A PESQUISA HISTÓRICA INVESTIGAR O PASSADO NA BUSCA DE COMPREENDER MELHOR A REALIDADE DA SOCIEDADE; ANALISAR AS “FONTES HISTÓRICAS” COMO PROVA DAS RELAÇÕES.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CONCEITO DE HISTÓRIA E SEU ESTUDO E PRÉ-HISTÓRIA
Advertisements

DO SENSO COMUM AO CONHECIMENTO FILOSÓFICO E CIENTÍFICO
O ESTUDO DA HISTÓRIA E A ORGANIZAÇÃO DAS PRIMEIRAS SOCIEDADES
A PESQUISA HISTÓRICA INVESTIGAR O PASSADO NA BUSCA DE COMPREENDER MELHOR A REALIDADE DA SOCIEDADE; ANALISAR AS “FONTES HISTÓRICAS” COMO PROVA DAS RELAÇÕES.
A PESQUISA HISTÓRICA INVESTIGAR O PASSADO NA BUSCA DE COMPREENDER MELHOR A REALIDADE DA SOCIEDADE; ANALISAR AS “FONTES HISTÓRICAS” COMO PROVA DAS RELAÇÕES.
Aula – O que é História? Profº: Renan Sabino
06/01/10.
CONCEITOS SÓCIO-ANTROPOLÓGICOS
Ensinar e aprender história nos primeiros ciclos de aprendizagem Programa Curricular História PBH
Antropologia : Como Ciência e Cultura.
24/05 - CULTURA ORGANIZACIONAL
CULTURA ORGANIZACIONAL
Historia Geral Periodização da História
A Evolução da Ciência Do medo à Ciência.
O QUE É ARTE? 1ª série do Ensino Médio.
Civilização do crescente fértil- MESOPOTAMIA essa região recebeu o nome de Crescente Fértil, porque a área que vai do Rio Nilo até o Golfo Pérsico, passando.
SEGUNDO O DICIONÁRIO AURÉLIO HISTÓRIA É:
TEORIA SOCIOLÓGICA – PRODUÇÃO HISTÓRICA
TEORIA SOCIOLÓGICA – PRODUÇÃO HISTÓRICA
Conversando sobre memória
POR QUE UM ADOLESCENTE DO TERCEIRO MILÊNIO DEVE APRENDER HISTÓRIA?
A História me precede e antecipa-se a minha reflexão
Professor Edley
PCNs – 1º Ciclo Língua Portuguesa. É pela mediação da linguagem que a criança aprende.
Introdução ao Estudo da História
Conceituação de História
História da Música “Música” é a arte de combinar os sons e o silêncio
HISTÓRIA DA MATEMÁTICA I Antonio Carlos Brolezzi
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
O ENSINO DE CIÊNCIAS ATRAVÉS DA INVESTIGAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO
INTERAÇÃO COM O MUNDO NATURAL:
O ENSINO DE CIÊNCIAS ATRAVÉS DA INVESTIGAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO
REVISÃO PARA O TESTE I UNIDADE Professora: Cláudia Luz Saraiva.
A construção da história
Prof. Everton da Silva Correa
METODOLOGIA CIENTÍFICA
O Estado Qual é a sua função.
L E N D A. AS LENDAS NARRAM ACONTECIMENTOS QUE SE PASSARAM EM TEMPO REMOTO E EM ESPAÇO MARCADO PELA NATUREZA. NELAS, FATOS REAIS E HISTÓRICAS SE MISTURAM.
IMPORTÂNCIA DA INTROPOLOGIA
ANÁLISE TEXTUAL Aula 1: Língua, linguagem e variação linguística.
História Da Matemática.
Vou te contar como o livro surgiu É uma história antiga... vem cá!
Introdução aos estudos da História
Introdução ao Estudo da História
História e história da educação
Introdução ao estudo da História
ANÁLISE TEXTUAL Aula 2 – Adequação vocabular, variação linguística, texto e hipertexto Profª. Fábio Simas.
Grupo: 1 Capítulo: 2 Tema: Introdução aos estudos históricos
Colégio Adventista de Diadema
Introdução ao Estudo da História
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DE HISTÓRIA
Tecnologia e educação: relações históricas
Fonte histórica A fonte histórica ou documento histórico é o material utilizado pelos historiadores para estudar outras épocas. Através dos documentos.
História As escritas da História O trabalho do historiador
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Oficina de Museologia: Montar, gerenciar, expor
Professora Selma Ap. Cesarin 2011
História 6º ano Introdução ao estudo da história “estuda-se o passado para compreender o presente e planejar o futuro”
Seja Bem Vindo.
Introdução à História 6° Ano Prof°. Pedro Tavares.
A ESCRITA COMO CONDIÇÃO PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM EM HISTÓRIA – Helenice Ap. B. Rocha ..\..\3º Período\Políticas e Gestão da Educação\A hora da Educação.
Persistência histórica de dados
ANOTAÇÕES e DIÁRIO DE CAMPO
Prof. Gabriela LottaPMCS Apresentação da disciplina e introdução Problemas Metodológicos em Ciências Sociais.
Abandone essa ideia de mudar o mundo…
“Um país se faz de homens e livros”
SEMANA DA “CONSCIÊNCIA E VALORIZAÇÃO HUMANA”.  O conhecimento científico desenvolvido na escola de ensino médio deve estar voltado para a formação de.
Max Weber.
TIPOS DE PESQUISA.
Persistência histórica de dados como a utilização de mídias digitais afeta a persistência e a transmissão de conhecimento ao longo dos anos.
Transcrição da apresentação:

