UNINTER V ENFOC GESTÃO DE CUSTOS: UMA ANÁLISE DO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
GESTÃO DE PROJETOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Advertisements

BENCHMARKING.
Automação A importância da Automação Industrial para as médias e pequenas empresas.
Tipos de Indicadores Por Carlos Reis.
INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES
GERENCIAMENTO DE CUSTOS
AVALIANDO O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE RH
Sistemas de Informações Gerenciais
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS
Custos ... afinal, o que é isto?
Engenharia de Software
Administração Financeira III
Metodologia Científica e Tecnológica
ABC – Activit-Based Costing Prof. Sergio Guaraci
PROJETO DE PESQUISA DIAGNÓSTICO DOS SISTEMAS DE CONTROLE DE CUSTOS UTILIZADOS NO SETOR DE TRANSPORTES RODOVIÁRIOS: ESTUDOS DE CASOS EM EMPRESAS DO GRANDE.
Administração de Sistemas de Informação II
Caro Professor, Este material de apoio é gratuito e para uso exclusivo em sala de aula. Não pode ser comercializado. Ele não contém vírus ou qualquer instrumento.
Princípios de Custeio: Absorção e Direto
TEORIA DA OFERTA Teoria da Produção e Teoria dos Custos de Produção.
V – Avaliação de Desempenho e Resultados
Subgrupo X: 07/37607 – Rayanne Fernandes Pereira
CUSTOS.
Organização, Sistemas e Métodos Prof. Luciano Costa.
Organização, Sistemas e Métodos Prof. Luciano Costa.
Tecnologia em Marketing, Logística e Recursos Humanos
Tecnologia em Marketing, Logística e Recursos Humanos
Logística Interna.
FTAD – Contabilidade e Finanças
José Roberto Blaschek Gerência do Escopo José Roberto Blaschek.
Custeio ABC - Custeio baseado em atividades
Capítulo 1 Introdução à administração e às organizações.
BENCHMARKING.
Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez
Aula 23.
Contabilidade de Custos
MÉTODOS DE CUSTEIO DEFINIÇÃO DE MÉTODO DE CUSTEIO:
SISTEMA DE PRODUÇÃO PUXADA
GESTÃO DE PROJETOS Aula 5 1.
Custeio por Absorção Prof. Carlos Alexandre.
Metodologia para coleta e análise de dados econômicos e financeiros de sistema iLPF Marcelo Carauta e Rafael Chen.
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.
Sistemas de Custos A análise de um sistema de custos pode ser efetuada sob dois pontos de vista. Sistema = Princípio + Método.
CONTABILIDADE GERENCIAL
Por que estudar sistemas de informação?
MÉTODOS DE CUSTEIO.
Divisão da Qualidade Assegurada Departamento da Qualidade
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
ESTRATÉGIA DE OPERAÇÕES DE SERVIÇOS
Marco Lógico Um método para elaboração e gestão de projetos sociais Luis Stephanou abril de 2004 (refeito em agosto de 2004)
VISÃO E VALORES DA COLFAX
V ENFOC UNINTER Profª Ana Maria Olivo Prof. Luiz Boschilia
Sistemas de Informações Gerenciais
Demonstração do Valor Adicionado
Tema 4– Critérios ou Métodos de Custeio
Unid. 6 – Custeio Baseado em Atividades
São Luís 2015 Faculdade Pitágoras Curso: Engenharia de Produção
Planejamento e Responsabilidade Social
Orçamento dos custos indiretos de produção
ENGENHARIA ECONÔMICA E SISTEMA DE CUSTOS
Prof. Dr. Fernando C. L. Scramim 2007
Equipe Prof. Henrique Freitas
Custeio baseado em atividades
Custeio por Atividades
TEORIA E ANÁLISE DE CUSTOS Professora: Rosemary Silva
Copyright ©2014 Porto Consultoria & Serviços – todos os direitos reservados.
LOGÍSTICA EMPRESARIAL [ Rikelly Vasconcelos ]. Logística Empresarial – Rikelly Vasconcelos Logística Empresarial – Rikelly Vasconcelos Aula: CUSTO TOTAL.
Contabilidade Gerencial
Transcrição da apresentação:

UNINTER V ENFOC GESTÃO DE CUSTOS: UMA ANÁLISE DO SISTEMA DE CUSTEIO ABC

UNINTER GESTÃO DE CUSTOS: UMA ANÁLISE DO SISTEMA DE CUSTEIO ABC. Profa. Ana Maria Olivo Prof. Luiz Boschilia

UNINTER LIMITAÇÃO DO ESTUDO Na Presente dissertação não está sendo divulgadas nenhuma informação da empresa onde possa caracterizá-la a pedido do proprietário. Mas todos os dados e números inseridos nesta tese são gerados de levantamentos e informações reais.

