Filosofia da Ciência Objeto de Pesquisa

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROJETO DE PESQUISA (Caderno de Metodologia da Unisul)
Advertisements

Metodologia da Pesquisa
A construção da Ciência
MÉTODOS CIENTÍFICOS Conceitos de Método
Trabalho Escolar de Filosofia
O MÉTODO CIENTÍFICO O que você acha disso?
METODOLOGIA CIENTÍFICA
HIPÓTESE Enunciado geral de relações entre fatos ou fenômenos
Pesquisa (cap. 8, Marconi e Lakatos)
Fases do método indutivo Observar os fenômenos –Pedro, José, João,... são mortais. Descobrir a relação entre estes fenômenos –Pedro, José, João,... são.
Método Científico. Método Científico Método Científico.
“... Sem método científico, não se faz ciência!”
Os Parâmetros da Pesquisa.
CIÊNCIA E TECNOLOGIA O Engenheiro deve desenvolver suas atividades com o auxílio da pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico. A pesquisa e o.
Filosofia Prof. Everton da Silva Correa.
Metodologia da Pesquisa
Método Hipotético-dedutivo Segundo Bunge
MÉTODO CIENTÍFICO.
Métodos e técnicas da pesquisa científica
O que é Pesquisa Científica?
MÉTODO CIENTÍFICO AULA02.
Filosofia da Ciência Objeto de Pesquisa
Comparação Entre os Tipos de Conhecimento
O que é um Resumo Expandido?
Tema 2 – teoria e empiria exercício 1
Metodologia da Pesquisa em Linguística
Projeto integrado. Aula 05 Metodologia e cronograma
CIÊNCIA E MÉTODO CIENTÍFICO
Métodos Científicos Método Indutivo
Explicação Científica – Hipótese Capítulo VI
Plano de Aula O Método... O que é O Método Indutivo O Método Dedutivo
RAIMUNDO PINHEIRO LOPES FILHO Pesquisador da EMBRAPA AMAPÁ
Metodologia Científica Prof. Marcel Dupret Fatec Osasco Jan/2014
Prof. Ms. Patricia Tatiana Soler
Metodologia Científica –
A FORMAÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO
Parte 2 Métodos e técnicas de pesquisa
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
Prof. Drnd. Alan Rodrigo Antunes IFMS-Três Lagoas
CONHECIMENTO A nossa relação com o mundo dos objetos ou mundo exterior acontece mediante processos empíricos, intuitivos e racionais. (Oliveira, 2002)
Karl Popper O Falsificacionismo
Profa. Flávia Santos Metodologia da Pesquisa Extraído de: Roesch, Yin e metodologia da UFPR e UFSC Profa. Flávia Santos
O conhecimento científico
3 tipos de argumentos: Dedutivos Indutivos
Agora... Sobre a aula de hoje!!!
METODOLOGIA CIENTÍFICA Profª. Msc. Silmere Alves Santos de Souza
Apostila de Práticas Investigativas
Metodologia Científica
Metodologia de Pesquisa para Projetos
O que é Ciência.
Conhecimento Científico
Definição do tema é o assunto que se quer desenvolver
1. Pesquisa Geral.
União de Ensino Superior de Campina Grande – UNESC Departamento de Ciências Contábeis Métodos de pesquisa.
Metodologia Científica Prof. Marcel Dupret Fatec Osasco Fevereiro/2014
CURSO DE SOCIOLOGIA Professor Décio Soares Vicente 1.
Envolvimento do pesquisador na pesquisa MODELO CLÁSSICO DE PESQUISA: Trata os fatos sociais como coisa (Durkheim, 1973). Ciência é uma disposição para.
Metodologia Científica Prof. Marcel Dupret Fatec Osasco Abril/2014
PESQUISA - Ação de propor um projeto de conhecimento e empreender atividades que conduzam a esse conhecimento - Dispor-se a conhecer cientificamente alguma.
“não há ciência sem o emprego de métodos científicos”
Lógica I “Sem abstração, a inteligência não floresce” (João Zelesny)
Conceitos básicos MÉTODO.
O que é conhecimento?.
Método Lógico de Redação Científica. As decisões na construção do texto científico decorrem das bases lógicas e filosóficas da ciência e de elementos.
Ciência Métodos Científicos Conjunto de atividades SISTEMÁTICAS e RACIONAIS Segurança Economia OBJETIVO = (conhecimento válido e verdadeiro) Caminho a.
Metodologia de Pesquisa Prof. Wolley W. Silva. Agenda Metodologia e Método científico Classificação do Método científico – Indutivo – Dedutivo Técnica.
Metodologia e Divulgação do Artigo Científico Professores Responsáveis: Angela Maria Belloni Cuenca Cassia Maria Buchalla Ivan França Junior Colaboradores:
Apostila de Práticas Investigativas
Transcrição da apresentação:

Filosofia da Ciência Objeto de Pesquisa Práticas Investigativas Apostila de Práticas Investigativas

Apostila de Práticas Investigativas Método Indutivo Etapas do Método Indutivo: Premissas (ponto de partida): observação de uma relação comum em diversos casos. Generalização desta relação para todos os casos semelhantes que ainda não foram observados. O metal A se dilata com o calor premissas O metal B se dilata com o calor O metal C se dilata com o calor Conclusão Logo, todos os metais se dilatam no calor Se as premissas estiverem certas, a conclusão pode estar errada: uma observação no futuro pode ser diferentes das observações passada, invalidando a conclusão. 1.3 Apostila de Práticas Investigativas

Apostila de Práticas Investigativas O Método Dedutivo Etapas do Método Dedutivo Premissas: Afirmam uma verdade geral Afirmam que o caso analisado se encontra nesta verdade geral. Conclusão: é um caso particular contido no caso geral enunciado nas premissas. Premissas: Todos os homens são mortais João é homem Conclusão: Logo, João é mortal   Se a conclusão for falsa, a premissa é necessariamente falsa. 1.3 Apostila de Práticas Investigativas

Positivismo Lógico Método Indutivo: base das ciências factuais (i) Observação da realidade, (ii) Observação de uma relação comum em diversos casos (premissas) (iii) Generalização desta relação (Conclusão) Leis da ciência: São as conclusões do processo de indução. Devem ser testadas por novas observações. Teorias Cientificas Utilizam conceitos abstratos para explicar as leis. São testadas através do teste das leis que explicam Apenas as teorias que podem ser testadas fazem sentido. Ciência: faz sentido porque pode ser testada Teologia e Filosofia: não faz sentido porque não podem ser testada. Avanço da Ciência Indução não garante a certeza absoluta ao conhecimento. acumulo de observações aproxima ciência da verdade

Apostila de Práticas Investigativas Popper Etapas do processo de construção do conhecimento: método Hipotético-dedutivo. Ponto de partida : Situação-Problema. Situação da realidade que deve ser explicada Hipótese: Conclusão da dedução Afirma que a situação-problema é um caso especifico que pode ser explicado por uma teoria geral. Teste da Teoria: A teoria deve prever como os fenômenos vão se comportar em um teste. Se esta previsão não se confirmar no teste a teoria é refutada. Avanço da Ciência: quando uma teoria é refutada, colocam-se novos problemas, que exigem novas teorias. 1.3 Apostila de Práticas Investigativas

Tema O tema de sua pesquisa deve ser: Científico: deve abordar um assunto em que há uma lacuna no conhecimento humano. Viável: Dê preferência a temas em uma área em que você possua conhecimento teórico prévio. Limite adequadamente o tema do artigo: se o tema for muito amplo você terá dificuldade de entregar o trabalho no prazo.

Problema Problema Cientifico: é uma pergunta empiricamente verificável sobre como se relacionam um conjunto de variáveis na realidade. O problema deve ser formulado como uma pergunta. Para obter o problema: formule uma pergunta sobre o tema relacionando variáveis que podem ser analisadas em uma situação real O problema escolhido deve ser: Científico: deve analisar variáveis que podem ser testadas através da observação. A escolha das variáveis para formular o problema deve cumprir duas exigências metodológicas: As variáveis escolhidas devem ter um significado técnico preciso, não dando margens a distintas interpretações. Deve ser possível obter dados sobre o comportamento destas variáveis viável: deve ser restrito.

Apostila de Práticas Investigativas Hipótese  É uma resposta ao problema: busca explicar a relação entre as variáveis indagada no problema, a partir de uma teoria existente. Deve ser: Científica: Baseada em alguma teoria Possível ser refutada através de testes. Viável: A coleta de dados deve ser viável dentro do prazo de entrega dos trabalhos. 1.3 Apostila de Práticas Investigativas

Exercício Em sala: em grupo Cada grupo deve definir um tema, um problema, e uma hipótese.