem com os elásticos; - Proponha diversas situações dessas, aumentando e diminuindo a quantidade de palitos; - Após cada contagem, a criança deverá representar o que fez com desenho e anotar o resultado numa tabela do tipo: scaniar tabela

Alguns questionamentos interessantes de serem feitos: Alguns questionamentos interessantes de serem feitos: Para fazer um ‘montinho’ quantos palitos devo ter? Quantos palitos no máximo podem ficar sem amarrar? Se tenho dez palitos, que devo fazer com eles?

Atividade Explorando cartões com os valores como 16 e 61: Ao mostrar esses cartões para os alunos, que perguntas você poderia fazer para ajudar seus alunos a observarem a diferença existente entre esses dois registros numéricos de agrupamentos diferentes?

A ordenação dos números naturais: Qual dos dois números é o maior A ordenação dos números naturais: Qual dos dois números é o maior? 8768 ou 20.211

Atividade. Explorar dois grupos de objetos (por ex. palitos e fichas) Atividade Explorar dois grupos de objetos (por ex. palitos e fichas). Questionar se temos mais fichas ou palitos. Estamos contribuindo para a descoberta de critérios de comparação e ordenação de quantidades! (há mais que..., há menos que..., há tantos quantos...)

Atividade JOGO ‘DEZ NÃO PODE’ Objetivo: compreender as características do sistema decimal. - fazer agrupamentos de 10 em 10; - fazer reagrupamentos; - fazer trocas; - estimular o cálculo mental. Cada criança do grupo, na sua vez de jogar, lança o dado e retira para si a quantidade de cubinhos correspondente ao número que sair no dado. Toda vez que uma criança juntar 10 cubinhos, ela deve trocar os 10 cubinhos por uma barra. E aí ela tem direito de jogar novamente. Da mesma meneira, quando tiver 10 barrinhas, pode trocar as 10 barrinhas por uma placa e então jogar novamente. O jogo termina, por exemplo, quando algum aluno consegue formar duas placas. O professor então pergunta: - Quem ganhou o jogo? - Por quê?

Atividade PREENCHENDO TABELAS Objetivo: compreender as características do sistema decimal. - preencher tabelas respeitando o valor posicional; - fazer comparação de números; - fazer ordenação de números. A atividade é uma complementação ao jogo ‘Dez não pode’. Ao final de cada rodada, cada criança escreve em uma tabela a quantidade conseguida.

- Quem conseguiu a peça de maior valor. - E de menor valor - Quem conseguiu a peça de maior valor? - E de menor valor? - Quantas barras Lucilia tem a mais que Gláucia?

Atividade JOGO ‘VAMOS FAZER UM TREM Atividade JOGO ‘VAMOS FAZER UM TREM?’ Objetivo: compreender que o sucessor é o que tem "1 a mais" na seqüência numérica. O professor combina com os alunos: - Vamos fazer um trem. O primeiro vagão é um cubinho. O vagão seguinte terá um cubinho a mais que o anterior e assim por diante. O último vagão será formado por duas barras.

Após a montagem do trem as crianças podem registrar em cartões o código de cada vagão.

Referências http://educar. sc. usp Referências http://educar.sc.usp.br/matematica/m2l2 Pró-letramento: Programa de formação continuada de professores dos anos iniciais do EF – Matemática. Brasília: MEC - Secretaria de Educação Básica, 2008.