Educação para a saúde e sexualidade

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Distúrbios Alimentares
Advertisements

Evolução do conceito de saúde
O que é que acontece a quem tem diabetes?
Dia Mundial da Alimentação 16 de Outubro de 2010
Ten BM Nut Denise Giannini
Nutrição e Atividade Física na Adolescência
COMBATE A FOME 6°B.
Alimentação.
18 Dezembro 2008 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS SERRA DA GARDUNHA
FATORES DE RISCO CARDIOVASCULARES
O que é a doença renal crónica?
Benefícios da Actividade Física – Na Obesidade
SAÚDE É um estado caracterizado pela integridade anatômica, fisiológica e psicológica; pela capacidade de desempenhar pessoalmente funções familiares,
Suplementação e Saúde Boa noite a todos!! O objetivo dessa apresentação é falar não de um produto ou de uma indicação específica de suplementação, mas.
A Obesidade Obesidade, nediez ou pimelose (tecnicamente, do grego pimelē = gordura e ose = processo mórbido) é uma condição na qual a reserva natural de.
Distúrbios alimentares !
Televisão e Obesidade fonte bebe.sapo
Dra. Henriqueta Sacramento
A influência da tecnologia no sedentarismo
Alimentação Saudável ALIMENTAÇÃO SAÚDAVEL Programação 1. ALIMENTAÇÃO E ESTILO DE VIDA 1.1. Atividade Física: Sedentarismo X Obesidade 1.2. Risco a Saúde:
Educação para a saúde.
Seminário 4 – Unidade I.
Distúrbios alimentares
Obesidade.
Trabalho realizado por : Maria Nº9 Miriam Nº12 9ºD
NOÇÃO DE SAÚDE Ciências Naturais
Actividade Física, Porquê?
Sedentarismo O que é o Sedentarismo?
Nutrição na Desnutrição
Higiene do exercício Atividade Física Pirâmide Alimentar Hidratação
Riscos em Saúde Prof. João M. Lucas Coimbra, Fev
Princípios Básicos para uma Alimentação Saudável
Quais são as funções do rim?
O Peso da Obesidade. O Peso da Obesidade Milhares lutam contra: Doenças cardíacas; Cânceres; Doenças respiratórias; e Diabetes.
Ciências da Natureza e suas Tecnologias - Química
Dez Passos para ter um Peso Saudável 5 kilos extras podem encurtar sua vida em até um ano.
Saúde Individual e Comunitária
E.E.E.M Dr Jose Mariano de Freitas Beck - CIEP
João valente 9ºC Nº14.
OBESIDADE E ATIVIDADE FÍSICA
Vida Saudável Alimentação Saudável.
Escola Estadual de Ensino Médio Fernando Ferrari Excesso de peso, atividade física e hábitos alimentares Nomes: Adriel, Larissa e Natacha Turma: 223 Disciplina:
OBESIDADE Turma do 8º Ano de Ciências da Escola Evangélica Ágape
Dez Passos Para Um Peso Saudável Dez Passos Para Um Peso Saudável.
Trabalho realizado por : Miriam Cunha Nº12 9ºD
Trabalhe Coração com o Dia Mundial do Coração Como prevenir
ALIMENTOS QUE DEVES EVITAR!!
Obesidade.
Pasta Clube de Nutrição de Alvalade.
PROFESSOR : JEAN FABIANO MARCATO LAMANA
OBESIDADE, DIABETES & Cª NUTRIÇÃO NA SÍNDROME METABÓLICA
OBESIDADE.
UNIÃO DE ENSINO SUPERIOR DE CAMPINA GRANDE FACULDADE DE CAMPINA GRANDE-FAC-CG Prof: Klenio Lucena de Sena Campina Grande 2015.
Profª Adriana S. Nagahashi 2015
Alimentação e prevenção
Ciências Naturais – 9.o ano
 A obesidade é um problema de saúde, é uma doença crónica, que tem de ser tratada como tal.
Distúrbios Nutricionais: um Problema de Saúde publica no Pais
Obesidade Infantil Trabalho elaborado por: Alice Aurélio e Cátia Lopes EB1 Bairro do Armador janeiro/ fevereiro 2016.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro Faculdade de Ciências Médicas Liga de Oncologia Alimentando Saúde Uma alimentação saudável deve ser: Variada:
OBESIDADE E ATIVIDADE FÍSICA
A presente obra é um coquetel de conhecimentos científicos e populares, relacionados a educação alimentar e ao estimulo de exercícios físicos especificamente.
Aspesctos Psicológicos da Alimentação: Comportamento Alimentar Educação e Intervenção Nutricional- Profa. Léo.
 Uma alimentação saudável deve ser baseada em práticas alimentares que assumam a significação social e cultural dos alimentos como fundamento básico.
Transcrição da apresentação:

Educação para a saúde e sexualidade A Obesidade Escola Básica de Cabeceiras de Basto Trabalho realizado: Filipe 8ºg nº16 Sara 8ºg nº24 T.I.C/A.P. Prof: Armando Lemos

Introdução A obesidade é cada vez mais frequente na nossa actualidade, porque as pessoas não fazem muito exercício físico e só comem alimentos prejudiciais á saúde. A maior parte das crianças de agora ficam em casa a jogar computador, a ver televisão e a comer quando podiam estar fora de casa brincando e passeando com os amigos em vez de estarem colados ao ecrã e a comer. A maior parte das pessoas obesas não fazem exercício físico mas come muito.

A Obesidade Obesidade, nediez ou pimelose (tecnicamente, do grego pimelē = gordura e ose = processo mórbido) é uma doença na qual a reserva natural de gordura aumenta até o ponto em que passa a estar associada a certos problemas de saúde ou ao aumento da taxa de mortalidade. Apesar de se tratar de uma condição clínica individual, é visto, cada vez mais, como um sério e crescente problema de saúde pública: excesso de peso predispõe o organismo a uma série de doenças, em particular doença cardiovascular, diabetes mellitus tipo 2, apnéia do sono e osteoartrite

Doenças provocadas Pesquisadores já concluíram que o do aumento da incidência de obesidade em sociedades ocidentais nos últimos 25 anos do século 20 teve como principais causas o consumo excessivo de nutrientes combinado com crescente sedentarismo. Embora informações sobre o conteúdo nutricional dos alimentos esteja bastante disponível nas embalagens dos alimentos, na internet, em consultórios médicos e em escolas, é evidente que o consumo excessivo de alimentos continua sendo um problema. Devido a diversos factores sociológicos, o consumo médio de calorias quase quadruplicou entre 1977 e 1995. Porém, a dieta, por si só, não explica o significativo aumento nas taxas de obesidade em boa parte do mundo industrializado nos anos recentes. Um estilo de vida cada vez mais sedentário teve um papel importante. Outros factores que podem ter contribuído para esse aumento – ainda que sua ligação directa com a obesidade não seja tão bem estabelecida – o estresse da vida moderna e sono insuficiente

A Genética Como tantas condições médicas, o desequilíbrio metabólico que resulta em obesidade é fruto da combinação tanto de factores ambientais quanto genéticos. Polimorfismos em diversos genes que controlam apetite e metabolismo predispõem à obesidade, mas a condição requer a disponibilidade de calorias em quantidade suficiente, e talvez outros factores, para se desenvolver plenamente. Diversas condições genéticas que têm a obesidade como sintoma já foram identificadas (tais como Síndrome de Prader-Willi, Síndrome de Bardet-Biedl, síndrome de MOMO e mutações dos receptores de leptina e melanocortina), mas mutações genéticas só foram identificadas em cerca de 5% das pessoas obesas. Embora acredite-se que grande parte dos genes causadores estejam por ser identificados, é provável que boa parte da obesidade resulta da interacção entre diversos genes e que factores não genéticos também sejam importantes.

Obesidade Infantil A obesidade infantil é uma condição médica que afecta cada vez mais crianças, sobretudo em países ocidentais, como os Estados Unidos da América, Reino Unido e Austrália. A obesidade está relacionada a uma série de factores como hábitos alimentares, actividade física, bem como, factores biológicos, de desenvolvimento, doenças, comportamentais e psicológicos.

Regras para comer Não basta comer, é necessário comer bem. A alimentação desequilibrada, por carência ou excesso, leva ao aparecimento de várias doenças. Todos os alimentos têm importância no bom funcionamento do organismo.

Qual o tratamento para a Obesidade? O tratamento médico para a obesidade passa pela combinação de dieta de baixas calorias, modificação comportamental, e aumento da actividade física. Quando com a modificação do estilo de vida não se consegue atingir os objectivos é necessário o uso de fármacos anti obesidade.