AUTORA: Gilvana Nunes Silva Tavares Orientadora: Margareth Leber de Macedo PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA JULHO - 2010 GESTÃO DEMOCRÀTICA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE
Advertisements

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO:
CADERNO LER E ESCREVER – TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO
Pedagogia da pesquisa-ação
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA DA LITERATURA INFANTIL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA DO CAMPO. Ineis Bernardete.
O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PONTO DE VISTA EMANCIPADOR
ILMA PASSOS ALENCASTRO VEIGA
Articulação do Regimento Escolar e o PPP
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE TUTORES DO PROGESTÃO
E DUCAÇÃO E C ONTROLE S OCIAL Projeto Escola que Protege Auditório da Secretaria Municipal de Educação – SEMED Manaus, 23 a 27 de março de 2008.
Projeto político pedagógico uma importante ferramenta educacional
Reunião Geral de Pais e Mestres
POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO
Plano de Trabalho Docente
Nilva de oliveira brito dos santos
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Flexibilização Curricular
Aldenes Dias Batista Marcinete Duarte da Silva
Antonia Silva Lima Azevedo
DISCUTINDO UMA CONCPÇÃO EMANCIPADORA DE AVALIAÇÃO
Gestão Pedagógica Estratégica: motivação para Aprendizagem
AUTORAS: Dini Teixeira de Oliveira Pires Margareth Vaz Pinheiro Orientadora: Margareth Leber de Macedo PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA JULHO.
CONSELHO DELIBERATIVO DA COMUNIDADE ESCOLAR: A RELEVÂNCIA DE SEU PAPEL NA COORDENAÇÃO DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA  
PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA TÍTULO DO ARTIGO O PAPEL DA FAMÍLIA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DO EDUCANDO Autor: Edinalva Silva Aguiar.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
A importância do Trabalho do Gestor no Acompanhamento Pedagógico
GESTÃO DO TRABALHO DOCENTE Profº Walber Rodrigues da Silva
GRACEMIRA SOUSA SIQUEIRA IVANILDI MORAES TELES
PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO E SUA IMPORTÂNCIA NA GESTÃO DEMOCRÁTICA
UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA O CONSELHO ESCOLAR E A TRANSPARÊNCIA DAS AÇÕES NA ESCOLA PESQUISADORAS: DORILENE.
PROJETO POLÍTICO- PEDAGÓGICO
AUTORA: Adelice Ferreira Silva Orientadora: Margareth L. de Macedo PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA Porto Nacional – TO. Julho/2010.
MARCELE MARTINS PROVINCIATTI TEREZINHA H. SCHIGAKI TESSARIM
AUTOR: Jonnes Maciel Nunes Orientador(es): Margareth Leber de Macêdo PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA Junho INDISCIPLINA ESCOLAR.
Encontro Estadual de Formação
AUTOR: Layde Christina A A Veiga Orientador(es): Evania D’arc Fonseca Aires Paranhos Klívia de Cássia Silva Nunes PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO.
LOCAL DA INTERVENÇÃO: ESCOLA ESTADUAL JOÃO GUILHERME LEITE KUNZE
MARIA DO SOCORRO VEIGA DA SILVA ODALÉIA DO SOCORRO FERREIRA VIANA
PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA GESTÃO E FAMÍLIA NO COMBATE À INDISCIPLINA AUTORES: Eny Cândida da Silva Oliveira –turma “A” Maria Leny.
AUTORA: Kennya Cristina Rodrigues de Oliveira Moraes Orientadoras: Evânia D’arc Fonseca Aires e Klivia de Cássia Silva Nunes Julho REELABORAÇÃO.
PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
AUTOR: ELIANE FÁTIMA SOARES DE JESUS PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA JUNHO/2010.
AUTOR: Genilda Aurélio da Cunha Orientadora: Angela Noleto PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA FORTALECIMENTO DO CONSELHO ESCOLAR JUNHO
GESTÃO PARTICIPATIVA: A importância da família na escola
AUTORAS: Márcia Araújo Vaz e Maria do Socorro Félix Bezerra.
AUTOR: João Barbosa Jardim /EdmilsonVieira Orientador(as ) Kátya Cristina Brito/Clecy Peres PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA Participação.
Maria Aparecida Juvêncio Maria Flauzina Juvêncio dos Santos Educação Inclusiva.Mito ou Desafio? Jacarezinho - Pr.
PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
AUTOR: Silnei Rodrigues Marinho Orientadora: Margareth Leber de Macedo PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA JULHO/2010.
Profa. Telma Cezar CURRÍCULO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Carga horária – 80 horas Profa. Telma Cezar
AUTORA: Joelma Barbosa Neto Orientadora: Margareth Leber de Macedo PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA JULHO
Como desenvolver uma gestão empreendedora? Desafios e possibilidades Princípios para uma escola eficaz Por: Cristiane M. C. Rios.
Estrutura e Organização do Funcionamento da Educação Infantil
PARTICIPAÇÃO DA FAMILIA E COMUNIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR.
Atividade complementar
TÍTULO DO TRABALHO Nome do Aluno 1 Nome do Aluno 2 Nome do Aluno 3 Nome do Aluno 4 Nome do Aluno 5 INTRODUÇÃO Neste trabalho, iniciado em meio às atividades.
AUTORAS: Maria das Mercez Sousa Ribeiro e Valéria Bento Noleto
“Didática: Competências e Habilidades Docente”
TENDÊNCIAS INVESTIGATIVAS NO ESTÁGIO E NAS PRÁTICAS DE ENSINO
Autoras: Elionice Lima C. Castro Raimunda Nonato C. Batista Orientadora: Terezinha Aquino PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA Julho, 2010.
GAFCE SC Grupo de Articulação de Fortalecimento dos Conselhos Escolares de Santa Catarina Nádia Regina Machado
TENDÊNCIA PEDAGÓGICA LIBERAL RENOVADA PROGRESSIVISTA
Gestão democrática da escola pública: fundamentação legal
Iniciativa Coordenação Técnica Apoio Parceria Programa Melhoria da Educação no Município
Revisita ao PPP.
Planejamento É importante compreender os significados e dimensões que o planejamento pode assumir no processo de organização do trabalho educativo, suas.
O papel pedagógico do órgão gestor
TEMA: AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA.
Transcrição da apresentação:

AUTORA: Gilvana Nunes Silva Tavares Orientadora: Margareth Leber de Macedo PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA JULHO GESTÃO DEMOCRÀTICA PARTICIPATIVA: Um Desafio no Processo de Construção do Projeto Político Pedagógico e sua Contribuição no Processo Ensino-Aprendizagem.

CONTEXTO INVESTIGADO - Escola Municipal Imaculada Conceição II; - Setembro/2009 – Janeiro/2010 GESTÃO DEMOCRÀTICA PARTICIPATIVA: Um Desafio no Processo de Construção do Projeto Político Pedagógico e sua Contribuição no Processo Ensino-Aprendizagem

* APRESENTAÇÃO DO PROBLEMA: - A Inexistência do Projeto Político Pedagógico na Unidade Escolar e sua contribuição no processo ensino e aprendizagem. GESTÃO DEMOCRÀTICA PARTICIPATIVA: Um Desafio no Processo de Construção do Projeto Político Pedagógico e sua Contribuição no Processo Ensino-Aprendizagem

OBJETIVO GERAL - Elaborar o Projeto Político Pedagógico com a participação do trabalho em equipe e envolver educadores educandos e pais nas ações da escola. GESTÃO DEMOCRÀTICA PARTICIPATIVA: Um Desafio no Processo de Construção do Projeto Político Pedagógico e sua Contribuição no Processo Ensino-Aprendizagem.

GESTÃO DEMOCRÀTICA PARTICIPATIVA: Um Desafio no Processo de Construção do Projeto Político Pedagógico e sua Contribuição no Processo Ensino-Aprendizagem. *OBJETIVOS ESPECÍFICOS: - Compreender e propiciar a importância da reflexão crítica sobre a gestão democrática na construção do Projeto Político Pedagógico; - Efetivar a construção e execução do Projeto Político Pedagógico de forma coletiva.

* PESQUISA REALIZADA: - Pesquisa Ação. * INSTRUMENTOS UTILIZADOS: - Realização de capacitação; - Reunião periódica; - Entrevistas; - Questionários.

* Desenvolvimento do trabalho em equipe; * Construção da autonomia; * Fortalecimento de parcerias; * Construção e reconstrução do processo educativo; * Assegura a gestão democrática participativa.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, GADOTTI, M. Organização do trabalho na Escola: alguns pressupostos. São Paulo: Ática, LUCKESI, Cipriano Carlos. Filosofia da educação. São Paulo; Cortez, VEIGA, I.P. (Org.) Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. 13. Ed. Campinas: Papirus, FONSECA, Normanda Ferreira. Pedagogia hospitalar? Formação, reflexão e ação. Manaus: UNINORTE, 2006.