UNINTER APRESENTAÇÃO Definição do Tema; Apresentação do Problema; Objetivos: Geral e Específicos; Justificativa; Delimitação do Estudo; Competitividade das Empresas; Gestão de Custos; Considerações Finais.

UNINTER INTRODUÇÃO Administração Moderna; A Atividade Econômica Atual; A crescente complexidade das atividades econômicas e a progressiva automação dos processos de manufatura, o crescimento contínuo dos gastos indiretos, em detrimento dos custos de mão-de-obra direta;

UNINTER INTRODUÇÃO Vêm enfatizando cada vez mais as falhas existentes nos sistemas de custeio chamados tradicionais; O tema desenvolvido trata da aplicação da metodologia do Custeio Baseado em Atividades ABC (Activity Based Costing) em uma empresa de publicidade, marketing e propaganda.

UNINTER Mudanças de Paradigmas de Comportamentos; DEFINIÇÃO DO TEMA Mudanças de Paradigmas de Comportamentos; Decorre a necessidade de se estruturar o gerenciamento de custos da empresa, de forma que permita avaliar os reais custos inerentes a cada atividade, o que disponibilizará informações importantes para que a organização trace as suas estratégias competitivas. Assim sendo, têm-se como tema definido para o presente trabalho: Gestão de custos: uma análise do sistema de custeio ABC.

OBJETIVOS Específicos UNINTER OBJETIVO GERAL Apresentar um modelo de custos através do Sistema de Custeio Baseado em Atividades-ABC OBJETIVOS Específicos Levantamento dos custos; Análise das atividades realizadas pela empresa; Elaboração de planilhas de custos e despesas; Comparação, demonstração e análise dos custos através do sistema ABC.

UNINTER HIPÓTESES Testar um modelo de gestão de custos baseado do Sistema de Custeio ABC na empresa; Despertar o interesse para que os gestores possam reestruturar os seus sistemas de custos.

UNINTER JUSTIFICATIVA O presente trabalho visa demonstrar a importância de se estabelecer parâmetros para a administração dos custos; A empresa pesquisada teve um crescimento muito rápido nos últimos 4 anos.

UNINTER METODOLOGIA Estudo de caso do tipo “Descritiva Exploratória- quantitativa; A pesquisa é classificada como descritiva, pois busca descrever os custos e as suas variáveis; A Pesquisa é quantitativa pois produz entrevistas com Gerentes e Colaboradores internos; Quando se parte para a busca de investigações através de revisão bibliográfica, pode-se afirmar que a pesquisa é considerada também exploratória.

UNINTER DELIMITAÇÃO DO ESTUDO Devido à grande variedades de produtos e serviços oferecidos pela empresa o presente trabalho limita-se à demonstração do custeio ABC aplicados somente a 5 produtos.

COMPETITIVIDADE DAS EMPRESAS E A UNINTER COMPETITIVIDADE DAS EMPRESAS E A GESTÃO DOS CUSTOS Nas empresas modernas já não há mais discussão sobre qual é a área mais importante; Tem que se saber quais são os pontos fortes, fatores de sucesso e vantagens competitivas; Temos que procurar ressaltar a importância de focar o controle dos custos em todos os setores.

O ENFOQUE SISTÊMICO DA EMPRESA UNINTER O ENFOQUE SISTÊMICO DA EMPRESA Não há maneiras de se realizar cortes nos custos sem antes conhecer os processos produtivos da empresa; A maior dificuldade é saber onde está o foco do problema; Não adianta demitir a mão-de-obra qualificada;

O ENFOQUE SISTÊMICO DA EMPRESA UNINTER O ENFOQUE SISTÊMICO DA EMPRESA Maximizar os recursos da empresa ou reduzir os custos pode estar ligado a problemas na produção ou seja resolver problemas de mão-de-obra, layout, equipamentos, programação ou controle de produção;

O ENFOQUE SISTÊMICO DA EMPRESA UNINTER O ENFOQUE SISTÊMICO DA EMPRESA O desperdício não adiciona nenhum valor ao produto; Novo paradigma da produção – é a automação ou robótica, tecnologias orientadas para os computadores; Outra questão a ser abordada é o envolvimento de todos os empregados para a solução dos problemas, isto está diretamente ligados à maximização dos lucros.