A PESQUISA HISTÓRICA INVESTIGAR O PASSADO NA BUSCA DE COMPREENDER MELHOR A REALIDADE DA SOCIEDADE; ANALISAR AS “FONTES HISTÓRICAS” COMO PROVA DAS RELAÇÕES HUMANAS EXISTENTES NO PASSADO; CONSCIENTIZAR AS GERAÇÕES PRESENTES DA IMPORTÂNCIA DA HISTÓRIA COMO CIÊNCIA DA SOCIEDADE PARA MELHORAR AS RELAÇOES ENTRE AS PESSOAS; CONSERVAR E PRESERVAR A MEMÓRIA DAS SOCIEDADES COMO PATRIMÔNIO HISTÓRICO;

FONTES HISTÓRICAS VESTÍGIOS DEIXADOS PELAS SOCIEDADES HUMANAS; OBJETO DE PESQUISA E ESTUDO DO HISTORIADOR; AS FONTES COMPROVAM A EXISTÊNCIA DA REALIDADE EXISTENTE NO PASSADO; POSSIBILITAM O HISTORIADOR A RECONSTRUIR O PASSADO E REFLETIR O PRESENTE; EXISTEM VÁRIOS TIPOS DE FONTES HISTÓRICAS.

TIPOS DE FONTES HISTÓRICAS ORAL: transmitida de geração a geração através de costumes, contos e lendas.

fontes escritas Fonte mais utilizada pelos historiadores, pois facilitam compreender melhor o pensamento da época, como as sociedades se organizavam (instituições), hábitos diversos daquela cultura, etc.;materializam as ações humanas no decorrer do tempo. existem diversos tipos de fontes escritas.

De acordo com a evolução da escrita a humanidade registrou mais o seu cotidiano Na antiguidade algumas civilizações desenvolveram suas escritas. A escrita cuneiforme, em placas de argila, inventada pelos sumérios na antiga mesopotâmia, há aproximadamente 6000. Foi o primeiro tipo de documento escrito.

Hieróglifos egípcios. Os antigos egípcios também desenvolveram a escrita hieroglífica. Importante para entendermos o passado da primeira civilização desenvolvida na África, há mais de 6.000 anos. Inventaram o precursor do papel, chamado PAPIRO.

IDADE MODERNA Gutenberg, em 1455, mudou a forma da escrita, inventou a escrita impressa. O primeiro livro impresso foi a bíblia.

Idade Contemporânea Jornais – À Tarde livros

Fontes iconográficas

Fontes Pictográficas mapas esculturas quadros

Itaperoá - Bahia - 1935

Fontes Sonoras: registram músicas, depoimentos, declarações,de épocas, etc.

Fontes Arquitetônicas

Crítica as fontes Muitas vezes um mesmo fato histórico, uma mesma fonte histórica, tem interpretações diferentes de acordo com o ponto de vista de cada pesquisador; A crítica às fontes históricas se dá a partir da lógica e da interpretação do historiador.

A História da História Sempre que referirmos a palavra história devemos pensar no campo investigativo; Heródoto (grego) foi o primeiro a usar esse termo no campo investigativo; Essa foi a maneira de diferenciar sua forma de elaborar o conhecimento dàqueles de sua época, que se preocupavam apenas em narrar fatos , lendas e mitos; Tal mudança lhe rendeu o título de “Pai da História”;

Historiografia Maneira de se escrever a história de um determinado período e tema. É um tipo de interpretação histórica; Cada vez que um novo documento é encontrado, ou liberado para a análise, técnicas de pesquisa são aperfeiçoadas e surge uma nova interpretação de uma fonte antiga, contribuindo assim para a reescrita da história e o aumento da historiografia;

Representações As Representações são as formas como um indivíduo ou grupo constrói sua visão de realidade; Exemplo : Uma terrível tempestade pode ser “representada” como um fenômeno natural ou como um castigo de uma divindade , como se fazia na Idade Antiga e Idade Média

O Processo Histórico É a análise do conjuntos de transformações verificadas ao longo do tempo, tais como: as permanências, as regularidades e as rupturas das sociedades;

Exercício Justifique a importância das fontes históricas para a pesquisa histórica. Classifique as fontes históricas exemplificando cada uma delas. Cite que tipos de fonte você está utilizando na sua autobiografia. Você está relacionando as fontes da sua autobiografia aos acontecimentos históricos ? Justifique.