UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE EDUCAÇÃO Educação popular: um projeto coletivo dos movimentos sociais populares Marlene Ribeiro.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Os Ciclos de Escolarização
Advertisements

NOSSAS QUESTÕES Como se dá a perspectiva transdisciplinar na educação infantil? A escrita é um produto escolar? Porque ainda existe sociedade iletrada?
UMA TENTATIVA DE DEFINIÇÃO
Ensinar e aprender história nos primeiros ciclos de aprendizagem Programa Curricular História PBH
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
I Seminário “Dengue: desafios para Políticas Integradas de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde” 23 a 25 e novembro de 2009 ENSP – Rio de Janeiro.
EJA vem se expandindo no país, ocupada por professores sem uma formação específica
Resolução n°51 EJA e ECONOMIA SOLIDÁRIA. Formação de Educadores Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
Pedagogia da pesquisa-ação
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL
“A avaliação escolar hoje só faz sentido se tiver o intuito de buscar caminhos para melhorar a aprendizagem” Jussara Hoffmann.
Unidade iii Marxismo Slides utilizados na disciplina – Sociologia Aplicada para o Curso de Administração/UFSC Por Prof. Juliana Grigoli.
Plano de Trabalho Docente
Situação 1: pais ao serem chamados à escola afirmam que o(a) filho(a) não leva jeito para os estudos, nasceu assim como os demais membros da família. “Um.
Processos participativos
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
DIRETRIZES CURRICULARES
DIRETRIZES CURRICULARES DE HISTÓRIA NRE DE LARANJEIRAS DO SUL 2009.
Pedagogia da Pesquisa-Ação
AFINAL O QUE É MULTICULTURALISMO E QUAL SUA IMPORTÂNCIA PARA O ENSINO?
EDUCAÇÃO PEDAGOGIA E PESQUISA Prof.ª Ms. Graça Ane Hauer
DIRETRIZES CURRICULARES (ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO)
EDUCAÇÃO BÁSICA E A OPÇÃO PELO CURRÍCULO DISCIPLINAR
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Nilva de oliveira brito dos santos
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Marco Doutrinal e Marco Operativo
“O MUNDO NÃO É, O MUNDO ESTÁ SENDO”
OS OBJETIVOS E CONTEÚDOS DE ENSINO
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
ARTE E EDUCAÇÃO CURSO: PEDAGOGIA
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
Profª Drª Monica Ribeiro da Silva
Trabalhando com Grupos
Conversando sobre Formação Integral.
“Pensar o Serviço Social na contemporaneidade requer que se tenha os olhos abertos para o mundo contemporâneo para decifrá-lo e participar da sua recriação.”
O que é ensinar história?
Introdução a Questão Social
CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO 2010 EIXO VI – JUSTIÇA SOCIAL, EDUCAÇÃO E TRABALHO: INLCUSÃO, DIVERSIDADE E IGUALDADE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CONTEXTUALIZAÇÃO.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
PEDAGOGIAS LIBERAIS TENDENCIAS CAPITALISTAS DESCONSIDERAM AS CLASSES
DIREITOS DE APRENDIZAGEM – CIÊNCIAS E ARTE
Tendência Progressista Libertadora
PROJETO POLÍTICO- PEDAGÓGICO
Conceitos importantes... Aula: 10/09/2012
SOCIEDADE DE CLASSES, ESTADO E EDUCAÇÃO BRASILEIRA: O PRINCÍPIO EDUCATIVO DO TRABALHO, A GESTÃO EDUCACIONAL, A FORMAÇÃO E A ORGANIZAÇÃO DOS TRABALHADORES.
FORMAÇÃO PERMANENTE DO PROFESSOR NUMA PERSPECTIVA FREIREANA
POSITIVISMO Doutrina filosófica de Augusto Comte ( ), segundo a qual a verificação pela experiência é o único critério da verdade. (Mini Dic. Aulete.
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
Educação Paulo Freire. PORQUE UM REFERENCIAL TEÓRICO ? Buscar uma nova organização para o espaço significa ousar. Um desafio para nós, educadores, coordenadores,
Edital n° 3/2009 Resolu ç ão FNDE n° 51 de 15 de dezembro de 2008.
TEXTO 1 Quando as políticas educacionais voltam-se para a legitimação do tempo, do espaço e da autonomia da escola na definição de seu PPP.
Kátia Souto Consultora Técnica do PNCH/SVS/MS Curitiba/ 2009
SERVIÇO SOCIAL 5º PERÍODO.
Fundação Vanzolini Projeto WWW. Escola ano Módulo: Exemplos de Aplicação das TIC. Disciplina: Projetos Integrados com Tecnologia.
1 Núcleo de Psicologia Comunitária da UFC: espaços de co-construção do psicólogo e do sujeito comunitário a partir de uma práxis de transformação Autores:
As Concepções Pedagógicas.
Tendências Pedagógicas
O que é uma universidade? Instituição/organização que compreende uma rede de relações entre comportamentos das pessoas que a constitui (Botomé, 1996),
ENFOC ESCOLA NACIONAL DE FORMAÇÃO POLÍTCO SINDICAL LUGAR DE TRASNFORMAÇÃO POLÍTICA Abril de 2010.
Estágio Supervisionado II
Karl Marx e o materialismo histórico
EDUCAÇÃO POPULAR CONCEITO Compreende-se a Educação Popular em Saúde (EPS) a perspectiva teórica orientada para a prática educativa e o trabalho social.
TENDÊNCIA PROGRESSISTA CRÍTICO-SOCIAL DOS CONTEÚDOS
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Aprendizagens ao longo da vida.
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO EIXO DE EDUCAÇÃO INFANTIL
Curso: Licenciatura Plena em Física Disciplina: Didática Prof. Giovana Gomes Albino Tendência Progressista Libertadora Origem e concepções.
Transcrição da apresentação:

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE EDUCAÇÃO Educação popular: um projeto coletivo dos movimentos sociais populares Marlene Ribeiro Fernanda Paulo

Educação popular Trabalho Temas abordados: Educação do campo. Movimentos sociais

Um pouco sobre o texto CONFORME AUTORA: Educação popular e educação do campo projetada de forma coletiva a partir dos movimentos sociais po­pulares; Projeto que contrapõe ao modelo civilizatório de escola produzida pela burguesia; Experiências das organizações populares como sujeitos da educação popular. Educação mo­derna ( burguesa) se reduz aos processos escolares; A negação por parte da educação mo­derna ( burguesa) aos aprendizados da experiência ( saberes de experiência-feito). Trabalho como princípio educativo; Movimento social popular - é educador como formador da classe e de uma identidade de classe. A educação popular tem caráter de classe; Educação popular em conexão com o mundo do trabalho

Dialogando com :O Movimento Zapatista no México, assim como o MST no Brasil que tem articulado suas lutas internas CONTRA o CAPITAL em relação à terra, à cultura e à política, com uma contestação mais ampla contra a nova ordem econômica global. Manuel Castells, entre os teóricos dos movimentos sociais, define três tipos de identidade coletiva: legitimadora; de resistência; de projeto.

Esses movimentos citados A cada um desses tipos correspondem três tipos societários: sociedade civil; comunas ou comunidades de resistência; sujeitos ou ator social coletivo da transformação social. Esses movimentos citados Atuam com demandas específicas em relação à terra, de resistência às desigualdades, e com um projeto de TRANSFORMAÇÃO.

Principais pontos para discutirmos sobre o texto: Para Marlene Ribeiro: (...)a expressão “campo” remete às lutas históricas do campesinato, educação popular carrega o sentido das organizações populares do campo e da cidade que, na sua caminhada histórica, participam, realizam e sistematizam experiências de educação popular. (http://www.perspectiva.ufsc.br) Principais pontos para discutirmos sobre o texto: Crítica à escola por: Reduzir a educação à instrução; Estar separada do mundo do trabalho; Negar os aprendizados das experiências relacionadas ao trabalho e à cultura; FAZER ESSA CRITICA NÃO significa negar a escola, pelo contrário...

