O contexto atual http://www.britishcouncil.org/learnenglish/kids.htm O contexto aponta para a integração do visual e do verbal com o objetivo de gerar.

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Transcrição da apresentação:

O contexto atual http://www.britishcouncil.org/learnenglish/kids.htm O contexto aponta para a integração do visual e do verbal com o objetivo de gerar o todo significativo na compreensão da mensagem sendo que, o visual não pode ser visto em oposição ao verbal, mas sim como uma alternativa que se integra ao texto escrito. Kress e van Leuween (1996) http://www.britishcouncil.org/learnenglish/kids.htm

LETRAMENTO Image Movement Sound

O formato de colunas passou a ser dinâmico O formato de colunas passou a ser dinâmico. São as colunas que se adaptam aos vários elementos. Uma representação visual pode invadir o espaço do texto

O contexto atual A próxima geração de ambientes de aprendizagem interativos inclui imagens visuais, som, vídeo e animação., (LEMKE, 1998) Como fica o letramento? E exposição do aluno a vários tipos de texto (gêneros discursivos) em eventos variados (esferas dos domínios discursivos) colocando o aprendiz em situação de interação com diversas fontes de informação.

Multimodalidade Esta experiência sugere que o letramento (capacidade de ler imagens e atribuir sentido através da análise de seus spectos multimodais e de design ) seja uma habilidade a ser desenvolvida no leitor e que pode ser considerado uma prática pedagógica. Um “texto multimodal é constituído por vários modos semióticos de representação que se articulam e criam uma rede de objetivos comunicativos” (BATEMAN, 2008, p.1)

Multimodalidade e Gêneros A Modalidade pode ser utilizada em qualquer gênero com o objetivo de propiciar uma melhor integração de seus modos de representação a fim de formar um todo significativo. O resultado, será um complexo conjunto de significados.

Multimodalidade Modos de Representação Recursos semióticos Linguístico Escrita (elementos verbais ordenado pela gramática e sintaxe) Tipo da fonte, tamanho, negrito, itálico, sublinhado, espaçamento, cor, etc. Auditivo Som (música, efeitos sonoros, fala e vídeo) Entonação, ritmo, tom, volume, silêncio, etc Visual Imagens estáticas e em movimento (fotografias, desenhos, animações e ícones) Luminosidade, cores, linhas divisórias, tamanho, cor, formato, etc. Gestual Ações (teatro, clipes, vídeos) Movimento e direção Espacial Posicionamento Combinação dos vários modos semióticos

How do we read these posters? Oscar 2010

Multimodalidade 1ª dica “A linguagem escrita por si só não colabora mais para a construção de sentido de textos multimodais” (KRESS, 2003) A imagem visual passa a ter sua própria mensagem imprimindo um caráter de autonomia em relação ao texto verbal.

Poster de Filme Fazer com que o leitor assista ao filme. 2ª dica PROPÓSITO COMUNICATIVO: Fazer com que o leitor assista ao filme. Os recursos imagéticos inseridos neste gênero são construídos de maneira intencional e penetram na cognição social exigindo do leitor uma leitura mais crítica.

Poster de Filme Aspectos principais 3ª dica Contexto Público alvo Meio de veiculação (cartaz) Intenção do autor Aspectos culturais e de cognição social em relação ao sentido da imagem e da palavra.

Poster de Filme Aspectos Estruturais 4ª dica Títulos Nome dos atores Diretores Ano de lançamento “Taglines” (frases de efeito que sintetizam a história do filme ou apresentam uma ideologia presente nele, familiarizando o público com as idéias do filme). VERBAIS VISUAIS . Imagens

Gramática Visual Kress e van Leuween (2006) Aspectos considerados: O contexto A audiência (leitor/receptor) O propósito (enunciado/mensagem) O produtor (emissor) O lay-out (os elementos dentro da imagem enfatizam um enunciado verbal) Concepção de que os textos são como uma união social e cultural As imagens representam ações, objetos e situações As imagens produzem interação ou significado interpessoal entre o que vê e o que é visto pelo uso de característica como cor, angulos, distância, e tipo de mídia empregada (fotografia, desenho, diagrama, etc.) 5ª dica

Gramática Visual Kress e van Leuween A gramática aqui não é vista como um conjunto de regras, mas sim um conjunto de recursos socialmente construída para a construção de significados É um trabalho para análise de imagens baseado na gramática sistêmica funcional proposta por Halliday (1994). Gramática vai além de regras formais de correção. Ela é um meio de representar padrões da experiência. Ela possibilita aos seres humanos construir uma imagem mental da realidade, a fim de dar sentido às experiências que acontecem ao seu redor e dentro deles. (HALLIDAY, 1994 )

Gramática Visual - Metafunções COMPOSIÇÃO Multimodal Organização da composição imagética SIGNIFICADOS INTERATIVOS São as relações entre os observadores (receptores da mensagem) e o propósito da mensagem (emissor). ESTRURAS REPRESENTACIONAIS Como os aspectos visuais representam o mundo a nossa volta. Os elementos Representacionais e Interativos têm que estar muito bem integrados, sendo que alguns elementos podem receber mais ou menos atenção do leitor na composição do todo integrado. Kress e van Leuween (2006)

Composição Multimodal (Lay-out) Uso de vários recursos semióticos na organização da informação Organização espacial da informação Valor Informativo Saliência Enquadramento

Composição Multimodal (Lay-out) Valor informativo O POSICIONAMENTO dos elementos tem específicos valores informacionais anexados às várias zonas da imagem: direita e esquerda, parte superior e parte inferior, centro e margem.