A GESTÃO DE CUSTO COMO EXTRATÉGIA COMPETITIVA UNINTER A GESTÃO DE CUSTO COMO EXTRATÉGIA COMPETITIVA Crescente aumento da competitividade internacional; Essa busca envolve o comprometimento com o contínuo aperfeiçoamento de seus produtos, processos e colaboradores internos e externos; Metodologia como just-in-time e Total Quality Control estão sendo implantadas em todas as empresas do mundo;

A GESTÃO DE CUSTO COMO ESTRATÉGIA COMPETITIVA UNINTER A GESTÃO DE CUSTO COMO ESTRATÉGIA COMPETITIVA Aperfeiçoamento contínuo está baseado no Kaizen onde o indivíduo assume o compromisso consigo mesmo; Eliminar o desperdícios passou a ser uma ação prioritária numa sociedade na qual os recursos são escassos: materiais, mão-de-obra qualificada, a energia e o tempo.

PRINCÍPIOS E MÉTODOS DE CUSTEIOS UNINTER PRINCÍPIOS E MÉTODOS DE CUSTEIOS Separar em vários departamentos; Separar em custos e despesas; Rateio dos Custos indiretos de fabricação: horas máquinas, mão-de-obra, matéria prima aplicada;

PRINCÍPIOS E MÉTODOS DE CUSTEIOS UNINTER PRINCÍPIOS E MÉTODOS DE CUSTEIOS Custeio Variável ou Direto: Custos dos produtos e custos e despesas do período- as despesas e os custos fixos não são considerados despesas do período, não sendo alogados aos produtos; Absorção ou Integral: Os custos de fabricação são debitados diretamente aos processos de fabricação – isto é, aos custos fixos (princípio da contabilidade/fisco);

PRINCÍPIOS E MÉTODOS DE CUSTEIOS UNINTER PRINCÍPIOS E MÉTODOS DE CUSTEIOS Custeio RKW –(Reichskuratorium für Wirtschaftlichkeit) Surgiu na Alemanha no início do século XX – todas as despesas (inclusive a financeira) são apropriadas aos custos dos produtos; Custo-Padrão – principal finalidade– fornecer um padrão de comportamento para os custos: isto é custo da MP, MO direta e custos indiretos.

APLICAÇÃO DO CUSTEIO ABC UNINTER APLICAÇÃO DO CUSTEIO ABC (Activity Based Costing - Custo Baseados por Atividade) Surgiu da necessidade de eliminar distorções pelo emprego das bases de rateio usadas nos sistemas tradicionais; O princípio básico é a alocação de custos para cada atividade da empresa que consomem recursos e não pelo produto fabricado;

APLICAÇÃO DO CUSTEIO ABC UNINTER APLICAÇÃO DO CUSTEIO ABC Os rateios também podem ser realizados por: hora máquina, MO direta; valor da MP; No sistema ABC também são incluídos os custos não fabris: distribuição, marketing;

CUIDADOS NA FASES DA IMPLANTAÇÃO UNINTER CUIDADOS NA FASES DA IMPLANTAÇÃO Etapas Cuidados Avaliar a necessidade Não estab. urgência Definir objetivo Falta uma visão Comprometimento alta Gerência Não haver coalizão Capacitar equipe Falha de comunicação Elaborar o modelo ABC Não planejar vitória de curto prazo Coletar dados e desenvolver um Sistema de Informação Proces. modelo e treinar usuário Falha de comum., mud. na cultura Avaliar e assegurar progresso Declarar vitória muito cedo

COMPARATIVOS DE CUSTOS UNINTER COMPARATIVOS DE CUSTOS Produto Tradicional ABC % Placa M. Pintada R$ 40,20 R$ 36,11 - 10,17 Placa M.Adesivada R$ 26,13 R$ 14,02 - 46,35 Placa L. Adesivada R$ 22,11 R$ 41,05 + 85,66 Out-Door R$ 160,80 R$ 214,63 + 33,48 Banner Traço R$ 6,03 R$ 14,11 + 134,00

UNINTER CONSIDERAÇÕES FINAIS Na empresa em estudo, há uma clara compreensão de que os maiores benefícios do Custeio Baseados em Atividades estão no Controle Operacional; No custeio ABC , não é um fim, mas um meio para a empresa melhorar seu desempenho; A empresa já teve a preocupação de melhorar internamente os processo de fabricação principalmente no setor de manufatura – chão de fábrica;

UNINTER CONSIDERAÇÕES FINAIS É importante observar ainda que, esse sistema ABC está em constante evolução e que nada há de definitivo; É importante lembrar também que, não basta melhorar o rateio dos custos indiretos, sem antes analisar e avaliar as perdas existentes nos processos;

UNINTER CONSIDERAÇÕES FINAIS A função do controle ultrapassou os limites do setor produtivo para atuar em toda a empresa, inclusive externamente sobre os fornecedores e clientes; O Custeio Baseado em atividades -ABC é uma poderosa ferramenta gerencial, pois à medida que se analisa o processo produtivo para mapear as atividades e atribuir os custos indiretos, são detectadas também as falhas no processo.