– educação e popular –define uma determinada modalidade educativa = UMA OPÇÃO educação e popular – é carregado de sentidos contraditórios que expressam a realidade social cortada pelos antagonismos próprios das classes sociais na sociedade capitalista. A concepção moderna de educação produzida pela burguesia ficou reduzida aos processos escolares negando experiências múltiplas, tais como o trabalho, cultura, etc. A concepção de educação Popular já percebe, valoriza e problematiza questões referente à vida humana ( experiências), percebendo, por exemplo que o trabalho tem dimensão educativa – “humaniza enquanto produz bens materiais, imateriais, linguagem, arte, conhecimento e cultura” ( Ribeiro).

Estas formas, porém, são contraditórias, uma vez que as mesmas se constroem no interior de relações onde se confrontam interesses antagônicos: capital/trabalho. [...] O processo educativo, iniciado na luta contra a expropriação/proletarização, é marcado pelas práticas contraditórias daqueles que constituem uma consciência de classe na medida em que se organizam, lutam, refletem, se reorganizam. Alguns voltam atrás. Alguns ficam no meio do caminho. Alguns tomam a dianteira, mas a maioria vai avançando, se disciplinando e reconhecendo como classe. (RIBEIRO, 1987, p. 47-48).

A organização de trabalhadoras/es(sujeitos políticos coletivos), na origem dos movimentos sociais populares na busca de: Transformação social e de educação popular; Com conteúdo a realidade histórica e social; O movimento social popular é educador: capaz de forjar uma identidade de classe.

Substituição da expressão “classes subalternas “ para “classes populares”, por ser “mais rica e consoante com o lugar de sujeito político coletivo que lhe cabe no confronto de classes” ( RIBEIRO).

CATEGORIAS para debate: Classes subalternas; Classes populares; Educação Popular; Educação permanente; Classe e popular; Conscientização Conteúdo revolucionário e libertador; Tomada de consciência; Práxis; Investigação-ação; Pesquisa participante; Senso comum e experiência de saber feito; Autonomia; Movimentos sociais populares; Diálogo; Emancipação; Cidadania; liberdade, autonomia e emancipação social;

HERANÇA: Educação popular – “se aproxima da herança de Paulo Freire como retoma experiências de trabalho-educação efetuadas na Rússia após a Revolução Bolchevique. Dentre essas, destacam-se as que estão registradas nas obras de Pistrak (2003) e Makarenko ([198-?]), cuja influência é maior nas experiências pedagógicas de trabalho agrícola e educação escolar em tempos/espaços alternados”. ( RIBEIRO)

Construção de uma pedagogia social: Pistrak (2003)-Três elementos centrais que orientam as experiências de educação popular FUNDEP e do ITERRA) - direcionados à : Construção de uma pedagogia social: A relação entre trabalho e educação; A auto-organização dos educandos e a metodologia do ensino organizada a partir dos complexos temáticos

Makarenko: A escola associa princípios da instrução geral com trabalho produtivo; Retira a centralidade da sala de aula e, para além da instrução; Projeta a educação do coletivo; Para este educador, educação popular é educar as massas segundo a lei da luta de classes;

Para Paulo Freire (1997) “uma das tarefas para a Educação Popular progressista, ontem como hoje, é procurar, por meio da compreensão crítica de como se dão os conflitos sociais” (p. 64) FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. São Paulo: Cortez, 1997.

Atenção: Tomei a liberdade de utilizar outros autores para dialogar com o texto de Marlene, dentre eles Paulo Freire e Manuel Castells.

E para vocês Educação Popular é... DISCUSSÃO partir das categorias do texto...........