Layout: Sistema Dado-Novo Composição Multimodal Layout: Sistema Dado-Novo DADO NOVO Lado Direito Informação merecedora de maior atenção do leitor. Estes aspectos valem tanto para a imagem quanto para o texto verbal. (Teen magazine) Conhecido Lado Esquerdo

Layout : Ideal-Real IDEAL Parte Superior Significa um sonho ou aspiração REAL Parte Inferior Fato real, representa o mundano

EIXO VERTICAL O dado novo (lado direito) é algo que não é conhecido do leitor EIXO CENTRAL Núcleo da informação TOP-BOTTOM Superior (Top) : é o novo Inferior (Botton) : é o real

Composição Multimodal Valor Informativo D Ideal Real centro Margem Centralizada no eixo vertical centro-margem Ideal-Real Polarizada no Centro-Margem Novo Dado eixo horizontal Dado-novo Dado-Novo Dado e ideal Novo e ideal Dado e Real Novo e Real Centralizada, Dado-Novo, Ideal-Real Polarizada, Centralizada

Composição Multimodal Saliência Estabelece uma hierarquia de importância entre os elementos que são feitos para atrair a atenção do leitor (espectador )em diferentes graus: Elementos : Plano de fundo ou primeiro plano Tamanho Contrastes de tons e cores Tipo e formato de letra

SALIÊNCIA: Luminosidade (Contrates) DIVINO ou ASSOMBROSO IDEAL Parte Superior SECULAR /MUNDANO REAL

Composição Multimodal - Saliência VETORES Os vetores guiam o leitor de um elemento ao outro através de setas, linhas, etc. (vetores visíveis). Podem ser criados através do olhar, dedos apontando, braços estendidos, ou objetos direcionados (vetores invisíveis) Quanto mais vetores, mais ação. http://www.slideshare.net/rjp152/visual-literacy-1992223

Qual é o caminho desta leitura? A leitura segue o caminho do elemento que está mais em evidência indo até os elementos que estão menos evidenciados.

Composição Multimodal Enquadramento É a presença ou ausência de planos de estruturação realizado por elementos que criam linhas divisórias, ou por linhas de estruturação reais. São elementos da imagem, significando que eles pertencem ou não ao mesmo sentido.

Representação e Interação Interação entre a imagem (produtor) e o leitor (espectador da imagem) Elementos da multimodalidade contribuem para que a primeira leitura seja destinada ao desenho, o que significa obter uma resposta mais curta, rápida e satisfatória para a decodificação da mensagem. A interação envolve os Participantes Representados (pessoas, lugares, coisas representadas em imagens) e os Participantes Interativos (pessoas que se comunicam com outras por meio de imagens, os produtores e os espectadores dessas imagens). Kress e Leeuwen (1996)

Representação e Interação Imagem de DEMANDA Consiste em um olhar fixo, ou um gesto por parte do Participante Representado (pessoas ou objeto), o qual solicita alguma coisa ao Espectador. Kress e Leeuwen (2006)

Imagem de OFERTA Oferece o Participante Representado (imagem) ao Espectador (leitor) como item de informação, como objeto de contemplação. A característica essencial para que a Demanda e a Oferta ocorra é de que as imagens/objetos sejam humanizados.

Representação e Interação Imagem SUBJETIVA São imagens que representam cópias fiéis da realidade empírica. São mais naturalistas. Imagem OBJETIVA São imagens que revelam que há algo para conhecer a respeito dos Participantes Representados (imagens) como se fosse necessário violar as leis de representação natural. São imagens mais simbólicas. Kress e Leeuwen (1996)

Gramática Visual ÂNGULOS Ângulo BAIXO: o leitor está embaixo da imagem. Este tipo de imagem causa uma sensação de poder colocando o leitor em uma posição inferior. Ângulo DIRETO: Posição de igualdade Ângulo ALTO : o leitor está em posição de poder.

ÂNGULOS FRONTAL Grande envolvimento do leitor com a imagem. Imprime ao leitor (espectador) uma identificação com a imagem como se ela fizesse parte de seu mundo. OBLÍQUO Envolvimento imparcial. Não fazem parte do mundo do leitor. Transmite a idéia de distanciamento do espectador em relação aos leitor.

A Esfera das RELAÇÕES SOCIAIS CLOSE UP: distância íntima (foto de uma parte do corpo) Medium close Up: Distância pessoal (da cintura para cima ) Long shot: distância social longa Medium Long shot: Distância social próxima (toda a figura é mostrada) http://www.slideshare.net/rjp152/visual-literacy-1992223

Faça a leitura visual destes gêneros... Revista Teen magazine

VALOR INFORMATIVO D Dado e ideal Novo e ideal Dado e Real Novo e Real centro Unidades de informação no posicionamento Ideal, Dado-Novo

D Ideal Real centro

Saliência com base nos elementos visuais em destaque por meio de recursos semióticos repetitivos e enfatizados pelo contraste. Repetição de cores Repetição do enquadramento circular

proximidade das unidades de informação. ENQUADRAMENTO proximidade das unidades de informação. Recursos semióticos que determinam as unidades de informação - Linhas de moldura (geralmente com espessura mais grossa) - Espaços vazios Variações de cores Cores de fundo

Simone Frade